Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members
Imagina só' date=' vc e seus amigos chegam num lugar q só tem indios. Ta q os indios comem um amigo seu, come o outro (no bom sentido), Tipo ninguém explicou pra ele nada da biblia q isto é errado! Só sobrou vc e a biblia. Dai é aquela frase: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os ecolhidos." Torça pra ser um escolhido!

Dai vc consegue se safar da situação sabe lá como. Anos depois contam a sua história e vc é malhado pq não respeitou a cultura deles!  Ah vão pra pqp. O couro lá era o seu né![/quote']

Uma coisa é eu explicar pro indio que isso é errado. Outra coisa completamente diferente é impor a Bíblia a eles sob pena de ameaças de violência, estupro e assassinato. A Biblia nunca mandou fazer isto.
Oi se eu tivesse em ameaça de morte até eu matava tb! Teve abusos? teve pelo menos baseado nos historiadores. (Devem ser ateus)06. Mas não pelo catolicismos e sim pela natureza humana. Tem abuso em tudo q é lado até dos indios, crentes, ....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A evangelização é necessária e não é o fulano vir até o cristão' date=' é o cristão quem deve ir atrás do fulano, conforme Romanos 10:12-15

 

[/quote']

 

Fiquei curioso agora, como vocês fazem para ir até o fulano?

 

 

 

 

Fala isso pra elas. Tem uma igreja quase em frente à minha casa. Já tenho até um esquema montado pra não ter que atender.

 

 

Realmente o arranjo não é este, para não incomodar as pessoas.

 

Mas se isto está acontecendo, atende e deixe claro (sem falta de aducação) que não quer receber visitas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Fiquei curioso agora' date=' como vocês fazem para ir até o fulano?[/quote']

 

 

 

Acho que isso já foi falado nesse e nos outros tópicos...

 

 

 

Vamos ao fulano de variadas formas... Todos os meus colegas de trabalho, por exemplo, já ouviram do evangelho. Já os evangelizei; Alguns de meus clientes já ouviram também do Evangelho... E por aí vai...

 

 

 

Rafal, entenda que há cristãos que evangelizam mas não da forma sistemática e religiosa como vocês fazem.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi se eu tivesse em ameaça de morte até eu matava tb! Teve abusos? teve pelo menos baseado nos historiadores. (Devem ser ateus). Mas não pelo catolicismos e sim pela natureza humana. Tem abuso em tudo q é lado até dos indios' date=' crentes, ....[/quote']

 

 

 

Lógico que tem abuso pra tudo que é lado...

 

 

 

E a idéia de indios ameaçando os pobres padres jesuítas que chegaram em terra estranha já tomando conta do pedaço é tão... 06.gifDook2012-01-06 18:15:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Imagina só' date=' vc e seus amigos chegam num lugar q só tem indios. Ta q os indios comem um amigo seu, come o outro (no bom sentido), Tipo ninguém explicou pra ele nada da biblia q isto é errado! Só sobrou vc e a biblia. Dai é aquela frase: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os ecolhidos." Torça pra ser um escolhido!

 

Dai vc consegue se safar da situação sabe lá como. Anos depois contam a sua história e vc é malhado pq não respeitou a cultura deles!  Ah vão pra pqp. O couro lá era o seu né![/quote']

 

Uma coisa é eu explicar pro indio que isso é errado. Outra coisa completamente diferente é impor a Bíblia a eles sob pena de ameaças de violência, estupro e assassinato. A Biblia nunca mandou fazer isto.

Oi se eu tivesse em ameaça de morte até eu matava tb! Teve abusos? teve pelo menos baseado nos historiadores. (Devem ser ateus)06. Mas não pelo catolicismos e sim pela natureza humana. Tem abuso em tudo q é lado até dos indios, crentes, ....

Exatamente. Oficialmente as missões eram para evangelização, ponto. Claro que abusos e maus tratos aconteciam, mas isso é algo que acompanha a história humana. As práticas dos protestantes na américa norte também foi bem brutal.

