Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
Investigador L

Dario Argento

Recommended Posts

 

 

 

suspiria-2.jpg

 

Dario Argento (nascido a 7 de Setembro de 1940 em Roma, Itália) é um realizador, produtor e argumentista conhecido pelos seus trabalhos no género do giallo e pela sua influência no cinema de terror moderno. É pai da actriz Asia Argento. [/wikipédia]

 

2008 - Giallo

2007 - Madre Tereza (?) (La terza madre)

2006 - Masters of horror (segmento Jennifer)

2004 - O jogador de cartas (Il cartaio)

 

2001 - Non ho sonno

 

1998 - Um vulto na escuridão (Il fantasma dell' opera)

 

1996 - Síndrome mortal (La sindrome di Stendhal)

 

1993 - Trauma (Trauma)

 

1990 - Dois olhos satânicos (Due occhi diabolici)

 

1987 - Terror na ópera (Opera)

 

1985 - Phenomena

 

1982 - Tenebre

 

1980 - Inferno

 

1977 - Suspiria (Suspiria)

 

1975 - Prelúdio para matar (Profondo rosso)

 

1973 - Testemone oculare (TV)

 

1973 - Il tram (TV)

 

1973 - Le cinque giornate

 

1971 - Quatro moscas no veludo cinza (4 mosche di velluto grigio)

 

1971 - O gato de nove caudas (Il gatto a nove code)

 

1970 - As plumas de cristal (L'uccello dalle piume di cristallo)

 

1969 - Un esercito di cinque

uomini

 

1968 - Oggi a me... domani a te!

 

 

Então, mestre dos filmes de horror, um cara que tem o suspense no sangue e é capaz de dirigir com tamanha versatilidade que deixaria Hitchcock e Martin Scorsese, só pra citar dois diretores com estilos distintos, de queixo caído (e com certeza deixou).

 

Nesses dias em que eu assisti Manhattan, do Woody Allen, eu pensei um pouco sobre as coisas pelas quais vale a pena viver. Dario Argento + Goblin COM CERTEZA é uma das coisas pelas quais essa coisa maluca que é a vida se torna feliz.

 

EDIT: Ah, só pra constar, A VELHA TÁ NO ESPELHO NAQUELA CENA EM PROFONDO ROSSO PORRA.Troy Atwood2008-08-05 06:53:24

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem tanta coisa dele que eu preciso ver ainda, mas do que assisti meu favorito é Suspiria. Alguém sabe se lançaram Phenomena aqui no Brasil em dvd ?

 

No outro lado, Não gosto nem um pouco do segmento "Jennifer" de Marters of Horror

Share this post


Link to post
Share on other sites
Tem tanta coisa dele que eu preciso ver ainda' date=' mas do que assisti meu favorito é Suspiria. Alguém sabe se lançaram Phenomena aqui no Brasil em dvd ?

 

No outro lado, Não gosto nem um pouco do segmento "Jennifer" de Marters of Horror
[/quote']

 

Tanto 'Phenomena' e 'Suspiria' se encontram por menos de dez reais no 'Submarino.com'...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nada a ver, Soto 06 Ambos, pai e filha, são incríveis, cada um a seu jeito, claro aheuaheua.

 

1. Suspiria - 5/5

2. Profondo rosso - 5/5

3. Tenebre - 5/5

4. Phenomena - 4,5/5

5. La terza madre - 4,5/5

6. Inferno - 3,5/5

 

sim, mudei a nota de Tenebre e talz 08

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

 

 

O Pássaro das Plumas de

Cristal

 

 

 

 

 

Um refinado ensaio para a obra-prima Profondo Rosso. O

filme de estréia de Dario Argento está bem mais próximo de Blow Up que Prelúdio

(não que isto seja exatamente bom ou ruim), tornando ainda mais notória a

insegurança de O Pássaro das Plumas de Cristal em relação ao filme de 75. Se em

Prelúdio Para Matar, Argento já usava tranqüilamente a câmera subjetiva,

recriava atmosferas insuportáveis através de longos trechos de espreita e

trilha sonora estourando, e não temia sacrificar completamente a coerência do

roteiro em função de uma única bela seqüência, fazendo-se imperativo na sua

obra, O Pássaro das Plumas de Cristal traz menos virtuosismo, um Argento (se

comparado ao de 75) ainda tímido, apoiando-se com a metade do seu peso sobre a

trama (há inclusive uma explanação final à la Psicose).

 

Mas O Pássaro é mais que apenas um exercício e uma

releitura de Blow Up sob luz amarela. Apesar de não tão plásticas e sufocantes

como posteriormente, as seqüências de assassinatos e tentativas já são

sensacionais. A última, especialmente, quando Dalmas entra numa sala

completamente escura sob a claridade limitada de um único ponto, e de repente,

as lâmpadas são acesas. E a revelação final é realmente surpreendente (e é tão

difícil que a identidade de um assassino seja mesmo uma surpresa), só não

estando, sozinha, superior a de Prelúdio Para Matar porque quase nada de

intensidade é dada a questão do “acho que vi algo importante…”, o que em

Profondo é genial.

