Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ilha do Medo, de Martin Scorsese


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members
Vou pedir desculpas antecipadas' date=' caso necessário, ao Dead.
Mas  só a possibilidade de ter spoiler ou algo parecido já fez várias pessoas não quererem passar aqui nem pra ler a discussão de vocês. E como recebemos reports...

Pelo sim ou pelo não, editei completamente o post do Deadman sem ler, pq tenho medo de ler spoiler =~~~~~~
Dead, se você tiver dito algo que quer manter, e não for spoiler, sinta-se a vontade para escrever de novo.

Em tempo:
Parem de ofensas, não sejam criancinhas. E não falem spoiler nunca, nunca..! Nem um spoiler só por cima de algo que ouviu falar. (Dead, não estou afirmando que você fez isso, mas whatever).

Quero muito ver esse filme... mesmo a Ursa esculhambando. 06.gif
[/quote']

 

 Desculpas não aceitas. Além do que, deixei muito claro que NÃO VI O FILME. Logo, o que escrevi NÃO PODERIA SER CONSIDERADO UM SPOILER. Fiz um comentário SUPONDO coisas sobre o enredo.

 É tão absurdo essa situação quanto ouvir alguém ler a sinopse de um filme na locadora e dizer "aposto que o mocinho morre no final e o irmão vai preso" e deixar de pegar o filme por isso... 07 09

 Pelo sim, pelo não ou whatever you want vá você também, Veras, ver se eu tô na esquina! 11
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 274
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Eu queria muito ver esse filme no cinema.... mas a grana tá tão curta ultimamente... queria ver por ser Scorsese' date=' pois o trailer não me empolgou e posso estar enganado, mas acho que existe um spoiler gigantesco no próprio material de divulgação. [/quote']
Thiago, ontem eu vi esse filme e hoje dei uma olhada nos trailer pra ver se encontrava algum spoiler, mas não identifiquei nenhum...

 

 

Bom deixa eu ver... o personagem do Leonardo Di Caprio é o tal do paciente que desapareceu.... ele passa a ser considerado louco e por isso não consegue escapar da ilha... e td tava passando na cabeça dele... a Michelle Williams é alguém do passado dele.

 

Eu posso ter exagerado em algumas coisas, mas imaginei que a trama fosse por esse caminho, há uma forte tendência no trailer, pelo menos pra mim. Só diga se errei feio ou não. Sem spoilers, por favor.
Thiago Lucio2010-03-13 14:19:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É sempre muito complicado quando a gente fala a e o outro responde b. É óbvio que ninguém precisa de motivação alguma pra postar' date=' qualquer mensagem que seja, a não ser pelo fato dela própria querer se expressar.

Mas não é disso que estou falando. Você não acha que não custava nada sublinhar - a título de alerta mesmo - que o seu post continha possíveis spoilers? Isso que você digitou anteriormente são spoilers em potencial, cara. Que, no caso, podem não se concretizar. Mas que, por outro lado, podem ser reais.

Fico espantado por você não perceber isso.
[/quote']

 

Esse problema de comunicação é frequente por aqui... ou será que é a manifestação de uma incapacidade geral do ser humano de conseguir se comunicar virtualmente??
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom deixa eu ver... o personagem do Leonardo Di Caprio é o tal do paciente que desapareceu.... ele passa a ser considerado louco e por isso não consegue escapar da ilha... e td tava passando na cabeça dele... a Michelle Williams é alguém do passado dele.

 

Eu posso ter exagerado em algumas coisas, mas imaginei que a trama fosse por esse caminho, há uma forte tendência no trailer, pelo menos pra mim. Só diga se errei feio ou não. Sem spoilers, por favor.[/quote']

 

 

 

Bom, posso dizer que você não "errou feio".

 

Você percebeu mais coisas do que eu no trailer, mas não estou dizendo que você está certo.

 

Na verdade, estou meio receosa de dizer alguma coisa nesse tópico, já que tá rolando esse stress todo por conta de possíveis/prováveis spoilers.

 

 

 

Mas posso falar, por mim, que a história, quando revelada, não era esperada. De fato, foi uma surpresa.

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

É sempre muito complicado quando a gente fala a e o outro responde b. É óbvio que ninguém precisa de motivação alguma pra postar' date=' qualquer mensagem que seja, a não ser pelo fato dela própria querer se expressar.