 

Hoje critiamos essas práticas (com razão), mas não podemos ignorar que o problema não está apenas na crença de um ou de outro. Os nativos americanos também eram brutais entre si. Não eram apenas coitadinhos, só não tinham evoluido para se opor aos colonizadores.

 

 

 

 

Judy Rush2012-01-06 18:50:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Imagina só' date=' vc e seus amigos chegam num lugar q só tem indios. Ta q os indios comem um amigo seu, come o outro (no bom sentido), Tipo ninguém explicou pra ele nada da biblia q isto é errado! Só sobrou vc e a biblia. Dai é aquela frase: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os ecolhidos." Torça pra ser um escolhido!

 

Dai vc consegue se safar da situação sabe lá como. Anos depois contam a sua história e vc é malhado pq não respeitou a cultura deles!  Ah vão pra pqp. O couro lá era o seu né![/quote'] Uma coisa é eu explicar pro indio que isso é errado. Outra coisa completamente diferente é impor a Bíblia a eles sob pena de ameaças de violência, estupro e assassinato. A Biblia nunca mandou fazer isto.
Oi se eu tivesse em ameaça de morte até eu matava tb! Teve abusos? teve pelo menos baseado nos historiadores. (Devem ser ateus)http://www3.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />. Mas não pelo catolicismos e sim pela natureza humana. Tem abuso em tudo q é lado até dos indios, crentes, ....
Exatamente. Oficialmente as missões eram para evangelização, ponto. Claro que abusos e maus tratos aconteciam, mas isso é algo que acompanha a história humana. As práticas dos protestantes na américa norte também foi bem brutal.Hoje critiamos essas práticas (com razão), mas não podemos ignorar que o problema não está apenas na crença de um ou de outro. Os nativos americanos também eram brutais entre si. Não eram apenas coitadinhos, só não tinham evoluido o suficiente para encarar os colonizadores.

 

 

 

 

 

 

Errado.

 

 

 

Só não tinham o contexto cultural dos colonizadores...

 

 

 

Afinal, já caiu a anos por terra esse conceito de culturas mais evoluídas.

 

 

 

Cada cultura é fruto do seu processo histórico, que foram processos de lutas e inter-relações simbólicas e materiais, onde muitos se perdeu e muito foi trocado...

 

 

 

As Américas e o japão, e uma parcela da Africa tiveram contextos separados do contexto oriente-ocidente, e assim tiveram produções culturais opostas.

 

 

 

Não fazia sentido um Indígena produzir armas de fogo, isso não era necessário para eles, e nem fazia parte do mundo deles...

 

 

 

Agora, que não existe cultura santinha, isso é lógico. Não existe cultura nem santa, nem malévola, existem culturas diferentes.

 

 

 

Mas dai a justificar os atos dos Jesuítas, ai não né. Os índios não saíram caçando jesuíta, foi o contrário, foram os Jesuítas que saíram caçando os índios.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Imagina só' date=' vc e seus amigos chegam num lugar q só tem indios. Ta q os indios comem um amigo seu, come o outro (no bom sentido), Tipo ninguém explicou pra ele nada da biblia q isto é errado! Só sobrou vc e a biblia. Dai é aquela frase: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os ecolhidos." Torça pra ser um escolhido!

