Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Cinéfilo


Recommended Posts

  • Members

JURADO 4: SILVA

%5bavatar%5d

1) The Fox - Começa bem a descrição do roteiro, separado cada cena adequadamente; entretanto, conforme a sucessão das cenas, ele ccomeça a ser descritivo demais. Lembre-se de que o roteiro não é a "etapa final" de um filme: ele apenas dá diretrizes para que o diretor insira a sua visão. Do jeito que você elaborou o seu roteiro, pareceu em muitos momentos a descrição ao pé da letra do que acontece no filme.

Nota - 6,5/10

2) The Cube - A roteirização do The Cube pareceu mais um diretor explicando tintin por tintin o que ele queria em cada cena. O erro que a raposa cometeu em algumas cenas da sua roteirização, o The Cube extrapolou durante todo o seu texto. Há uma diferença enorme entre um roteiro e a descrição de uma cena do filme.

Nota - 3/10

3) Bern@rdo - Entendeu muito bem a proposta da prova e se saiu bem na roteirização da cena. Pecou apenas em dois pontos: no excesso de descrição das cenas (não preceisava ter descrito a cena de luta de espada) e ao não indicar as falas dos personagens em linhas separadas. De resto, está muito bom.

Nota - 8/10

4) Filipaum - Com a apresetnação desse texto, é impossível não dizer que o Filipaum escreve muito bem. A descrição da cena é belíssima, tornando esse um dos mais belos textos lidos até aqui. Entretanto, uma roteirização pede uma coisa mais direta, o que ficou faltando aqui no texto. Um diretor que tentasse trabalhar essa cena teria muitas dificuldades caso optasse pela roteirização do Filipaum.

Nota - 5,5/10

5) Fapreve - Estruturalmente, está perfeito (o melhor até agora). Entratanto, o Fapreve esqueceu de descrever alguns detalhes a respeito da decupagem, como a utilização da trilha sonora.

Nota - 7/10

6) Faéu - Estruturalmente a roteirização e decupagem do Faéu está perfeito, mas também padeceu das mesmas falhas do Fapreve: melhor direcionamento no roteiro sobre os outros aspectos que envolvem o filme (trilha sonora, fotografia, desenho de produção, etc..)

Nota - 7/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

JURADO 5: FORASTEIRO

 

%5bavatar%5d

 

Fox - 9

A falta do termo “câmera subjetiva” realmente fez falta ao Fox. E a organização poderia ter ido além da divisão por planos. O Plano 16, como foi o mais longo, ficou extremamente confuso. Mas está ótimo, fora estes dois detalhes.

Cube – 5

Aqui a organização simplesmente não existiu. Parece que o Cube está narrando a cena para um cego, jogando as informações de modo frenético e desordenado.

Bernardo – 9

Excelente. Destaque para a clareza e objetividade do texto. O problema é que a leitura ficou muito cansativa. Podia ter organizado melhor também, não faria mal nenhum, tampouco tomaria um tempo significativo frente a todo o trabalho que certamente já tivera.

Filipaum – 7

Lindo! Uma pena que, para a proposta desta etapa, textos mais crus, como os do Bernardo e do Fox, mostram-se também mais eficientes. É uma questão de discernir como e quando utilizar de determinada linguagem. Se puder ignorar por um momento a nota e o contexto da competição, por favor, encare como um elogio.

Fapreve – 7

Que interessante, aqui sobrou organização, mas faltou essência. Basta comparar, principalmente, com o texto do Fox, onde a cena é toda construída visualmente a partir da descrição de detalhes. Quer dizer, eu fiquei sem saber se fazia chuva ou sol, se o Denzel estava de terno ou com melancia na cabeça, qual a cor dos bancos da praça... Nem sei se a praça tinha bancos.

