Members Tensor Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Então cambada. Cada vez mais eu começo a acreditar que a trilha não é apenas algo de extrema importância para um filme, mas sim essencial, vital, o instrumento que vai fazer com que aquela imagem crie o verdadeiro valor que tu procura. Já faz um tempo que observo, e essa idéia começou a ficar mais clara na minha cabeça agora que to estudando cinema, filmando alguns videozinhos bem curtos. O meu primeiro eu achei horroroso, parte pq não tive a liberdade de filmar como queria (professor e dupla palpitando), e parte por inexperiência mesmo. Foi um trabalho horrendo. Então eu pedi pra pelo menos fazer a edição da trilha sozinho, e na minha visão alavancou o trabalho em uns 90%. E isso eu noto hoje de forma geral mesmo. O quanto de impacto perderia a cena de Jurassic Park onde o Sam Neil observa pela primeira vez os pescoçudos se não fosse aquela trilha tão perfeita? O quanto Tubarão conseguiria ser tenso não fosse aqueles "tum tum..."? Ou até o Tarantino sem sua trilha escolhida a dedo. Pra vcs, uma música, som, etc... errado pode determinar o sucesso ou fracasso de um filme? Claro que não vou generalizar, um filme pode ser sustentado apenas pela imagem (O Dogma de 95 prova isso), mas vejo que cada vez mais a trilha ta sendo utilizada como uma muleta bastante interessante, um amplificador de imagem mesmo, levando ela pra outro patamar. Na maioria dos casos é a trilha que vai dar sentido praquela imagem, se a cena vai te empolgar, te entristecer, assustar.. etc, e em alguns casos (muitos mesmo) de forma mais significativa do que a própria imagem. To dando um valor elevado pra trilha ou concordam que ela seja fundamental também? Quote Link to comment
Members kakoserrano Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Não acho que seja fundamental. Ela pode exercer papel fundamental para determinados filmes, de determinados diretores, mas não creio que exista uma regra. O silêncio pode elevar cenas também. kakoserrano2010-11-30 20:38:13 Quote Link to comment
Members MacGruber Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Quando a trilha é do Morricone, regra criada. Quote Link to comment
Members Tensor Posted November 30, 2010 Author Members Report Share Posted November 30, 2010 Sim, eu até dei exemplo do Dogma. Mas então os filmes que utilizam trilha (o que, 98% deles?). Da mesma forma que uma trilha boa pode alavancar uma imagem mais ou menos, acho que uma trilha ruim pode cagar uma puta imagem. Quote Link to comment
Members Tensor Posted November 30, 2010 Author Members Report Share Posted November 30, 2010 Quando a trilha é do Morricone' date=' regra criada.[/quote'] É, cena do cemitério sem o Morricone, o que seria dela? Quote Link to comment
Members kakoserrano Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Sim' date=' eu até dei exemplo do Dogma. Mas então os filmes que utilizam trilha (o que, 98% deles?). Da mesma forma que uma trilha boa pode alavancar uma imagem mais ou menos, acho que uma trilha ruim pode cagar uma puta imagem.[/quote'] Sim, mas aí, existem diversos outros elementos que podem cagar ou alavancar uma cena. A trilha é um deles, que pode ter participação fundamental ou não nisso, dependendo da intenção do diretor. Por isso não concordo com sua afirmação da CMJ. Não creio que seja possível afirmar a porcentagem de importância da trilha em filmes em geral. Quote Link to comment
Members Tensor Posted November 30, 2010 Author Members Report Share Posted November 30, 2010 A porcentagem foi apenas pra filmes que utilizam uma trilha, lógico, mas realmente não tem como fazer. Mas independente disso, eu vejo hoje que em quase todos os casos, sejam filmes de animação, terror, ação, etc... Os que mais se destacam são os que possuem uma trilha impecável. E na história de cinema eu vejo algo bem parecido. Sinceramente, a imagem de Psicose sem AQUELA trilha, na minha visão seria algo comum. Quote Link to comment
Members Tensor Posted November 30, 2010 Author Members Report Share Posted November 30, 2010 E claro, existem outros elementos importante sim, não to descartando eles, apenas valorizando esse. Quote Link to comment
Members Lucas Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Star Wars sem John Williams seria um trash cult dirigido por aquele cara de American Graffiti... É claro, não é regra... e inúmeros exemplos surgem na minha cabeça do contrário. Mas uma trilha bem feita, que casa com o filme em questão, tem um efeito sensorial extremamente poderoso sobre o público... Quote Link to comment
Members kakoserrano Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Pra mim o filme mais elevado pela trilha ever é Batman - o Retorno. A trilha literalmente carrega o filme nas costas. kakoserrano2010-11-30 21:02:57 Quote Link to comment
Members Tensor Posted November 30, 2010 Author Members Report Share Posted November 30, 2010 É isso aí que quis dizer. Ter um John Williams, um Morricone, e até um Danny Elfman, já é um grande passo pra ti ter um bom filme. Só não cagar muito. Daí se a imagem ainda for muito boa, vira OP. Quote Link to comment
