Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

 

 

A resposta acima está errada.

 

Ninguém escolhe ser homossexual. Muito embora isto já fosse postado. Não vou ficar repetindo o óbvio e que já foi postado diversas vezes e perdendo o tempo para gente obtusa e que não leva a sério a discussão apelando para falácia como já admitiu.

 

Aproveitando para trazer conhecimento para quem quer conhecimento segue os links abaixo do HowStuffWorks:

 

 

http://ciencia.hsw.uol.com.br/taturana-gay.htm

 

http://pessoas.hsw.uol.com.br/parada-gay.htm

 

Concordo com a flower. Ninguém nasce homossexual assim como um ladrão não nasce ladrão.

 

Nightcrawler2012-01-17 15:55:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A resposta acima está errada.

 

Ninguém escolhe ser homossexual. Muito embora isto já fosse postado. Não vou ficar repetindo o óbvio e que já foi postado diversas vezes e perdendo o tempo para gente obtusa e que não leva a sério a discussão apelando para falácia como já admitiu.

 

Quem ja admitiu o que? Espero que não esteja mais uma vez me atribuindo suas alucinações!

Procure um psiquiatra pois vc precisa e muito!

 

 

Ah sim já foi postado que ninguem escolhe. E eu DISCORDO PROFUNDAMENTE!!! Pois ninguém é obrigado a ter relações sexuais se não quiser ou com quem não quiser. Nós temos o DIREITO DE ESCOLHA. Então se transam com pessoa do mesmo sexo é pq escolheu fazê-lo! E do sexo oposto tb a não ser claro em caso de abusos e estupro.

 

É claro que o ato de ter relações sexuais é questão de escolha. Mas ser homo ou hétero vai muito além disso... É questão de orientação e não opção. Ou você acha que um homo gosta de ser discriminado, brigar com os pais, etc. Seria mais fácil deixar de ser, não acha?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Concordo com a flower. Ninguém nasce homossexual assim como um ladrão não nasce ladrão.

 

Péssima comparação' date=' mas também acho que ninguém nasce homossexual.

 

[/quote']

 

 

 

A comparação é apropriada, é que muito provavelmente você não entendeu. Eu, na comparação, me referi a um estado de comportamento.

 

 

 

Como você mesmo falou, ninguém nasce homossexual, a pessoa se torna homossexual. Assim como uma pessoa pode tornar-se ladrão.

 

 

 

 

Agora eu que sou ateu e tiro o meu filho da escola por que tem um cristão não só mostro como sou um idiota' date=' intolerante como faço um prejulgamento da qualidade de ensino na crença ou modo de vida da pessoa. SE ele fosse judeu eu acho que ai seria evidentemente anti-semitismo. Então percebemos quem é de fato o nazista na história a militância ou o esquadrão anti PL 122.

 

 

 

Para dar clareza troque o homossexual da escola por um negro. Imagine alguém tirar o filho da escola porque se tem um negro dando aulas. Ele seria o que?

 

[/quote']

 

 

 

Seria um racista, respondendo à sua pergunta. Eu acho que se um professor estiver ensinando um modo de vida homossexual para uma criança, o pai tem o direito de tirar a criança de lá. Porém, se isso não ocorre, não é o fato de o professor ser homossexual que a criança deve ser tirada da escola apenas pelo fato de ele ser homossexual. Isso é falácia de argumento.Nightcrawler2012-01-17 18:20:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mitos e Verdades Sobre a Homossexualidade

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

http://www.clicfilhos.com.br/ler/455-Mitos_e_verdades_sobre_a_homossexualidade

 



Seria um racista' date=' respondendo à sua pergunta. Eu acho que se um professor estiver ensinando um modo de vida homossexual para uma criança, o pai tem o direito de tirar a criança de lá. Porém, se isso não ocorre, não é o fato de o professor ser homossexual que a criança deve ser tirada da escola apenas pelo fato de ele ser homossexual. Isso é falácia de argumento.[/quote']<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

Leia novamente que postei com mais atenção de preferência.

 

Eu usei uma falácia argumentativa? Qual? 09

Não estou criticando quem tira o filho pelo tipo de ensino e sim porque o professor é de determinada cor, credo, gênero e comportamento. Inclusive tive professores dos mais variados tipos desde negros, ateus, religiosos de diversas crenças. Nem por isto tive aula sobre a cultura negra diretamente (muito embora gostaria de ter hoje em dia), nunca tive aula de ceticismo religioso, nunca tive aula do Torá, Alcorão, Bíblia (muito embora tive na infância aula de Ensino Religioso Católico, hoje acho absurdo se fosse Evangélico e ou Judeu) e tão pouco tive aula de como arrumar a casa e usar glitter.

 

Plutão Orco2012-01-17 19:09:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A resposta acima está errada.

 

Ninguém escolhe ser homossexual. Muito embora isto já fosse postado. Não vou ficar repetindo o óbvio e que já foi postado diversas vezes e perdendo o tempo para gente obtusa e que não leva a sério a discussão apelando para falácia como já admitiu.

