Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Presidente da Fox comenta sequência de Avatar e DVD do original

Rupert Murdoch diz aos acionistas que "não prendam o fôlego"

03/02/2010

Segundo o Hollywood Reporter, durante uma apresentação aos acionistas da News Corporation, grupo proprietário da 20th Century Fox, o presidente e CEO Rupert Murdoch comentou brevemente a sequência da Avatar.

Segundo Murdoch, a empresa está em conversas preliminares com James Cameron sobre uma continuação e o cineasta, como todo mundo já sabe, "tem ideias a respeito". Além disso, atestou o óbvio ao mencionar que a Fox "está buscando esse projeto". A novidade é mesmo um certo realismo sobre as chances desse filme acontecer em breve: "não prendam o fôlego", disse o executivo, referindo-se à velocidade com que Cameron executa seus projetos de ficção (de Titanic a Avatar, afinal, foram 12 anos e antes disso a média era um filme a cada três anos) e os inúmeros longas que ele pretende realizar a seguir. A Fox, porém, lembra que "ambas as partes querem fazer mais um".

Em outra notícia sobre Avatar, Murdoch informou que o filme será lançado em Blu-Ray e DVD apenas em 2-D e que isso aconterá ainda neste ano fiscal - que termina em 30 de junho. Um lançamento em 3-D não está nos planos imediatos já que a tecnologia de home video ainda engatinha nesse sentido. "Um lançamento assim deve acontecer mais pra frente", explica.

Enquanto isso, o filme segue em cartaz e faturando altíssimo, mesmo há quase dois meses em cartaz, e lidera os indicados ao Oscar 2010 ao lado de Guerra ao Terror.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu coloco Avatar próximo a Back To The Future' date='

Indiana Jones, Superman. São filmes para divertir e cujo conteúdo não

precisa ser verossímel para ser apreciado.

 

Não sei qual é o posicionamento político do Cameron, mas os gastos

em torno de seus filmes revelam uma mente bastante simpática às

possibilidades que o capitalismo oferece. Do contrário, por que não

mandar 300 milhões em alimentos para as crianças etíopes? 06.gif

 

Sem falar na evolução computacional, diretamente ligada às

pesquisas militares. Tem uma caralhada de corporações por trás desses

recursos tecnológicos usados no filme, fora as empresas que distribuem

o material, as que constrõem as salas 3D, as redes de cinema que exibem

o filme...[/quote']

 

ai é que está!

 

você recai no mesmo bilateralismo dos criticos. Não existe lado bom e lado ruim, Se você condena as ações consequentes das grandes nações e agentes empreendedores da sociedade capitalista, não necessáriamente você está indo contra "as possibilidades do capitalismo" 09

 

Que mentalidade ralé, ta parecendo o Diogo Mainard(14) com a infame pergunta a diretora do Ó pai ó, questionando que ao cultualizar os valores estéticos da nação egra, os baianos não estariam negando o que o Brasil ganhou 09.

 

Ora, eles estão justamente incorporando o ganho que Brasil teve. Não é porque o Brasil surgiu(e eu estou aqui por conta disso) que eu vou legitimar e valorizar as vindas portuguesas com seus genocídios e etnocidios. E ir contra, não é odiar o Brasil. Assim como entender os erros políticos e sociais da cultura capitalista não é odiar o capitalismo, não é odiar a tecnologia(apesar de muitos confundirem, e outros muitos realmente odiarem os erros do capitalismo e vê neles conseqüências intrínsecas de sua natureza).

 

Cameron diametralizou, mas a força da sua arte está nas relações desses polos. Não é porque usamos e viemos da tecnologia que somos preso a elas, e incapazes de ver outras coisas belas. Há belo aqui, como há belo aculá!

 

Ninguém

está levantando bandeiras aqui. O estamos dizendo a paginas é que o

filme dá a liberdade de comunicar com a realidade a partir de conceitos

simples. E isto cai como um ponto positivo sim. Contudo achar que o

filme é só divertimento fugaz e diminuir sim a obra. Oras' date=' se for assim

filmes acéfalos como Transfromers, 2012 são jóias raras do

entretenimento. O filme tem que ter mais do que simples explosões, ação

desenfreada e adrenalina pura. Tem que ter um bom roteiro, para fazer

sentido, coerência e comunicação com seus elementos e ainda cativar o

público e isto Avatar cumpre perfeitamente seu papel.