 

Dai vc consegue se safar da situação sabe lá como. Anos depois contam a sua história e vc é malhado pq não respeitou a cultura deles!  Ah vão pra pqp. O couro lá era o seu né![/quote'] Uma coisa é eu explicar pro indio que isso é errado. Outra coisa completamente diferente é impor a Bíblia a eles sob pena de ameaças de violência, estupro e assassinato. A Biblia nunca mandou fazer isto.
Oi se eu tivesse em ameaça de morte até eu matava tb! Teve abusos? teve pelo menos baseado nos historiadores. (Devem ser ateus)http://www3.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />. Mas não pelo catolicismos e sim pela natureza humana. Tem abuso em tudo q é lado até dos indios, crentes, ....
Exatamente. Oficialmente as missões eram para evangelização, ponto. Claro que abusos e maus tratos aconteciam, mas isso é algo que acompanha a história humana. As práticas dos protestantes na américa norte também foi bem brutal.Hoje critiamos essas práticas (com razão), mas não podemos ignorar que o problema não está apenas na crença de um ou de outro. Os nativos americanos também eram brutais entre si. Não eram apenas coitadinhos, só não tinham evoluido o suficiente para encarar os colonizadores.

 

 

 

 

 

 

Errado.

 

 

 

Só não tinham o contexto cultural dos colonizadores...

 

 

 

Afinal, já caiu a anos por terra esse conceito de culturas mais evoluídas.

 

 

 

Cada cultura é fruto do seu processo histórico, que foram processos de lutas e inter-relações simbólicas e materiais, onde muitos se perdeu e muito foi trocado...

 

 

 

As Américas e o japão, e uma parcela da Africa tiveram contextos separados do contexto oriente-ocidente, e assim tiveram produções culturais opostas.

 

 

 

Não fazia sentido um Indígena produzir armas de fogo, isso não era necessário para eles, e nem fazia parte do mundo deles...

 

 

 

Agora, que não existe cultura santinha, isso é lógico. Não existe cultura nem santa, nem malévola, existem culturas diferentes.

 

 

 

Mas dai a justificar os atos dos Jesuítas, ai não né. Os índios não saíram caçando jesuíta, foi o contrário, foram os Jesuítas que saíram caçando os índios.

Eu não estou justificando

 

Concordo com você, mas acho que você não entendeu o contexto do meu comentário.

 

Se considerarmos que esses massacres ou dominações poderiam ser combatidas com armas mais poderosas, é claro que os nativos eram menos evoluídos nesse campo.

 

A analogia dos colonizadores com uma civilização extraterrestre que chega na Terra é ótima. É nesse sentido que digo que eram menos evoluídos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei curioso agora, como vocês fazem para ir até o fulano?

 

Acho que isso já foi falado nesse e nos outros tópicos...

 

Vamos ao fulano de variadas formas... Todos os meus colegas de trabalho, por exemplo, já ouviram do evangelho. Já os evangelizei; Alguns de meus clientes já ouviram também do Evangelho... E por aí vai...

 

Rafal, entenda que há cristãos que evangelizam mas não da forma sistemática e religiosa como vocês fazem.

Chatos! O que eu mais detesto nos crentes são as frases :"O meu Deus", como se houvesse mais de um, E "Só os crentes serão salvos!" grrrrrrrrrrrr11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não estou justificandoConcordo com você' date=' mas acho que você não entendeu o contexto do meu comentário.Se considerarmos que esses massacres ou dominações poderiam ser combatidas com armas mais poderosas, é claro que os nativos eram menos evoluídos nesse campo.A analogia dos colonizadores com uma civilização extraterrestre que chega na Terra é ótima. É nesse sentido que digo que eram menos evoluídos.[/quote']

 

 

 

Ah entendi. De fato, no quesito tecnologia de armas, a cultura indígena estava aquém para um confronto direto.

 

 

 

As justificativas que levaram os jesuítas a catequizar os índios eram justificativas internas, inerente a eles e sua crença. Assim como as justificativas que levaram umas tribos a atacarem outras é interna a elas, inerente ao contexto histórico delas...

 

 

 

Uma coisa não é explicada pela outra. Os jesuítas tinham razões próprias para a catequização.

