Members Kaká Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Pessoal, depois de uma árdua discução aqui no trabalho, decidi criar um tópico no mais cinéfilo dos foruns, o Cinema em Cena. No final do filme Inteligencia Artificial, quem encontra David são Alienigenas ou robos evoluidos que passaram a "viver" na terra depois da extinção da raça humana? Meu amigo do trabalho está relutante a aceitar que são alieniginas, e nos chamou de ignorantes por não percebermos o óbvio. Quote Link to comment
Members Dook Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Resposta: robôs. E se não me engano, já tem tópico sobre o filme... Quote Link to comment
Members Renato Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 A resposta não está no filme. Mas como é um filme do Spilba, eu voto em ETs Quote Link to comment
Members Dook Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Pô, a resposta não está no filme? Em quantas partes dele você dormiu? Quote Link to comment
Members Renato Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Pô' date=' a resposta não está no filme? Em quantas partes dele você dormiu? [/quote'] Todas. Onde você viu a confirmação de que aquelas criaturas são robôs? Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted October 21, 2008 Report Share Posted October 21, 2008 Olha, como eu não achei outro tópico para o filme, mudei o título e esse passa a aglomerar todos os tipos de discussão sobre ele, ok? Quote Link to comment
Members MacGruber Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Eu sempre achei que eram simplesmente alienígenas... Quote Link to comment
Members Renato Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Bom, esses ae parecem aliens... quer dizer, pelo menos com a aparência já consagrada no imaginário coletivo. MAAAASSS... Encontrei um texto na net e parece que o Dook tem razão... "Os alienígenas de Contatos Imediatos e seus longos pescoços finos nos levam de volta a A.I.. No final, depois de ficar 2.000 anos no fundo do oceano que acaba por congelar, David é resgatado por estranhas criaturas que são logo associadas por boa parte da audiência a seres alienígenas. O fato é irônico porque os diálogos dos seres evidenciam que eles não são alienígenas, mas sim evoluções dos andróides que sobreviveram à extinção do ser humano. Como o robô Gigolo Joe diz profeticamente, “no final, tudo que restará seremos nós”. Permanece porém um certo ar de ambigüidade, e o melhor que podemos achar no diálogo do próprio filme a respeito desta questão é o comentário do ser que diz ‘invejar os seres humanos’ e ‘aquilo que eles chamam de espírito’. É razoavelmente claro que este comentário advém de uma máquina, mas é apenas nas referências visuais que poderemos encontrar pistas decisivas sobre o ambíguo final. Os seres lembram alienígenas, entretanto se resumirmos nossas referências visuais apenas ao filme eles são incrivelmente similares ao símbolo da Cybertronics, a empresa que fabricou David! Símbolo este que é a primeira coisa de que ele se lembra: um ser estilizado, esbelto e longilíneo. Aliás, a primeira imagem de David que temos, desfocada, também lembra os seres do final do filme. No auge de sua evolução os andróides eventualmente assumem a forma do símbolo idealizado de perfeição humana da mesma Cybertronics que criou David." Quote Link to comment
Members Dook Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Me poupou um post... E outra: a ambiguidade sugerida só se deu pq Spielberg tem obcessão por alienígenas. Se fosse outro diretor (Kubrick, por exemplo), essa idéia dificilmente passaria pela cabeça de quem assistiu. Quote Link to comment
Members Renato Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Me poupou um post... E outra: a ambiguidade sugerida só se deu pq Spielberg tem obcessão por alienígenas. Se fosse outro diretor (Kubrick' date=' por exemplo), essa idéia dificilmente passaria pela cabeça de quem assistiu. [/quote'] Exatamente. Se bem que 2001 tem uns negócios de ET, mas enfim... O fato de não serem ETs no final de AI, torna o filme melhor? Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Nada consegue tornar esse filme melhor. Quote Link to comment
Members Jorge Soto Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 nao gostei nem um pouco desse filme.. filmes de bonecos/robos querendo virar humano ja tem o Pinoquio e o de baixo, bem melhor q AI.. Isso pq nao mencionei a divertida Super Vicky Quote Link to comment
Members pantalaimon Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Tem também a parte física dos "robôs", idênticos a alienígenas; aí você junta isso ao Spielberg e pronto, ET´S! Quote Link to comment
Members pantalaimon Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 nao gostei nem um pouco desse filme.. filmes de bonecos/robos querendo virar humano ja tem o Pinoquio e o de baixo' date=' bem melhor q AI.. Isso pq nao mencionei a divertida Super Vicky [/quote'] O filme é muito bom, mas claro, apostaria numa versão melhor se tivesse sido dirigido pelo Kubrick, mas gostei. É um filme que vi com 15 anos, não entendi algumas coisas. Depois de revê-lo ano passado cresceu, é bom. Quote Link to comment
Members Lucas Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 Não dá para ficar especulando o que seria de A.I. se Kubrick o tivesse feito. Sim, ele é superior a Spielberg... mas este sabe lidar como ninguém com a temática da infância... ficaríamos como um cachorro mordendo o próprio rabo... O fato é: Kubrick morreu, Spielberg assumiu o projeto e fez uma fantástica obra, definitivamente não precisa ficar à sombra do primeiro, porque tem sua própria luz...Lucas2008-10-21 20:06:15 Quote Link to comment
Members pantalaimon Posted October 21, 2008 Members Report Share Posted October 21, 2008 O.o'...??? Quote Link to comment
Members Rob Gordon Posted October 22, 2008 Members Report Share Posted October 22, 2008 Não dá para ficar especulando o que seria de A.I. se Kubrick o tivesse feito. Sim' date=' ele é superior a Spielberg... mas este sabe lidar como ninguém com a temática da infância... ficaríamos como um cachorro mordendo o próprio rabo... O fato é: Kubrick morreu, Spielberg assumiu o projeto e fez uma fantástica obra, definitivamente não precisa ficar à sombra do primeiro, porque tem sua própria luz...[/quote'] Assino embaixo. Tb gosto mto do filme. Quote Link to comment
Members Questão Posted October 31, 2008 Members Report Share Posted October 31, 2008 Eu gosto do filme, e Jude Law tem uma atuação fantastica. Mas o garoto irrita profundamente. A artificialidade q ele passa foi proposital? Quote Link to comment
Members Renato Posted October 31, 2008 Members Report Share Posted October 31, 2008 Eu gosto do filme' date=' e Jude Law tem uma atuação fantastica. Mas o garoto irrita profundamente. A artificialidade q ele passa foi proposital?[/quote'] Só se levarmos em conta que ele faz o papel de uma máquina. Quote Link to comment
Members Questão Posted October 31, 2008 Members Report Share Posted October 31, 2008 Eu gosto do filme' date=' e Jude Law tem uma atuação fantastica. Mas o garoto irrita profundamente. A artificialidade q ele passa foi proposital?[/quote'] Só se levarmos em conta que ele faz o papel de uma máquina. Foi por esse lado q eu pensei Quote Link to comment
Members Lucas Posted October 31, 2008 Members Report Share Posted October 31, 2008 Mas na cenas em que ele não está "artificial" são fodas. A maneira como David muda quando a mãe lê as palavras que despertam o amor é sensacional... pequenos detalhes que fizeram toda a diferença na cena. Quote Link to comment
Members Chiquinho Posted March 8 Members Report Share Posted March 8 Precisamos de uma parte 2... Big One 1 Quote Link to comment
Recommended Posts