Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

 

 

 

Escravidão é escravidão' date=' Rafal. Não precisamos saber dos detalhes para saber que é errado.[/quote']

Vamos para o Google para ilustrar?

 

1.Estado ou condição de escravo; escravatura, escravaria, cativeiro, servidão.

 

2.Falta de liberdade; sujeição, dependência, submissão, servidão, escravatura:

 

3.Regime social de sujeição do homem e utilização de sua força,

explorada para fins econômicos, como propriedade privada; escravatura.

 

Acho que não precisamos comentar mais nada, né? 07

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema é que não são respostas.

Se você não se contenta com as respostas' date='o problema é seu,não meu.[2']

 

Escravidão é escravidão' date=' Rafal. Não precisamos saber dos detalhes para saber que é errado.

[/quote']

Naquela época,os escravos GOSTAVAM de ser escravos....existia até leis para o caso do escravo querer continuar sendo escravo ao fim do período normal de escravidão.

Então,baseado nisto,percebo que a escravidão deles era diferente da nossa,logo,não posso julgar se era desamorosa ou não.

 

RAfal' date=' e a minha pergunta?

 

Você acha que o ser humano só existe há cerca de 6 ou 7 mil anos?

[/quote']

Acho que já te respondi esta.Mas sim,creio que o humano tal como conhecemos existe  cerca de 6 ou 7 mil anos.

 

Não há engano. Para você que sabe que foram dias de 24 horas' date=' do primeiro ao sétimo, seu comentário faz sentido nesse contexto.

[/quote']

Sim,há.

Adão foi criado após o fim do quinto dia,então ele foi criado no sexto dia,o ultimo da criação.Logo,seu argumento para negar a idéia de dia de 1.000 anos não funciona.

E não afirmei que são dias de 24 horas,apenas falei que não importa a duração do dia.

 

Vamos para o Google para ilustrar?

 

1.Estado ou condição de escravo; escravatura' date=' escravaria, cativeiro, servidão.

2.Falta de liberdade; sujeição, dependência, submissão, servidão, escravatura:

3.Regime social de sujeição do homem e utilização de sua força, explorada para fins econômicos, como propriedade privada; escravatura.

 

Acho que não precisamos comentar mais nada, né? 07

[/quote']

Não sabia que o Google mantinha registros de definições baseadas na época do antigo Israel.... 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adão foi criado após o fim do quinto dia' date='então ele foi criado no sexto dia,o ultimo da criação.Logo,seu argumento para negar a idéia de dia de 1.000 anos não funciona.
[/quote']
Se pra você cada dia equivale a mil anos, então no fim do sexto dia (primeiro "dia" de vida dele), Adão já teria mil anos... Dessa forma contraria os 930 anos de vida. E não se esqueça que ele viveu mais que o dia da criação (sexto dia). Simples.

 

A Históia é uma ciência e ela é compatível com o que a Bíblia diz' date=' ela mesma fala sobre o surgimento e queda de Babilônia, de Jesus, do Egito e outros assuntos que estão na Bíblia.
[/quote']

É, além da luz do Sol que não é visível da terra e o tal "processo gradual de luz",06 a cobra que fala e o dilúvio global de 40 dias devem ser uma das histórias que você considera compatível com a ciência...
Judy Rush2010-12-08 23:25:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Logo' date=' não vai crer que a Religião tem respostas a várias questões que todos nós fazemos.[/quote']

 

 

 

Mas não preciso acreditar. Eu só preciso ir atrás, ler, perguntar e confirmar. Foi o que fiz. Não vi resposta alguma.

 

 

 

 

 

 

 

Vamos para o Google para ilustrar?

 

 

 

[...]

 

 

 

Não adianta... Rafal não vai admitir o erro. Vai continuar defendendo escravidão' date=' mesmo contra tudo e todos...

 

 

 

O pior é que uma criatura dessas ainda se diz cristão. Suja a imagem de todos os outros cristãos decentes.

 

 

 

 

 

 

 

Se você não se contenta com as respostas,o problema é seu,não meu.[2]

 

 

 

O problema é que não são respostas.[2]

 

 

 

Naquela época' date='os escravos GOSTAVAM de ser escravos....existia até leis para o caso do escravo querer continuar sendo escravo ao fim do período normal de escravidão.Então,baseado nisto,percebo que a escravidão deles era diferente da nossa,logo,não posso julgar se era desamorosa ou não.[/quote']

 

 

 

Primeiro você afirma que não temos conhecimento da época para julgar. Agora afirma que os escravos gostavam de ser escravos. Da total ignorância sobre a época para o conhecimento do que se passa até pela mente dos nossos antepassados foi um salto e tanto, hein? Em apenas algumas horas... Impressionante! Foi obra do espírito santo? 06.gif

 

 

 

Mas vamos fingir que você não está se contradizendo (novamente).

 

 

 

Primeiro, você não pode fazer afirmações sobre como os escravos se sentiam. Não há documentação que lhe permita afirmar isso sobre toda uma população de escravos de milênios atrás.

 

 

 

Segundo, mesmo que eles GOSTASSEM (QUE HIPÓTESE CRETINA!!), ainda é escravidão. Ainda é errado, ainda é imoral, ainda é incompatível com o amor.