Faéu – 8

Este é o modelo padrão, que deveria ter sido usado por todos os candidatos, mas como o Faéu acabou sendo a exceção, acaba tendo a nota elevada por isso. Mas faltou, como acima.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

JURADO 6 : NOONAN

 

%5bavatar%5d

 

 

 

The Fox: Com certeza faltou uma pesquisa para conhecer um pouco melhor o linguajar ("câmera subjetiva" e "POV" evitariam muitas coisas meio deselegantes e imprecisas - "como se Hess estivesse andando"), mas, de resto, gostei bastante. Descreveu muito bem tudo, embora às vezes tenha descrito demais, gerando uma certa confusão no leitor, especialmente nos últimos planos. 8/10

The Cube: Muito, mas muito desorganizado. Até que foi uma boa descrição, apesar disso, mas simplesmente não é um roteiro decupado. Parece alguém empolgado contando a cena para um amigo, o que não é necessariamente ruim, mas também não é o que pedimos. 4/10

Bern@rdo: Uma melhor organização espacial viria a calhar (deixar uma linha em branco entre um plano e outro, separar os diálogos do restante, etc. - espaços em branco nas páginas de um roteiro nunca são demais, hauhahua), assim como uma descrição não tão detalhista (não se descreve uma luta num roteiro, por exemplo), mas, tirando isso, foi muito boa, ele entendeu bem o que era pra ser feito. Ah, claro, ele deu uma viajada na separação entre roteiro e decupagem ali, mas tudo bem. 8/10

Filipaum: Texto extremamente bem escrito, poético, evocativo, emocionante, lindo - e pouco funcional. O que comprometeu o desempenho do Filipaum nessa prova foi ele não ter assumido o papel do diretor; ao invés disso, optou por se considerar uma espécie de comentarista detalhado da cena. Se tivéssemos pedido uma crítica dessa espécie, ou um conto, talvez, a nota seria máxima. No entanto, como um guia para filmagens que o roteiro é, não funciona. 6/10

Fapreve: Resposta bem parecida, visual e estruturalmente falando, com um roteiro, mas, enquanto alguns dos seus companheiros pecavam pelo excesso de descrição, o fapreve peca pela falta dela. Deu pra ter uma idéia de como seria a cena (no sentido de o que acontece, como acontece, etc.), mas não pra visualizá-la bem. 7/10

Faéu: Tudo bem claro, limpo e organizado - bastava bater o olho na página pra se localizar e entender o que estava sendo descrito ali (gostei da tabela, hauha). Mas faltou descrever BASTANTE coisa, como já apontaram. Problema parecido com o do fapreve, mas menos acentuado, enfim. 8/10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem criar polemica.


masssss

meu se eu rouba-se com o troy e companhia' date=' eu hoje poderia voltar na frente dessa rodada, ou seja eu teria sido beneficiado.

E mais quem garante se eles não tivessem roubado eles conseguiriam ter passado da segunda prova?!??!?!

06

mas tudo bem pessoal, sorte para eles


[/quote']

 

Você seria o eliminado na PROVA 2, The Cube, isso é fato. Graças ao episódio dos 3 Patetas que você chegou até aqui (e ao outro episódio, e à desistência do Monster também, enfim...06).

 

Mas essa onda de sorte acaba por aqui,infelizmente (para você hehe) The Cube. Por ter o pior desempenho nesta 5ª prova, você é o eliminado.12

 

Eis o resultado geral:

 

1 - Faéu - 8,6

2 - Bernardo - 8,3

3 - The Fox - 7,9

4 - Filipaum - 7,1

5 - Fapreve - 6,5

6 - The Cube - 4,1

 

 

 

 

E pela segunda prova consecutiva, Faéu, você é o grande vencedor! Parabéns!!! 10

 

 
Enxak2007-07-30 20:41:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Segunda chance' date=' me perdoe, tô com preguiça de escrever duas palavras quando uma já dá o recado. 06.gif [/quote']

Você quis dizer "repescagem", não?



Perdoe a minha provável ignorância, mas não dá no mesmo?