 

Mas não é disso que estou falando. Você não acha que não custava nada sublinhar - a título de alerta mesmo - que o seu post continha possíveis spoilers? Isso que você digitou anteriormente são spoilers em potencial, cara. Que, no caso, podem não se concretizar. Mas que, por outro lado, podem ser reais.

 

Fico espantado por você não perceber isso.

[/quote']

 

Esse problema de comunicação é frequente por aqui... ou será que é a manifestação de uma incapacidade geral do ser humano de conseguir se comunicar virtualmente??

Não, creio que seja localizada mesmo. Um cara que falou algo que claramente incomodou várias pessoas e não tem humildade sequer para admitir e ainda fica mandando as pessoas verem se ele está na esquina FINGE TER mais problemas de comunicação do que o ser humano comum.

A propósito, spoilers podem não ter explicitamente implicações nas regras do fórum, mas indisposição com outros usuários sim.

Mr. Scofield2010-03-13 17:45:27

Link to comment
Share on other sites

 

 

O mais bizarro é o cara ofender a pessoa que veio tentar apaziguar as besteiras postadas por ele. Não vou me surpreender se descobrirem que o Deadboy é fake.

Nem fale. Totalmente desproporcional aquilo.

 

Bom, voltando ao filme, vi hoje. Cara, eu gostei bastante. Planos muito bons, fotografia muito bonita, excelentes efeitos especiais (sim, eles existem e são muito legais) e uma ótima condução da estória (apesar do clima de mistério, aconselho a deixar pra lá o lado Hercule Poirot e curtir o filme por si). Não é uma obra prima nem o melhor do ano, mas é um filme bem interessante.

Mr. Scofield2010-03-14 01:52:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra quem viu o filme: Vocês acharam que a última frase "de efeito" do Di Caprio fez sentido?

 

 

 

 

"O que vale mais: Viver como um monstro ou morrer como herói?"

 

A parte de viver como um monstro faz sentido, porque ele entendeu a realidade, onde ele matou diretamente a mulher e indiretamente os três filhos. Ele "morreria como herói" se fosse pra tal operação ainda achando que era uma pessoa boa. Mas se ele teve o discernimento pra falar essa frase, ele já não podia mais se esconder atrás do herói que já sabia que não era. Então... 09.gif

 

 

 

 

De qualquer forma, a frase ficou bacana. E provavelmente teve gente que não entendeu.

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Dark, para mim:

 

Spoilers (passe o mouse para ler):

 

A frase tem sentido no âmbito externo e não interno. O personagem entra em uma aventura de auto descoberta através de um método sugerido pelo médico (o de ouvir, analisar e participar junto ao paciente de suas "descobertas" - leia-se: aquilo que ele se recusa a enxergar, a fim de fazer ele próprio explorar suas habilidades e ver o quão absurdo eram as coisas que ele vinha fazendo em detrimento dos métodos arcaicos  e invasivos sutilizados).

Em nenhum momento Viver como um monstro ou morrer como herói no meu entendimento soa uma conclusão "interna", mas uma escolha dele para com o mundo e consigo mesmo (continuar fugindo da realidade pois é mais fácil). Ele decide se mostrar louco para o mundo a fim de não ter que ser libertado e voltar para fora da prisão e conviver com a dura realidade e o julgamento dos outros e de si mesmo. É mais fácil desempenhar um papel.

Mesmo que a experiência do médico tenha sido um sucesso de certa forma, ele faz uma escolha individual e egoísta, se contentando apenas em revelar para "Chuck" sua verdadeira face e o quanto o tratamenteo tinha de fato funcionado.

 

Mr. Scofield2010-03-14 02:51:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

É sempre muito complicado quando a gente fala a e o outro responde b. É óbvio que ninguém precisa de motivação alguma pra postar' date=' qualquer mensagem que seja, a não ser pelo fato dela própria querer se expressar.

 

Mas não é disso que estou falando. Você não acha que não custava nada sublinhar - a título de alerta mesmo - que o seu post continha possíveis spoilers? Isso que você digitou anteriormente são spoilers em potencial, cara. Que, no caso, podem não se concretizar. Mas que, por outro lado, podem ser reais.

 

Fico espantado por você não perceber isso.

[/quote']

 

Esse problema de comunicação é frequente por aqui... ou será que é a manifestação de uma incapacidade geral do ser humano de conseguir se comunicar virtualmente??