 

 

 

 

 

Enfim, filmaço mesmo. Uma estréia excelente quando Argento

ainda precisava de umas poucas páginas do “Como se Faz Cinema…” debaixo do

braço, e que jogaria no fogo antes de 75. 

 

3/4

 

 

 

Suspira

 

 

 

Já deste aqui eu esperava mais. Ser um filme

maravilhosamente lindo (visualmente) é a princípio o que o salva. Ou talvez o

que o mantenha abaixo do “sensacional!” que eu sinceramente gostaria de

disparar a seu respeito… Porque a mistura do ‘trash’ com a extrema sofisticação

visual torna Suspiria um tanto esquizofrênico, um filme de identidade flutuante

(sem que haja, aparentemente, uma razão pra isso. Tanto ‘racional’ quando de

‘efeito’ cinematográfico).

 

 

 

Os primeiros 15 minutos pressupõem uma obra-prima

absoluta, mas é exatamente onde a afinação inacreditável entre Argento e Goblin

começa a perder o efeito do encanto ainda ativo desde Profondo Rosso. Não que

seja ruim, a léguas disso. É sensacional, Goblin + Argento = orgasmo de cinema.

Mas não há a mesmo intensidade, a mesma agressividade, não há navalhas nos

acordes dos caras, dessa vez. Basicamente, Argento e Goblin sofrem da

comparação com eles mesmos, e estranhamente, fazem de Suspiria uma pirâmide

invertida, com seu pico de tensão no início e um final que parece não render o

que deveria.

 

 

 

 

 

Mas é um ótimo filme. Uma das coisas mais interessantes é

que a identidade do assassino, aqui, é irrelevante, tomando mais proporção a

própria atmosfera da mansão, naquela utilização sobrenatural da câmera

subjetiva e que nunca sabemos se, afinal, é subjetiva mesmo ou não. O caminhar

progressivo sobre os corredores lembram os percursos quase alados da steady cam

de Stanley Kubrick em O Iluminado, e é especialmente incrível uma tomada

superior das duas meninas conversando numa piscina.

 

 

 

Além de tudo há um uso opressivo de cores que inundam

completamente a tela. O verde, o azul e o vermelho praticamente compõem uma

pintura viva de 90 minutos. É lindo, como eu disse. Ainda assim, a sensação de

que me foi entregue menos do que me disseram os 15 primeiros minutos (e a

própria expectativa inevitável) continua forte.

 

3/4

 

 

 

 

Forasteiro2008-05-07 16:51:08

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Sobre o que é ''Profundo Rosso'' e qual é o envolvimento da velhinha nessa história?

 

O filme é sobre um músico que testemunha um assassinato e é perseguido pelo assassino enquanto investiga. Na essência é isso.

 

Já a velhinha, bem esquece isso e assista o filme. Quando tu acabar tu vai entender!03

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

 

Sobre o que é ''Profundo Rosso'' e qual é o envolvimento da velhinha nessa história?

 

Com a história, nenhum, mas a velhinha é coadjuvante de um dos usos de câmera subjetiva mais geniais que eu já vi na vida.

Forasteiro2008-05-09 14:28:49

Share this post


Link to post
Share on other sites

1. Suspiria - 5/5
2. Profondo rosso - 5/5
3. Tenebre - 5/5

4. Opera - 4,5/5
5. Phenomena - 4,5/5
6. La terza madre - 4,5/5
7. Inferno - 3,5/5

8. Trauma - 3,5/5

 

Opera tem provavelmente a maior (ou umas das dez maiores, com absoluta certeza) cena que eu assisti, e Trauma possui, lá no finalzinho, uma cena absurdamente foda, que me fez esquecer um bocado de coisas ruins que eu vi no filme anteriormente.

 

Por coincidência, eu li hoje uma péssima crítica de Suspiria, mas que teve uns momentos inspirados, como quando o crítico compara a mansão assombrada de Suspiria com uma casa dos horrores do Dario Argento, na qual ele simplesmente colocou lá dentro tudo o que mais inspira e admira o cara - Hitchcock, Buñel etc etc., e esse comentário foi legal. O final do filme, a cena da bruxa principalmente, foi dificil de engolir, mas agora eu já acho meio impossível de preferir Profondo rosso à Suspiria.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Virou moda na cena emo [sabem como é, colorido, exagerado, etc], mas ainda assim o cara é foda.

 

01. Asia Argento

02. Tenebre

04. Prelúdio Para Matar

04. Suspiria

05. Sleepless

06. Terror na Ópera

07. O Pássaro das Plumas de Cristal

 

Tenebre é um dos grandes filmes sobre metalingüagem do cinema - e não é por nada que pega metade dos conceitos do De Palma pra conseguir chegar a esse resultado final.

