Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Cinéfilo


Recommended Posts

  • Members

as minhas [complementado com algumas do pessoal aqui]:

blade runner

rambo

ocean's eleven

--

edward scissorhands

mascara do zorro

dirty dancing

goonies

branca de neve ...

love story

shrek

free willy

casablanca

esqeuceram de mim

moulin rouge

tieta [google ^^]

the graduate

kill bill

fantasia

apocalypse now

beleza americana

flintstones

trainspotting

terminator 2

willy wonka and the chocolate factory

madagascar

dr. jivago

mudanca de habito

notting hill

pretty woman

sexta feira 13.

romeu e julieta

robin hood

lisbela e o prisioneiro

requiem para um sonho 

--

moonwalker

cidade de deus

pinoquio

tigre e o dragao

historia sem fim

ultimo dos moicanos 

magico de oz

lawrence da arabia

cabaret

ou tudo ou nada

quero ser grande

priscilla a rainha do deserto

fantasma da opera

my fair lady

robocop

em algum lugar do passado

eu tu eles

senhor dos aneis

exorcista

chicago

--

ben hur 

xanadu

laranja mecanica

mask

ultimo samurai

profecia

west side storyrubysun2007-07-27 00:16:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tribunal:

 

 

 

AI

 

Bom, sei que sou o único que detesta o filme, pois é apenas uma cópia futurística de "Pinóquio" (com suas mudanças claro) e portanto achei sim uma novela mexicana. Spielberg tenta arrancar desesperadamente as lágrimas, falhando miseravelmente. E pra ser sincero, não consegui me simpatizar nenhum pouco com o garoto (embora ache Osment brilhante), portanto me desinteressei quando ele é largado no "lixão dos robôs".

 

 

 

Com relação a questão em geral, é óbvio que deve haver um certo limite. A começar pelo uso excessivo de clichês que deve ser cortada pela metade com risco de água-com-açúcar caso contrário.

 

 

 

A seguir vem as maneiras com que o diretor expressa os sentimentos de seu personagem, que dependendo do modo com que é feito pode causar novamente água-com-açúcar. Por exemplo: é costume de várias comédias românticas fazerem com que seus personagens façam um discursozinho no final, onde expressa seu amor e todo aquele blablabla clichê. Ou então o mocinho que apaixonado corre atrás da mocinha que triste sai da cidade, etc.

 

 

 

Por fim, é necessário uma certa contenção por parte dos personagens para que estes não se entreguem a qualquer uma das convenções. Como exemplo, temos o filme "Shakespeare Apaixonado" onde a atriz Gwyneth Paltrow se entrega a clichês do tipo olhar ao infinito, suspiros e... mais suspiros e olhares ao infinito. Existe limite para tudo e estes profissionais devem encontrá-lo.

 

 

 

Bom, pelo visto me limitei aos clichês, mas em geral são estes que causam os problemas de melodramatização. Pretensão pode ser também um grande problema, tendo em vista TODOS os trabalhos de Paul Haggis ("Crash" em particular, é um lixo!).

 

 

 

Amanhã eu comento "A Dama Na Água" e "De Olhos Bem Fechados".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu vi Requiem Para Um Sonho ontem e nunca chorei tanto em um filme. O curioso é que só chorei nas cenas da mãe do garoto (esqueci o nome da atriz que ficou fantástica no filme). E em A.I. eu também chorei, mas só naquele final que é agonizante de tão triste.

 

Porra, Fox! 06

Eu não joguei o jogo hoje, as que eu postei já tavam guardadas num txt aqui. Essa música de Requiem eu tenho ouvido TODAS as versões dela desde ontem 16

 

Troy Atwood2007-07-26 20:48:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amanha eu respondo o tribunal, ok? 05

 

Só consegui 41% desse jogo... 04

Eu sei: 3, 9, 10, 11, 14, 15, 17, 18, 19, 21, 22, 25, 26, 30, 34, 35, 38, 39, 43, 46, 49, 54, 55, 58, 60, 61.