Não, creio que seja localizada mesmo. Um cara que falou algo que claramente incomodou várias pessoas e não tem humildade sequer para admitir e ainda fica mandando as pessoas verem se ele está na esquina FINGE TER mais problemas de comunicação do que o ser humano comum.

A propósito, spoilers podem não ter explicitamente implicações nas regras do fórum, mas indisposição com outros usuários sim.

 

 Mas, tá difícil, heim?? 09 Não tenho que ter humildade pra admitir nada que não considere errado. Isso não faz sentido. Entretanto, eu mesmo fui o primeiro a sugerir que quem se sentisse ofendido ou incomodado, me reportasse. Simples assim.

 "Fingindo ter mais problemas de comunicação do que o ser humano comum"??! 09 06 De onde tirou isso? Você e outros aqui é que parecem malucos de vez em quando, com um patrulhamento besta e desproporcional. Isso sem falar na Srta Moderadora que ao invés de simplesmente apagar o post, o edita de modo irônico e depois vem pedir desculpas...07

 Em tempo: não quero ter indisposição com ninguém aqui. 05

 Entretanto, não sou do tipo que ouve calado nhém-nhém-nhém. 03

Deadman2010-03-14 13:17:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CONTÉM SPOILERS

 

Pra mim este filme foi uma decepção. Talvez seja porque já estou cansado de filmes onde a trama quase inteira é fruto da imaginação de uma personagem (se for fazer isso, que seja como Spider do Cronenberg!). Em um elenco de estrelas, é o Jackie "Rorschach" Earle Haley quem está digno de prêmios. O Leo pra variar está exímio, em um papel que exige muito drama do ator, mas meh.

 

O filme começa e logo vem o "VIVA BERNARD HERRMANN" (sim, em CAPS). Em seguida começam os sustinhos, o som no talo que traz luzes piscando, tempestades de canivete, vultos saíndo do escuro...

Estava esperando [o nível de] O Iluminado, recebi Uma Mente Brilhante. 07 Ok, isso foi exagerado, mas é que foi uma decepção muito grande. Cabo do Medo é tão bacana, esse aqui fica de joelhos e faz um bj no Scorsese de 1991.

 

O final é bom. Muita gente vai falar que é a cereja do bolo. Bah...

 

 
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

É sempre muito complicado quando a gente fala a e o outro responde b. É óbvio que ninguém precisa de motivação alguma pra postar' date=' qualquer mensagem que seja, a não ser pelo fato dela própria querer se expressar.

 

Mas não é disso que estou falando. Você não acha que não custava nada sublinhar - a título de alerta mesmo - que o seu post continha possíveis spoilers? Isso que você digitou anteriormente são spoilers em potencial, cara. Que, no caso, podem não se concretizar. Mas que, por outro lado, podem ser reais.

 

Fico espantado por você não perceber isso.

[/quote']

 

Esse problema de comunicação é frequente por aqui... ou será que é a manifestação de uma incapacidade geral do ser humano de conseguir se comunicar virtualmente??

Não, creio que seja localizada mesmo. Um cara que falou algo que claramente incomodou várias pessoas e não tem humildade sequer para admitir e ainda fica mandando as pessoas verem se ele está na esquina FINGE TER mais problemas de comunicação do que o ser humano comum.

A propósito, spoilers podem não ter explicitamente implicações nas regras do fórum, mas indisposição com outros usuários sim.

 

 Mas, tá difícil, heim?? 09 Não tenho que ter humildade pra admitir nada que não considere errado. Isso não faz sentido. Entretanto, eu mesmo fui o primeiro a sugerir que quem se sentisse ofendido ou incomodado, me reportasse. Simples assim.

 "Fingindo ter mais problemas de comunicação do que o ser humano comum"??! 09 06 De onde tirou isso? Você e outros aqui é que parecem malucos de vez em quando, com um patrulhamento besta e desproporcional. Isso sem falar na Srta Moderadora que ao invés de simplesmente apagar o post, o edita de modo irônico e depois vem pedir desculpas...07

 Em tempo: não quero ter indisposição com ninguém aqui. 05

 Entretanto, não sou do tipo que ouve calado nhém-nhém-nhém. 03

Tá difícil é admitir que cometeu uma besteira quando todo mundo comete de vez em quando.  Não lhe parece meio esquisito todo mundo estar errado e você certo? Você não reavalia posturas? Impressive.