 

Olha só que interessante, porque essa "ramificação" simplesmente não existe aqui no sul. Como achei que a terra tinha parado de girar, fui atrás:

 

O verbo PESCAR vem do latim piscare e significa apanhar na água peixe (que vem do latim pisce). O substantivo que nomeia essa pratica é PESCA ou PESCARIA. O termo PESCAGEM não é usual do falante brasileiro, talvez por isso nem dicionarizado esteja. O termo REPESCAGEM seria o ato de fazer uma pescagem novamente, mas não é usado no sentido próprio de fazer uma nova “pescagem de peixe”. O termo REPESCAGEM foi vulgarizado pela imprensa (rádio e TV) ao focalizar competições esportivas, com o sentido de dar mais uma chance, de dar uma última oportunidade, de fazer uma nova colheita, e isso sempre com a conotação de alívio por ainda se manter a esperança. Uma hipótese é de que, para tais ouvintes, poder contar-se com mais uma chance, com uma última oportunidade, é entendido mesmo como um refrigério (ou como um refresco, na linguagem popular) para quem está a ponto de ser eliminado. Daí se concluir isso: refrescar, aliviar a tensão dos inseridos na disputa. Assim, é compreensível o que ocorreu, ou seja, por conta de uma atrofiada captação do som, entender-se e julgar-se natural que o(s) indivíduo(s) terá(ão) uma nova chance na REFRESCAGEM (REPESCAGEM).

 

 

É tipo aquela história da "batatinha quando nasce ESPALHA A RAMA pelo chão. Fico fascinado por essas coisas.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

img440/4321/resultadocinefilohi5.jpg

 

Parabéns então ao Faéu, e valeu pela participação, The Cube, espero que tenha sido bom para você também. Não deixe de acompanhar o tópico.03

 

Ah, e parabéns ao Bernardo também, pelo quase empate com o 1º colocado! Ficamos muito satisfeitos com o resultado de todos vocês nesta prova.10

 

Então é isso. vocês terão a terça-feira de folga, na quarta terá início a tão aguardada PROVA 6.
Enxak2007-07-30 20:58:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

IMPORTANTE:

Seguindo a ordem de classificação na PROVA 5, cada um de vocês poderá, se quiser, descartar até TRÊS dos filmes previamente escolhidos para a PROVA 6, e escolherem outro do Bonus Track no lugar.

A lista atual de escolha dos filmes + Bonus Track:

(Corrigido)

 

 


Faéu

Crimes E Pecados;
Extermínio;
Curtindo a Vida Adoidado

Quase Famosos;

Uma Cilada Para Roger Rabbit;

Bernardo

A Mão do Diabo;
O Terceiro Olho;
Marcas da Violência;
Soldado Anônimo;
Os 12 Macacos;


The Fox

O Homem Que Não Estava Lá;
Jules & Jim;
Bullit;
Moscou Contra 007;
Psicose 2;

 

Filipaum

Encontros e Desencontros;
Dr. Fantástico;
Adaptação;
De Corpo e Alma;

21 Gramas.

Fapreve

Akira;
Encurralado;
Faça a Coisa Certa;
THX1138;
Vamos Nessa.


Bonus Track:


Batman Begins;

O Bebê de Rosemary;

Os Caça Fantasmas;
Cada Um Vive Como Quer;
De Corpo e Alma;
De Volta Para o Futuro;
Dublê de Corpo;

A Fantástica Fábrica de Chocolates;
O Informante;

Nazarín; 
O Rei Leão;
Sinais;

Star Wars V - O Império Contra-Ataca;
Trainspotting;
Tropas Estelares;
Vale Tudo;

Hair;
Madrugada dos Mortos;
Medo;
Aliens;
Dr. Jivago;
Sexta feira 13;

Um Grande Garoto;
Vivendo no limite.

 

 

A ordem de classificação:

 

1 - Faéu
2 - Bernardo
3 - The Fox
4 - Filipaum
5 - Fapreve

Organizem-se!

 

E outra coisa: Ao invés de 4 redações, vocês deverão selecionar APENAS UMA, e enviá-la junto com a prova, caprichem! Ok?

 

Os temas:

 

Filme #1: Halloween – A Noite do Terror

Tema proposto: John Carpenter - O Gênio Maldito!