 

 

 

E só para te lembrar, também havia uma lei para permitir ao dono espancar o escravo, desde que o escravo não morresse de tanto apanhar. Ah mas não podia morrer logo depois da surra. Se morresse 1 ou 2 dias depois de apanhar, estava tudo bem.

 

 

 

Também havia uma lei determinando que se o escravo foi comprado sozinho, teria que ir embora sozinho. Seus filhos, seus netos, sua esposa e qualquer outro parente era obrigado a continuar servindo. Não é atoa que ele acabava ficando com o dono depois dos 7 anos, não é? Era a única forma de continuar perto de seus entes queridos.

 

 

 

Aparentemente também não havia problema em cometer adultério violentando escravas. Afinal, Abraão o fez e nem a esposa dele se incomodou.

 

 

 

Pare de bancar o esperto citando fora do contexto as partes da bíblia que te servem. Não vai ser omitindo partes de Êxodo 21 que você conseguirá argumentar comigo.Nostromo2010-12-09 00:40:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Exatamente.

 

 

então' date=' não há semelhanças entre homem e Bebê e Deus e homem 03

 

Com relação aos problemas morais pros dias de hoje que constam na bíblia, como escravidão, logo você está afirmando que Deus é incapaz, assim como os humanos, de enxergar fora do "tempo cultural" em que a humanidade, e ele, vivem. Que pelo fato de desconhecermos um mundo de escravidão, ele desconhecia também, uma vez que não pode traduzir para a linguagem que nós entenderiamos uma diretriz a respeito desses problemas.

 

Naquela época,os escravos GOSTAVAM de ser

escravos....existia até leis para o caso do escravo querer continuar

sendo escravo ao fim do período normal de escravidão.

Então,baseado nisto,percebo que a escravidão deles era diferente da nossa,logo,não posso julgar se era desamorosa ou não.

 

 

 

Isso de fato, em algumas sociedades escravocratas isso ocorria pois aqueles que quisessem se libertar, iria ter que

viver por conta própria no deserto e tentar produzir o que puder pra

sobreviver.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se pra você cada dia equivale a mil anos' date=' então no fim do sexto dia (primeiro "dia" de vida dele), Adão já teria mil anos... Dessa forma contraria os 930 anos de vida. E não se esqueça que ele viveu mais que o dia da criação (sexto dia). Simples.

[/quote']

Não é tão simples assim,porque não sabemos em qual momento do sexto dia Adão nasceu.Ele já teria mil se fosse criado logo no começo do dia,mas não sabemos quando ele foi criado.

 

Suja a imagem de todos os outros cristãos decentes.

Você não percebe que minha opinião é dividia por todos os cristãos?

Ou você acha que algum cristão vai dizer que a escravidão de ISrael era desamorosa?

 

Primeiro você afirma que não temos conhecimento da época para julgar.

Agora afirma que os escravos gostavam de ser escravos. Da total

ignorância sobre a época para o conhecimento do que se passa até pela

mente dos nossos antepassados foi um salto e tanto' date=' hein? Em apenas

algumas horas... Impressionante! Foi obra do espírito santo? 06.gif

[/quote']

E é verdade,não temos conhecimento SUFICIENTE para julgar,mas temos algum conhecimento.

Primeiro' date=' você não pode fazer afirmações sobre como os escravos se sentiam. Não há documentação que lhe permita afirmar isso sobre toda uma população de escravos de milênios atrás.

[/quote']

Sim,há,a bíblia....a é,esquecí que você não considera ela como fonte fidedígna.

 

Segundo' date=' mesmo que eles GOSTASSEM (QUE HIPÓTESE CRETINA!!), ainda é escravidão. Ainda é errado, ainda é imoral, ainda é incompatível com o amor.

[/quote']

Defina amor.

 

E só para te lembrar' date=' também havia uma lei para permitir ao dono espancar o escravo, desde que o escravo não morresse de tanto apanhar. Ah mas não podia morrer logo depois da surra. Se morresse 1 ou 2 dias depois de apanhar, estava tudo bem.

[/quote']

Esqueceu de ver a parte onde diz por quais motivos podia bater?

 

Também havia uma lei determinando que se o escravo foi comprado sozinho' date=' teria que ir embora sozinho. Seus filhos, seus netos, sua esposa e qualquer outro parente era obrigado a continuar servindo. Não é atoa que ele acabava ficando com o dono depois dos 7 anos, não é? Era a única forma de continuar perto de seus entes queridos.

[/quote']

Você percebeu a diferença alí?Essa família não é a família que ele tinha antes,mas a familía que o senhor deu para ele.São coisas bem diferentes.

Aparentemente também não havia problema em cometer adultério violentando escravas. Afinal' date=' Abraão o fez e nem a esposa dele se incomodou.

[/quote']

Violentando?A relação entre Abraão e a escrava foi com consentimento dela.

 

Pare de bancar o esperto citando fora do contexto as partes da bíblia que te servem. Não vai ser omitindo partes de Êxodo 21 que você conseguirá argumentar comigo.

 

Que bom' date='fiquei feliz de ver que te fiz ler um pouco a bíblia,mas pena que você leu com olhos tão críticos e não viu as diferenças.

