Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não adianta dizer que Scorsese já usou da mesma tática com OS INFILTRADOS, certo?

Aos teimosos e ignorantes de plantão, acreditem:

A trama de SHUTTER ISLAND não tem nada a ver com o clima do trailer, potencialmente comercial e nada mais.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu não sou teimoso e nem ando questionando a trama; a única coisa que disse é que pelo trailer vagabundo o filme não promete porra nenhuma. E o único motivo para tanta punhetação, aqui, pareceu ser o nome do diretor. Mas se for aquela cooooisa, eu retiro o que disse.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tomara que o filme não seja aquilo que vi no trailer. Mas a primeira impressão que tive foi baseada apenas no trailer divulgado, que parece mais um produto medíocre de hollywood. Eu sei que a intenção do estudio é vender seu produto, e nada mais natural que vendê-lo como produto que pareça acessível. Agora, eu sempre terei boas expectativas num projeto de Martin Scorsese, é óbvio, mas também admito que fiquei um pouco decepcionado com a prévia.

 

E a prévia de Os Infiltrados era muito superior aquilo. E olha que eu nem sou muito fã deste ultimo Scorsese. Acho que porque creio que ele tenha talento demais para perder refilmando filmes dos outros.
saulomeri2009-06-15 10:46:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa, por isso que nem me atrevo a ver esse trailer, então!

 

Aliás, encomendei o livro pra ler logo (e de quebra pedi junto Lovely Bones, do qual eu não esqueço)!

 

É realmente um ponto de vista a se considerar, saulomeri; mas se ele resolveu refilmar a obra de outro, ele não fez essa escolha de graça! Mas deixe pra lá, eu sou suspeito de falar, pois adoro Os Infiltrados (e mais do que o original...)!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ânimos exaltados nesse tópico, hein... Parece que uma bomba vai explodir.

Sobre o Scorsese, sou um que não acha essa fase recente dele a oitava maravilha. Dos filmes feitos nessa década (ficção), só achei Infiltrados excelente. Os outros achei apenas bons, embora tenham alguns elementos que se aproximam do melhor que ele pode oferecer, como a cena do acidente em O Aviador, e a dos caixões em Gangues.

Tb não vi esse trailer, mas sou meio contra julgar um filme pelo trailer... Ainda se fosse o próprio Scorsese o responsável...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já eu gosto bastante dessa fase do Scorsese, e dentre eles, considero O Aviador o melhor, um dos meus favoritos dele, mas também gosto bastante de Gangues e Infiltrados.

 

O trailer de Shutter Island é realmente bem convencional, mas acredito qu possa sim ser um grande filme. Ou pode ser exatamente o que se vê no trailer. Não dá pra saber ainda. Mas o cara tem crédito.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Já eu gosto bastante dessa fase do Scorsese' date=' e dentre eles, considero O Aviador o melhor, um dos meus favoritos dele, mas também gosto bastante de Gangues e Infiltrados.

O trailer de Shutter Island é realmente bem convencional, mas acredito qu possa sim ser um grande filme. Ou pode ser exatamente o que se vê no trailer. Não dá pra saber ainda. Mas o cara tem crédito.
[/quote']

 

 

Concordo em número, gênero e grau. Só não gosto mesmo de Gangues.  Embora não goste do trailer (o de Nine ainda é imbatível pra mim), torço por Shutter Island.  Até porque, Scorsa sempre é Scorsa né?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O meu problema com Os Infiltrados é justamente em comparação com o original. Algumas tomadas excelentes do filme original foram quase que refeitas no americano, para um Scorsese isso é pouco. Além do que o filme americano "adiantou" certos pontos dos outros filmes da trilogia Conflitos Internos, e alguns inclusive que mais me desagradaram nos originais. O único ponto que no americano eu achei melhor que o chinês foi Leonardo DiCaprio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não sou teimoso e nem ando questionando a trama; a única coisa que disse é que pelo trailer vagabundo o filme não promete porra nenhuma. E o único motivo para tanta punhetação' date=' aqui, pareceu ser o nome do diretor. Mas se for aquela cooooisa, eu retiro o que disse.[/quote']

 

É teimoso por não acatar imediatamente o que eu falo. 06

Eu entendo o descontentamento de alguns com o trailer. Eu achei o mesmo ao comprar o livro. Ao chegar em casa e ler a sinopse na contra-capa, pensei "O que diabos Scorsese quer com algo tão batido?". Ei-la:

 

No verão de 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule. A dupla deverá investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, reservado a pacientes criminosos. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação. E as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital. O desaparecimento de Rachel traz à tona uma série de suspeitas sobre o hospital: com suas cercas eletrificadas e guardas armados, talvez ele não seja apenas mais um sanatório para criminosos. Surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta da psiquiatria seria lá praticada - as suspeitas incluem desde terríveis experiências com drogas e cirurgias experimentais, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria. Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos. Quanto mais perto da verdade Teddy e Chuck chegam, mais enganosa ela se torna.

