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A Dama na Água


texer
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Depende. SE' date=' de fato, independente do meu achismo (ponto subjetivo e inalcançavel por outrem) eu for reconhecido por ser o "the best", não será arrogância SE eu, mesmo sendo "o foda" e sabedor disso, NÃO fizer disso uma bandeira, uma "arma", uma distinção que possa ser utilizada para ser jogada nas fuças dos outros como algo meritório, divino. Algo que faça EU me pôr no altar.

Caso contrário, mesmo sendo "Gênio", "O Foda" ou "The Best" (reconhecidamente), eu serei um arrogante do mesmo jeito. Simples assim.

Agora, se eu me acho (e NÃO sou...), além de arrogante, sou um idiota. [/quote']

Infelizmente, essas considerações que vc apontou (e que são oportunas) não são levadas em conta na hora da crítica e a crítica de Superman Returns é um exemplo básico disso (a de A Vila tb, mas a do Super é mais recente e mostra que, de lá pra cá, nada mudou). 

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Olhem o exagero de novo... Levando-se em conta a escassez de suspenses psicológicos sérios no mercado há anos e a enormidade de filmes que só fazem reiterar os estímulos mais superficiais do espectador ocasional, não vejo como O Sexto Sentido - de ritmo lento, atmosfera soturna, desprovido de sangue/violência/apelações, com sustos nada espetaculares e enredo até confuso para alguns - possa ser chamado de fast food.

Isso é destratar demais uma obra-prima, desnecessariamente.

 

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Olhem o exagero de novo... Levando-se em conta a escassez de suspenses psicológicos sérios no mercado há anos e a enormidade de filmes que só fazem reiterar os estímulos mais superficiais do espectador ocasional, não vejo como O Sexto Sentido - de ritmo lento, atmosfera soturna, desprovido de sangue/violência/apelações, com sustos nada espetaculares e enredo até confuso para alguns - possa ser chamado de fast food.

Isso é destratar demais uma obra-prima, desnecessariamente.

[/quote']

Pera um pouco! Quer dizer que O Sexto Sentido é OP pq hoje existe uma escassez de suspenses psicológicos sérios no mercado? Hazera, vc pode argumentar melhor que isso.

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Me pergunto novamente:

Estaria o conceito obra-prima sendo banalizado?
[/quote']

Apesar de achar que o conceito de OP é subjetivo, se considerar o post do Hazera e o contexto no qual ele inseriu suas colocações, tenho a dizer que sim, o conceito de OP não só está sendo banalizado como sistematicamente RIDICULARIZADO.

Filmes são bons pq são bons e não pq outros filmes são ruins.

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Sem dúvida, o conceito de obra-prima é subjetivo e vai muito do gosto pessoal de cada um... Contudo, vejo algumas pessoas apontarem filmes como obras-primas que simplesmente não dá pra considerá-los assim... Muitos consideram "Sexto Sentido" e "Os Outros" obras-primas... Filmes simplesmente banais e sem conteúdo... Enquanto filmes com conteúdo, como "V de Vingança", são relegados a um segundo plano e que, em matéria de roteiro, é infinitamente superior aos dois que citei...

 

Sunderhus

 

 

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Particularmente Dook, eu tenho dificuldades de aceitar alguém apontar um filme banal e simples, que só chama atenção na primeira assistida, como obra-prima...

 

Primoroso pra mim é aquele filme que a cada vez que vemos encontramos novos e novos detalhes, que nos enche os olhos mesmo que saibamos o roteiro de cor e salteado... Que nos arrepie mesmo que já saibamos em que momentos específicos a tensão irá aumentar... Que nos impressione com a coragem de seus diálogos e ambientações, mesmo que o vejamos dezenas de vezes... Isso sim é uma obra-prima...

 

Sunderhus

 

 

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Tem gente que consegue ver algo de atenção todas as vezes que assiste um filme o que não é o caso comigo e O Sexto Sentido... Acontece comigo e A Vila. Essa percepção a respeito dos filmes é, também, subjetiva e varia de pessoa pra pessoa...