 

então, não há semelhanças entre homem e Bebê e Deus e homem

 

Hã?Você é doido?Aonde eu confirmei isso?O "exatamente" que falei foi para esta frase sua:

"Logo, através da análise da Bíblia nós podemos chegar até o conhecimento que Deus nos disponibilizou."

 

Com relação aos problemas morais pros dias de hoje que constam na bíblia' date=' como escravidão, logo você está afirmando que Deus é incapaz, assim como os humanos, de enxergar fora do "tempo cultural" em que a humanidade, e ele, vivem. Que pelo fato de desconhecermos um mundo de escravidão, ele desconhecia também, uma vez que não pode traduzir para a linguagem que nós entenderiamos uma diretriz a respeito desses problemas.

[/quote']

Então Deus deveria deixar os Israelitas cagarem perto daonde eles comiam só porque no futuro as pessoas saberiam disso?

 

Isso de fato' date=' em algumas sociedades escravocratas isso ocorria pois aqueles que quisessem se libertar, iria ter que viver por conta própria no deserto e tentar produzir o que puder pra sobreviver.

[/quote']

Esse é um ponto que as pessoas não percebem.Aquele mundo era muito diferente do mundo atual.Na verdade,a vida de um escravo poderia ser considerada luxuosa se comparada com a vida que ele levaria senão fosse escravo.

Rafal2010-12-09 09:07:15

Link to comment
Share on other sites

 

 

Primeiro você afirma que não temos conhecimento da época para julgar. Agora afirma que os escravos gostavam de ser escravos. Da total ignorância sobre a época para o conhecimento do que se passa até pela mente dos nossos antepassados foi um salto e tanto' date=' hein? Em apenas algumas horas... Impressionante! Foi obra do espírito santo? 06.gif

 

 

 

Mas vamos fingir que você não está se contradizendo (novamente).

 

 

 

Primeiro, você não pode fazer afirmações sobre como os escravos se sentiam. Não há documentação que lhe permita afirmar isso sobre toda uma população de escravos de milênios atrás.

 

 

 

Segundo, mesmo que eles GOSTASSEM (QUE HIPÓTESE CRETINA!!), ainda é escravidão. Ainda é errado, ainda é imoral, ainda é incompatível com o amor.

 

 

 

E só para te lembrar, também havia uma lei para permitir ao dono espancar o escravo, desde que o escravo não morresse de tanto apanhar. Ah mas não podia morrer logo depois da surra. Se morresse 1 ou 2 dias depois de apanhar, estava tudo bem.

 

 

 

Também havia uma lei determinando que se o escravo foi comprado sozinho, teria que ir embora sozinho. Seus filhos, seus netos, sua esposa e qualquer outro parente era obrigado a continuar servindo. Não é atoa que ele acabava ficando com o dono depois dos 7 anos, não é? Era a única forma de continuar perto de seus entes queridos.

 

 

 

Aparentemente também não havia problema em cometer adultério violentando escravas. Afinal, Abraão o fez e nem a esposa dele se incomodou.

 

 

 

Pare de bancar o esperto citando fora do contexto as partes da bíblia que te servem. Não vai ser omitindo partes de Êxodo 21 que você conseguirá argumentar comigo.[/quote']

É questão de ponto de vista, claro. O sonho deles na época era fazer coisas contra a vontade, ser propriedade de outros com o bônus de deliciosos espancamentos a belprazer dos donos. Hoje as pessoas não sabem como viver.  06

 

Quando li aquilo achei tão constrangedor que não consegui escrever um post. Ainda bem que você existe, Nostromo. 06

Mr. Scofield2010-12-09 10:59:51

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Naquela época' date='os escravos GOSTAVAM de ser

escravos....existia até leis para o caso do escravo querer continuar

sendo escravo ao fim do período normal de escravidão.

Então,baseado nisto,percebo que a escravidão deles era diferente da nossa,logo,não posso julgar se era desamorosa ou não.

[/quote']

 

 

 

Isso de fato, em algumas sociedades escravocratas isso ocorria pois aqueles que quisessem se libertar, iria ter que

viver por conta própria no deserto e tentar produzir o que puder pra

sobreviver.

 

Isso está longe de ser igual à gostar.06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Naquela época' date='os escravos GOSTAVAM de ser

escravos....existia até leis para o caso do escravo querer continuar

sendo escravo ao fim do período normal de escravidão.

Então,baseado nisto,percebo que a escravidão deles era diferente da nossa,logo,não posso julgar se era desamorosa ou não.

[/quote']

 

 

 

Isso de fato, em algumas sociedades escravocratas isso ocorria pois aqueles que quisessem se libertar, iria ter que

viver por conta própria no deserto e tentar produzir o que puder pra

sobreviver.

 

Isso está longe de ser igual à gostar.06

 

Ué...a pessoa gosta do que é melhor para ela....e,para eles,isso era o melhor que conseguiriam06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

É' date=' além da luz do Sol que não é visível da terra e o tal "processo gradual de luz",

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Se a luz no versículo 3 surgisse instantaneamente (como você acha que foi), o primeiro "dia" de criação duraria talvez no máximo uns 5 a 10 minutos. A obra A Distinctive Translation of Genesis diz sobre o versículo 3: "E a luz veio gradualmente à existência." Não limite o processo criativo como se Deus tivesse 144 horas para criar as coisas na Terra.