 

DanielSan2008-05-30 12:54:58

Share this post


Link to post
Share on other sites

01. Prelúdio Para Matar

02. Tenebre

03. Suspiria

04. O Pássaro das Plumas de Cristal

05. Phenomena - 2/4

06. Mãe das Lágrimas

07. Terror na Ópera

 

Complicado. Não agüento mais repetir "era pra ter sido op" dos filmes do Argento, babaca idiota. Phenomena é o troço mais non-sense do universo, totalmente surtado, surreal, escatológico e esquizofrênico, mas também é a pérola mais jogada no lixo que eu já vi. Duas coisas: iron maiden, motorhead e outros troços que vão à pqp, deixasse só Goblin e pronto tchê. Nada contra o metal, mas primeiro que não se ajuda (em especial numa comparação com Eles), segundo porque o Argento não tem muita idéia do que fazer com as trilhas aqui. Segundo: UMA HORA INTEIRA dirigida como se o próprio Argento é que estivesse sonâmbulo. Tem mais uma vez aquela coisa de quebrar a narrativa de repente e mudar a história do nada e tal. Perfeito, mas não fode pô. O miolo todo é um troço massante do varalho. A terceira morte (na transição dessa boa primeira parte pra segunda) e a quarta são coisas indignas da assinatura de Dario Argento. Sério.

 

Agora, só não me dá mais raiva porque os 10 últimos minutos são gritantemente GENIAIS!!!!!!!!! É o Argento de sempre acordando hiperativo e surtando demais pqpqpqpqp. É hilário, é maravilhoso, poucas vezes ri tanto com um filme (pelos motivos certos, dessa vez...).

 

E a Connelly tá uma delícia. ::%29

Share this post


Link to post
Share on other sites

  Alguem já viu esse dele?

Você Gosta de Hitchcock?

Filme / Suspense

Nome Original:  Do You Like Hitchcock?

Direção:  Dario Argento

Elenco:  Elio Germano, Cristina Brondo, Iván Morales, Chiara Conti, Elisabetta Rocchetti, Elena Maria Bellini, Horacio José Grigaitis, Anna Varello,Giuseppe Lo Console,

País:  Itália/Espanha

Ano: 2005

Duração:  93 min

Cor:  Colorido

Classificação:  Programa para jovens e adultos

O estudante de cinema Giulio é louco por Alfred Hitchcock. Um dia ele vai à locadora e encontra sua vizinha, que está alugando um dos clássicos do diretor, "Pacto Sinistro". Pouco depois, acontece uma série de assassinatos com referências a filmes do mestre do suspense.

Questão2008-08-01 02:37:24

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

  Alguem já viu esse dele?

Você Gosta de Hitchcock?

Filme / Suspense

Nome Original:  Do You Like Hitchcock?

Direção:  Dario Argento

Elenco:  Elio Germano' date=' Cristina Brondo, Iván Morales, Chiara Conti, Elisabetta Rocchetti, Elena Maria Bellini, Horacio José Grigaitis, Anna Varello,Giuseppe Lo Console,

País:  Itália/Espanha

Ano: 2005

Duração:  93 min

Cor:  Colorido

Classificação:  Programa para jovens e adultos

O estudante de cinema Giulio é louco por Alfred Hitchcock. Um dia ele vai à locadora e encontra sua vizinha, que está alugando um dos clássicos do diretor, "Pacto Sinistro". Pouco depois, acontece uma série de assassinatos com referências a filmes do mestre do suspense.

[/quote']

 

Esse filme passa direto na HBO, ainda não consegui ver desde o início, vi apenas um pedaço, mas me pareceu ser legal.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Como vocês viram Prelúdio Para Matar? O DVD que tenho' date=' da London Films, tá com dublagem italiana em algumas partes, inglesa nas outras e sem legendas num monte de trechos. Maldito trabalho porco 11

[/quote']

 

 

 

 Eu tambem tenho essa cópia de merda no meu acervo.O filme é mediano,ja a distribuidora do dvd é .....

 

 Argento é um bom diretor sim.Ele tem um jeito muito peculiar e original de filmar.As carcterísticas técnicas dos seus filmes(cenário,figurino,montagem) tambem são muito boas.Meu favorito dele é o favorito de muita gente,Suspiria.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Como vocês viram Prelúdio Para Matar? O DVD que tenho' date=' da London Films, tá com dublagem italiana em algumas partes, inglesa nas outras e sem legendas num monte de trechos. Maldito trabalho porco 11
[/quote']

 

emule2.jpg

 

0306

 

01. Prelúdio Para Matar
02. Suspiria
03. Tenebre
04. Mansão do Inferno
05. O Gato de Nove Caudas
06. O Pássaro das Plumas de Cristal
07. Quatro Moscas no Veludo Cinza


 

Os três primeiros são uódoborogodó, o quarto é da hora, mas só tem graça pra quem é fã do cara mesmo (e tão cheio de altos e baixos que sei lá, assim como boa parte de alguns filmes dele), e os três últimos são apenas interessantes (embora eu esteja devendo uma revisada pra "O Gato etc").
rubysun2008-08-04 23:12:31

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...