 

Quem ja admitiu o que? Espero que não esteja mais uma vez me atribuindo suas alucinações!

Procure um psiquiatra pois vc precisa e muito!

 

 

Ah sim já foi postado que ninguem escolhe. E eu DISCORDO PROFUNDAMENTE!!! Pois ninguém é obrigado a ter relações sexuais se não quiser ou com quem não quiser. Nós temos o DIREITO DE ESCOLHA. Então se transam com pessoa do mesmo sexo é pq escolheu fazê-lo! E do sexo oposto tb a não ser claro em caso de abusos e estupro.

 

É claro que o ato de ter relações sexuais é questão de escolha. Mas ser homo ou hétero vai muito além disso... É questão de orientação e não opção. Ou você acha que um homo gosta de ser discriminado' date=' brigar com os pais, etc. Seria mais fácil deixar de ser, não acha?
[/quote'] Discordo! É opcional o ato e sem o ato vc não pode ser classificado como nada! Alguém pode ser classificado como ladrão sem roubar? assassino sem matar? Nem homo sem transar. Tá pode haver o desejo mas desejo não é ação. Querer matar alguém não o intitula assassino. E como racional o homem tem a opção de consumar o ato ou não. Assim como padres e freiras que são seres humanos como qualquer um mas são racionais e sabem que a escolha deles não lhes permite a vida sexual. E não me venham com as exceções!

Sim homo gosta de ser discriminado! Se não gostasse ele não ia a passeatas pra chocar, seria discreto e levaria sua vida na boa que ninguem ia saber o q faz entre 4 paredes, mas ele quer afrontar a sociedade! Exibir seus dotes sexuais pra quem não faz questão de ver numa atitude de rebeldia. Muita gente se acha sendo liberal e moderno.

E não sei se seria mais fácil deixar de ser mas seria mais fácil não começar a ser!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

E sim' date=' tenho todo o direito de tirar o meu filho de uma escola por todos os motivos possíveis e imagináveis, inclusive o motivo de haver um professor homossexual no corpo docente. Da mesma forma que um pai ateu teria todo o direito de tirar seu filho da escola por ter um professor cristão lá.

 

[/quote']

 

 

 

De fato, você tem o direito de tirar o seu filho da escola seja por qualquer motivo.

 

 

 

Mas se um pai ateu tira o filho da escola porque o professor é cristão, ele está sendo sim preconceituoso e está sim cometendo um ato depreciável, não que seja cabível de punição judicial. O pai tirar o seu filho porque o professor acredita em uma determinada religião é errado, uma vez que o professor está ali para levar o seu filho a questionar e aprender acerca da matéria e da lógica intrínseca a ela, e não ensinar ser ateu ou crente...!

 

 

 

E estou com o Gust84.

 

 

 

 

Acho que nós não devemos achar que' date=' da forma como certas coisas são justificadas que a justificação é preconceituosa. Estamos nunca democracia e, pessoalmente, não acho legal privar as pessoas de seus direitos. O fato de um pai tirar um filho da escola porque o professor é homossexual não é necessariamente um preconceito. [/quote']

 

 

 

Nightcrawler, a lei não pode proibir o pai de tirar o filho, seja qual for o seu motivo, isso é fato.

 

 

 

Mas isso não isenta o pai de ser preconceituoso.

 

 

 

Se você é um professor de Ciências e evangélico, eu posso julgar sua atuação como professor pelo fato de você ser evangélico? óbvio que não, se eu julga-lo assim, estarei sendo preconceituoso.

 

 

 

E se eu quiser tirar meu filho do convívio de evangélicos, estarei sendo pior ainda, estarei não só sendo preconceituoso, mas também excludente.

 

 

 

Logo, tirar o filho da escola porque o professor é evangélico, ou homossexual, ou negro, ou judeu, ou extra-terrestre, é preconceituoso, e se o pai está tirando o filho porque não quer deixar o filho ter contato ao grupo de pessoas que o professor se insere, ele está sendo intolerante, e segregador.

 

 

 

Não que o Estado possa fazer alguma coisa, está dentro dos direitos do pai tirar o filho das aulas por qualquer que seja o motivo, mas ainda sim é reprovável a ação e concepção do pai.

 

 

 

 

Vamos colocar os pontos nos "is"... Eu não disse que tiraria o meu filho da escola se lá lecionasse um homossexual' date=' disse que eu tenho o direito de fazê-lo por esse ou qualquer outro motivo que me vem à cabeça. Portanto, não distorça o que eu falo.

 

 

 

Mas considerando esse cenário que você colocou (repito, não disse que tiraria o meu filho da escola neste caso), a influência sobre o meu filho é simples ao meu ver: tenho pra mim que a conduta homossexual é imoral, é errada. E enquanto pai tenho direito de ensinar meu filho naquilo que eu acho certo e protegê-lo daquilo que eu acho errado . E se o cara tem uma atitude corriqueira que considero imoral, eu não o quero perto do meu filho. Simples. Você deixaria seu filho convivendo com pessoas que tem práticas que você condena?