 

 

 

 

 

 

a cobra que fala e o dilúvio global de 40 dias devem ser uma das histórias que você considera compatível com a ciência...

 

 

 

 

 

 

Não poste coisas que eu não postei.Nightcrawler2010-12-09 13:11:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Você não percebe que minha opinião é dividia por todos os cristãos?Ou você acha que algum cristão vai dizer que a escravidão de ISrael era desamorosa?

 

 

 

Aqui no fórum' date=' por exemplo, você está sozinho. Os demais cristãos não estão te apoiando. Inclusive vários que leem seus absurdos aqui, mas não participam do tópico, estão em outros tópicos rindo do conteúdo dos seus posts. Olhe à sua volta...

 

 

 

Em verdade, você é o primeiro cristão que vejo defender a escravidão, nos últimos... sei lá... vinte anos, eu acho.

 

 

 

E é verdade,não temos conhecimento SUFICIENTE para julgar,mas temos algum conhecimento.

 

 

 

Ora, mas você sabe até do íntimo daquelas pessoas. Você é praticamente um telepata! Um juiz, por exemplo, trabalha com menos que isso... 06.gif

 

 

 

Sim' date='há,a bíblia....a é,esquecí que você não considera ela como fonte fidedígna.[/quote']

 

 

 

Não a considero porque ela não o é.

 

 

 

Defina amor.

 

 

 

Use o dicionário. Só para começar. Depois você pode procurar na filosofia também. E por que não nas obras literárias? Procure nelas também. Ah e peça para sua mamãe te explicar também. Parece que ela não te explicou o que é amor (dentre outras coisas).

 

 

 

Esqueceu de ver a parte onde diz por quais motivos podia bater?

 

 

 

Vi. E não faz diferença' date=' pois é errado de qualquer maneira. Não há motivo que justifique ter e espancar escravos.

 

 

 

Você percebeu a diferença alí?Essa família não é a família que ele tinha antes,mas a familía que o senhor deu para ele.São coisas bem diferentes.

 

 

 

Ter, comercializar, dar ou trocar seres humanos é imoral. Humanos não podem ser dados e retirados como se fossem objetos.

 

 

 

Sinceramente, acho que você está trollando. Ninguem é tão sem noção assim...

 

 

 

Violentando?A relação entre Abraão e a escrava foi com consentimento dela.

 

 

 

Agar não se entregou a Abraão. Sarai entregou Agar a Abraão. Agar era escrava. Logo' date=' presume-se o estupro.

 

 

 

Que bom,fiquei feliz de ver que te fiz ler um pouco a bíblia, mas pena que você leu com olhos tão críticos e não viu as diferenças.

 

 

 

Eu conheço mais da metade da bíblia desde muito antes de me cadastrar nesse fórum. Se dependesse das suas baboseiras, eu nem chegaria perto daquele livro, porque você faz ele parecer uma obra tão asquerosa quanto os panfletos neonazistas. Não fique se achando...

 

 

 

E ler com "olhos críticos" é o que qualquer pessoa normal deveria fazer.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui no fórum' date=' por exemplo, você está sozinho. Os demais cristãos não estão te apoiando. Inclusive vários que leem seus absurdos aqui, mas não participam do tópico, estão em outros tópicos rindo do conteúdo dos seus posts. Olhe à sua volta...

 

Em verdade, você é o primeiro cristão que vejo defender a escravidão, nos últimos... sei lá... vinte anos, eu acho.

[/quote']

Hum.....não sabia que tinha chegado a tanto....O que eles falam sobre a escravidão apoiada por Deus?

 

Ora' date=' mas você sabe até do íntimo daquelas pessoas. Você é praticamente um telepata! Um juiz, por exemplo, trabalha com menos que isso...

[/quote']

Menos?Um juiz têm atos,provas,evidências,etc....o que eu tenho?Tudo que sei que alguns chegavam a querer continuar escravo.

 

Não a considero porque ela não o é.

Que pena....vou orar por você.

 

Use o dicionário. Só para começar. Depois você pode procurar na filosofia também. E por que não nas obras literárias? Procure nelas também. Ah e peça para sua mamãe te explicar também. Parece que ela não te explicou o que é amor (dentre outras coisas).

 

Fui na pesquisa express e encontrei a seguinte definição para compaixão (Que acho que se adequa mais ao que estamos tratando aqui)

"A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa"

Como conversei com o GUstavo' date='naquele tempo a melhor coisa que poderia acontecer para algumas pessoas era serem escravos....opa,acho que se enquadrou na compaixão...

 

Vi. E não faz diferença, pois é errado de qualquer maneira. Não há motivo que justifique ter e espancar escravos.

Voltando ao que já falei...também não vejo nenhum motivo que justifique os trabalhadores assalariados de hoje em dia....Poderia indicar um?

 

Ter' date=' comercializar, dar ou trocar seres humanos é imoral. Humanos não podem ser dados e retirados como se fossem objetos.

 

Sinceramente, acho que você está trollando. Ninguem é tão sem noção assim...

[/quote']

Nostromo,

deixa eu tentar te explicar....

Eu considero Deus justo e amoroso,isto acho que é claro para todos.