Filme #2: Janela Indiscreta

Tema proposto: Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense.

 

Filme #3: Magnum 44

Tema proposto: Clint Eastwood – O Ator vs O Diretor.

 

Filme #4: Veludo Azul

Tema proposto: David Lynch - Surrealismo Genial ou Paranóia?

 

Filme #5: A Vila

Tema proposto: M. Night Shyamalan - Isolado na sua própria genialidade?

 

Filme #6: Um Lobisomem Americano em Londres

Tema proposto: Monstros clássicos do Cinema.

 

Filme #7: Superman O Retorno

Tema proposto: Superproduções - Quando sobra dinheiro e faltam idéias?

 

Filme #8: De Volta Para o Futuro Parte II

Tema proposto: As Mais Famosas Trilogias do Cinema.

 

Filme #9: A Hora do Pesadelo 3 – Os Guerreiros dos Sonhos

Tema proposto: Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V... As Longas Franquias do Terror.

 

Filme #10: Colateral

Tema proposto: Filmes de Ação - Michael Mann vs Michael Bay.

 

Filme #11: Era uma Vez na América

Tema proposto: Era uma Vez... Sergio Leone

 

Filme #12: Melhor é Impossível

Tema proposto: A Importância do Oscar e outras Premiações no Cinema.

 

Filme #13: Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo

Tema proposto: Aula de História - Quando os filmes saem da Sala de Cinema e vão para as Salas de Aulas.

 

Filme #14: Feitiço do Tempo

Tema proposto: Qual é o charme das Comédias Românticas?

 

Filme #15: O Talentoso Ripley

Tema proposto: O Talentoso Anthony Minghella ou uma Fraude no Oscar?

 

Filme #16: Batman O Retorno

Tema proposto: O Cinema Fantástico de Tim Burton.

 

Filme #17: Gangues de Nova York

Tema proposto: As Duplas de Martin Scorsese - Robert DeNiro vs Leonardo Di Capprio.

 

Filme #18: Laranja Mecânica

Tema proposto: Stanley Kubrick - A Perfeição existe ou é só um Mito?

 

Filme #19: Indiana Jones e o Templo da Perdição 

Tema proposto: Steven Spielberg - Um Diretor que já abandonou sua Infância?

 

Filme #20: Toy Story - Um Mundo de Aventuras

Tema: Os Adultos tem vez nas Animações ou é coisa de Crianças?

 

 

E aviso ao Dark, HAL e Troy: O questionário com a prova extra será enviado amanhã.

 

 

Por enquanto é isso. Boa noite à todos.

 
Enxak2007-07-30 22:51:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 não entendi muito o que vc quis dizer com 'pov de azazel'.

De acordo com o que pesquisei seria o ponto de vista (Point Of View) de um determinado personagem.

 

Parabéns Faéu, muito bom mesmo. 10

 

Ufa 13, escapei por pouco dessa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, acabei voltando para corrigir os erros no post acima, com a escolha dos filmes. Preciso arrumar ali as trocas recentes do Faéu e Filipaum.Peço que se organizem, o mais depressa possível, para que possamos iniciar o envio dos formulários já na quarta.Right-right? 01

 

E aproveito para explicar o seguinte: Dark, HAL e Troy: A prova extra será postada aqui mesmo, no tópico, amanhã. E o prazo de vocês será esticado um pouco: Até terça-feira que vem.

 

Porém, a PROVA 6 já terá início na quarta (01/08) para os outros 5 candidatos, que já estão no jogo. Aquele que se sair vencedor,na "Segunda Chance", terá uma semana a menos para concluí-la.Mais um motivo para vocês se esforçarem.03

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gente, foi mal eu haver me desviado do proposto. O que houve foi que quando reconheci a proposta da Prova 5 fiquei um pouco receoso. Reelaborar o roteiro da cena, da forma que entendi, acabaria me aproximando demais do lado técnico do Cineasta e me afastando do lado crítico do Cinéfilo. Não que isso fosse ruim, mas achei que poderia ser profissional sem deixar de ser argumentativo... Achei que elaborar uma decupagem dissertativa, ao meu modo, teria o seu valor por não só identificar os movimentos de câmera do diretor, a preparação do cenário, o uso da luz, da trilha sonora e etc. Mas também por analisar as suas razões e dar relevo à qualidade das suas execuções - sob a minha perspectiva. Acabei me guiando pela intuição, nem pensei se estava agindo certo ou errado.