 

[/quote']

 

 

 

Mas ai você está sendo tolo (no meu ponto de vista), porque poderia muito bem utilizar o exemplo do professor para através da vivência fazer seu filho refletir e educa-lo sobre a melhor postura.

 

 

 

Se o professor do meu filho fosse nazista, eu não tiraria o meu filho da escola, mas sim utilizaria a visão política do professor, e o exemplo do professor para justamento ensina-lo de que o professor irá correr atrás dele, pelo fato dele ser judeu. Utilizaria a experiência do meu filho como ferramenta fundamental na construção da concepção acerca do nazismo.

 

 

 

E mais, a questão levantada por você, se o professor fosse drogado, só seria justificável se a ação do professor infligisse algum efeito sobre os alunos.

 

 

 

Como as drogas alteram a sobriedade do professor, altera o comportamento, alterando a forma como ele interage. Logo, ciente das ações que o professor tem com meu filho, posso sim tira-lo alegando que o fato do professor se drogar está impossibilitando meu filho de aprender.

 

 

 

Agora, se o professor se droga em casa, e só ele sabe, até que eu sei porque me disseram, e nada muda, não é ético tira-lo só porque eu sei que ele se droga. A não ser que tenha evidências que a relação dele com meu filho prejudique o seu desenvolvimento 03.gif

 

 

 

Nenhum desses quadros se enquadram o homossexualismo 03.gif

 

 

 

E evitar que meu filho tenha contato com pessoas que creem em Deus estou impedindo que meu filho aprenda os erros, e apenas copie os acertos...

 

 

 

Ou seja, impedindo que meu filho conviva com algum modelo indesejável por mim, estou na verdade escondendo meu filho dos elementos da vida. Portanto, não estou ensinando meu filho, estou apenas deixando-o mais ingênuo.

 

 

 

Concluo então que essa atitude dos pais de fazer com que os seus filhos não tenham contato com pessoas das quais eles desaprovam, bem tola. Uma vez que ele só está mantendo o filho escondido, quando ele tiver acesso a esse grupo, a interpretação dele será de forma que você não pode tomar ciência e muito menos acesso. O filho terá suas próprias referências, através de suas particulares experiências, e ai você estará longe, bem longe de poder causar algum resultado.

 

 

 

 

 

 

Trollagem pura Plutão... Você fala que não tiraria seu filho da escola no caso dele ser ensinado por um professor cristão agora... Quero ver quando você for pai' date=' meu chapa. Aí você vai ver que pimenta nos olhos dos outros é refresco. Duvido que você manteria o seu filho na escola com um professor cristão DE CIÊNCIAS que ensinasse o criacionismo. Aliás, duvido que você ponha seu filho para estudar num colégio confessional. Duvido.

 

 

 

E a analogia do negro é totalmente descabida (e tb trollagem). Não há nada no fato dele ser negro que justifique imputá-lo ser imoral em suas condutas só por causa da cor da pele. Quem ainda usa esse argumento é o verdadeiro nazista que não percebeu a diferença entre um sujeito que pertence a uma determinada etnia ou raça e o sujeito que, independente de raça ou cor, desenvolve esse ou aquele comportamento. [/quote']

 

 

 

pera ai Dook, agora quem tá trollando é você, vejamos:

 

 

 

Duvido que você manteria o seu filho na escola com um professor cristão DE CIÊNCIAS que ensinasse o criacionismo.

 

 

 

pera ai, ele é professor de criacionismo ou de ciências?

 

 

 

Você está misturando as coisas.

 

 

 

O fato do professor ser cristão, não quer dizer que ele vá ensinar criacionismo na sala de aula (o que particularmente eu não vejo nada contra, mas contanto que contraponha a visão científica).

 

 

 

Para um bom professor de ciências, obviamente pressupõe-se que ele ensine os mecanismos basilares do pensamento científico. Um pai ateu tem toda a razão de tirar seu filho porque o professor está pregando suas crenças ao invés de ensinar a matéria....

 

 

 

E vice-versa, se você fosse um pai cristão, e você colocasse seu filho em uma escola cristã, onde há a matéria sobre religião, e o professor responsável por essa matéria fala sobre ciência, evolução, você tem toda a razão para tirar seu filho da escola.

 

 

 

Mas se o professor do seu filho for Richard Dawkins ensinando religião, o máximo que você poderia ter é dúvidas quanto a capacidade dele de conhecer a fundo sobre o que envolve religião, uma vez que a sua formação é outra.

 

 

 

Agora, o fato do professor ser crente, ou ateu, ou diabólico, isso não é razão pra você tirar seu filho da escola não.

 

 

 

 

 

 

Seria um racista' date=' respondendo à sua pergunta. Eu acho que se um professor estiver ensinando um modo de vida homossexual para uma criança, o pai tem o direito de tirar a criança de lá. Porém, se isso não ocorre, não é o fato de o professor ser homossexual que a criança deve ser tirada da escola apenas pelo fato de ele ser homossexual. Isso é falácia de argumento.[/quote']

 

 

 

Perfeito!

