Jump to content
Forum Cinema em Cena

Matrix 4

Engraxador!
 Share

Recommended Posts

Eu dormi, sério, e quando sair na HBOMAX não sei se vou ver. Estava na cara que ia dar prejuízo, além do lançamento limitado, o filme ainda disputou espaço com o Aracnídeo. Mas no final das contas o filme não seu lucro pelos próprios erros. 

Spoilers

Não achei ruim, necessariamente, é "assistível", não vi nada terrível assim no filme, só que é medíocre. No sentido mesmo da palavra: médio. Tão médio que some no meio da multidão. Traduzindo: sem graça (até quando o filme é ruim, tem algo ali pra ver, pra notar, aqui nem isso tem, tudo meio passável). 

Gostei do começo, onde a gente não sabe o que está rolando, daí tem um segredo que você quer descobrir, mas quando tudo é revelado, a coisa some porque é algo tão usual, sem muita criatividade, e realizado de maneira tão sem graça, sem força (a diretora tava mesmo querendo fazer esse filme? Estou na dúvida). ** Achei engraçado no começo, os personagens falando que a WB quer fazer o 4º game (nesse universo, Matrix é uma trilogia de games, não filmes) e que vai fazer com ou sem os autores da trilogia. Única tirada melhorzinha do filme (mas será que isso é real? Com a sister Wachowski fazendo o filme dessa maneira, até posso acreditar que foi, mas sei lá...).

Só fiquei na dúvida se a diretora queria só dar um final feliz pra franquia (com tempos podres que vivemos atualmente, não duvido que ela queria simplesmente jogar uma luz nesse universo sombrio, sei lá), ou realmente tava pensando num restart pra fazer mais filmes, porque tem um final aberto no fim da contas (prefiro acreditar que é só um final feliz mesmo, porque não sei se quero mais sequels depois desse, melhor deixar franquia do jeito que estava: descaçando).

Final feliz onde? Onde, porra? Primeiro que um dos irmãos disse que daria ruim mexer em uma franquia já acabada, que seria desnecessário requentar mais uma vez comida já pronta, saída do forno e que passou pelo micro-ondas.

Segundo que ambos perderam os pais logo antes, e obviamente não batiam bem da cabeça (não só pela deturpação de sexualidade) pra fazerem um roteiro todo cagado, dispensarem atores (ainda que velhaços) que tornaram MATRIX o que é até hoje (no caso os personagens agente Smith, Morpheus... e fãs de Keanu Reeves que me desculpem, mas ele é tão insosso quanto David Duchovny, se fosse apenas ele num ARQUIVO-X e mais nada, jamais teria chegado onde chegou) e ainda por cima enfiaram agenda pró-trans no roteiro desse quarto e o irmão que acabou fazendo disse que a trilogia original era calcado nisso (notícia de 2020, que mandei o link).

Deixou também muito claro que apenas fez esse filme novo porque foi contratualmente obrigado. Hahaha, que engraçada essa metalinguagem... 😝 🙄

Então aproveitou pra enfiar essas paradas de jogo BINÁRIO (que o Neo estava desenvolvendo...), que o conceito "dual" de pílula tem de ser revisto, "Mary Suísmo" da Trinity, e calabrear de bosta o próprio ao ficar jogando flashes e cenas dos antigos, não tem como vc sentir empatia por MATRIX 4 se fica sendo relembrado dos outros durante ele.

Que fizessem algo novo/original. Outra proposta.

Até mesmo a escolha do nome "Chad" (que em português seria "Ricardão") denuncia que tipo de filme esse foi.

O roteiro desse MATRIX 4 ficaria bom numa fanfilm upada no Youtube ou esquete dos TRAPALHÕES. Trazer uma personagem (Niobe) que ninguém nem lembrava que existia, pra bancar a velha decrépita e chata, pior ainda a menininha do metrô que vem com desculpinha de que "não vamos ressuscitar vcs, Neo e Trinity, pra não comprometer a Matrix", relevem eu ser uma grande FILHA DA PULTA, tá tudo bem agora.

Morpheus 2.0 cafetão... CG nesse troço todo, cenas de ação horrorosas...

Pelo amor de Deus, vcs tão de sacanagem, ou a Warner tá pagando uma pra passarem pano.

Pra poder criticar ou elogiar é preciso ter a mínima noção de qual é a essência de uma franquia/obra. E este quarto filme cuspiu em absolutamente tudo que veio antes, e se autosabotou totalmente.

Se você der uma nota ZERO já estará sendo bonzinho demais, porque não há absolutamente NADA de positivo neste filme. NADA vezes NADA.

Se todo mundo aqui do fórum tivesse feito cosplay dos personagens e upado o vídeo pro Youtube, editando efeitos especiais e todo o resto num PC, com certeza teria ficado mais aceitável.

1 hour ago, Chiquinho said:

Final feliz onde? Onde, porra? 

Spoilers:

Ressuscitaram o Neo e ressuscitaram a Trinity, e no final os dois ficaram lá voando alegres pela Matrix superpoderosos contra máquinas. E ainda com o vilão principal na mão deles. Não é um final feliz?

A trilogia original tinha um final mais sombrio, deixando nas mãos das máquinas o destino da humanidade, e os dois personagens principais (que um deles era a esperança dos humanos) mortos.

Sei lá, nessa eu tô com o @Chiquinho. Meu, não engoli esse filme de jeito nenhum, infelizmente. O @Scatman resumiu bem: fizeram de uma franquia que questionava o que era real um mero filme de salvar a mocinha.. e do jeito mais tosco e genérico possível. Acho que demoraram muito pra fazer esse filme que terminou ficando datado da pior forma, a diferença do novo Ghostsbusters que é uma delícia de assistir.