 

Então,como ele aceitava (não apoiava,nota-se) a escravidão e eu não sei como ela era,tudo que posso fazer é deduzir que de alguma forma,para as pessoas daquela época,esse era um meio aceitável de trabalho e que Deus,através da Lei Mosaica,buscou tornar essa relação o mais próximo do justo possível.

 

Porque,Deus não pode interferir muito no desenvolvimento científico e social do ser humano.

Se formos pensar desta forma,o fato das pessoas sofrerem com doenças muitos mais que hoje , e Deus não fazer nada, indicaria que ele é do mal,afinal,ele os instruiu a tratar as doenças da forma que eles tinham no passado,que não era o ideal.

Da mesma forma,Deus os instruiu de acordo com o sistema de trabalho da época,que não era o ideal...na verdade,ainda nem chegamos nele.

 

Concluíndo,eu não apoio a escravidão como deixei bem claro páginas atrás,tudo que estou falando é que NINGUÉM sabe como era a vida naquela  época.Para as pessoas,esse era um sistema justo.

 

Por exemplo,você acha justo o sistema de trabalho que temos hoje em dia?Eu não acho.

Na verdade,para mim,nada mudou,as pessoas apenas passaram a ter uma falsa liberdade,mas continuam trocando sua liberdade (Passar 12 horas por dia trabalhando não vejo como liberdade) por seu meio de subsistência.

NO passado era um teto e comida,hoje em dia é dinheiro,que compra um teto e comida.

Nada mudou.Só que no lugar do senhor nos dar um teto e alimento,nos passamos a comprar.Mas os dois não são livres e têm seus senhores.

 

Agar não se entregou a Abraão. Sarai entregou Agar a Abraão. Agar era escrava. Logo' date=' presume-se o estupro.

[/quote']

Leu o relato todo?Agar ficou CONTENTE pelo filho que teve com Abraão.

 

Eu conheço mais da metade da bíblia desde muito antes de me cadastrar nesse fórum. Se dependesse das suas baboseiras' date=' eu nem chegaria perto daquele livro, porque você faz ele parecer uma obra tão asquerosa quanto os panfletos neonazistas. Não fique se achando...

[/quote']

Agora já era...06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Então Deus deveria deixar os Israelitas cagarem perto daonde eles comiam só porque no futuro as pessoas saberiam disso?

 

Deus deveria por em escrito o erro hediondo que as pessoas cometiam ao escravizar outras' date=' e não porque as pessoas saberiam disso no futuro, mas porque Deus é capaz o suficiênte de transmitir essa mensagem para que os homens possam entende-la.

 

Esse é um ponto que as pessoas não percebem.Aquele mundo era muito diferente do mundo atual.Na verdade,a vida de um escravo poderia ser considerada luxuosa se comparada com a vida que ele levaria senão fosse escravo.

 

Ai é que está, a vida de escravo e a vida que ele levaria se não fosse escravo não necessariamente é a vida que ele desejaria ter, ou que ele tenha algum apreço por ela. As pessoas poderiam odiar a escravidão, mas para elas era o único jeito de existir.

 

 

 

 

 

Isso de fato' date=' em algumas sociedades escravocratas isso ocorria pois aqueles que quisessem se libertar, iria ter que

viver por conta própria no deserto e tentar produzir o que puder pra

sobreviver.

[/quote']

 

Isso está longe de ser igual à gostar.06

 

 

De fato, não tinha me atentado pra esse detalhe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deus deveria por em escrito o erro hediondo que as pessoas cometiam ao escravizar outras' date=' e não porque as pessoas saberiam disso no futuro, mas porque Deus é capaz o suficiênte de transmitir essa mensagem para que os homens possam entende-la.

[/quote']

O que você não percebe é que só é considerado erro HOJE,naquela época não era.

OUtra coisa que vocês não percebem ,é que,para Deus,a escravidão e o sistema de empregos que temos hoje em dia,AMBOS,são ERRADOS,ele nos promete um sistema REALMENTE satisfatório de trabalho.

 

Logo,da mesma forma que ele permite que nosso sistema exista,e nos instrui sobre como agir nele,ele permitiu que a escravidão existisse e instruiu aquelas pessoas sobre como agir nela.

 

Então,diferente de vocês,eu vejo o amor de Deus aí.....para se manter justo,deixando o homem cuidar de sí,ele têm sofrido.

 

Ai é que está' date=' a vida de escravo e a vida que ele levaria se não fosse escravo não necessariamente é a vida que ele desejaria ter, ou que ele tenha algum apreço por ela. As pessoas poderiam odiar a escravidão, mas para elas era o único jeito de existir.

[/quote']

Exatamente.

A escravidão era tão normal quanto os empregos de hoje em dia.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hum.....não sabia que tinha chegado a tanto....O que eles falam sobre a escravidão apoiada por Deus?

 

 

 

Faça uma enquete e descubra. Ou use a ferramenta de pesquisa do fórum (se ela estiver funcionando).

 

 

 

Menos?Um juiz têm atos' date='provas,evidências,etc....o que eu tenho?Tudo que sei que alguns chegavam a querer continuar escravo.[/quote']

 

 

 

Mas você tem a palavra de deus! Você sabe até o que os escravos sentiam, do que gostavam... tudo isso vindo de uma fonte fidedigna! Você está melhor que qualquer juizinho...