 

 

 

 

É claro que o ato de ter relações sexuais é questão de escolha. Mas ser homo ou hétero vai muito além disso... É questão de orientação e não opção. Ou você acha que um homo gosta de ser discriminado' date=' brigar com os pais, etc. Seria mais fácil deixar de ser, não acha?[/quote']

 

 

 

Perfeito, ser hetero ou homo é muito além, porém...

 

A questão se existe algo inato que determine tendencias homossexuais ou não, ou mesmo que o homossexualismo é inato, NA ESPÉCIE HUMANA, ainda é uma GRANDE incógnita para a Ciência.

 

 

 

O que se encontrou foram algumas evidências (pouco significativas), como o tamanho da área do cérebro que em homens gays tem uma área que é como o cérebro feminino, e vice-versa...

 

 

 

Mas isso pode não querer dizer nada, a não ser que somos todos muito diferentes um do outro, o que reflete-se no cérebro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu disse que se alguém afirma: "eu tiro o meu filho da escola apenas pelo fato de o professor dele ser homossexual"' date=' isso é falácia de argumento.

Não houve falácia no que você postou.[/quote']  Eu já acho q depende muito se eu tiraria meu filho da escola se o prof for gay.

Se o prof se limitar a dar a materia e for um bom professor claro q não tiraria. Mas se for ficar debatendo homossexualismo, kit gay e tudo mais não foi pra isto q coloquei meu filho na tal escola. Eu tiraria sim!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ah sim já foi postado que ninguem escolhe. E eu DISCORDO PROFUNDAMENTE!!! Pois ninguém é obrigado a ter relações sexuais se não quiser ou com quem não quiser. Nós temos o DIREITO DE ESCOLHA. Então se transam com pessoa do mesmo sexo é pq escolheu fazê-lo! E do sexo oposto tb a não ser claro em caso de abusos e estupro.

 

 

 

 

 

Mas isso que você diz ninguém nega.

 

Uma vida promíscua vai da escolha de cada indivíduo, porém, daí a definir alguém como homossexual é um universo.

 

 

 

Homossexual é apenas alguém que se sente atraído por pessoas do mesmo sexo. Um garoto de 15 anos pode ser virgem, e saber que gosta de homens e perder a virgindade com apenas 23 anos, por exemplo. O cara durante estes 8 anos de vida deixou de ser homossexual?

 

 

 

Acho que o principal erro nessa interpretação é acreditar que todo o homossexual é promíscuo, drogado e qualquer outra coisa.

 

 

 

O cara gostar de homens ou a mulher gostar de mulher, nada influencia em qualquer outro valor de seu caráter. A pessoa pode ser honesta, estudiosa, trabalhadora e religiosa.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah sim já foi postado que ninguem escolhe. E eu DISCORDO PROFUNDAMENTE!!! Pois ninguém é obrigado a ter relações sexuais se não quiser ou com quem não quiser. Nós temos o DIREITO DE ESCOLHA. Então se transam com pessoa do mesmo sexo é pq escolheu fazê-lo! E do sexo oposto tb a não ser claro em caso de abusos e estupro.

 


Mas isso que você diz ninguém nega.
Uma vida promíscua vai da escolha de cada indivíduo' date=' porém, daí a definir alguém como homossexual é um universo.

Homossexual é apenas alguém que se sente atraído por pessoas do mesmo sexo. Um garoto de 15 anos pode ser virgem, e saber que gosta de homens e perder a virgindade com apenas 23 anos, por exemplo. O cara durante estes 8 anos de vida deixou de ser homossexual?

Acho que o principal erro nessa interpretação é acreditar que todo o homossexual é promíscuo, drogado e qualquer outra coisa.

O cara gostar de homens ou a mulher gostar de mulher, nada influencia em qualquer outro valor de seu caráter. A pessoa pode ser honesta, estudiosa, trabalhadora e religiosa.

[/quote'] Homossexual é quem pratica o ato do homossexualismo. Ninguem pode ser chamado de homossexual se não transou com alguém do mesmo sexo, mesmo pq até a adolescencia o desejo pode ficar meio indefinido. E se vc voltar no meu post lá atras eu não disse TODO homossexual é drogado e promiscuo, eu disse que tem casos que a pessoa entra nesta por causa de drogas e dinheiro ou abuso sexual e dai sim dependeu do carater e do discernimento de cada um mas em todos os casos houve uma quebra de limites psicologicos, emocionais e físicos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A comparação é apropriada' date=' é que muito provavelmente você não entendeu. Eu, na comparação, me referi a um estado de comportamento.

 

 

 

Como você mesmo falou, ninguém nasce homossexual, a pessoa se torna homossexual. Assim como uma pessoa pode tornar-se ladrão.