Members MacGruber Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Quando a trilha é do Morricone' date=' regra criada.[/quote'] É, cena do cemitério sem o Morricone, o que seria dela? The Untouchables tem climax a cada 15 segundos por causa da trilha. Quote Link to comment
Members Tensor Posted November 30, 2010 Author Members Report Share Posted November 30, 2010 Tu ta concordando comigo? Quote Link to comment
Members MacGruber Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Nesse caso, sim. Mas desconfio que De Palma merece mais que 40% na hora de repartir. Quote Link to comment
Members Lucy in the Sky Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Os Bons Companheiros tem uma trilha sonora perfeita, mas não do tipo que eu gosto de escutar fora do filme. Músicas certas indo e vindo no momento certo, junto com direção e edição também perfeitas, e o filme é genial. A música faz sua contribuição para criar sensações. Não é a única responsável, porque outros elementos fazem sua parte. E eu não creio que seja possível dizer que a música tem mais influência do que os outros. Como já disseram, é possível para o diretor trabalhar sem música. Não consigo imaginar Festa de Família com trilha sonora, por causa do estilo improvisado. O Filho eu até consigo, mas as situações não apenas têm peso mesmo sem música, como o silêncio parece exercer uma função (que eu não sei explicar). E existem filmes que eu não consigo imaginar sem música. 2001 é um deles. Quote Link to comment
Members MacGruber Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Não lembro de nada da trilha de Goodfellas, só dos movimentos de câmera do Scorsese. O homem tava com a macaca ali. Quote Link to comment
Members Lucy in the Sky Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 A trilha de Os Bons Companheiros tem uma importância muito grande pra mim. Alguns trechos das músicas ficaram marcados na minha mente, assim como a direção de Scorsese. Eu cheguei a escutar algumas músicas fora do filme várias vezes, e elas são do tipo que eu detesto, mas o papel delas no filme me faz gostar. Cassino causa o mesmo efeito, só que em menor grau, por isso eu mal consigo lembrar das músicas. Tem uma cena em que Sharon Stone e James Woods começam a gritar e a música aumenta e é incrível. Quote Link to comment
Members MacGruber Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Taxi Driver tem trilha poderosa. É meio que cínica com o personagem, grande sacada. Foi a despedida do Bernard Herrmann, não? Raging Bull tb tem um belo tema, embora só lembre dele nos créditos iniciais. Mas devo estar esquecendo de outras cenas. Quote Link to comment
Members Lucy in the Sky Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Gimme Shelter. Impossível imaginar o início de Os Infiltrados sem ela. Ali existe uma combinação sublime de elementos que compõem o cinema. A trilha de Taxi Driver, ou pelo menos o que eu lembro dela, tem alguma melancolia... A música que toca nos créditos finais é linda. A pergunta eu não sei responder. E não lembro da trilha de Touro Indomável. Quote Link to comment
Members MacGruber Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Começo de Departed é glorioso. Tem Pink Floyd depois tb. Acho que na sequência a cores de Raging Bull toca o tema. Ou é outra composição, sei lá. De qualquer forma, é bem emocionante. Quote Link to comment
Members Agente Smith Posted November 30, 2010 Members Report Share Posted November 30, 2010 Ninguém aqui se lembra de Nove Rainhas? O filme é muito bom, e nem possui trilha sonora (na verdade, aparece uma música nos créditos, mas com uma utilidade bem... diferente!) Quote Link to comment
Members HClementte Posted December 1, 2010 Members Report Share Posted December 1, 2010 E o que falar dos efeitos da trilha sonora nos filmes do Sérgio Leone? Quote Link to comment
Members silva Posted December 1, 2010 Members Report Share Posted December 1, 2010 É complicado tentar quantificar a importância de uma trilha sonora para um filme. Ainda mais quando temos exemplos que legislam contra e a favor disso. A única coisa que pode-se analisar é o que o Tensor falou: uma trilha sonora bem feita e bem adequada pode aumentar e muito o impacto de uma cena ou de um filme. Um exemplo disso é "Os Passáros", do Hitch: ao invés de músicas orquestradas, temos apenas sons e ruídos de pássaros durante o filme. Tudo para colocar um clima de terror ainda mais intenso. Funcionou perfeitamente para mim. Quote Link to comment
Members Dook Posted December 1, 2010 Members Report Share Posted December 1, 2010 Não foi o Leone que disse que 50% da experiência de se ver um filme vem da trilha sonora? Quote Link to comment
Members Forasteiro Posted December 1, 2010 Members Report Share Posted December 1, 2010 A trilha é de extrema importância quando o diretor assim decide. O caso do Leone então, nem se fala. A cena do The Ecstasy of Gold é um presente dele pro Morricone. Quote Link to comment
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