 

 

 

Sim, Rafal... eles continuavam escravos por gostar de serem explorados, espancados, violentados e verem o mesmo acontecer a seus familiares... Todo mundo gosta disso.

 

 

 

Eu sonho com um futuro em que todos seremos escravos. Haverá até escravos de escravos. Será lindo demais...

 

 

 

Que pena....vou orar por você.

 

 

 

É isso aí' date=' irmão. "Ora que melhora"!

 

 

 

Fui na pesquisa express e encontrei a seguinte definição para compaixão (Que acho que se adequa mais ao que estamos tratando aqui)"A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa"Como conversei com o GUstavo,naquele tempo a melhor coisa que poderia acontecer para algumas pessoas era serem escravos....opa,acho que se enquadrou na compaixão...

 

 

 

Pensei que era amor o conceito aqui...

 

 

 

Mas é verdade. Você está certíssimo. Explorar alguem é sinônimo de "aliviar ou minorar o sofrimento" dessa pessoa. Tudo que um sofredor precisa é ser explorado e espancado.

 

 

 

Voltando ao que já falei...também não vejo nenhum motivo que justifique os trabalhadores assalariados de hoje em dia....Poderia indicar um?

 

 

 

Economia 101. Pode entrar' date=' Rafal. A aula acaba de começar:

 

 

 

Eu produzo X. Pessoas querem ter X, mas não querem ou não podem produzir elas mesmas. E eu não vou dar X gratuitamente. Então elas trabalham, juntam dinheiro e compram X de mim.

 

 

 

Entendeu? Quer que eu repita mais devagar?

 

 

 

Isso é igualzinho à escravidão, não é?

 

 

 

Nostromo,deixa eu tentar te explicar....Eu considero Deus justo e amoroso,isto acho que é claro para todos.Então,como ele aceitava (não apoiava,nota-se) a escravidão e eu não sei como ela era,tudo que posso fazer é deduzir que de alguma forma,para as pessoas daquela época,esse era um meio aceitável de trabalho e que Deus,através da Lei Mosaica,buscou tornar essa relação o mais próximo do justo possível.Porque,Deus não pode interferir muito no desenvolvimento científico e social do ser humano.Se formos pensar desta forma,o fato das pessoas sofrerem com doenças muitos mais que hoje , e Deus não fazer nada, indicaria que ele é do mal,afinal,ele os instruiu a tratar as doenças da forma que eles tinham no passado,que não era o ideal.Da mesma forma,Deus os instruiu de acordo com o sistema de trabalho da época,que não era o ideal...na verdade,ainda nem chegamos nele.Concluíndo,eu não apoio a escravidão como deixei bem claro páginas atrás,tudo que estou falando é que NINGUÉM sabe como era a vida naquela  época.Para as pessoas,esse era um sistema justo.Por exemplo,você acha justo o sistema de trabalho que temos hoje em dia?Eu não acho.Na verdade,para mim,nada mudou,as pessoas apenas passaram a ter uma falsa liberdade,mas continuam trocando sua liberdade (Passar 12 horas por dia trabalhando não vejo como liberdade) por seu meio de subsistência.NO passado era um teto e comida,hoje em dia é dinheiro,que compra um teto e comida.Nada mudou.Só que no lugar do senhor nos dar um teto e alimento,nos passamos a comprar.Mas os dois não são livres e têm seus senhores.

 

 

 

Sim, Rafal. Ter, espancar e violentar escravos é realmente algo muito justo. Seu deus fez um trabalho maravilhoso com a lei mosaica. Ele nos deu um belo exemplo de amor e justiça.

 

 

 

Sim, Rafal. Trabalho assalariado é igualzinho escravidão. Idêntico. Eu mesmo vivo em uma sensala. Em verdade eu nem sou o Nostromo. Eu sou o escravo assalariado dele. Agora mesmo estou postando aqui por ordem do meu vitaminado mestre. Porque o Nostromo mesmo cansou de discutir com você.

 

 

 

Você não apoia. Realmente. Você só acha correto e relativiza a moral para justificar. Mas isso não é apoiar. Não é concordar. Não, não.

 

 

 

Leu o relato todo?Agar ficou CONTENTE pelo filho que teve com Abraão.

 

 

 

Sim. Toda mulher fica contente depois de ser entregue para ser estuprada por um fanático religioso. Como ela poderia não gostar?

 

 

 

joanmadman.gifNostromo2010-12-10 11:36:42

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Voltando ao que já falei...também não vejo nenhum motivo que justifique os trabalhadores assalariados de hoje em dia....Poderia indicar um?

 

 

 

Economia 101. Pode entrar' date=' Rafal. A aula acaba de começar:

 

 

 

Eu produzo X. Pessoas querem ter X, mas não querem ou não podem produzir elas mesmas. E eu não vou dar X gratuitamente. Então elas trabalham, juntam dinheiro e compram X de mim.

 

 

 

Entendeu? Quer que eu repita mais devagar?

 

 

 

Isso é igualzinho à escravidão, não é?

 

 

[/quote']

Surreal essa discussão sobre escravidão. Quando

você pensa que acabou, vem essa da comparação com o trabalho assalariado. Jesuis. É de deixar de cabelo em pé, estou cada vez mais

constrangido com as respostas. Nostromo merece uma estátua, sério.