 

[/quote']

 

 

 

Entendi claramente o que você quis dizer, só não acho que havia a mínima necessidade de dizer nesses termos. Independentemente da sua intenção, dá a entender uma coisa negativa. Podia ter dito ninguém nasce advogado ou ninguém nasce bailarino.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A parte "Porém posteriormente você diz" saiu errado' date=' e esqueci de deletar do post. Não estava dizendo que você postou aquilo. Mesmo.

[/quote']

 

Ok, beleza... segue o enterro.

 

 

No mais' date=' não concordo. Por algo que já postei anteriormente. Você tá colocando o seu interesse na frente da sociedade. Como eu já disse o ônus de viver em sociedade é esse.[/quote']

 

Continuo sem entender... Não vi onde estou colocando meus interesses na frente da sociedade. 

 

 

E os exemplos de professores acho que estão muito errados de sua parte. Primeiro Que o caso de professor usuário de drogas NADA tem a ver com um professor homossexual. Absolutamente nada.

 

Está comparando banana com maçã.

 

O fato da pessoa usar drogas pode claramente influenciar no comportamento do cara na hora de lecionar o quer quer que seja. Pode fazer com que ele deixe de cumprir com suas responsabilidades como professor' date=' como profissional, etc, além de estar praticando um crime.[/quote']

 

Não estão errados nada. Comparei as duas situações como exemplo de pessoas que tem condutas que podem ser consideradas erradas. Em momento algum eu coloquei a homossexualidade ou o vício como limititadores de capacidade de um professor de dar aulas. Não se está questionando a capacidade profissional do indivíduo, mas sim expondo uma discordância com algo que ele pratica.

 

E o viciado em drogas não é criminoso por usar drogas, mas eventualmente por portá-las.

 

 

 

O exemplo certo seria como feito pelo colega acima' date=' comparar o professor homossexual com um professor negro. Nada da conduta dele, mesmo que você condene ser homossexual, influencia na sua capacidade de ensinar o que for.

[/quote']

 

O exemplo dele é o mais non-sense... Primeiro pq não estou avaliando capacidade para ensino; segundo que homossexualidade é uma orientação do indivíduo e ainda há muita controvérsia sobre como ela se dá enquanto que o negro NASCE negro.

 

 

O certo seria (ao meu ver) você educar seu filho da maneira que acha adequada' date=' explicando que vivemos numa sociedade com inúmeras pessoas de diferentes raças, opiniões e valores, e que é preciso respeitá-las. Tirar o seu filho de lá não resolve absolutamente nada. Repito, gera apenas mais conflitos.

[/quote']

 

Você pode fazer isso com o seu filho, se vc quiser (e provavelmente é o que eu faria com o meu), mas outra pessoa pode querer fazer diferente, é DIREITO dela. É isso que estou defendendo, o direito do pai proceder com seu filho no tocante à sua educação da forma como melhor lhe parecer. E nem você, nem eu, temos qualquer coisa a ver com isso.

 

 

No mais a hipótese do professor cristão' date=' só seria "justificável" se este lecionasse religião, ou ignorasse um programa educacional já previsto pra pregar seus valores pessoais. Fazendo com que sua crença influenciasse o seu trabalho.

[/quote']

 

Nem sempre. Tive um professor de história no colegial que era espírita e vivia falando de reencarnação nas aulas. E o fazia não de forma intrusiva, mas sim orgânica, dentro do que tinha que ensinar de conteúdo. Como vê, é perfeitamente possível vc passar seus valores para os outros através do seu trabalho.

 

 

 

 

Discordo completamente' date=' É um conceito SEU. Que pelo seu desinteresse em conhecer aquilo, ou simplesmente ignorar por não achar louvável, acaba por não ser o conceito absoluto. É um pré-conceito que tem, sem se aprofundar a qualquer tema.

[/quote']

 

É claro que é um conceito meu... E não há nada para se aprofundar nisso, acho que dar a bunda e colar velcro é errado, simples assim.

 

 

Você tem essa conduta por entender melhor desse jeito' date=' pré-julgando que um professor homossexual vai ensinar errado pro seu filho(voltando ao campo da suposição).[/quote']

 

De novo, não disse que ele vai ensinar meu filho errado. Ele pode ser um excelente professor porém tem condutas com as quais eu não concordo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu tive professores cristãos a minha vida toda e ainda tenho' date=' mas e daí? Nunca me ocorreu que foi um aspecto ruim do meu passado. Eu só não colocaria um filho meu numa escola católica,

 

[/quote']

 

Parabéns pela sinceridade... ah, e de acordo com seus colegas de fórum, você está sendo preconceituosa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

De fato' date=' você tem o direito de tirar o seu filho da escola seja por qualquer motivo.

 

 

 

Mas se um pai ateu tira o filho da escola porque o professor é cristão, ele está sendo sim preconceituoso e está sim cometendo um ato depreciável, não que seja cabível de punição judicial. O pai tirar o seu filho porque o professor acredita em uma determinada religião é errado, uma vez que o professor está ali para levar o seu filho a questionar e aprender acerca da matéria e da lógica intrínseca a ela, e não ensinar ser ateu ou crente...!

