Jump to content
Forum Cinema em Cena

Festival Hitchcock!


silva
 Share

Recommended Posts

  • Members
Não participei mas vim reclamar do atraso do resultado. Run' date=' Silva, Run! 06 [/quote']

 

Jeffs, Jeffs...Mesmo quando não está participando está reclamando...06

 

Até o final do mês o resultado sai...Faltam ainda dois avaliadores e muita coisa ainda pode acontecer...19
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A Rede Globo de Televisão apoia integralmente o Festival Hitchcock organizado pelo silva. Olha só a prova:

 

Corujão (23/03): Trama Macabra

 

tramamacabrad.jpg

 

Sessão de Gala (25/03): Um Corpo Que Cai

 

umcorpoquecaicolhitd.jpg

 

Parabéns' date=' silva!1006
[/quote']

 

Obrigado!!!06

 

Isso mostra que o nosso esforço em apresentar entretermiento de qualidade transcendeu os limites do fórum. Espero que aconteça o mesmo em relação ao Festival dso Kubrick!!!
Link to comment
Share on other sites

 

E afinal' date=' esse resultado sai ou não sai? 06 (eu dando uma de João-sem-braço, já que fui um dos que atrasou o resultado _ pobre silva _ mas que agora cumpriu com o combinado! 05)[/quote']

Eu ainda não enviei minhas avaliações. Tem algumas listas que só vou terminar de avaliar amanhã. Sim, eu sou culpado, eu sei. 08

Aguarda mais um pouquinho...paciência, rapaz. 0606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Atenção!!!!Atenção!!!!

 

O último avaliador (Mr. Scofield) acabou de me enviar a última avaliação das listas!!!

 

Sendo assim (tenho que contabilizar os pontos) no mais tardar amanhã termos o reseultado!!!

 

Quem será que se saiu vencedor???

 

Dan???

Rubysun???

 

Dook???

Ou será que teremos uma supresa???

 

Aguardem!!!!05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Atenção!!!!Atenção!!!!

 

O último avaliador (Mr. Scofield) acabou de me enviar a última avaliação das listas!!!

 

Sendo assim (tenho que contabilizar os pontos) no mais tardar amanhã termos o reseultado!!!

 

Quem será que se saiu vencedor???

 

Dan???

Rubysun???

 

Dook???

Ou será que teremos uma supresa???

 

Aguardem!!!!05

 

Andem logo com isso! Minha ansiedade tá fazendo meu intestino funcionar sem parar...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa Tarde a Todos!!!

 

Depois de transcorridos mais de 2 meses (para ser mais preciso, 2 meses e 22 dias) desde o primeiro anúncio desse Festival, finalmente chegamos ao momento que todos (especialmente os participantes) estavam esperando!!!! Nesse exato momento, saberemos quem será o Grande vencedor (não que os outros não o sejam, mas não dá para presentear todo mundo...06) desse Festival!!

 

Mas antes, quero fazer alguns agradecimentos:

- Primeiramente, quero agradecer a todos os Participantes (Dan, Highlander, Cinefila03, (Õ:ô), Minduim, Jailcante, Rubysun, Dook) pelas listas, crítricas e respostas enviadas. Foi muito proveitosos esse Festival para conhecermos diferentes posntos de vista de diversas obras do grande homenageado desse Festival, e garanto que todos nós ganhamos um pouco mais graças a contribuição de todos vocês.

 

- Quero agradecer também àqueles que prestigiaram, comentando as listas postadas por aqui, apenas lendo - as, ou ainda fazendo uma lista fora de competição (como o caso do filmesking), enriquecendo a discussão acerca dos filmes do Hitch e colaborando mais uma vez para que esse fórum consolide sua posição de grande estimulador de debates sadios e recompensadores.

 

- E, finalmente, quero agradecer áqueles que gentilmente aceitaram o meu convite de fazerem parte da comissão que teve a difícil tarefa de avaliar, comentar pontos de vista, apontar qualidades e defeitos, tentando ser o mais imparcial possível ,além de contabilizar todos esses aspectos subjetivos em forma de notas de 0 a 10, para que, enfim, tenhamos o grande vencedor.

