Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members
Pois é ltrhpsm' date=' ainda tenho muitos filmes do Hitch pra ver, entre eles PSICOSE e UM CORPO QUE CAI, mas agora estou atras de O MARIDO ERA O CULPADO.

Valeu16
[/quote']

 

Bá, Questão, esse é o mesmo Sabotagem ao qual eu me referi no outro post. Tenta ver ele rápido pra gente poder comentar aqui.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é ltrhpsm' date=' ainda tenho muitos filmes do Hitch pra ver, entre eles PSICOSE e UM CORPO QUE CAI, mas agora estou atras de O MARIDO ERA O CULPADO.

Valeu16
[/quote']

 

Bá, Questão, esse é o mesmo Sabotagem ao qual eu me referi no outro post. Tenta ver ele rápido pra gente poder comentar aqui.
Tô trabalhando nisso, brother.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Topázio e Cortina Rasgada, acima de todos. Um Barco e Nove Destinos e Correspondente Estrangeiro também achei bem chatinhos. Tem outros que a maioria não gosta, mas eu acho que vale a pena (Trama Macabra, O Terceiro Tiro e Pavor nos Bastidores, por exemplo).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cortina Rasgada é um lixo. Além dos estereótipos estúpidos, da traminha nada empolgante e de um romancezinho irritante, o filme é estufado de cenas constrangedoras e possui apenas um único momento digno do bom e velho Hitchcock: quando Paul Newman tenta matar uma pessoa. O resto não presta. Não baixe nem compre esse, Shy.

 

A propósito, a nota é: 1/5 ou 2/10.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

MariaShy, os filmes dele que eu menos gostei ainda assim eu considerei bons. Entre esses eu coloco Agente Secreto, Trama Macabra, Topázio, Cortina Rasgada e Correspondente Estrangeiro.

 

Mas, caso tu sejas fã do gordinho, e depois que já tiveres visto outros títulos mais importantes, qualquer um desses merece ser conferido, para melhor compreender as etapas da longa carreira do diretor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito dificil escolher o melhor filme Hitch, Mas escolhi Psicose pq me agradou muito e é um dos primeiros que assisti desse grandioso diretor.

 

E ainda tem a série que venho acompanhando na TV, todo fim de semana e é muito legal , ele manda muito bem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Assisti a Disque M Para Matar e achei ótimo' date=' mas não consegui parar de pensar em Festim Diabólico enquanto o via. 4/5[/quote']

 

Eu acabei de ver "disque m" e aconteceu a mesma coisa. Passei o filme todo tentando abstrair isso, mas foi impossível não comparar. Em festim Hitch consegue passar bem mais tensão por estar trancado no mesmo local, e o filme é bem mais ousado, mesmo sendo uma adaptação do teatro tb... mas, pensando bem a respeito a comparação é idiota, uma vez que metade de "disque m" é investigação... enfim, ainda não tomei uma posição quanto ao filme.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Hitch fez alguns filmes fracos como CORTINA RASGADA, ASSASSINATO, e AGENTE SECRETO, mas todos eles tem alguma coisa q faz o filme valer a pena.

 Mas o pior d todos, sem sombra d duvida é ESTALAGEM MALDITA, não ha absolutamente nada nesse filme q vale a pena. Hitch, auto critico como era, devia ter vergonha desse filme.

 Consegui SABOTAGEM, vou assistir, e depois posto aqui a minha opinião para iniciarmos o debate.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É engraçado como sempre citam Cortina Rasgada (ainda não vi). Mas o que parece é que a parceria "Paul Newman/grande diretor" jamais dá certo. Assisti Quinteto do Altman outro dia, e credo em Deus Pai!09

Exodus, do Preminger, é outro que achei mediano, embora o filme tenha surpreendentemente sido citado em um debate que assisti recentemente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Assisti a Disque M Para Matar e achei ótimo' date=' mas não consegui parar de pensar em Festim Diabólico enquanto o via. 4/5[/quote']

 

Eu acabei de ver "disque m" e aconteceu a mesma coisa. Passei o filme todo tentando abstrair isso, mas foi impossível não comparar. Em festim Hitch consegue passar bem mais tensão por estar trancado no mesmo local, e o filme é bem mais ousado, mesmo sendo uma adaptação do teatro tb... mas, pensando bem a respeito a comparação é idiota, uma vez que metade de "disque m" é investigação... enfim, ainda não tomei uma posição quanto ao filme.  

 

Mas Audrey, Disque M também é todo feito em um único ambiente. E não me refiro apenas ao aspecto teatral, mas também a outros aspectos, como o vilão e o final, principalmente, parecidíssimo com o de Festim, entre outras coisas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pediste dez, levas onze, hehehe:

1 - Janela Indiscreta – 10/10
2 - Um Corpo que Cai – 10/10
3 - Festim Diabólico – 9/10
4 - A Sombra de uma Dúvida - 9/10
5 - Os Pássaros – 9/10
6 – Psicose – 9/10
7 - O Homem Errado – 8/10
8 - Disque M para Matar – 8/10
9 - Intriga Internacional – 8/10
10 – Pacto Sinistro – 8/10<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

11 - O Homem que Sabia Demais (1956) – 8/10

P.S.: Eu não gosto de botar notas nos meus posts, abri uma exceção das grandes. Aproveita, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pediste dez' date=' levas onze, hehehe:

1 - Janela Indiscreta – 10/10
2 - Um Corpo que Cai – 10/10
3 - Festim Diabólico – 9/10
4 - A Sombra de uma Dúvida - 9/10
5 - Os Pássaros – 9/10
6 – Psicose – 9/10
7 - O Homem Errado – 8/10
8 - Disque M para Matar – 8/10
9 - Intriga Internacional – 8/10
10 – Pacto Sinistro – 8/10<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

11 - O Homem que Sabia Demais (1956) – 8/10

P.S.: Eu não gosto de botar notas nos meus posts, abri uma exceção das grandes. Aproveita, hehehe.[/quote'] 

 Muito, muito obrigada mesmo! 05

 

 Mas olha só, apenas 9 p/ "Os Pássaros" ??!  Aff!   

 Não sei pq "Psicose" me lembra "Vestida para Matar"... deve ser por causa da cena da faca/navalha... 17

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aham, não só "apenas" 9, como ainda há mais dois filmes que chegam mais perto do 10 que ele, hehehe.

 

Se a cena do ônibus em Sabotagem foi um erro, talvez tenha sido o erro mais bem sucedido da história do cinema, pq é fácil uma das melhores cenas da filmografia do mestre, uma construção perfeita do crescendo de tensão, até culminar no acontecimento que deixa o espectador com cara de "mas como assim?".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 O argumento q Hitchcock usava para justificar a sua opinião do porque era em  SABOTAGEM q se encontrava o maior erro de sua carreira.( entrega uma parte importante do filme, só leia se já viu).

 há um conflito na realização de filmes em que o medo é o elemento principal, que não se pode acomodar. É o conflito entre a validade do enredo e das situações e a garantia implícita dada à platéia de que não "pagará o preço" de seu medo. Para o operador da montanha-russa, é um problema simples; significa que, embora aparentemente o passeio tenha que ser o mais aterrador possível, na realidade tem que ser completamente seguro. A sensação agradável de medo que as pessoas experimentam na montanha-russa, quando o carro se aproxima de uma curva fechada, deixaria de existir se elas, por um único momento, pensassem seriamente na possibilidade de que o carro pudesse mesmo não conseguir fazer a curva. A platéia de um filme está, é claro, em total segurança desse ponto de vista. Embora facas e revólveres possam ser usados na tela, a platéia sabe que o pessoal da primeira fila não será baleado ou esfaqueado. Mas a platéia também precisa saber que os personagens do filme, com os quais se identifica, não pagarão o preco do medo. Essa segurança tem que ser completamente inconsciente; o espectador tem que saber que o grupo de espiões jamais conseguirá jogar Madeleine Carroll da Ponte de Londres, e deverá ser induzido a esquecer o que sabe. Se ele não soubesse, iria ficar genuinamente preocupado; se não esquecesse, ficaria entediado. <?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Tudo isso significa que, à medida em que é construída a simpatia da platéia por um personagem, ela sente que uma espécie de manto invisível vai sendo criado para protegê-lo de qualquer dano. Uma vez plenamente estabelecidas as simpatias e terminado o manto, não é justo — na opinião da platéia e de muitos críticos — violar o manto e dar a seu usuário um fim desastroso. Fiz isso uma vez, num filme intitulado Sabotage. Um dos personagens era um garotinho, por quem a platéia foi encorajada a se apaixonar. Fiz o garoto ir andando por Londres com o que ele pensava ser uma lata de filme debaixo do braço, mas a platéia sabia que se tratava de uma bomba-relógio. Nessas circunstâncias, o garoto deveria estar protegido da explosão prematura da bomba por seu manto. O fato é que eu o mandei pelos ares de qualquer jeito, juntamente com diversos outros passageiros de um ônibus que ele havia tomado.

Esse episódio de Sabotage foi uma negação direta do manto invisível de proteção usado pelos personagens simpáticos nos filmes. Além disso, como a platéia sabia, mas o garoto não, que a lata de filme continha uma bomba, permitir que a bomba explodisse foi uma violação da regra que proíbe uma combinação direta entre suspense e terror, entre aviso prévio e surpresa. Se a platéia não tivesse sido informada do conteúdo real da lata, a explosão teria sido uma completa surpresa. Como resultado de uma espécie de dormência emocional induzida por um choque assim, creio que suas sensibilidades não teriam sido tão completamente ultrajadas. Do jeito que foi, a platéia — e também os críticos — foram unânimes em achar que eu deveria estar naquele ônibus, sentado ao lado do garoto — de preferência no assento em que ele colocara a bomba. 

 

Palavras do Sr Hitchcock
Questão2008-06-29 20:07:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vi algumas listas aqui.

Há uma lista de top 10, os melhores de Hitchcock ... com notas ?
[/quote']

 

5/5

 

- Vertigo

- Psicose

- Janela Indiscreta

- Pacto Sinistro

- A Sombra de uma Dúvida

- Frenesi

- Festim Diabólico

- A Tortura do Silêncio

 

 

4/5

 

- Os Pássaros

- Rebecca

- Suspeita

- O Homem que Sabia Demais

- O Homem Errado

- Disque M Para Matar

 

 

2/5

 

- O Terceiro Tiro
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...