 

Os que falta na lista do Rubysun:

35- Réquiem Para um Sonho (Pô Troy.... vc viu ontem o filme...)

58- Ben-Hur 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Consegui exatamente 50% no joguinho.No outro eu fiz 72%, se não me engano...

 

01- Blade Runner
05- Edward Mãos de Tesoura
08- Os Goonies
09- Branca de Neve e os Sete Anões
10- Love Story
11- Shrek
12- Free Willy
13- Casablanca
14- Esqueceram de Mim
15- Moulin Rouge
16- Tieta
17- A Primeira Noite de Um Homem
18- Kill Bill
20- Apocalypse Now
21- Beleza Americana
22- Os Flinstones
23- Trainspotting
24- O Exterminador do Futuro
25- A Fantástica Fábrica de Chocolate
26- Madagascar
29- Um Lugar Chamado Nothing Hill

30- Uma Linda Mulher
31- Sexta Feira 13
34- Lisbela e o Prisioneiro
37- Moonwalker
38- Cidade de Deus
39- Pinóquio

41- A História Sem Fim
43- O Mágico de Oz
45- Cabaret
53- Eu, Tu, Eles
58- Ben Hur
60- Laranja Mecânica
63- A Profecia

Os números 22 e 29 tão com tilt...Escrevi esses filmes que coloquei aí na listinha mas não aceitou.Mas tão certos,porra! 1106
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Enxak' date=' se escreve Flintstones e Notting Hill. Eu também caí nessa, achando que o jogo é que estava com problemas.06[/quote']

 

Agora sim, Foras.0506

 

 

Para quem não sabe do que estamos falando,estamos nos referindo a um joguinho bem interessante em que devemos lembrar de que filme é a trilha sonora demonstrada.Há duas versões,cada uma com 64 filmes.

 

 

 

 

Divirtam-se.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hora de Voltar (Garden State, EUA, 2004) Dir.: Zach Braff. Com: Zach Braff, Natalie Portman, Peter Sarsgaard, Ian Holm.

 

 

 

Que surpresa maravilhosa!!! Quando vi o trailer desse filme (e olha que já vi umas mil vezes, recentemente no dvd de "A Vida Marinha Com Steve Zissou") pensei ser mais um espécime de "dawn movie" que não traria absolutamente nada de novo e tendo como protagonista o ator da série "Scrubs", isso só forçou a idéia de nunca chegar perto do filme. Pois bem, aluguei este filme por comentários maravilhosos que li de tantos usuários do fórum, desde os da CMJ até usuários mais "cult". O fato é que o trailer dá a impressão de um filme pesado, mas "Hora de Voltar" é apenas um romance ambicioso que aborda não apenas a ligação de poucos dias entre duas pessoas, como também o amadurecimento de um jovem e a relação familiar entre este e o pai.

 

 

 

Não quero dizer muito mais agora, pois tenho vontade de rever (e com isso comentar mais), no entanto, os planos compostos por Braff são belíssimos, bem como a trama que conta. Além disso, as atuações são excelentes, com destaque para Natalie Portman, como uma garota maluquinha. O roteiro mostra situações tão originais, que ainda servem de alívio cômico em certas partes (o irônico é que essa semana é a segunda vez que vejo uma família que não guardou sua árvore de Natal), como o negócio que um funcionário tem nos fundos do motel. Utilizando clichês para iniciar sua trama (a garota maluquinha e o garoto introspectivo), Braff consegue um belíssimo trabalho ao abordar a interação do casal sem apelar pro melodrama(e ainda bem que ele não utiliza a doença da garota como algo digno de lágrimas).

 

 

 

Só faltou abordar melhor o problema com o pai, pois de resto é excelente.4,5/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom... vamos por partes...

 

 

A.I. - Inteligência Artificial:
Você tem vergonha de chorar no Cinema?


Até que ponto o fato de um filme usar de sentimentalismo o valida ou o invalida? AI é um filme que sabe comover o telespectador ou é só uma “novela mexicana”? Que filmes souberam e os que não souberam utilizar bem esse artifício?