 

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E é o que muitas pessoas fazem ao banalizar o termo obra-prima...

 

Sunderhus

 

 

Entendi. As pessoas "banalizam" o termo obra-prima quando sunderhus não concorda com elas.

 

Genial... Quer um docinho? smiley36.gif

 

O Sexto Sentido para mim é uma obra-prima mesmo, por diversos motivos já apresentados aqui neste mesmo tópico. Se não concorda, paciência - mas é o cúmulo da empáfia querer ditar o modo com que os outros se referem a filmes.

 

 

 

 

 

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Na minha opinião o melhor filme do M. Night Shyamalan, ou melhor, o filme que eu mais gosto é "CORPO FECHADO". Eu acho um dos filmes mais "redondos" que ele fez, apresenta uma evolução tensa e gradual de personagens, é a busca de uma identidade em tempo real, ou seja, não existem maneirismos, artificialismo, tudo é construído sem pressa, numa escala crescente e culmina na afirmação de dois opostos que se completam. 10/10

"O Sexto Sentido" é uma aula de como se fazer cinema. Embora eu entenda quando o Dook comenta que é o filme mais "fast food" do diretor, acho um filme maravilhoso, bem cuidado, bem orquestrado, bem interpretado, consegue desenvolver tão bem os seus personagens, consegue equilibrar tão bem os anseios e os dramas daqueles que estão envolvidos na trama e ainda assim consegue ser um suspense eficiente e competente que sabe explorar o poder da sugestao, que sabe utilizar alguns recursos que poderiam ser clichês de maneira inteligente ( como na sequência em que todos os móveis da cozinha aparecem abertos ). É muito mais do que um filme que se sustenta apenas pelo seu final !!!!!! 10/10

"Sinais" é o filme do Shyamalan no qual eu tenho mais resistência e portanto é aquele que eu menos revi. É um filme que assim como os seus 2 outros projetos valoriza sabiamente os seus personagens, a evolução dramática de cada um deles. É um filme que fala sobre a perda da fé, mas essencialmente é uma produção que dialoga com o público e pede para seguir em diante, seguir em frente ... ainda assim, muito embora seja classificado como pretexto ou o nome que seja ... é um filme que me convence pela motivação dos personagens, mas não me agrada pela execução ... ele não consegue equilibrar tão bem essa história com a "alegoria" da invasão alienígena, ele não consegue fazer aquilo que fez tão bem com a história dos fantasmas em "O Sexto Sentido" ... ele acaba exagerando um pouco em alguns maneirismos com a câmera ( ele sempre foi tão discreto, pq se fazer tão "presente" ? ) e não tenho muita fé no que ele se propõe com os ET's ... entendo que é como se ele estivesse nos contando uma metáfora, mas eu preciso acreditar nela ... e eu não acredito na história que ele me conta ainda se apurarmos e levarmos em consideração alguns detalhes apresentados no final. 7/10

"A Vila" é o filme do Shyamalan que eu menos gostei de início e por isso ( ou não ) foi o que eu mais revi. E a cada vez mais o conceito do filme melhora, pq é um filme de "camadas". Não que os outros não sejam, mas é o projeto do indiano que mais te convida a olhar para fora da vila, te convida a olhar além do que é apresentado. Em princípio o descrédito que eu tive se assemelha a resistência que tenho com "Sinais" ( talvez se eu rever mais o filme com o Mel Gibson isso mude ), mas muita coisa mudou desde a primeira vez que o vi. Não o considero uma obra-prima, longe disso, mas posso dizer que o ciclo da mentira e do medo no qual Shyamalan procura nos contar salta aos olhos. Não tem nada a ver com pessoas fantasiadas de monstros ( não tenha uma pessoa com quem eu converse que não fique indignado com esse "final" ), mas tem a ver com a "zona de conforto" que as pessoas preferem se inserir para fugir e/ou esquecer daquilo que elas sentem medo. E essa zona de conforto entenda-se tb fazer valer os próprios interesses, sem se preocupar com o que seria melhor para o seu semelhante mesmo que isso tenha que ser alimentado através de uma mentira. E enquanto houver o medo, a zona de conforto não permitirá nenhum tipo de confronto ( contestação ). E como se pode observar nos outros filmes, eu adoro os personagens de Shyamalan !!!! Ainda assim, sem querer apelar para o racionalismo, a força da idéia que ele se propõe não é o suficiente para que eu ignore certas inconsistências do contexto que ele cria, ou seja, é um filme que vale mais pela idéia do que a execução tb ( melhor que "Sinais" ), mas acaba exigindo muito mais crença do que eu posso oferecer ( "comprar" o espaço aéreo e outras situações que o roteiro impõe para fazer com que aquela vila seja concebível dentro de um universo real não me satisfaz, não me convence ). 7/10