 

O sistema de avaliação foi o seguinte:

 

Cada jurado (para aqueles que não sabem, são cinco: Alexei, Jack Ryan, Nacka, Thico e Mr. Scofield) atribuiu notas de 0 a 10 para a lista, a crítica e a resposta de cada um dos participantes. As notas relacionadas à lista tiveram peso 1 (pelo fato delas conterem somente cinco filmes), enquanto que as outras duas notas (crítica e resposta) tiveram peso 2. No fim, essas notas, com os seus respsctivos pesos, foram somadas. Àquele que obteve o maior número de pontos foi declarado o grande vencedor do Festival!!

 

Sem mais delongas, vamos a avaliação do primeiro jurado:

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Avatar03.jpg

 

1º Avaliador - Alexei

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O Silva me convidou para avaliar as resenhas feitas para o Festival Hitchcock e as respostas às perguntas “Hitchcock pode ser considerado o ‘Mestre do Suspense?’ Por que?”. Isso me alegrou porque eu não pude participar como concorrente por causa do BBB CeC, pois queria discutir os filmes e as opiniões postadas e não apenas disputar o prêmio. Fazer parte da comissão de avaliação deste festival me mantém enquanto colaborador de todos os projetos vinculados ao Cineclube em Cena até hoje realizados e isso muito me orgulha.

Bom, chega de papo! Vamos começar com as notas das listas, que foram avaliadas de acordo com três critérios: qualidade dos filmes escolhidos, representatividade das escolhas na filmografia do diretor e excelência nos comentários. Pelo conjunto, minhas listas preferidas foram as do Dan..., do Highlander e do Dook, que só pecaram por se concentrar em um período curto na cronologia hitchcockiana (cadê, por exemplo, Marnie – Confissões de uma Ladra?). As notas:

Dan... – 9,5

Highlander – 9,5

Cinefila03 – 9,0

Õ.ô. – 9,0 (uma das listas que eu mais gostei, por trazer menções representativas do início da carreira do diretor; mais substância nos comentários e esta lista receberia nota 10)

Minduim – 8,5

Jailcante – 8,0

Rubysun – 9,0 (boa variedade também, embora não tanto quanto na lista do Õ.ô. Mas comentários como os do Dan..., do Dook e do Highlander fizeram falta)

Dook – 9,5

 

Agora a análise das resenhas e das respostas, individualmente e na ordem em que foram apresentadas. Ao lado de cada nome está a pontuação total recebida e, ao final de tudo, as colocações (décimos fizeram a diferença).

 

1. Dan... – 23,25

 

A resenha que o Dan... construiu para Os Pássaros está, convenhamos, excepcional: a) sintetiza o filme em um único parágrafo; B) traz ao texto referências literárias para expor melhor sua percepção da obra; c) faz um excelente uso das palavras, sem rebuscamento excessivo – um de seus problemas em resenhas passadas, a meu ver – porém mantendo a riqueza dos termos mais elaborados; d) demonstra um certo estudo da terminologia e de técnicas básicas de cinema, algo que considero fundamental para qualquer cinéfilo. Há alguma poluição de adjetivos no texto e uma ou outra pontuação inadequada, mas esta é uma falha menor que não compromete a beleza da crítica, cujos pontos fortes são muito superiores. 9,5.

 

A resposta às perguntas segue a mesma tônica da resenha. Nela eu identifico os mesmos trunfos – ainda que não ache o Código Hayes tão influente assim sobre a estética hitchcockiana – e faço as mesmas reservas. Sobre o Código, a propósito, embora suas amarras sejam detestáveis, um pouco da busca pela discrição e sutileza que ele impôs aos diretores cairia bem nos dias de hoje, não acham? 9,0.

 

2. Highlander – 22,75

 

Outra excelente resenha. Mais enxuta que a anterior, muito perspicaz, vai além do filme analisado ao apresentar ao leitor a marca que o diretor imprimia aos seus filmes. E o fez de forma totalmente correta, diga-se de passagem, pois Hitchcock realmente dava prioridade à construção de atmosferas, embora suas tramas jamais poderiam ser consideradas banais ou pobres. O único problema que vi foi a pontuação em algumas passagens; de resto, irretocável. 9,5.

 

O Highlander também vai bem na resposta às perguntas feitas para o festival, embora os argumentos se repitam em várias passagens – o que resultou numa certa tautologia. 8,5.