Comente!

 

 

Eu, perticularmente, gosto de filmes que conseguem fazer o espectador sentir emoções diferentes... não me importo se ele use clichês ou não (acho que o clichê é valido em alguns casos), desde que consiga trasmitir o sentimento de forma clara, sem torná-lo forçado ou irreal.

No caso de AI, eu gostei do drama conduzido pelo Spielberg no começo, apesar de não gostar tanto do filme.... não sei... acabei me sensibilizando pelo garoto robô enquanto ele está na casa da família que perdeu o filho... depois disso acho que o filme se perde um pouco e se torna repetitivo e só melhora perto de seu final.

Um filme que me emocionou bastante, chegando no ponto de me fazer chorar, foi Olhos Abertos do Shyamalan. Era um momento difícil na minha vida e eu consegui compreender perfeitamente o garotinho protagonista. Pode parecer para alguns extremamente bobo e clichê a relação do menino com o seu avô em seus flashbacks, mas acho que conseguiu mostrar como o menino se lembra do vô.

Outro filme que tem uma forte carga dramatica que me emocionou bastante foi Réquiem Para Um Sonho, que já foi citado pelo Troy. Já vi muita gente dizendo que o filme tem situações panfletárias, mas pra mim não importa... fiquei quase em estado de choque quando vi o filme...

Um filme que usa clichês, mas de forma forçado, pra mim, foi Click. Quado estava no cinema escutei várias pessoas segurando o choro, mas, embora eu tenha achado o filme legalzinho, a cena em questão abusava de efeitos dramaticos, como ator aos prantos na chuva e música dreprimente. Parece que funcionou com várias pessoas, mas não comigo...

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bem pessoal,daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

 

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10.gif
[/quote']

 

 

 

Não Enxak, só pra eu criar falsas esperanças em ganhar livros interessantíssimos. Não caio nessa, não senhor.

 

 

 

*que seja eu, que seja eu, que seja eu* 06.gif06.gif06.gif06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10.gif
[/quote']

Não Enxak, só pra eu criar falsas esperanças em ganhar livros interessantíssimos. Não caio nessa, não senhor.

*que seja eu, que seja eu, que seja eu* 06.gif06.gif06.gif06.gif

 

Eu acho que não deveria estar dizendo isso,mas você já levou algumas notas muito smiley35 dos jurados, e tem fortes chances de smiley35 nesta 5ª prova.01
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10
[/quote']

Aê , bom ver "O Cinéfilo" emocionante novamente.Sem desistências e com boas provas ...

 

Bom é o caralho , tô nervoso! tô nervoso!

EM PÂNICO 13

 

 

(Respira...)
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10
[/quote']

Aê , bom ver "O Cinéfilo" emocionante novamente.Sem desistências e com boas provas ...

 

Bom é o caralho , tô nervoso! tô nervoso!

EM PÂNICO 13

 

 

(Respira...)

 

Sua prova está sendo muito smiley35 pelos jurados. 0106
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10
[/quote']

Aê , bom ver "O Cinéfilo" emocionante novamente.Sem desistências e com boas provas ...

 

Bom é o caralho , tô nervoso! tô nervoso!

EM PÂNICO 13

 

 

(Respira...)

 

Sua prova está sendo muito smiley35 pelos jurados. 0106

E digo mais: acabei de fazer a avaliação de vocês e gostei muito das provas do smiley35 e  do smiley35, pena que smiley35 me decepcionou um pouco.

 

P.S.: Como eu estava sentido falta de usar esses emoticons...06

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10
[/quote']

Aê , bom ver "O Cinéfilo" emocionante novamente.Sem desistências e com boas provas ...

 

Bom é o caralho , tô nervoso! tô nervoso!

EM PÂNICO 13

 

 

(Respira...)