 

 

 

E concordo com você que não da para julgar as ações das pessoas daquela época. Mas da para questionar a razão, e a ação da cultura como um todo, por mais que de uma forma ou de outra continuemos a cometer os mesmos problemas.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lendo alguns posts eu acho interessante que até o que é responsabilidade do judiciário ou do governo é atribuido a igreja católica. Claro, ser considerado ateu, anarquista, revoltado, moderno tudo bem mas contraventor e marginal(o que contraria as leis(judiciário) ou que vive a margem da sociedade,) ninguem se assume né. Pq malhar o Papa e o catolicismo não dá nada mas ir contra a legislação e desrespeita-la o buraquito é mais embaixo!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 O que eu mais detesto nos crentes são as frases :"O meu Deus"' date=' como se houvesse mais de um, E "Só os crentes serão salvos!" grrrrrrrrrrrr11[/quote']

Só os neopentecostais falam dessa forma.

 

Essas igrejas neopentecostais são rivais e estão sempre querendo atrir fiéis umas das outras.

 

E pouco tem a ver com ser salvo, já que eles vendem a idéia que o fiel deve conseguir vitórias e prosperidade durante a vida. Recebendo milagres, pagando díividas, saindo das drogas, etc.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Fiquei curioso agora' date=' como vocês fazem para ir até o fulano?[/quote']

 

 

 

Acho que isso já foi falado nesse e nos outros tópicos...

 

 

 

Vamos ao fulano de variadas formas... Todos os meus colegas de trabalho, por exemplo, já ouviram do evangelho. Já os evangelizei; Alguns de meus clientes já ouviram também do Evangelho... E por aí vai...

 

 

 

Rafal, entenda que há cristãos que evangelizam mas não da forma sistemática e religiosa como vocês fazem.

 

 

Sim, entendo.

 

Mas também percebo que está é uma forma bem comoda de pregar.

 

A bíblia deixa claro que temos que fazer nosso máximo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lendo alguns posts eu acho interessante que até o que é responsabilidade do judiciário ou do governo é atribuido a igreja católica. Claro' date=' ser considerado ateu, anarquista, revoltado, moderno tudo bem mas contraventor e marginal(o que contraria as leis(judiciário) ou que vive a margem da sociedade,) ninguem se assume né. Pq malhar o Papa e o catolicismo não dá nada mas ir contra a legislação e desrespeita-la o buraquito é mais embaixo![/quote']

 

 

 

E quem disse que a lei está certo em proibir viver a margem da sociedade? e existem muitos que vivem assim, e ninguém está os caçando porque é proibido viver a margem.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Lendo alguns posts eu acho interessante que até o que é responsabilidade do judiciário ou do governo é atribuido a igreja católica. Claro' date=' ser considerado ateu, anarquista, revoltado, moderno tudo bem mas contraventor e marginal(o que contraria as leis(judiciário) ou que vive a margem da sociedade,) ninguem se assume né. Pq malhar o Papa e o catolicismo não dá nada mas ir contra a legislação e desrespeita-la o buraquito é mais embaixo![/quote']

 

E quem disse que a lei está certo em proibir viver a margem da sociedade? e existem muitos que vivem assim, e ninguém está os caçando porque é proibido viver a margem.

 

lol
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei que é óbvio o que estou postando, mas talvez não seja óbvio para todos. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A abelha não está aqui mais para uma discussão séria e coesa é pura trollagem mesmo, veja o comportamento aqui e no tópico preconceito. Acho perda de tempo ficar contra argumentando o que já foi argumentado. Sendo que cada vez que posta à figura mostra mais idiota e generalizada à reposta.

 

A abelha sabe perfeitamente dos crimes da instituição da Igreja, o significado de casal entre outras coisas. Acontece que ela ignora e fica de brincadeira as nossas custas.

Link to comment
Share on other sites

Nem acho, Plutão. Ela, de fato, acredita nas coisas que fala. Sempre foi uma das características da Little Bee e sempre houve grandes polêmicas.