[/quote']

 

Acéfalos, isto é um julgamento seu, e meu, mas também o intuito são diferentes. São artes diferentes, a expressão de Michael Bay é imediatista, é ato-reflexo. Ele quer do seu público como o dono de uma festa quer de seus frequentadores. E errôneo acreditar que Cameron queira diferente, só que, ao meu ver, o Michael Bay utiliza-se de métodos conhecidos para estimular o público e expressar sua opinião, já o Cameron utiliza-se de métodos conhecidos para estimular o público e consequentemente faze-los se sensibilizar com as idéias claramente expostas no filme, idéias ecológicas e de valorização a uma cultura em contato intimo ao ambiente, é mais representaviva no filme e na força moral que a

expressão tem!

 

Enquanto um coloca um carro de ultima geração passeando em Cuba em Bad Boys2, o outro mostra um homem da tecnologia da próxima geração mudando pra outra nação com outras tecnologias, de outras gerações... Há até um antagonismo entre os dois.

 

Mas

fábulas formam idéias e idéias formam opiniões. Acredito que os filmes

são fonte de influência sim para formar opiniões. Mesmo porque como

elas surgem? Não só nos filmes como também em músicas' date=' livros e tantas

outras mídias. Não acredito que James Cameron fez só uma simples alusão

sem compromisso neste filme. Ele veio fazendo criticas assim ao modo

destrutivo do homem em seu sistema de vida há muito tempo no cinema.

Temos mensagens de preservação, anti-armamento e outras coisas assim em

outras obras suas como O Segredo do Abismo, Aliens e em Terminator. Revisem se possível. Claro que não é nada aprofundado, mas a mensagem está lá.

 

E

não é desde de hoje que o cinema de entretenimento usa sua ferramenta

entretenimento + critica a sociedade vide os filmes do Charles Chaplin.

[/quote']

 

Claro que não, Cameron tinha uma posição e pretendia expressa-la, com o compromisso de tocar o público para assim emergi-lhos uma visão além da que eles estão. O Grande problema, o abismo que acaba sendo um tiro no próprio pé, é a visão rasa que ele tem quanto aos povos, é o enquadramento estreito e fantasioso que ele faz de cada lado do conflito. E isto vem-se mostrando em todas as suas obras. O grande problema dele é que ele quer entrenter para assim transmitir o que ele acredita, ou então o que ele acredita é um conto de fábulas inequivoco.

 

Ai é que tá... para alguns fanáticos parece que é

impossível usar das facilidades que o capitalismo oferece' date=' mas ao mesmo

tempo acreditar numa melhor relação do homem com a natureza. É muita

cegueira ideólogica em cima de uma simples e correta fábula...[/quote']

 

essa mensagem me relembrou uma época onde ou você era brasileiro e gostava de Samba, Bossa e musicas com violão, ou você era colonizado e gostava de Rock, desses tar de ie ie ie.

 

 

 

 

 

Eu também um dia fui uma brasa

 

E acendi muita lenha no fogão

 

E hoje o que é que eu sou?

 

Quem sabe de mim é meu violão

 

Mas lembro que o rádio que hoje toca iê-iê-iê o dia inteiro,

 

Tocava saudosa maloca

 

 

Eu gosto dos meninos destes tal de iê-iê-iê, porque com eles,

 

Canta a voz do povo

 

E eu que já fui uma brasa,

 

Se assoprarem posso acender de novo

 

 

(declamado):

 

É negrão... eu ia passando, o broto olhou pra mim e disse: é uma cinza, mora?

 

Sim, mas se assoprarem debaixo desta cinza tem muita lenha pra queimar...

 

 

Hoje a fusão é marcante e só enriquesse nossa cultura. Não deixa de ser o mesmo paradóxo, as pessoas presas atrás de muros; tecnologia e capitalismo, não-capitalismo e não-tecnologia... sendo que o ser humano(ou o seu antecessor) desde antes de emergir a espécie vem usando as tecnologias que faz tecnologia!

Gustavo Adler2010-02-03 19:10:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

14 As crias de TDK vao proliferar feito lemingues por aqui..

 

Correção, elas já estão aqui. Mas as chances deste tópico se tornar como aquele são remotas.

 

 

 
[/quote']

 

Mesmo pq o povo tá no cinema assistindo.

 

Avatar já é a maior bilheteria nos EUA e deve ser o primeiro filme a chegar na casa de um bilhão de dollars SÓ NOS ESTADOS UNIDOS!!!

 

Isso é muito mais foda do que ganhar premiozinhos por aí.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Agora so nao consigo conceber esse filme ser indicado pra estatueta de Melhor Filme (me poupe' date=' ne?) 14 [/quote']

 

Eu não tinha qualquer dúvida de que seria indicado. E é bem possível que ganhe. Nada mais me impressiona em uma premiação que dá título de melhor atriz para Hale Berry...