 

Mas, tudo bem. Pensando com mais clareza, vejo que mergulhar de cabeça no aspecto técnico só tem a acrescentar ao nosso embasamento teórico. E os outros que fizeram as suas provas dessa maneira, só ganharam com isso. Talvez eu pudesse ter feito assim também, elaborado o roteiro e distribuido comentários curtos aonde achasse que valia a pena, sei lá.

 

Bom, de qualquer jeito, essa foi a prova que mais gostei. Sério. Se quiserem fazer de novo 06... Eu cheguei mesmo a pensar em trocar a minha cena titular por uma de Apocalipse Now: a cena inicial no quarto de hotel, em que o Willard está injuriado - e mais tarde enlouquecido - "na merda do Saigon", esperando para ser escalado para uma missão qualquer que fosse. Acho que ficaria legal. 05

 

 

Enfim, obrigado pelos elogios ao texto. É que não consegui conter o meu deslumbre por essa ceninha tão gostosa. E valeu o toque do Alexei. Fusão, pois é, esse termo nem passou pela minha cabeça na hora.

 

 
Filipaum2007-07-30 23:16:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Perae' date=' não vamos avacalhar com a parada das escolhas. Esse esquema de pegar filme dos outros não rola mais. É pra pegar o filme diretamente do Bonus Track, devolvendo até três filmes seus. Certo, Enxak?

 
[/quote']

 

Certíssimo Filipaum.Lembrando que essa troca é opcional, quem não quiser trocar nada, não troca, e quem quiser trocar só 1 filme, ou só 2 ao invés de 3, também pode. Mas todos devem ser pêgos do Bonus Track. Claro que caso o Faéu descarte 3 de seus filmes e troque-os por outros 3, seus filmes descartados vão automaticamente pro Bonus rack, e podem ser pêgos pelo Bernardo, e assim sucessivamente.03

 

E com a redução do número de questionários a serem elaborados, esqueçam por enquanto os filmes que irão pegar de Bonus Track. O número será reduzido, não serão mais 5. Preocupem-se por enquanto com a reorganização da lista oficial de filmes para a PROVA 6. Para isso, o Faéu precisaria aparecer, é verdade...Cadê ele?
Enxak2007-07-31 11:17:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tribunal de Causas Cinematográficas:

 

 

 

A Dama na Água:

 

Eu apoio totalmente a introdução de críticas em filmes, contanto que estes fiquem dentro do contexto do próprio filme e seja elaborada inteligentemente. No entanto, isso não ocorre em "A Dama na Água". Para começar, a subtrama envolvendo o crítico interpretado por Bob Balaban é dispensável, não fazendo a mínima falta para o filme. Depois, vem a forma grotesca com que o personagem é desenvolvido e embora deteste certos críticos, a estereotipação daqui é deplorável. É como se fosse uma vingança por parte de Shyamalan às péssimas críticas que recebeu e que previu receber. Além dele, temos o modo panfletário com que Alejandro GHonzales Iñarritu retratou o mundo. "O nosso mundo está acabando", ah, obrigado pela descoberta fascinante!

 

 

 

Para citar um exemplo perfeito de crítica, vejam "Pequena Miss Sunshine". Os diretores abordaram sutilmente no finalzinho do filme o repulsivo mundo da moda, abordando inteligentemente o assunto no filme dentro do contexto. E se todos pudessem fazer críticas dessa maneira, seria fantástico.

 

 

 

Concluindo, uma boa crítica feita por um diretor é sempre bem-vinda. Mas é necessário um esmero em sua realização para que não se torne tão estúpido quanto o objeto de crítica.

