Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Atores Famosos Existem nos Filmes?


angebert
 Share

Recommended Posts

  • Members
O___O

 

é' date=' mais é uma pergunta meio complexa de quem teve muita imaginação 06.

 

outro filme que isso acontece que lembrei agora é em O Império (do Besteirol) Contra-ataca, Ben Affleck fala de si mesmo no filme.

 

mais em filmes como O Jogador existem atores/diretores interpretando a si mesmos em várias cenas e tal...
[/quote']

 

Grande coisa, em algum filme ele consegue deixar de ser ele mesmo. Hahahaha! 060606

 

gostei dessa 0606060619
Naomi Watts2007-02-12 13:59:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O assunto desse tpc me lembrou o filme A feiticeira, pois Nora Ephron disse ter criado toda aquela história de remake da série justamente por não querer criar na tela um universo onde não existe a série A feiticeira (como em Homem-Aranha, por exemplo, em que não existem os gibis nem o personagem dentro do universo do filme). Ela não gostou da idéia de ver os outros personagens se deparando com uma loira mexendo o nariz e fazendo mágicas e não compará-la imediantamente à Samantha.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O assunto desse tpc me lembrou o filme A feiticeira' date=' pois Nora Ephron disse ter criado toda aquela história de remake da série justamente por não querer criar na tela um universo onde não existe a série A feiticeira (como em Homem-Aranha, por exemplo, em que não existem os gibis nem o personagem dentro do universo do filme). Ela não gostou da idéia de ver os outros personagens se deparando com uma loira mexendo o nariz e fazendo mágicas e não compará-la imediantamente à Samantha. [/quote']

 

A Nora Ephron acabou se dando mal com A Feiticeira , justamente por não ter o mesmo talento para a metalinguagem como a dupla Spike Jonze & Charlie Kaufman .

 

Nesse caso , era preferível que tivesse feito uma adaptação tradicional do clássico seriado .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa... não entendo pq tanta violência verbal regada a ironias e sarcamos... até parece que aki é algum concurso de auto-afirmação do tipo "eu sou mais foda e humilho melhor" 09

a pergunta poderia gerar uma discussão divertida... acho que infantilidade é levar isso a sério como se o autor fosse 'burro" ou algo assim... Tem gente que não relaxa mesmo...

 

Mas enfim.. foi citado O Ultimo Grande Herói, e acho esse o filme mais legal e mais divertido usando a pergunta do tópico. Embora no filme do John Slater, Arnold Schwarzenegger não existe... tanto q a melhor piadinha do filme foi ele e o garoto na locadora, e aparece um poster do Silvester Stallone como Terminator, e o Slater fala "foi o melhor papel dele!", hehehe

Mas se eu entendi bem a pergunta... foi se nos filmes os atores existem, não que eles são eles mesmos... no caso, se encaixa mais com 12 Homens e Outro Segredo, que já foi bem citado. Se o roteiro quiser fazer uma boa brincadeira, os atores existem sim no mundo dos filmes 03
Vince Vega2007-02-13 10:54:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

06

Uma cena muito engraçada que lembrei é do filme Spaceballs (S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço) que os personagens assistem a uma fita do próprio filme.

 

Não importa qual é a comédia, só de ter o Mel Brooks já é engraçado.06 Eu gosto das paródias dele. Hehehehe06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Realmente tem esta parte do filme, eles mostram até o papel higiênico do filme. Seria isto uma autocrítica do próprio filme? Tipo: Se você não gostou do filme passa o papel higiênico para limpar a porcaria. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A pergunta do autor do tópico me lembra o excelente Adaptação, em que o protagonista do filme é justamente seu roteirista.

Uma cena muito engraçada que lembrei é do filme Spaceballs (S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço) que os personagens assistem a uma fita do próprio filme.

Se não me engano, nesta cena um personagem pergunta: "Mas como você conseguiu esta fita se o filme ainda nem foi lançado?" e o outro responde: "Com a pirataria de hoje em dia conseguimos assistir aos filmes antes de eles serem lançados nos cinemas". Realmente, uma cena bem inspirada, hehe.

 

Tarântula
Tarântula2007-02-13 14:12:25
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Assista ao péssimo "Doze Homens e um Segredo", no qual o roteiro se mete numa bagunça tremenda justamente por tentar seguir esta lógica que você propõe: a personagem vivida por Julia Roberts se torna fundamnetal nos planos do grupo justamente por parecer... a Julia Roberts.

A partir do momento em que a parede entre realidade e ficção é rompida, o filme vai pro buraco, pois começamos a questionar: ué, e o Brad Pitt? Como eles podem dizer que ela se parece com a Julia Roberts e não perceber que há também clones do Pitt, Clooney, Cheadle, Damon, no grupo? A Roberts não fez um filme com o Brad Pitt (A Mexicana)? E com o Clooney (Confissões de uma Mente Perigosa)? E aí?