Muito mais do que a história que "A Dama Na Água" pode oferecer ( já sabendo que se trata de uma fábula, portanto ... ), eu estou interessado em conhecer os personagens ... as motivações, o tratamento dado por Shyamalan a eles que em todos os seus outros filmes foi 5 estrelas.

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E é o que muitas pessoas fazem ao banalizar o termo obra-prima...

 

Sunderhus

 

 

Entendi. As pessoas "banalizam" o termo obra-prima quando sunderhus não concorda com elas.

 

Genial... Quer um docinho? smiley36.gif

 

O Sexto Sentido para mim é uma obra-prima mesmo' date=' por diversos motivos já apresentados aqui neste mesmo tópico. Se não concorda, paciência - mas é o cúmulo da empáfia querer ditar o modo com que os outros se referem a filmes.

 

 

 

 

[/quote']

 

ok

 

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Enquanto os masturbadores mentais não aprendem a trocar idéias como gente civilizada e a respeitar opiniões, fica aqui uma interessante notícia do departamento financeiro: smiley2.gif

 

 

 

 

Alan Horn, presidente da Warner Bros., abre o jogo a respeito do fracasso comercial e de crítica de ADNA.

O todo-poderoso diz que poderá perder de 20 a 30 milhões de dólares com o filme, mas sabia dos riscos e que sua admiração por Shyamalan resta intocada (ainda bem, estava com medo que a Warner desisitisse dele depois dessa):

 

Horn and Robinov also had high hopes for Shyamalan's $70-million

'Lady in the Water,' which sources estimate could lose $20 million to

$30 million. The movie was panned by critics. Some observers also

question whether Shyamalan, known for such hits as 'The Sixth Sense,'

inadvertently sabotaged his movie by participating in a tell-all book

published one day before the film's release.

Critics said he came

off as whiny and spoiled in lambasting his long-term allies at Walt

Disney Studios for passing on his movie. Horn said the book didn't help

the movie but he defended his decision to greenlight 'Lady.' 'I thought

it was a good bet,' Horn said. 'Night Shyamalan is extremely talented,

and my respect, affection and commitment to him is unchanged.'

 

 

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Tem gente que consegue ver algo de atenção todas as vezes que assiste um filme o que não é o caso comigo e O Sexto Sentido... Acontece comigo e A Vila. Essa percepção a respeito dos filmes é' date=' também, subjetiva e varia de pessoa pra pessoa...

 

[/quote']

Especialmente se ela for um fã. Ela tem um 'incrível potencial' de ver algo a 'mais'.

Pensando desta forma, acho que a saga de Star War, Matrix, Senhor dos Anéis são obras primas uma vez que assisto diversas vezes e não me canso e vejo cada vez uma coisa diferente. Minha dúvida é a seguinte: O que seria uma coisa diferente? Talvez o diretor não deu nem importância a diversos aspectos, e o pessoal fica filosofando desnecessariamente sobre determinado assunto. Tipo acho que Zion é outra versão da Matrix. Ou que Frodo é gay. Ou que Obiwan Kenobi se ligou a força, por isto ele não morreu de forma natural.

