Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Depois de enviar a minha crítica de O Homem Que Não Estava Lá, confesso ter sumido - e estou devendo com tantos e tantos colegas de Cineclube. Li, apenas, os textos de Troy Atwood (Beleza Americana) e Noonan (Herói), e pretendo revê-los num futuro não muito distante, para voltar às discussões, em essencial, de Beleza, porque é um filme recheado de detalhes e sobre o qual eu tenho uma opinião um pouco abaixo do esperado (filme bom, quase ótimo, longe de obra-prima, foi minha primeira impressão), além de ter publicado a crítica para o outro filme de Sam Mendes - Estrada Para a Perdição. Portanto, era mais do que tempos de voltar: e num momento oportuníssimo eu aqui entro novamente, com um texto nada menos do que perfeito (quiçá, um dos cinco ou três melhores que eu já li por este tópico) do Thico, após uma participação controversa com A.I. - Inteligência Artificial, filme que eu adoro. E, é engraçado, novamente, eu não encontrei a obra-prima pintada em Sonata de Outono.

A beleza dos dois filmes de Bergman aos que eu assistira recentemente - O Sétimo Selo, que me fez ficar acordado das 4:00 às 6:00, sem pregar o olho, e Morangos Silvestres, cativante - foram outros incentivos para buscar a obra. Deparei-me com um filme bonito, porém que demora para alavancar. Talvez fosse esta a intenção de Ingmar, fazendo uma analogia à queda devagar das folhas no período, contudo ela não me atinge, por um fator até aborrecedor: recitações disparadas pelas personagens, sozinhas, como se o roteiro não fosse capaz de fazer-nos adequar às impressões das personagens durante a conversa sensacional que se desenrola a partir dos quarenta e cinco minutos (ainda estou encucado para saber como e qual foi o trabalho de Ingrid, Ingmar e Liv Ullman - por sinal, eu fiquei encantado com a Ullman, que chega a encobrir Mrs. Bergman, no seu disparate sobre a infância) e acho que Sonata tem os melhores flashbacks que eu já vi na história do cinema (pouca, é verdade) e o modo como o Thico dissertou-os me sua resenha foi o momento do ápice em minha leitura. A propósito, a leitura do Thico foi magistral, destrinchando o filme, sem necessariamente aborrecer ou soltar spoilers. Ouso dizer que, talvez, superior ao próprio filme em debate. Mas, está aí, eu vou precisar rever (mal conheci) a carreira de Ingmar Bergman todinha.

 

Já está confirmada a resenha da Thata Patty para Casa de Areia e Névoa? Pretendo alugá-lo, amanhã, no pacote de quatro catálogos, contudo, preciso ter certeza de que será esta semana adiante. A propósito, devo enviar a minha de Lawrence da Arábia, na semana do dia 14 ao dia 20 de maio, se preciso for, poderão contar comigo - e vou empenhar-me muito mais, depois daquele texto mediano já publicado...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thico, meu amigo, o que é isso? Como você se atreve a fazer uma resenha desta Obra-Prima que é Sonata de Outono? Quer matar um velho do coração é?

 

Agora falando sério. Bergman merece cada parágrafo, frase, palavra, vírgula e acento desta fabulosa crítica. Emocionei-me demais. Você conseguiu ser poético e cruel ao mesmo tempo e, sem concessões, mostrou-nos uma obra-prima sobre uma perpesctiva bastante peculiar e encantadora. Revi o filme nesta crítica e o olhar de Liv Ullmann acompanhou-me durante toda a leitura. Que atriz, meu Deus!! Ela, por si só, valorizaria qualquer trabalho mas Bergmann, exigente como ele só, foi buscar outro "monstro" da interpretação: Ingrid Bergman. Assim,  é impossível evitar sentir um misto de ódio e amor, de morte e esperança.

 

Obrigado, Thico. Estava precisando rever este filme e, através de seus olhos e de sua interpretação, fiquei, mais uma, vez emocionado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente não esperava que o texto fosse tão bem recebido por vocês. Mas fico imensamente feliz que isso esteja acontecendo, principalmente por suscitar em vários usuários a vontade de assistir ao filme (ou revê-lo). Isso é que é mais interessante no Cineclube, além das eventuais discordâncias com relação à obra analisada.

No caso do Sopa, que não acha o filme tão fantástico quanto a maioria mas tem razões próprias para tanto. Eu não acho que o filme seja lento mas seu tom teatral é inegável. Mas como eu disse no texto, o filme não deixa de ser cinema por excelência. E quanto a uma possível lentidão (eu particularmente não sinto o filme "pesar" com relação a ritmo, somente quando se trata das verdades ditas), não sei bem se isso seria uma analogia de Bergman com relação ao outono. Mas acredito que a impressão do filme correr menos ritmado se deve ao fato dele ser baseado quase que exclusivamente nas duas personagens. E isso é extremamente ousado por parte de Bergman que consegue em suas protagonistas resumir uma gama infindável de materia-prima humana.

 

Fora Sonata, Bergman tem outros tantos filmes que poderiam ser considerados lentos, mas acho que os tempos que ele dá a suas narrativas são, além de marcas registradas, fundamentais à percepção do espectador em relação ao conflito/personagem que está sendo dissecado (como ele sempre faz).

 

Fico feliz que tenha retornado ao Cineclube, Sopa (eu volta e meia sumo e sinto falta de acompanhar) e muito obrigado pelo comentário. Assim como agradeço a veras (espero que tenha a chance de ver o filme em breve e nos dar a sua opinião a respeito) e ao Moviola, que me deixou também emocionado com o comentário, ainda mais sendo ele um admirador confesso de Bergman. Muito obrigado a todos!