 

Sua prova está sendo muito smiley35 pelos jurados. 0106


E digo mais: acabei de fazer a avaliação de vocês e gostei muito das provas do smiley35 e  do smiley35, pena que smiley35 me decepcionou um pouco.

P.S.: Como eu estava sentido falta de usar esses emoticons...06

 

Vocês jurados devriam dar mais amor a vida , sabiam ? 19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lá vai mais um "Cinegame" para vocês se divertirem, e acumularem uns pontinhos:

img47/681/cinegame4uh4.gif

 

E as missões estão ficando cada vez mais complicadinhas hein...Dessa vocês vocês tem que fazer o seguinte:

 

a) Identificar os 5 filmes na imagem acima corretamente; (2,5 pontos)

B) Associar os 5 filmes aos comentários abaixo corretamente; (3,0 pontos)

c) Identificar o autor de cada comentário,corretamente,de acordo com a lista de usuários abaixo. (2,5 pontos)

 

Mas não para por aí.No final de tudo,haverá mais 3,0 pontos de bônus,por uma tarefa por enquanto secreta.Aguardem um pouquinho.

 

Segue os comentários,relacionados a 5 filmes. Cada comentário corresponde a usuário X.São 9 comentários,no total,sendo que o mesmo usuário participa duas vezes (são 8 usuários listados abaixo) cabe a vocês saber qual.

 

 

Usuários:

 

Alexei ;

Dan... ;

Enxak ;

Forasteiro ;

Ltrhpsm ;

Noonan ;

Rubysun ;

Serge Hall.

 

FILME 1:

 

Usuário A:

 

" (...) É um filme para sentir. Ele vai te fazer sofrer, te incomodar, mas acima de tudo, fazer com que, mesmo assim, você não se sinta arrependido (...) Além de ser também um teste para sua sensibilidade. Basta sentir vontade de virar o rosto ao menos uma vez para que se conclua que você é uma pessoa normal".

 

Usuário B:

 

" (...) Sei que é péssimo e equivovado entrar nesse campo das comparações entre estilos de diretores numa discussão sobre um filme em específico,mas XXX jamais terminaria um de seus filmes com elementos "reais",com pessoas de verdade de mãos dadas com o elenco do filme,isso sempre me desceu arranhado na garganta também".

 

Usuário C:

 

" (...) XXX não esconde verdade alguma. Ele apenas não a exibe, o que é estrondosamente diferente. Sua moral é bem apresentada, executada e difundida. Não vejo mal algum nisso, e adoro quando um cineasta é talentoso o bastante para driblar meu cinismo, situação a qual não me sinto desconfortável em assumir, muito menos para filmes como XXX. Se ele "se finge de grande", é outro de todas as questões de interpretação/opinião".

 

 

FILME 2:

 

Usuário D:

 

" (...) Primeiramente, é necessário ressaltar que, àqueles que sempre buscam ou esperam resoluções e motivações lógicas para os acontecimentos de uma obra, XXX será uma experiência bastante decepcionante. Utilizando-se, pela primeira e única vez em sua carreira, de um surrealismo kafkiano puro e surpreendente, XXX arma diversas situações de suspense acerca de uma metáfora que, pelo menos ao meu modo de analisar a obra, não possui, de maneira alguma, explicações biológicas ou naturais. Tentar apontar uma motivação para o XXX seria, traçando um paralelo com a obra-prima do escritor e filósofo Franz Kafka, uma heresia tão grande quanto tentar encontrar respostas plausíveis para o porquê da transformação do caixeiro viajante em uma barata".

 

 

FILME 3:

 

Usuário E:

 

" (...) Uma das coisas que mais apavora em XXX é o sentimento de inevitabilidade. A gente sabe que tudo aquilo vai acabar mal, que os XXX vão se ferrar, que não têm nenhuma chance contra o XXX. E isso contrasta com a relativa lentidão com que a estória se desenvolve. Nesse sentido, XXX parece um atropelamento filmado em câmera lenta e sem som. Não há muito o que fazer, apenas esperar pelo pior".