Just now, Jorge Soto said:

Meu, não engoli esse filme de jeito nenhum, infelizmente. O @Scatman resumiu bem: fizeram de uma franquia que questionava o que era real um mero filme de salvar a mocinha.. e do jeito mais tosco e genérico possível.

Concordo.

Por isso achei sem sal, sem graça. O filme era só isso de salvar a mocinha e com final feliz no fim.

O começo até tem alguma coisa ali, quando a trama tá misteriosa, mas depois que salvam o Neo da Matrix, e gente vê o que tá rolando, cai tudo, não tem nada muito interessante depois disso.

2 minutes ago, Jailcante said:

Concordo.

Por isso achei sem sal, sem graça. O filme era só isso de salvar a mocinha e com final feliz no fim.

Até o Keanu Reeves parece meio no automático voltando ao papel, meio sem vontade e com pura obrigação contratual  de ta lá no no filme.. algo bem parecido com o ultimo filme da franquia noventista Bill & Ted, que convenhamos, é igualmente ruinzinho..  Ou será que a gente que ta ficando mais ranzinza mesmo?🙄

3 hours ago, Chiquinho said:

Se você der uma nota ZERO já estará sendo bonzinho demais, porque não há absolutamente NADA de positivo neste filme. NADA vezes NADA.

Cara, se você odiou o filme, ok. Você tem TODO direito disso, mas não fica forçando e querendo que os outros odeiem também. Opinião é que nem nariz, cada um com o seu. Quem gostou do filme, também tem o direito de gostar. Quem quiser dar 10 pra esse filme, que dê, uai. É a opinião da pessoa, fazer o quê?

Eu nem odiei, nem amei. Como disse, achei sem graça, mas não vi material ali pra odiar, muito menos pra amar. Tudo muito fraco pra um ou pra outro. Acho que depois de um tempo até vou esquecer que vi esse filme...

Esse filme foi um grande deboche aos fãs, a todo o hype e expectativa, a indústria, aos cliches gerados pelo impacto do primeiro filme, e a própria obra em si hahaha

É meio que, assim como o BBB é o "status quo" fazendo um culto ao fato de nossa sociedade atual se assemelhar muito a uma obra que um zé doidinho escreveu uns tempos pra cá sobre uma sociedade distópica controlado por um poder cyber absoluto, o mundo hoje é muito semelhante ao primeiro matrix, só que todos estão viciados na carne virtual e não querem largar, e o Matrix 4 é um deboche meio doentiu e iônico disso, meio que como se fosse uma gargalhada pertubada, que tira sarro ao mesmo tempo que não sabe para onde ir, não vê mais sentido na própria obra. 

Só é final feliz só se vc for pró agenda trans-feminista-emasculante de Hollywood.

Pois Neo na trilogia original era, por mais que tenhamos críticas ao ator, algo totalmente diferente desse corno patético incapaz até de voar.

E Trinity nunca foi a última bolacha do pacote, o mote, a razão de existir a franquia.

Aquele comentário de que parecia final de filme canastrão em que a heroína ficava jogando objetos na bruxa má e falando que ela é malvada foi perfeito pra definir essa última cena.

Se vc já sabe que alguns aspectos que citei viraram fórmulas manjadas em Hollywood vc não apenas desgosta do filme A ou B, vc quer que quem o fez queime no inferno.

A ideia hoje em dia é apenas desconstruir os personagens pra que se transformem nesses arremedos medonhos. A nova "roupagem" que querem dar é esta. Não é pra melhorar nem expandir: é pra defecar em cima.

Matrix foi uma revolução mas que em 2003 já havia dado o que tinha de dar. E evidentemente foi retirado da tumba com propósitos nefastos.

Mas não pensem que só ele foi a maçã podre no paraíso, vou ver se coloco um comentário sobre esse novo do Homem-Aranha, em que vai ficar evidente que até ele foi mais do mesmo.

Nada mais presta e digo isso já tem muitos anos.

• 1 month later...
  • 2 months later...

Todas as vezes que a telecinese foi usada no filme:

Antes:

- Neo era: mestre de manipular a Matrix pra se curvar a ele mesmo, uma habilidade "iluminada" de moldar aquela realidade por meio do "código" da bagaça.

Podia parar balas ao entender tudo em volta e desejar fazê-lo; transcendendo assim as próprias limitações humanas.

E provando ser O ESCOLHIDO.

Depois:

- Campo de força patético que parece ter saído de história em quadrinhos, e que pode ser tirada do KU a qualquer momento.

Balas são paradas com "bolhinha de poder". Neo corno (literalmente...) e fracote, incapaz até de voar, já a super-poderosa Trinity... sim.

E ainda tem quem elogie essa bomba. 🤣

• 2 weeks later...

Não sei, talvez fosse momento de ter dado essa franquia para um diretor fã mesmo. Há várias histórias boas a serem contadas e não precisa focar em TRinity e Neo.

TAlvez a visão de Matrix sobre o paradigma das máquinas, como elas enxergam o ser humano, realmente apenas como um "pilha"? Enfim, faltou no roteiro algumas perguntas antes de sair escrevendo a história. Matrix também é admirável pelo seu tom filosófico e não somente um John Wick de tiroteio...

On 1/31/2022 at 4:40 PM, Jailcante said:

Concordo.

O começo até tem alguma coisa ali, quando a trama tá misteriosa, mas depois que salvam o Neo da Matrix, e gente vê o que tá rolando, cai tudo, não tem nada muito interessante depois disso.

Eu acho que foi intencional isso, foi puro deboche!