 

Agora, em uma coisa eu concordo: remeter-se à Inquisição e outras atrocidades históricas para tudo é botar uma pedra definitiva no assunto como se nada nunca pudesse mudar. Não gosto muito de posicionamentos assim. Ninguém questiona que tais coisas existiram e foram horrendas. Deveríamos discutir se mudou algo realmente na conduta atual da Igreja.

 

Quanto a criticar o papa quanto ao caso das freiras tomarem anticoncepcionais, é claro que posso rir o quanto quiser, pois é incoerente e estúpido, independente de me preocupar ou não com qualquer um dos atores.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembrar da inquisição é bater na mesma tecla? Será? Ou será que vemos os mesmos erros se repetindo?  Acho que você não viu os documentários que postei. O holocausto contra Judeus, Cristãos Ortodoxos, Ciganos na Croácia não parece ser muito tempo. Esta inserida na mesma mentalidade da inquisição e vai muito além de uma violência fanática, é uma violência sádica que parecer ser surreal. Procure pelos crimes do

e seu envolvimento direto com o Vaticano.

 

E sobre atualidade os Ustasha têm muitos simpatizantes desde o fim da Iugoslávia. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

 

 

Basta o momento político certo e ou oportunismo para estas pragas voltarem.
Plutão Orco2012-01-08 01:43:23
Link to comment
Share on other sites

 

 

Em um post que eu falei que deveríamos discutir sobre a situação da igreja atualmente e se ela continua praticando as atrocidades de outrora você leu/entendeu:

 

O PLUTÃO está batendo na mesma tecla. (detalhe: você nem falou de Inquisição!)

SCOFIELD está defendendo a Igreja.

 

Interpretar textos é fundamental em qualquer discussão. Leia o texto anterior de novo. E se não entender, de novo, e de novo, e de novo.

 

 

 

 

 

Mr. Scofield2012-01-08 09:59:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você acha que eu estou te acusando de defender a igreja Scofield. Não! E sim de não perceber que a situação é mesma no mesmo contexto conversão forçada, por exemplo. Alias já procurou algo do que postei?<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Devemos discutir situação atual, pois bem tem isto.

 

O neocolonialismo na Ásia e África que também postei, que até hoje sofre e muito com vários missionários seja por bem ou por mal na intervenção cultural. E claro sem contar das tribos isoladas da Amazônia que também sofrem interferência destes missionários.

 

Um exemplo desta influência negativa é a AIDS. A África subsariana sofre com esta pandemia há décadas mesmo assim lemos isto:

 

Na África, papa reafirma veto a preservativos contra a Aids

17 de março de 2009 | 17h 27

 

 

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,na-africa-papa-reafirma-veto-a-preservativos-contra-a-aids,340403,0.htm

 

Plutão Orco2012-01-08 10:32:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

<font face="Times New Roman' date=' Times, serif" size="3">Nem acho, Plutão. Ela, de fato, acredita nas coisas que fala. Sempre foi uma das características da Little Bee e sempre houve grandes polêmicas.Agora, em uma coisa eu concordo: remeter-se à Inquisição e outras atrocidades históricas para tudo é botar uma pedra definitiva no assunto como se nada nunca pudesse mudar. Não gosto muito de posicionamentos assim. Ninguém questiona que tais coisas existiram e foram horrendas. Deveríamos discutir se mudou algo realmente na conduta atual da Igreja. Quanto a criticar o papa quanto ao caso das freiras tomarem anticoncepcionais, é claro que posso rir o quanto quiser, pois é incoerente e estúpido, independente de me preocupar ou não com qualquer um dos atores.[/quote']

 

Scofa,

 

Creio eu que a ICAR só mudou seu posicionamento porque o mundo mudou, e não porque ela mudou.

 

 

 

Dook,

 

Na bíblia, um dos apóstolos (que não lembro agora quem), relacionou esta forma cômoda de pregação que você faz com a prática errada que os israelitas tinham de sacrificar apenas os animais velhos ou doentes; ou seja, não estavam dando seu melhor, estava sendo exatamente isso, cômodos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...