 

Mas aí veio essa de concluir através de um raciocínio supostamente lógico que existe compaixão no processo. Foi a coisa mais sem noção que eu vi por aqui (talvez de todas as postagens do fórum, deve ser o post do século), precisamos fazer um pablito de emergência. 06

 

Mr. Scofield2010-12-10 09:48:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faça uma enquete e descubra. Ou use a ferramenta de pesquisa do fórum (se ela estiver funcionando).

VOcê não poderia simplesmente falar?

Mas você tem a palavra de deus! Você sabe até o que os escravos sentiam' date=' do que gostavam... tudo isso vindo de uma fonte fidedigna! Você está melhor que qualquer juizinho...

 

Sim, Rafal... eles continuavam escravos por gostar de serem explorados, espancados, violentados e verem o mesmo acontecer a seus familiares... Todo mundo gosta disso.

 

Eu sonho com um futuro em que todos seremos escravos. Haverá até escravos de escravos. Será lindo demais...

[/quote']

Sei de apenas um aspecto,o que não é suficente para julgar.

 

Explorados=Você não sabe eles eram ou não.Eles poderiam simplesmente trabalhar 8 horas por dia.

Espancados=Você leu os motivos lá.

Violentados=Mentira,isso não aconteceu,você que deduziu.

 

Como você não consegue ver que não têm dados suficientes para julgar?Sei julgamente está baseado simplesmente no fato de uma pessoa pertencer a outra....mas isso não e suficiente...

 

Explorar alguem é sinônimo de "aliviar ou minorar o sofrimento" dessa pessoa. Tudo que um sofredor precisa é ser explorado e espancado.

Novamente' date='você não sabe se eles eram explorados e viu lá quais os únicos motivos para bater...o que também se aplicava a pessoas "livres",já que a lei tnha algumas punições deste tipo.

 

Economia 101. Pode entrar, Rafal. A aula acaba de começar:

 

Eu produzo X. Pessoas querem ter X, mas não querem ou não podem produzir elas mesmas. E eu não vou dar X gratuitamente. Então elas trabalham, juntam dinheiro e compram X de mim.

 

Entendeu? Quer que eu repita mais devagar?

 

Isso é igualzinho à escravidão, não é?

 

Sim,é muito semelhante.

 

Porque você perdeu tempo produzindo X?Para ganhar dinheiro com isso e ter onde morar e o que comer.

 

Na escravidão,você produz X e ganha em troca disto um teto e comida.

 

Qual a diferença?Sua liberdade?A casa é "sua"?Têm certeza?

 

Se você é livre,você pode simplesmente parar de produzir X e aproveitar o tempo?Não,então você não é livre.

 

Se a casa é sua,você pode parar de pagar o IPTU?Não,então a casa não é sua.

 

Sim' date=' Rafal. Ter, espancar e violentar escravos é realmente algo muito justo. Seu deus fez um trabalho maravilhoso com a lei mosaica. Ele nos deu um belo exemplo de amor e justiça.

[/quote']

Espancar= VOcê leu os motivos la´...como falei,a lei mosaica também tinha este tipo de punição.

Violentar=Você não têm nenhum relato deste.

Agora,TER o escravo,não é suficiente para julgar.

 

Sim' date=' Rafal. Trabalho assalariado é igualzinho escravidão. Idêntico. Eu mesmo vivo em uma sensala. Em verdade eu nem sou o Nostromo. Eu sou o escravo assalariado dele. Agora mesmo estou postando aqui por ordem do meu vitaminado mestre. Porque o Nostromo mesmo cansou de discutir com você.

[/quote']

Sensala=Você não sabe se era usado sensala lá.

Você não apoia. Realmente. Você só acha correto e relativiza a moral para justificar. Mas isso não é apoiar. Não é concordar. Não' date=' não.

[/quote']

Não acho correto.Só entendo por Deus permitiu que ela existisse.

 

Sim. Toda mulher fica contente depois de ser entregue para ser estuprada por um fanático religioso. Como ela poderia não gostar?

Estuprada?Melhor parar né?O texto apenas motrou que a esposa de Abraão aceito que Agar tivesse relação com ele.Mas deixa para lá....você não consegue perceber que está julgando a escravidão de Israel baseado em novela da globo.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Rafal, o conceito de escravidão envolve exploração, NECESSARIAMENTE. É intrínseco à palavra. Não existe deturpação que mude essa ideia fundamental do conceito ou ela simplesmente seria outra coisa e não escravidão. Evolução de significados, como vem alegando NÃO acarreta em mudanças em seu sentido fundamental ou ela se torna outra, toma outra denominação.

Mr. Scofield2010-12-10 12:14:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Voltando ao que já falei...também não vejo nenhum motivo que justifique os trabalhadores assalariados de hoje em dia....Poderia indicar um?

 

 

 

Economia 101. Pode entrar' date=' Rafal. A aula acaba de começar:

 

 

 

Eu produzo X. Pessoas querem ter X, mas não querem ou não podem produzir elas mesmas. E eu não vou dar X gratuitamente. Então elas trabalham, juntam dinheiro e compram X de mim.

 

 

 

Entendeu? Quer que eu repita mais devagar?

 

 

 

Isso é igualzinho à escravidão, não é?