 

 

 

De Olhos Bem Fechados:

 

Essa daqui é difícil!!! Eu citaria novamente um Kubrick: "Laranja Mecânica". Seu alto conteúdo violento e a forma degradante com que Kubrick mostra o estado psicológico de Alex é notável.

 

 

 

Um filme que é uma grande polêmica? Bom, entrando nesse assunto eu diria qualquer filme do diretor Anthony Minghella, cuja fama não faz jus ao seus filmes. "Cold Mountain" é uma história brega, repleta de péssimas atuações (o diretor transformou Phillip Seymour Hoffman em um merda!), com um roteiro clichê e que simplesmente não sabe como desenvolver sua narrativa. "O Paciente Inglês" chega a ser pior. Novamente o diretor transforma um ator talentoso (Ralph Fiennes) em um merda e aqui a história é simplesmente desinteressante. Seus filmes são muito caóticos e não despertam o interesse dos expectadores, com isso as películas se destacam graças aos aspectos técnicos, apenas.

 

 

 

Assim sendo, é necessário dizer que boa parte da polêmica causada em certos filmes vem do Oscar, cuja predileção por filmes estúpidos e enfadonhos e irretocável, ao mesmo tempo em que negam quaisquer filme que contenha um politicamente incorreto em seu contexto. Ademais, essa premiação merece aplauso... pela sua mediocridade. 07.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enquanto o Faéu não aparece, vamos seguir o barco...

 

 

img161/3143/segundachancerf7.jpg

 

 

Por 9 votos a 5, a equipe de "O Cinéfilo" decidiu, depois de muita discussão que seria apropriado darmos esta segunda chance aos participantes Dark, HAL e Troy, eliminados na PROVA 3, por todos aqueles motivos já expostos aqui ontem. Sendo assim, estávamos desde ontem elaborando esta prova extra, só para os três, que consiste em suprir, de certa forma, as provas 3, 4 e 5, das quais os três não participaram, para que assim, aquele que se sair vencedor e se juntar aos outros cinco esteja mais ou menos no mesmo nível de aprendizado/bagagem/cansaço.

 

Segue, portanto, a Prova Extra, direcionada aos três participantes que receberão esta segunda chance. Boa sorte,e que vença o melhor.

 

PS: Nada de troca de MP's desta vez hein, patetas.Instalamos um software especialmente fabricado para essa prova, que funcionará como um radar, fiquem espertos.0306

 

 

====================================

 

PROVA EXTRA:

 

1) PROVA 3 - MUITO ALÉM DE HOLLYWOOD:

Elaborar uma resenha para um dos seguintes filmes Bergmanianos: "Persona", "O Sétimo Selo" ou "Gritos e Sussurros". Além da resenha, enviar um pequeno resumo sobre o histórico do cinema sueco e um comentário sobre Ingmar Bergman, auxiliado pela sua resenha e mais um ou dois filmes vistos.

2) PROVA 4 - BOMBAFIGHT! CUP:

Disserte sobre o seguinte raciocínio, proferido com frequência no tópico do filme "Transformers" de Michael Bay: "Transformers é bom porque é idiota".

3) PROVA 5 - ROTEIRO E DECUPAGEM:

Nos moldes do que foi realizado na 5ª prova, escolher alguma cena do filme "Profissão Repórter" ou "Blow-Up", do Antonioni, e nos entregar a cena escolhida devidamente trabalhada.

=======================================


 

PRAZO PARA ENTREGA, VIA MP, DA PROVA-EXTRA: 17:00 HRS DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (07/08).

 
Enxak2007-07-31 13:10:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members
MUAHAHAHAHAHAH!!!! Essa repescagem tá FODA!!! 06.gif06.gif06.gif

 

Pois é... Essa "refrescagem" não vai dar refresco pra ninguém não.1906

 

Acho que com essa prova aquele que se sair vencedor estará muito bem preparado para entrar no jogo. Sem essa de "ah, assim é fácil, entrou na penúltima prova do jogo"...
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...