 

Dá pena ver filmes tão bons como Up e Bastardos Inglórios serem postos no mesmo nível de Pocahontas 3D... 09

Nostromo2010-02-04 02:10:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha, eu até pus uma risadinha no meu post esperando que ele fosse entendido como uma alfinetada simpática, mas ai já me vem o cara chamar de bilateral e yada yada yada...

 

 

 

O capitalismo (não confundir com imperialismo) é o preço que se paga pela liberdade, mas junto com o capitalismo vem um pacotão de coisas negativas sim. É um dilema que a humanidade deve enfrentar. E a superpopulação gera demanda extra o que contribui para o aumento da atividade industrial e consequente aumento da poluição. Tem gente demais no mundo e com recursos escassos e insubstituíveis em alguns casos, a catástrofe era previsível.

 

Estamos destruindo o planeta? Sim. A culpa é das organizações poluidoras? Não. A culpa é dos consumidores do produto final dessas organizações. A firma só tem uma lógica, produzir sob possibilidade de lucro máximo e custo mínimo. Sempre.

 

É claro que tem a explicação "Xuxa e os Duendes", como tem pra tudo. E óbvio que algumas pessoas a abraçam por incapacidade de enxergar questionamentos gritantes no meio de tanto alarde.Scarlet Rose2010-02-04 11:55:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estamos destruindo o planeta? Sim. A culpa é das organizações poluidoras? Não. A culpa é dos consumidores do produto final dessas organizações.

 

 

 

Particularmente, acho que a culpa é de ambos. É um círculo, uma máquina que sobrevive do próprio feedback suicida. De resto, concordo contigo nesse post.

 

 

 

Só um adendo: creio que a humanidade não vai acabar junto com o planeta. Uns poucos ricaços vão escapar para propagar a espécie, de uma forma ou de outra. Imaginem um mundo povoado por milhares de Bill Gates? 06.gifRAZIEL2010-02-04 21:10:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora, por mais que eu tenha gostado do filme, acho isso aqui uma hipocrisia: http://www.lojaabril.com.br/detalhes/revista-superinteressante-especial_avatar-102570

 

 

 

Por que hipocrisia? Porque na Superinteressante de uns meses atrás, compararam Avatar com Lunar (sendo que Avatar não tinha estreado), insinuando que Lunar era para pessoas inteligentes e que Avatar era para o resto (basicamente isso). E agora, na ânsia de arrecadarem uns trocados em cima, lançam uma edição especial que, certamente, deve estar se derretendo de louvores para o filme. 07.gifRAZIEL2010-02-05 15:25:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Olha' date=' eu até pus uma risadinha no meu post

esperando que ele fosse entendido como uma alfinetada simpática, mas ai

já me vem o cara chamar de bilateral e yada yada yada...

 

 

 

O capitalismo (não confundir com imperialismo) é o preço que se

paga pela liberdade, mas junto com o capitalismo vem um pacotão de

coisas negativas sim. É um dilema que a humanidade deve enfrentar. E a

superpopulação gera demanda extra o que contribui para o aumento da

atividade industrial e consequente aumento da poluição. Tem gente

demais no mundo e com recursos escassos e insubstituíveis em alguns

casos, a catástrofe era previsível.

 

Estamos destruindo o planeta? Sim. A culpa é das organizações

poluidoras? Não. A culpa é dos consumidores do produto final dessas

organizações. A firma só tem uma lógica, produzir sob possibilidade de

lucro máximo e custo mínimo. Sempre.

 

É claro que tem a explicação "Xuxa e os Duendes", como tem pra

tudo. E óbvio que algumas pessoas a abraçam por incapacidade de

enxergar questionamentos gritantes no meio de tanto alarde.[/quote']

 

 

 

quem está falando só em destruir o planeta? saia desse muro contemporâneo. Os africanos não passam fome porque são incompetentes e violentos não, os indianos não passam fome porque são somente pobres e superpopuloso não,... 

 

 

 

Sabia que iriam usar a idéia de Thomas Malthus,

que teria gente demais no mundo, idéia já bem ultrapassada por sinal. O

problema não é gente demais no mundo, tudo bem que resulta em alguns

transtornos, isto é só parte do problema, mas os problemas maiores são os interesses que estão em

jogo no mundo.