 

 

 

E estou com o Gust84.

[/quote']

 

Gustavo, vc pode achar o cara preconceituoso, mas o que defendo aqui (de novo) é que o sujeito tem o direito de fazê-lo.

 

E na prática, é quase impossível o professor (e qualquer profissional) dissociar-se de seus valores e crenças pessoais no exercício de sua profissão. A confissão religiosa do sujeito, dependendo de qual for, irá refletir e causar efeito no jeito como ele se veste, em sua expressão corporal, no falar e suas condutas diante da classe. Ele não precisa ensinar seus valores de forma direta. Ele já os estará propagando através do jeito que se veste, fala e age.

 

 

Mas ai você está sendo tolo (no meu ponto de vista)' date=' porque poderia muito bem utilizar o exemplo do professor para através da vivência fazer seu filho refletir e educa-lo sobre a melhor postura.

[/quote']

 

Depende... Se meu filho tiver 7 anos por exemplo (portanto em fase de formação de valores e personalidade), talvez o melhor mesmo fosse tirá-lo da escola, já que ele não tem condições de compreender plenamente essas questões.

 

 

Se o professor do meu filho fosse nazista' date=' eu não tiraria o meu filho da escola, mas sim utilizaria a visão política do professor, e o exemplo do professor para justamento ensina-lo de que o professor irá correr atrás dele, pelo fato dele ser judeu. Utilizaria a experiência do meu filho como ferramenta fundamental na construção da concepção acerca do nazismo.

[/quote']

 

Sinceramente, duvido que vc não tiraria o seu filho da escola. Um professor com ideais nazistas é a perfeita personificação do perigo em sala de aula. 

 

 

E mais' date=' a questão levantada por você, se o professor fosse drogado, só seria justificável se a ação do professor infligisse algum efeito sobre os alunos.

[/quote']

 

Como eu disse pro Gust84 eu não estou levando a capacidade do cara em dar aulas. Ele pode ser um excelente profissional, mas não o quero ensinando meu filho por causa de seu comportamento.

 

 

Como as drogas alteram a sobriedade do professor' date=' altera o comportamento, alterando a forma como ele interage. Logo, ciente das ações que o professor tem com meu filho, posso sim tira-lo alegando que o fato do professor se drogar está impossibilitando meu filho de aprender.

[/quote']

 

Gustavo, não seja tão ingênuo... Se um professor viciado chega drogado para as aulas deve ser DEMITIDO. Imagina um professor de DIREITO PENAL, por exemplo, viciado em drogas. É óbvio que ele não vai chegar drogado na sala (a menos que seja burro), mas imagina como esse cara vai abordar a importância da punição dos crimes e o papel do advogado na defesa do indivíduo?

 

Sério, eu tive aula com dois professores totalmente distintos: um era advogado criminalista e outro promotor. O advogado enfatizava a necessidade de defesa do bandido mesmo que este esteja em uma situação indefensável. O promotor por sua vez, sugeria que bandido bom é bandido morto (ou preso, whatever). Tá aí um caso claro de como a forma como a pessoa vê a vida (e o seu trabalho) influencia a forma como ele dá aula. Isso não tem nada a ver com o conteúdo dado (ou a falta deste). Tem a ver com a visão do mundo mesmo e isso é particular da pessoa e em nada se comunica com a sua capacidade de ser um excelente profissional (pelo menos neste caso).

 

 

Ou seja' date=' impedindo que meu filho conviva com algum modelo indesejável por mim, estou na verdade escondendo meu filho dos elementos da vida. Portanto, não estou ensinando meu filho, estou apenas deixando-o mais ingênuo.

[/quote']

 

De novo, há momento para tudo... Existe a fase em que o seu filho está apto a receber esses conceitos e lidar com eles. E existe a fase em que seu filho deve ser preservado de determinadas coisas em razão da imaturidade dele. A menos que você queira depois ter despesas com psicólogo, o que claro, é problema seu.

 

 

pera ai Dook' date=' agora quem tá trollando é você, vejamos:

 

 

 

Duvido que você manteria o seu filho na escola com um professor cristão DE CIÊNCIAS que ensinasse o criacionismo.

 

 

 

pera ai, ele é professor de criacionismo ou de ciências?

 

 

 

Você está misturando as coisas.

 

 

 

O fato do professor ser cristão, não quer dizer que ele vá ensinar criacionismo na sala de aula (o que particularmente eu não vejo nada contra, mas contanto que contraponha a visão científica).

 

 

 

Para um bom professor de ciências, obviamente pressupõe-se que ele ensine os mecanismos basilares do pensamento científico. Um pai ateu tem toda a razão de tirar seu filho porque o professor está pregando suas crenças ao invés de ensinar a matéria....

[/quote']

 

Releia toda a minha exposição sobre o advogado e promotor dando aula de Direito Penal e veja como se encaixa como uma luva no que estou dizendo...