 

______________

 

Gera a mesma impressão, certo?

Mas essa sinopse abarca tão somente a superfície da trama, isso eu lhes garanto. E tanto o teaser poster como o trailer claramente tentam causar essa idéia, o que não passa de estratégia. Mas ok, eu li o livro e vocês não. Ninguém tá errado, eu so quis salientar que o filme tem td e deverá ser muito mais.

 

Salivaaando!! 16
Ronny2009-06-17 17:42:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sidney Lumet é um diretor muito bom, dirigiu grandes filmes no passado e agora volta a uma boa forma, mas está muito longe de ser considerado um gênio, por mim. Lumet não tem uma marca, definitivamente não é um autor (não que isso seja necessário, vale dizer), mas é conhecedor das armas narrativas e utiliza muito bem.

 

Já Scorsese foi grande, imenso, dono de uma filmografia extraordinária e pungente. Hoje em dia é um cara legal, faz filmes bem feitinhos, mas né?! Não sou dos que grita uma fase ruim, só acho que é uma fase, ponto (e que pode ser a final).

 

Até mesmo Woody Allen sofre do mal da fase, mas este já me parece mais fresco. Desde Match Point, Allen vai brincando de cinismo literário-plástico, em filmes de mise en scène complexa (mesmo quando não parecem ter), meio que se renovando em si mesmo. Para mim, não entra nem no caso do Scorsese, nem no caso do Lumet; é grande, ainda que não tanto quanto antes, e é autor, sempre.

 

Na minha opinião, Clint Eastwood é dos grandes diretores americanos vivos, fazendo um cinema clássico que olha pra frente. David Cronenberg (canadense, eu sei) é outro grande, forte e marcante. Mas nenhum americano hoje em dia é como James Gray. Gray é cinema, revolução, nostalgia, anarquia, clássico, contemporâneo, simples e virtuoso; é uma vertente vanguardista de gênero, um deleite visual e um chute emocional.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sidney Lumet é um diretor muito bom' date=' dirigiu grandes filmes no passado e agora volta a uma boa forma, mas está muito longe de ser considerado um gênio, por mim. Lumet não tem uma marca, definitivamente não é um autor (não que isso seja necessário, vale dizer), mas é conhecedor das armas narrativas e utiliza muito bem.

 

Já Scorsese foi grande, imenso, dono de uma filmografia extraordinária e pungente. Hoje em dia é um cara legal, faz filmes bem feitinhos, mas né?! Não sou dos que grita uma fase ruim, só acho que é uma fase, ponto (e que pode ser a final).

 

Até mesmo Woody Allen sofre do mal da fase, mas este já me parece mais fresco. Desde Match Point, Allen vai brincando de cinismo literário-plástico, em filmes de mise en scène complexa (mesmo quando não parecem ter), meio que se renovando em si mesmo. Para mim, não entra nem no caso do Scorsese, nem no caso do Lumet; é grande, ainda que não tanto quanto antes, e é autor, sempre.

 

Na minha opinião, Clint Eastwood é dos grandes diretores americanos vivos, fazendo um cinema clássico que olha pra frente. David Cronenberg (canadense, eu sei) é outro grande, forte e marcante. Mas nenhum americano hoje em dia é como James Gray. Gray é cinema, revolução, nostalgia, anarquia, clássico, contemporâneo, simples e virtuoso; é uma vertente vanguardista de gênero, um deleite visual e um chute emocional.
[/quote']

 

Quoto a mim mesmo para acrescentar os Coen. E Michael Mann!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra mim, muitos cineastas americanos veteranos tem sua importancia na história (Wooddy Allen, Martin Scorsese, Lumet, Eastwood, Mann, Spielberg, De Palma, Coppola...), alguns deles ainda rendem um bocado, e não nego o quão talentosos são, mas hoje pra mim quem está em melhor forma é Darren Aronofsky e Paul Thomas Anderson.

saulomeri2009-06-18 19:27:43

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não sei qual é o mediano do Felipe (acredito que seja Hard Eight), mas Punch-Drunk Love, revisto no domingo, é o melhor filme do Paul Thomas Anderson BY A MILE. Aliás, o único realmente concreto, sem uma megalomania bem resolvida ou catastrófica, o único afetado de modo coerente e realmente tocante. Sou grande fã do filme e o acho um diretor bacana (menos Sangue Negro). Thico2009-06-19 01:01:32

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...