 

 

3. Cinefila03 – 20,5

 

A resenha feita pela Cinéfila é bem precisa quanto à síntese do Festim Diabólico, embora peque por não abordar um ponto que considero muito importante, a tensão sexual existente entre os dois protagonistas (recado aos desavisados: são homens). Há alguns problemas de construção da crítica, que ainda assim dá seu recado, pois estimula o leitor a ver o filme com seus próprios olhos. Gostei. 8,0.

 

A resposta dada pela Cinéfila às perguntas parece uma reprodução de uma entrevista gravada ou filmada, tal a sua espontaneidade! Infelizmente sabemos que não foi desta forma, por isso um pouco mais de elaboração e de revisão do texto traria melhores resultados. Ainda assim, o conteúdo da resposta me agradou bastante. 8,0.

 

4. Õ.ô. – 14,5

 

O Õ.ô. (como ficou estranho colocar um artigo na frente do nickname do rapaz) não fez uma crítica, na verdade. Ele apenas expressou, em dois pequenos parágrafos, seus sentimentos sobre o filme. Da próxima vez, observe a tarefa a ser cumprida, Õ.ô. 5,0.

 

Na resposta, o Õ.ô. conseguiu cumprir a prova, de certa maneira, embora não tenha trazido absolutamente nada de útil. Como ele mesmo disse, faltou tempo. Até sou compreensivo, mas porque participar nessas condições? E olhem que eu gostei bastante de sua lista para o Festival 19 Filmes de suspense e Terror... 5,0.

 

5. Minduim – 19,25

 

O Minduim escreve bem, pelo que percebi. Dos melhores no uso da pontuação nesse festival (algo que julgo muito importante). A resenha para o Festim Diabólico é sucinta, clara e eficiente. Se perde em riqueza, ganha em objetividade. 8,0.

 

A resposta segue o mesmo viés de simplicidade, mas foi menos eficaz, na minha opinião. Senti uma escassez de argumentos, embora a excelente pontuação e casualidade do pequeno texto me agradem bastante. 7,0.

 

6. Jailcante – 22,0

 

O jailcante se subestima. Como se pode observar em sua crítica, ele escreve muito bem. Expõe a construção de seus sentimentos e conclusões com extrema facilidade e leveza. Tem um ótimo olho para detalhes e, nessa resenha em particular, introduz o leitor a alguns padrões estéticos do diretor – como fazer pontas em seus próprios filmes. Não posso negar ter visto um problema ou outro na redação, que também sofre por ser excessivamente descritiva, mas isso se torna pequeno frente ao magnetismo do texto, muito bom. 9,0.

 

Na resposta o jailcante segue o mesmo padrão de expor suas idéias com muita felicidade. Houve repetição desnecessária de termos, mas em compensação o estilo informal casa melhor com textos mais curtos. 9,0.

 

7. Rubysun – 22,5

 

Eu aprecio o estilo do Rubysun, já admiti isso em outras oportunidades. Gosto muito dos termos que ele utiliza em seus comentários, pois demonstram perspicácia, visão crítica e domínio do assunto, atributos que ele tem de sobra. O Rubysun vem melhorando a cada dia que passa e está, agora, mais temperado pela humildade. A única ressalva que faço à sua resenha está no seu pressuposto de que todos na face da terra viram o filme, o que desvirtua uma das funções primordiais de uma resenha: apresentar um filme. Não fosse isso, teria recebido a única nota máxima entre os participantes. 9,0.

 

A resposta do Rubysun às perguntas, subdividida em itens, foi excelente. Revela – mais uma vez – profundo conhecimento de causa, ainda que alguns dos itens não pareçam se remeter ao que foi solicitado. 9,0.

 

8. Dook – 22,75

 

A resenha do Dook para Psicose é original e muito interessante. Ele voluntariamente sacrifica alguns elementos típicos das críticas para trazer facetas do filme que considera mais contributivas para sua individualização no universo das obras de suspense. É uma aposta ousada que dá certo, mesmo que a um preço – não apresenta o filme, o mesmo problema que o Rubysun teve. Também senti uma certa pressa na resenha, algo que não tinha visto em seus trabalhos anteriores. Muito bom, ainda assim. 8,5.

 

Quanto à resposta, agora a coisa engrena de verdade. O Dook mostra do que é capaz quando não está ocupado em digladiar com os demais usuários. Foi a minha resposta preferida às perguntas feitas pelo Silva e só perdeu meio ponto por ter ficado um gostinho de quero mais. Um pouco mais de investimento e receberia a nota máxima! 9,5.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...