 

Usuário F:

 

" (...) XXX não deixa pra ninguém, he actually kick asses all the time. XXX explora todas as possibilidades necessárias para fazer um filme de terror definitivo. A cena por exemplo, da morte do XXX, e todo o lance do XXX, não poderia ter sido melhor filmada. Tamanho é o poder da obra que, várias vezes, vc pode prever o que acontece no segundo superior, de tanto que foi imitado. Mesmo assim, vc considera isso como qualidade, e não clichê negativo".

 

 

FILME 4:

 

Usuário G:

 

" (...) Não rotulo XXX como OP, acredito que o filme tenha pego o rumo certo mas perdeu algumas coisas pelo caminho, mas ainda assim, tanto por XXX como por XXX, trata-se aqui de uma obra imortal. Aquela XXX na última cena é artifício próprio do diretor, que como homem à frente do seu tempo, soube preservar suas obras como bons vinhos, fazendo com que renasça a cada discussão, a cada debate travado sobre o que afinal havia acontecido naquelas duas horas anteriores. Que cada um crie sua teoria, o escurecer da tela é deixado gentilmente escancarado para isso".

 

Usuário H:

 

" (...) Para mim, a grande sacada de XXX é deixar no ar a questão se o XXX foi mesmo o "culpado" por tudo o que aconteceu. Foi mesmo por causa dos XXX que XXX ficou louco? Ou ele teria ficado de qualquer maneira? Ou XXX foram apenas uma desculpa bem-vinda? Afinal, XXX e os outros dizem a XXX exatamente o que ele quer ouvir, na minha visão... É como se XXX quisesse fazer tudo o que fez, mas estivesse esperando que alguém o incitasse a fazer, para depois poder se justificar - "Foi ele que mandou"."

 

 

FILME 5:

 

Usuário I:

 

" (...) O roteiro de XXX poderia ter ido mais além em relação ao próprio governo: é muito simplório e duvidoso como teria surgido aquilo tudo e o porquê. Contudo, no que se refere a questionar a sociedade humana, palmas (e muitas) para ele: muito original e, como já referi, acabou por previr algumas coisas atuais; incluindo ótimos discursos (detalhe para os XXX, no final, também, quando é queimado). Já aos termos técnicos, poderia ter sido um pouco mais trabalhada a edição (algumas cenas têm erros grosseiros); a trilha sonora tem bons momentos (como o começo), ainda que no sonho de XXX após XXX esteja forçada e as paisagens são bem encaixadas, com bons detalhes para um dos primórdios da ficção. O principal charme, porém desta parte técnica, está na fotografia, ambientando o fogo e o “terror” nas devidas situações.

 

================

 

 

Boa sorte.03

 

 

* O "Cinegame" terá peso X na etapa Y da PROVA 7.Participe.
Enxak2007-07-27 17:22:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Muito bem pessoal' date='daqui a pouco tem mais um "Cinegame",vou começar a bolar aqui.

 

Aproveitando o post,queria dizer que a avaliação da PROVA 5 está revelando um resultado acirradíssimo,não dá para prever ainda quem poderá se sair vencedor,quase todos tem chances reais.Meus parabéns a todos.10
[/quote']

Aê , bom ver "O Cinéfilo" emocionante novamente.Sem desistências e com boas provas ...

 

Bom é o caralho , tô nervoso! tô nervoso!

EM PÂNICO 13

 

 

(Respira...)

 

Sua prova está sendo muito smiley35 pelos jurados. 0106

E digo mais: acabei de fazer a avaliação de vocês e gostei muito das provas do smiley35 e  do smiley35, pena que smiley35 me decepcionou um pouco.

 

P.S.: Como eu estava sentido falta de usar esses emoticons...06

 

Vocês jurados devriam dar mais amor a vida , sabiam ? 19

 

Por quê?? Por acaso você sabe onde os jurados moram???

 

Saiba que, a partir de agora, caso algum jurado do "O Cinéfilo" sumir sem dar explicações, você será o primeiro suspeito...0306

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...