 

 

Agora' date=' o fato do professor ser crente, ou ateu, ou diabólico, isso não é razão pra você tirar seu filho da escola não.

[/quote']

 

Não é razão para você (e talvez não seja para mim uma vez que não tenho filhos), mas pode ser razão para o outro. Estou aqui defendendo o direito que a pessoa tem de fazer assim, se quiser, sem ser reprimido pelo Estado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A comparação é apropriada' date=' é que muito provavelmente você não entendeu. Eu, na comparação, me referi a um estado de comportamento.

 

 

 

Como você mesmo falou, ninguém nasce homossexual, a pessoa se torna homossexual. Assim como uma pessoa pode tornar-se ladrão.

 

[/quote']

 

 

 

Entendi claramente o que você quis dizer, só não acho que havia a mínima necessidade de dizer nesses termos. Independentemente da sua intenção, dá a entender uma coisa negativa. Podia ter dito ninguém nasce advogado ou ninguém nasce bailarino.

 

Tanto faz se fosse médico, engenheiro, bailarino, ator, ladrão, corrupto...O produto final é o mesmo, ou seja, a pessoa se torna, não já nasce.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tanto faz se fosse médico' date=' engenheiro, bailarino, ator, ladrão, corrupto...O produto final é o mesmo, ou seja, a pessoa se torna, não já nasce.

[/quote']

 

Essa discussão é meio inútil, porque o momento já passou, mas vou tentar ser mais claro.

 

Como disse no outro post, eu entendi o seu raciocínio principal e concordo com ele. O problema é só a comparação aparentemente tendenciosa: uma interpretação possível, por exemplo, é que o homossexualismo, assim como o roubo, seria um crime. Não pensei nisso na hora que li, mas a frase abre margem pra esse tipo de interpretação.

 

Em questões polêmicas como essa, a forma como uma coisa é dita é extremamente importante para que se entenda aquilo que você quer dizer. Digamos que você fosse uma personalidade pública e citasse essa mesma frase: no dia seguinte, sairia nas manchetes do jornal que você comparou o homossexual a um ladrão, o homossexualismo a um crime e o seu raciocínio principal se perderia.

 

Na hora de optar por um dos termos, havia várias opções neutras, como as que citei, mas voce optou por uma claramente negativa, o que pode revelar uma forma de pensar tendenciosa.

 

06 Mas eu entendi o que você quis dizer. Só estou sendo chato, na verdade.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Você pode fazer isso com o seu filho' date=' se vc quiser (e provavelmente é o que eu faria com o meu), mas outra pessoa pode querer fazer diferente, é DIREITO dela. É isso que estou defendendo, o direito do pai proceder com seu filho no tocante à sua educação da forma como melhor lhe parecer. E nem você, nem eu, temos qualquer coisa a ver com isso. [/quote']

 

 

 

Não tenho a ver, mas não deixa de ser uma atitude preconceituosa. Uma atitude como essa, mesmo tendo " direito de ter" apenas gera a segregação.

 

 

 

E acho que aí que mora nossa divergência. No mais, nesta sua última resposta, acho que todos os quotes pertencem ao Xará Adler.

 

 

 

Quanto a você não entender o que eu digo sobre colocar o seu interesse perante a coletividade. A vida em sociedade exige tolerância entre as diferenças, seja de pessoas e de valores, para que se diminuam conflitos que geram uma infinidade de problemas posteriores, na formação de um povo e do nosso futuro.

 

 

 

Você dar direito a qualquer um de fazer o que bem entender, em se tratando desse assunto, ao meu ver acaba trazendo consequências muito ruins para a coletividade.

 

 

 

É só ver os EUA. Todo mundo adora o modelo de liberdade de expressão e direitos, e por causa disso é um país onde até hoje o racismo e a intolerância imperam de maneira absurda, onde levantando a bandeira de eu tenho direito de tirar meu filho dessa escola, não servir homossexual no meu bar, não tolerar religiosos na minha empresa faz com que o país fique eternamente em conflito. Mesmo que por baixo dos panos.

 

 

 

Até que ponto esse direito e essa liberdade podem existir acima dos outros poderem viver tranquilo suas vidas?

 

 

 

Gust842012-01-18 11:36:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Quanto a você não entender o que eu digo sobre colocar o seu interesse perante a coletividade. A vida em sociedade exige tolerância entre as diferenças' date=' seja de pessoas e de valores, para que se diminuam conflitos que geram uma infinidade de problemas posteriores, na formação de um povo e do nosso futuro.

[/quote']

 

E quem disse que eu não tolero? Acaso estou pedindo a morte de homossexuais? Estou apenas manifestando que tenho o direito de escolher NÃO conviver com eles.

 

 

Você dar direito a qualquer um de fazer o que bem entender' date=' em se tratando desse assunto, ao meu ver acaba trazendo consequências muito ruins para a coletividade.