Em sumo são coisas vagas, que na maioria das vezes o pessoal fica martelando sobre o que determinada pessoa queria colocar no filme. E eu me incluo as vezes nesta masturbação mental, e sei que ao fazer isto estou especulado o que o diretor deixou vago. Ou por descuido, que é muito mais provável. Ou ainda que é por ser uma forma de fazer você refletir sobre o assunto mesmo. Mesmo assim não considero a Matrix obra prima. Talvez Star War e Senhor dos Anéis, porém sou suspeito ao ver algo a mais. Pelo simples fato de ser fã. Logo, minha visão é distorcida. E ai como que fica?smiley5.gif

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Iso é muito relativo. Acredito que quando você é fã de algo, ou alguém, sempre se cria uma parcialidade ou uma espécie de parceria. Isso é banal ou até normal.

Me questiono, sobre a visão crítica, sobre a adoração cega. Essas tais "obras primas", claro cada um tem o direito de elegê-las para si, mas não de imputá-la a outros como verdade soberana. Isso eu não concordo. 

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Iso é muito relativo. Acredito que quando você é fã de algo' date=' ou alguém, sempre se cria uma parcialidade ou uma espécie de parceria. Isso é banal ou até normal.

Me questiono, sobre a visão crítica, sobre a adoração cega. Essas tais "obras primas", claro cada um tem o direito de elegê-las para si, mas não de imputá-la a outros como verdade soberana. Isso eu não concordo. 

[/quote']

 

Justo...

 

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E é o que muitas pessoas fazem ao banalizar o termo obra-prima...

 

Sunderhus

 

 

Que filmes vc considera OP?

 

Já te aviso' date=' se botar algum filme de super herói, vai ficar chato pra vc...

[/quote']

 

Não vejo porque ficaria chato para mim colocar algum filme se super-herói... Mas, se você acha, então não coloco (só tem um mesmo que acho que é OP...)

 

Rei Leão para mim é uma obra-prima... Poderoso Chefão considero também... Marcas da Violência, mesmo podendo ser um pouco melhor explorado, é o exemplar mais recente de obra-prima, no meu ver... Ah... desculpa, vc pediu pra eu não citar filmes baseado em quadrinhos, e Marcas da Violência é baseado em quadrinho... Foi mal...smiley2.gif

 

Sunderhus

 

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Iso é muito relativo. Acredito que quando você é fã de algo' date=' ou alguém, sempre se cria uma parcialidade ou uma espécie de parceria. Isso é banal ou até normal.[/quote']

A parcialidade existe SEMPRE... ou vc gosta de um filme ou não gosta. O que dá pra medir e controlar é a sobriedade na hora de avaliar. Fãs em geral não conseguem e me incluo na lista, mas sempre é possível eliminar o excesso de paixão e analisar sobriamente.

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Iso é muito relativo. Acredito que quando você é fã de algo' date=' ou alguém, sempre se cria uma parcialidade ou uma espécie de parceria. Isso é banal ou até normal.[/quote']

A parcialidade existe SEMPRE... ou vc gosta de um filme ou não gosta. O que dá pra medir e controlar é a sobriedade na hora de avaliar. Fãs em geral não conseguem e me incluo na lista, mas sempre é possível eliminar o excesso de paixão e analisar sobriamente.

 

Essa questão da sobriedade ao analisar um filme é mais do que necessária... Nenhuma análise pode se considerar séria se ela se deixar influenciar pela fanatismo... Por isso, nunca parei pra analisar "Rei Leão", pois meu caso com esse filme não é apenas de achá-lo muito bom, mas simplesmente de considerá-lo excelentemente excelente... Nesse filme em específico, não consigo fazer com que meu lado "fãzóide" fique de lado ao analisar...

 

Sunderhus

 

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Sem querer meter a colher na briga de marido e mulher, venho dizer que a crítica do Sunderhus se refere ao fato do Hazera ter dito que acha O Sexto Sentido uma OP.

Frisando mais uma vez que não acredito em 'banalização' do termo, mas sim em 'banalização de argumentos' que, no meu entender, foi o que o Hazera fez ao dizer que O Sexto Sentido é OP não por elementos intrínsecos ao filme, mas pq os filmes do gênero lançados atualmente não são bons, o que pra mim é absurdo... Filmes são bons pq são bons e não pq outros filmes são ruins.

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