 

 

[/quote']

Surreal essa discussão sobre escravidão. Quando

você pensa que acabou, vem essa da comparação com o trabalho assalariado. Jesuis. É de deixar de cabelo em pé, estou cada vez mais

constrangido com as respostas. Nostromo merece uma estátua, sério.

 

Mas aí veio essa de concluir através de um raciocínio supostamente lógico que existe compaixão no processo. Foi a coisa mais sem noção que eu vi por aqui (talvez de todas as postagens do fórum, deve ser o post do século), precisamos fazer um pablito de emergência. 06

 

Scofield,

Esqueça a escravidão retratada nas novelas da Globo e perceba que não temos como julgar.

 

Nós sabemos apenas que lá o escravo pertencia ao senhor,nada mais.

 

Não sabemos se tinha sensala,não sabemos se eram explorados,concerteza não tinha estupro e eram punidos baseados na lei mosaica,uma lei que valia tanto para escravos quanto para homens livres.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Rafal, o conceito de escravidão envolve exploração, NECESSARIAMENTE. É intrínseco à palavra. Não existe deturpação que mude essa ideia fundamental do conceito ou ela simplesmente seria outra coisa e não escravidão. Evolução de significados, como vem alegando NÃO acarreta em mudanças em seu sentido fundamental ou ela se torna outra, toma outra denominação.

[/quote']

O que seria exploração para você?

Porque,na verdade,escravidão envolve basicamente um homem pertencendo a outro homem,nada mais.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Rafal, o conceito de escravidão envolve exploração, NECESSARIAMENTE. É intrínseco à palavra. Não existe deturpação que mude essa ideia fundamental do conceito ou ela simplesmente seria outra coisa e não escravidão. Evolução de significados, como vem alegando NÃO acarreta em mudanças em seu sentido fundamental ou ela se torna outra, toma outra denominação.

[/quote']

O que seria exploração para você?

Porque,na verdade,escravidão envolve basicamente um homem pertencendo a outro homem,nada mais.

Se você acredita que o conceito de escravidão envolve somente isso, então precisa estudar sobre conceitos (aliás, é conveniente extrair só a parte que lhe interessa).

 

Mas supondo isso, vejamos então. Uma vez que a escravidão envolve um contexto social, ela apresenta uma função, poderia defini-la? Porque ser dono de outro homem? Para que essa estrutura foi criada?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se

você acredita que o conceito de escravidão envolve somente isso, então

precisa estudar sobre conceitos (aliás, é conveniente extrair só a parte

que lhe interessa).

 

Mas supondo isso, vejamos então. Uma vez que

a escravidão envolve um contexto social, ela apresenta uma função,

poderia defini-la? Porque ser dono de outro homem? Para que essa

estrutura foi criada?

[/quote']

Sim,basicamente isso.Exploração depende de como o amo trata o escravo.Ou o amo é OBRIGADO  a explorar o escravo?

 

Pelo que lí na bíblia,existiam dois tipos de escravos; Os hebreus e os não hebreus.

 

Os hebreus eram pessoas que deviam a outro e se ofereciam a trabalhar como escravo para saldar a dívida.No sexto ano era libertado e ganhava algumas materias para conseguir seguir a vida.

 

Os não hebreus vinham das guerras,como prisioneiros.

Era muito comum este tipo de escravidão (os próprios Israelitas foram) e servia como punição para os derrotados, além de ser uma boa forma de lucrar.Estes eram libertados no ano do jubileu,que ocorria de 50 em 50 anos.

 

Segue alguns textos que mostra a diferença entre escravidão de Israel e as de novela:

 

"Mas o sétimo dia é um sábado para Jeová, teu Deus. Não deves fazer nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal doméstico, nem teu residente forasteiro que está dentro dos teus portões."

O escravo tinha o sábado de folga.

 

"16 “E quem raptar um homem e quem realmente o vender, ou em cuja mão for achado, sem falta deve ser morto."

Os escravos não vinham de sequestros.

 

"11 Mas, caso um sacerdote compre uma alma, como compra [feita] com o seu dinheiro, ela, como tal, pode participar em comê-lo. Quanto aos escravos nascidos na sua casa, eles, como tais, podem participar em comer do seu pão."

Os escravos comiam junto com seu amo.

 

"Caso saias à batalha contra os teus inimigos e Jeová, teu Deus, os tenha entregado na tua mão e tu os tenhas levado cativos, 11 e tenhas visto entre os cativos uma mulher de figura bela, e te tenhas afeiçoado a ela e a tenhas tomado por tua esposa, 12 então tens de trazê-la para o meio da tua casa. Ela tem de rapar então sua cabeça e cuidar das suas unhas, 13 e tem de remover de si o manto do seu cativeiro e morar na tua casa, e tem de chorar seu pai e sua mãe por todo um mês lunar; e depois deves ter relações com ela, e tens de tomar posse dela como tua noiva, e ela tem de tornar-se tua esposa. 14 E tem de suceder que, se não te agradares dela, então tens de mandá-la embora, conforme agradar à própria alma dela; porém, de modo algum a deves vender por dinheiro. Não a deves tratar com tirania depois de a teres humilhado"

Não existia estupro como o Nostromo gosta de falar.Caso um homem tenha gostado de uma escrava,ele teria de CASAR com ela.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...