 

 

 

É só ver os EUA. Todo mundo adora o modelo de liberdade de expressão e direitos, e por causa disso é um país onde até hoje o racismo e a intolerância imperam de maneira absurda, onde levantando a bandeira de eu tenho direito de tirar meu filho dessa escola, não servir homossexual no meu bar, não tolerar religiosos na minha empresa faz com que o país fique eternamente em conflito. Mesmo que por baixo dos panos.

 

 

 

Até que ponto esse direito e essa liberdade podem existir acima dos outros poderem viver tranquilo suas vidas?

[/quote']

 

Pois é... e qual a solução então? OBRIGAR a todos a pensarem como você e os outros? Quem foi que disse que a forma como você pensa está de acordo com o melhor para a sociedade? Penso que este cenário com cara de "solução" é ainda pior do que o que vc aponta.

 

E outra: o ser humano é um ser eternamente em conflito. Eliminem os conflitos e o ser humano arrumará alguma coisa para continuar em conflito com o outro.

 

 

Dook2012-01-18 12:11:23

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não disse que a forma que eu penso é a melhor pra sociedade.

 

Eu disse que optar pela segregação, simplesmente por não gostar de diferenças, não é o melhor pra sociedade.

 

Só isso.

 

 

 

E outra. Quando eu digo conflito, eu to falando no sentido de que ações como estas de tirar filho, etc que estamos discutindo, são nocivos à coletividade.

 

 

 

Porém, eu respeito, e apoio o debate e a interação. A discussão de ideias e de tudo. Que poderia ser entendida como conflito de ideias também. Você não querer conviver com nada que não goste é "fugir" do diferente. Não querer conviver com nada, é "fugir" do diferente. Portanto na sua casa, você tem o direito de fazer o que bem entender, mas fora dela não.

 

 

 

Na sua casa existem regras, na escola existem regras, na igreja existem regras e na sociedade existem regras. Simples assim.

 

 

 

A sociedade tenta justamente afastar isso, tentando trazer todas as diferenças para que vivam harmoniazamente.

 

 

 

E agindo da maneira que você defende, existe o preconceito. Ponto.Gust842012-01-18 13:45:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas eu não disse que você disse... O que acho engraçado é você dizer que os meus conceitos são errados pq segregam, mas os seus conceitos vão ao encontro do que a sociedade precisa, logo, a sociedade precisa adotar os seus conceitos (q tb são de outros) para melhorar. Se isso não é sugerir que todo mundo deve pensar da mesma forma (i.e. nazismo e coisa pior) eu não sei mais o que é.

 

O que te faz pensar que você acha (ou sabe) o que é melhor para a sociedade? Quem foi que disse que não gostar de diferenças é prejudicial para a sociedade? Sim, a pergunta é extremamente retórica.

 

E de onde você tirou que um ato isolado (pai tirando filho da escola pq tem professor gay) é prejudicial à coletividade? Primeiro que o professor não foi pessoalmente prejudicado. Ele ainda continua dando aulas. Segundo que essa história de que eu tenho que gostar das diferenças é outra coisa non-sense. Quem foi que disse que tenho que aceitar as diferenças?

 

E se eu quiser "fugir" do diferente? O que você tem a ver com isso? Porque eu não deveria "fugir" do diferente? E sugerir que só tenho direito de fazer o que bem entender na minha casa é estúpido. Isso afeta meu direito de livre expressão (que não está restrito à minha casa) e meu direito de ir e vir.

 

E sim, a sociedade tem regras. Uma delas é que o cidadão possui direitos individuais que precisam ser respeitados. Um desses direitos é o de não estar obrigado a fazer nada a menos que a lei o obrigue a fazer algo. Tirar o filho da escola pq o professor é homossexual não afronta o direito do homossexual. E a sociedade tenta simplesmente conviver apesar das diferenças. Não se tenta eliminar as diferenças (não todas, ao menos), mas conviver tranquilamente apesar delas, respeitando a individualidade de cada um.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É impressionante, você lê tudo da maneira que quer.

 

Eu não disse que gosto de diferenças. Em nenhum momento.

 

 

 

Nem disse que meu conceito é verdadeiro e absoluto. Muito menos que os seus são errados. To falando que segregam, o que é um fato. E que não concordo. Ponto.

 

 

 

O que eu digo é que você pode espernear, falar em liberdade de expressão, em direitos individuais, no que for, mas tais atitudes são preconceituosas.

 

 

 

Só isso.

 

 

 

Muita gente se diz não ser preconceituoso (nem to falando que é o seu caso), mas só não é quando não tem ninguém diferente perto. O pessoal pode ser livre desde que não atrapalhe a minha vida, a escola dos meus filhos, o meu ambiente de trabalho e os lugares que frequento.

 

 

 

Realmente. Isso aí é uma ideia legal.

 

 

 

Tá difícil de extrair isso do que eu to falando? Não to tentando diminuir ninguém, muito menos você. É impressionante como em qualquer discussão você acha que eu to atacando você.

 

 

 

To debatendo ideias. E expondo por que não concordo com seu ponto de vista.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...