E essa de ser do "não sou do tipo que ouve calado" mesmo quando todo mundo viu que seu comportamento é desapropriado e vários usuários já falaram por aqui é a mesma coisa para mim de dizer "vejam como não tenho humildade nenhuma e sou fodaço sendo assim.", comportamento arrogante, diga-se, em minha opinião.

 Isso sim é decepcionante. E a Veras não utilizou de ironia nenhuma, você viu o que quis ver porque está na defensiva.

Agora...tem vários posts que você vem rebatendo sistematicamente o que os outros usuários falam ao invés de falar sobre o filme e suas opiniões sobre ele (que é o que de fato queremos ouvir). Tem certeza que não quer criar indisposição? Porque o que vejo é que você já criou e não está com a mínima vontade de sair do ciclo.

Mr. Scofield2010-03-14 14:56:33

Link to comment
Share on other sites

 

 

CONTÉM SPOILERS

 

Pra mim este filme foi uma decepção. Talvez seja porque já estou cansado de filmes onde a trama quase inteira é fruto da imaginação de uma personagem (se for fazer isso' date=' que seja como Spider do Cronenberg!). Em um elenco de estrelas, é o Jackie "Rorschach" Earle Haley quem está digno de prêmios. O Leo pra variar está exímio, em um papel que exige muito drama do ator, mas meh.

 

O filme começa e logo vem o "VIVA BERNARD HERRMANN" (sim, em CAPS). Em seguida começam os sustinhos, o som no talo que traz luzes piscando, tempestades de canivete, vultos saíndo do escuro...

Estava esperando [o nível de'] O Iluminado, recebi Uma Mente Brilhante. 07 Ok, isso foi exagerado, mas é que foi uma decepção muito grande. Cabo do Medo é tão bacana, esse aqui fica de joelhos e faz um bj no Scorsese de 1991.

 

O final é bom. Muita gente vai falar que é a cereja do bolo. Bah...

 

 

 

Spoilers:

Também vejo de certa forma assim, Vicking. Já vi n filmes parecidos, alguns MUITO mais interessantes e conheço muitas das estratégias para ocultar do espectador algo que está o tempo todo na cara dele.

Com 4 minutos de filme (quando ele recebe o copinho para tomar a aspirina da mesma forma que já estamos acostumados a ver hospitalizados tomarem, já dá pra sacar metade da trama). Tanto que também não me surpreendeu em nada nesse aspecto.

Por outro lado, eliminado o peso do mistério central em termos gerais, que passou a ser óbvio,  comecei a apreciar outros atributos em Shutter Island que não estão especificamente nas surpresas, mas em fotografia, trilha sonora (sensacional), efeitos especiais, desenvolvimento dos personagens e enredo, etc.  A estória considero bem bacana, mesmo que a temática em si seja batida. Penso naquele do "não importa o que exatamente, mas o como".

Por outro lado, discordo. Detesto O Iluminado e adoro Uma Mente Brilhante.  06

 

E Dark, não foi o Dracula quem editou colocando a mensagem de spoilers, fui eu. 06

Mr. Scofield2010-03-14 14:53:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CONTÉM SPOILERS

 

Pra mim este filme foi uma decepção. Talvez seja porque já estou cansado de filmes onde a trama quase inteira é fruto da imaginação de uma personagem (se for fazer isso' date=' que seja como Spider do Cronenberg!). Em um elenco de estrelas, é o Jackie "Rorschach" Earle Haley quem está digno de prêmios. O Leo pra variar está exímio, em um papel que exige muito drama do ator, mas meh.

 

O filme começa e logo vem o "VIVA BERNARD HERRMANN" (sim, em CAPS). Em seguida começam os sustinhos, o som no talo que traz luzes piscando, tempestades de canivete, vultos saíndo do escuro...

Estava esperando [o nível de'] O Iluminado, recebi Uma Mente Brilhante. 07 Ok, isso foi exagerado, mas é que foi uma decepção muito grande. Cabo do Medo é tão bacana, esse aqui fica de joelhos e faz um bj no Scorsese de 1991.

 

O final é bom. Muita gente vai falar que é a cereja do bolo. Bah...