 

 

 

Os erros do capitalismo vão muito mais além da tal destruição do

planeta(que está londe de ser esse famigerado efeito estufa). O

declínio dos recursos naturais(como águas poluidas, rios assoriados resultado do desmatamento, desertificação resultado do desmatamento, grande

mortandade da vida) é resultado. Não é o capitalismo que tem seus erros, o

capitalismo é só um meio, ele tem seus potenciais que podem ser

positivos e podem ser negativos. Quem faz erros são alguns dos homens

que jogam seus dados e alguns dos que corroboram com os resultados(ou todos, porque todos jogam seus dados e corroboram com cada um dos resultados).

 

 

 

A questão vai muito mais além do que a diametralização moral e política....

 

 

 

Liberdade? como diria Seu Jorge, salve salve ápice da cadeia alimentar... o liberdade... "A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte" e o pior é que infindos nem comida tem...

 

A invasão está, em primeiro lugar, nas idéias, e isso não

se resume a capitalista e não capitalista, a gostar de tecnologia e a

não gostar de tecnologia...

 

 

 

Agora, se você acha legítimo o que fizeram com os mulçumanos nas cruzadas, os mulçumanos com alguns países europeus antes das cruzadas, o Japão com a China, com os indios

norte-americanos, sul-americanos, com os judeus, com a Ásia e a Africa, com o Vietnã, com o

Iraque, com o México, com o Jugoslávia,... (e não, eles não foram invadidos porque não há espaço pra tante gente, ou porque os comunistas são comedores de criancinhas, ou porque são terroristas ameaçadores...)(é esse o ponto do filme, e não o capitalismo, a tecnologia,...)

 

 

 

"A culpa é dos consumidores do produto final dessas organizações."

 

 

 

Tal fato tem muito mais implicações do que imaginas, aconselho assistir morrendo em abundância: do Yorgos Avgeropoulos

 

 

Incrível, mas por mais que o alardeado progresso ande, mais continuamos a agir conforme agíamos no passado. Quem disse que o Vietnã seria a ultima nação a ser invadida e atacada? Se o problema fosse superpopulação, os problemas de hoje seriam diferentes dos da época do egito, de Roma, ...

 

A SuperInteressante é uma porcaria...

 

Who is super interessante? ainda existe isto? 09

 

Gustavo Adler2010-02-06 14:38:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sei não vai dá o que falar, primeiro que descobri num programa da warner : tmz que james cameron negou autógrafo e foto pra um fã, e foi a maior baixaria, os dois se xingaram tudo, e o fã disse que os filmes dele são uma porcaria....13....foi o maior rolo a imprensa americana teve que interferir e tudo....mas sei avatar deve ser interessante, espero ao menos que seje assistível....bjux a todos!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que tem a ver, ele negar um autógrafo? E se o cara achava os filmes do Cameron uma droga, pq queria autógrafo? Despeito puro.

 

 

 

Mas enfim, ele negar um autógrafo muda a qualidade do filme? Fazendo um paralelo, O Cavaleiro das Trevas é um filme ruim, só porque o Cristian Bale tem o costume de arrebentar a cara da mãe dele de pancada? Não, né.

 

 

 

Aprendam a separar as coisas, povo. 07.gifRAZIEL2010-02-07 13:49:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sei não vai dá o que falar, primeiro que descobri num programa da warner : tmz que james cameron negou autógrafo e foto pra um fã, e foi a maior baixaria, os dois se xingaram tudo, e o fã disse que os filmes dele são uma porcaria....13....foi o maior rolo a imprensa americana teve que interferir e tudo....mas sei avatar deve ser interessante, espero ao menos que seje assistível....bjux a todos!!![/quote'] 

 

Já vi esse vídeo...não custava nada ele ter dado o autografo naquela ocasião...mas o Cameron sempre teve o 'rei na barriga'...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Agora so nao consigo conceber esse filme ser indicado pra estatueta de Melhor Filme (me poupe' date=' ne?) 14 [/quote']

 

Eu não tinha qualquer dúvida de que seria indicado. E é bem possível que ganhe. Nada mais me impressiona em uma premiação que dá título de melhor atriz para Hale Berry...

 

Dá pena ver filmes tão bons como Up e Bastardos Inglórios serem postos no mesmo nível de Pocahontas 3D... 09

 

 

Up? Loool... Todos da pixar né? Se não gostas do filme, isso é ctg mas agora lamentares-te por este ganhar uma estatueta em comparaçao com Up...

Ainda tou ha espera da resposta ao teu comentario na outra vez. Que tipo de filmes dizes que foram melhor para ti do que avatar.  Sim avatar e não pocahontas 3d como tu dizes... Não tem nada haver uma coisa com outra!

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...