 

A resposta à sua pergunta, meu caro, é a seguinte: não, os atores não podem existir no universo ficcional do filme, pois isto impediria a suspensão da descrença fundamental para que mergulhássemos na narrativa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bem sacado Pablo,realmente que furo esse da Julia Roberts no Filme,se fosse assim realmente deveria ter sacado que o Brad Pitt é a cara do Brad Pitt e o George Clooney é identico ao George Clooney06

 

Assim eles poderia roubar se passando por sósia dos atores,ainda promoveriam o roteiro mais ridiculo do Cinema.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A resposta à sua pergunta' date=' meu caro, é a seguinte: não, os atores não podem existir no universo ficcional do filme, pois isto impediria a suspensão da descrença fundamental para que mergulhássemos na narrativa.
[/quote']

Então como fica Quero ser John Malkovich (em que John existe no universo ficcional do filme, mas Cameron Diaz não), ou A última loucura de Mel Brooks (em que Paul Newman e Liza Minnelli existem, mas Mel Brooks não)?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não tem essa de regra, teve gente que achou a gracinha com a Julia Roberts em 12 Homens artificial e ruim (Pablo) e teve quem achou como uma solução engraçada para a situação que o filme apresentava (vi o filme na época do lançamento e não lembro de ter achado absurdo aquilo, mesmo eu não sendo parâmetro).

 

eu não acho que os atores existirem no universo do filme impede a suspensão de descrença, não importa se o recurso foi usado por gracinha ou como finalidade mesmo, como Quero Ser John Malkovich. se interessar e o efeito for legal, vale...

 

a discussão do tópico é meio WTF, mas mostrou que algumas pessoas acham que certos elementos invariavelmente atrapalham, o que não é todos os casos...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembrei de outra situação desse caso. Em Looney Tunes: De Volta à Ação, quando o personagem do Brendan Fraser está contando para o Patolino que trabalhava como dublê em filmes uma hora ele diz: "eu apareço mais naquele filme A Múmia do que o Brendan Fraser".

 

 

e também discordo do Pablo. Não existem regras, no cinema tudo é válido, dependendo do contexto. E eu gostei muito da piada do 12 Homens e um Outro Segredo, lembro que rachei de rir no cinema. 01
Link to comment
Share on other sites

  • Members
e também discordo do Pablo. Não existem regras' date=' no cinema tudo é válido, dependendo do contexto.[/quote']

exatamente! esse é o ponto

O povo parece que pensa q cinema tem regras iguais à realidade... mas se fosse assim, que graça teria? uma das coisas mais interessantes da sétima arte é justamente pq lá tudo é possível. A imaginação de quem faz o filme é que comanda o "mundo" no qual ele está inserido. Cabe aos expectadores gostarem ou não do trabalho, mas antes disso a criatividade do cineasta é quem cria todo o contexto e as "regras" da película.

Se a Tess se parecia com a Julia Roberts em 12 Homens e Outro Segredo, pq o Daniel Ocean teria que, necessariamente, se parecer com o George Clooney? o que o mundo real tem a ver com o mundo do filme? quem define quem "existe" e quem não existe no filme é o roteirista. O expectador pode detestar a idéia, mas dizer que tecnicamente não pode acontecer... aí é não entender que um filme é apenas ficção... icon_rolleyes

 

aliás... também adorei a piadinha do filme. Rachei de rir no cinema! 06
Vince Vega2007-02-15 09:51:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vejam só, pois não é que este tópico está rendendo? A imaginação humana realmente é algo espetacular e quando nos permitimos "viajar" é mais incrível ainda. Tinha certeza que este tópico iria trazer bons argumentos (contra e a favor), mas de qualquer forma um debate interessante.

 

Parabéns ao criador do tópico e aos argumentos aqui citados. Só para não perder a viajam e acrescentar ao que já tinha exposto na página anterior gostaria de dizer que, na medida que o roteirista se permite "brincar" com a realidade e a fantasia, cabe a nós, como espectadores, gostar ou não do roteiro. Mas é inegável que é uma liberdade artística bastante interessante e esta metalinguagem sempre é muito estimulante.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
 

A resposta à sua pergunta' date=' meu caro, é a seguinte: não, os atores não podem existir no universo ficcional do filme, pois isto impediria a suspensão da descrença fundamental para que mergulhássemos na narrativa.
[/quote']
Então como fica Quero ser John Malkovich (em que John existe no universo ficcional do filme, mas Cameron Diaz não), ou A última loucura de Mel Brooks (em que Paul Newman e Liza Minnelli existem, mas Mel Brooks não)?

 

Mas aí a coisa é completamente diferente, já que a trama básica do filme parte do pressuposto que Malkovich existe como ator naquele universo, mas não como personagem. E "Looney Tunes", façam-me o favor, nÃo se encaixa na discussão por ser um besteirol (divertido, mas besteirol) típico de Joe Dante, que utiliza qualquer piada que lhe pareça boa no momento.

 

Isto é completamente diferente de se ter um filme que, sem mais nem menos, atira no espectador a informação que sua personagem se "parece" com a atriz que a interpreta. Isto, como já apontei, impede a suspensão da descrença, regra fundamental para que aceitemos as premissas fictícias da história.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ué, mas 12 Homens e Outro Segredo é pra se levar a sério?  Para mim também é simples entretenimento, não tão escrachado quanto Looney Tunes, mas entretenimento. Não é um filme no qual é preciso aceitar suas premissas fictícias, é só diversão.  Essa descrença do enredo do filme só aconteceria se fosse em um Traffic ou Erin Brockovich, só pra citar filmes do mesmo diretor.

 

Enfim...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...