 

 


Spoilers:
Também vejo de certa forma assim, Vicking. Já vi n filmes parecidos, alguns MUITO mais interessantes e conheço muitas das estratégias para ocultar do espectador algo que está o tempo todo na cara dele.
Com 4 minutos de filme (quando ele recebe o copinho para tomar a aspirina da mesma forma que já estamos acostumados a ver hospitalizados tomarem, já dá pra sacar metade da trama). Tanto que também não me surpreendeu em nada nesse aspecto.
Por outro lado, eliminado o peso do mistério central em termos gerais, que passou a ser óbvio,  comecei a apreciar outros atributos em Shutter Island que não estão especificamente nas surpresas, mas em fotografia, trilha sonora (sensacional), efeitos especiais, desenvolvimento dos personagens e enredo, etc.  A estória considero bem bacana, mesmo que a temática em si seja batida. Penso naquele do "não importa o que exatamente, mas o como".
Por outro lado, discordo. Detesto O Iluminado e adoro Uma Mente Brilhante.
  06

E Dark, não foi o Dracula quem editou colocando a mensagem de spoilers, fui eu. 06

 

Spoilers:

, Não podemos esquecer também no inicio do filme quando ele desembarca na ilha e vê os guardas e questiona: 'Seus guardas parecem bem tensos'06 genial06
Ben Wade2010-03-14 15:11:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

estória muito boa p/ um filme não muito bem executado (infelizmente)

 

a trilha sonora apesar de muito boa, é bastante intrusiva em certos pontos. não gostei muito do trabalho de edição do filme, tinham ali uns cortes muito estranhos

 

agora a direção de arte e fotografia sim são muito boas, e no campo das atuações, di caprio entrega mais uma vez uma ótima atuação, mas quem rouba mais uma vez é o jackie earle haley. impressionante a força q ele traz aos personagens q interpreta, mesmo sendo numa rápida aparição

 

na metade do filme já dava p/ sacar algumas coisas q estavam por vir, mas no final das contas o saldo é positivo

 

- spoiler -

 

é claro q alguns vão dizer q o final é um pouco dúbio, mas no meu entender o jack laeddis fingiu p/ o "chuck" q aquilo tudo ainda era um complô contra ele, p/ q ele finalmente pudesse descansar/esquecer todo aquele horror através de uma cirurgia de lobotomia (já q essa foi a última chance concedida pelo dr. cawley p/ q ele recuperasse sua sanidade, tendo em vista q ele era um prisioneiro bastante instável)
D4rk Schn31d3r2010-03-14 23:40:11
Link to comment
Share on other sites

Spoilers para o D4rk

 

D4rk, os cortes estão relacionados ao tom surreal da estória. É muito comum em nossos sonhos ou análises subconscientes sofrermos cortes bruscos de percepção. E olha que o Scorsese nem exagerou porque estava tentando esconder algo (dê uma olhada em O Espelho do Tarkovsky onde a maioria das personagens mulheres são representadas pela mesma pessoa). 06

E não acho que haja dubiedade no final, acho claríssimo o que você concluiu.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou surpreso de não lido nenhuma comparação com Memento. É essa que me vem na cabeça desde que vi. Mas ainda estou pesando o quanto não gostei ainda.

 

Duas críticas que eu não concordo: sobre a trilha (que pra mim é claramente referência a Hitch/Hermann, Spielberg e mais um monte de coisa que eu não conheço, haha) e sobre os flashbacks (que achei bem de acordo com a proposta).

 

E como o CGI foi usado totalmente a favor, não? Sério, tenho séria aversão a filmes que utilzam demais, mas aqui ficou lindo e totalmente in the mood.
Zanile2010-03-15 16:59:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Estou surpreso de não lido nenhuma comparação com Memento. É essa que me vem na cabeça desde que vi. Mas ainda estou pesando o quanto não gostei ainda.

 

Duas críticas que eu não concordo: sobre a trilha (que pra mim é claramente referência a algo - só que provavelmente a algo que eu não conheço' date=' haha) e sobre os flashbacks (que achei bem de acordo com a proposta).
[/quote']

 

Lembrei de Hitchcock e Tubarão...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Estou surpreso de não lido nenhuma comparação com Memento. É essa que me vem na cabeça desde que vi. Mas ainda estou pesando o quanto não gostei ainda.

 

Duas críticas que eu não concordo: sobre a trilha (que pra mim é claramente referência a algo - só que provavelmente a algo que eu não conheço' date=' haha) e sobre os flashbacks (que achei bem de acordo com a proposta).
[/quote']

 

Lembrei de Hitchcock

 

 

Foi uma referência em todos os aspectos, não só na trilha. Aliás, uma  coisa que constantemente me agradou foram os enquadramentos e as composições 100% hitchcockianas. Aquela imagem final por exemplo.. nham!
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...