 

E estou sentindo falta dos comentários de dois usuários freqüentes do Cineclube mas que nem deram as caras essa semana: Dook e ruby. Aliás, o Dook na outra vez que eu escrevi aqui foi o responsável pelo maior números de quotes que eu já fiz...cadê Conde? 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu agradeço Forasta, mas a unanimidade não existe. E nem gostaria que existisse, não tem graça (por isso estou louco para que meu amigo Ronny leia o texto e venha com as características 20 pedras que ele sempre separa quando o assunto sou eu. 06).

E esqueci de comentar uma coisa que o Sopa disse: fico feliz que tenha gostado do texto mas daí a dizer que é superior ao filme...Sopa, exagerou! 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E estou sentindo falta dos comentários de dois usuários freqüentes do Cineclube mas que nem deram as caras essa semana: Dook e ruby. Aliás' date=' o Dook na outra vez que eu escrevi aqui foi o responsável pelo maior números de quotes que eu já fiz...cadê Conde? 05
[/quote']

 

Conde está de expectador/testemunha ocular, por ora... 06

 

Apenas preparando a munição para arrebatar todos vocês com a resenha de Psicose II... tão sabendo que essa será a melhor resenha do Cineclube, né?

 

06

 

 

 

Em tempo: tive idéias para resenhas de filmes ainda mais 'marginais', pode-se dizer... Mas ainda estou amadurecendo a coisa toda...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Em tempo: tive idéias para resenhas de filmes ainda mais 'marginais'' date=' pode-se dizer... Mas ainda estou amadurecendo a coisa toda...

 

[/quote']

 

Wow, isso seria interessante. Admito que aguardo a crítica de Psicose com bastante entusiasmo; caso não seja a melhor, a decepção será ainda maior que meu nível de raiva após ver o filme! 06

 

Vamos aguardar...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comecei a ler a análise... parei em "Porque Sonata de Outono é sobre ódio"... Vi spoilers DEMAIS (fulano que morre, traição conjugal, etc, etc) e a impressão que passa é que saberei TUDO que ocorre nos 93 minutos de filme ao final da análise. 06

Por ora, o texto está magnifíco mesmo (a parte que eu li, óbvio)! Eu gostaria de ter essa inspiração para colocar as palavras de forma correta quando falo de um filme. Às vezes penso que é muito mais fácil sentir um filme do que colocar em palavras que tipo de sentimento é esse... A jornada para a análise de Psicose II será dura... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Em tempo: tive idéias para resenhas de filmes ainda mais 'marginais'' date=' pode-se dizer... Mas ainda estou amadurecendo a coisa toda...

 

[/quote']

 

Wow, isso seria interessante. Admito que aguardo a crítica de Psicose com bastante entusiasmo; caso não seja a melhor, a decepção será ainda maior que meu nível de raiva após ver o filme! 06

 

Vamos aguardar...

 

Pois é... pensei em coisas como Halloween III (pode ser o II também, mas aí vai ser mais complicado), A Hora do Espanto (dificílimo, mas será prazeiroso se rolar) e - essa o Scofa vai gostar - Sexta-Feira 13... Mas tudo a seu tempo... Deixa Psicose II sair primeiro... 06

 

E que história é essa de 'nível de raiva'? Vc já assistiu Psicose II?? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Anúncio Oficial:

Próxima 2ª Feira - Dia 30 de Abril - mais uma resenha

inédita no Cineclube em Cena:

 

casa-de-areia-e-nevoa-poster02.jpg

 

A Casa de Areia e Névoa

(House of Sand and Fog, Dir.: Vadim Perelman, 2003)

 

By Th@t@ Patty

 

Uma jovem abandonada pela marido e um iraniano que sonha em dar uma vida melhor a sua mulher. No meio deles, uma disputa por uma casa.

Filme indicado a 3 Oscars.

 

E ainda está no ar!

  

Autumn02.jpg

 

Sonata de Outono

(Hõstsonaten, Dir.: Ingmar Bergman, 1978)

 

By Thico

 

Não percam!

 

Agenda Cineclube 

 

PRÓXIMOS FILMES

Casa de Areia e Névoa (by Th@th@ Patty) – 30 de abril<?:NAMESPACE PREFIX = O /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

A Criança (by Garami) – 7 de maio

 Touro Indomável (by The Deadman) – 14 de maio

O Novo Mundo (by J. de Silentio) – 21 de maio

Os Bons Companheiros (by Veras) – 28 de maio

  SUMÁRIO

 

Página 1 = Forasteiro (A Lista de Schindler) 

Página 8 = Mr. Scofield (No Rastro da Bala) 

Página 17 = Dook (A Última Tentação de Cristo) 

Página 28 = Silva (Amnésia 

Página 34 = Garami (Fogo Contra Fogo)

Página 37 = Alexei (Fale Com Ela)

Página 39 = Engraxador (Peixe Grande)

Página 40 = Rubysun (Era Uma Vez no Oeste)

Página 42 = Thico (A.I. - Inteligência Artificial)

Página 44 = The Deadman (Sob o Domínio do Medo)

Página 45 = J. de Silentio (Cantando na Chuva)

Página 46 = ltrhpsm (Estrada Para Perdição)

Página 47 = Nacka (Além da Linha Vermelha)

Página 51 = Rubysun (Pulp Fiction – Tempo de Violência)

Página 53 = Forasteiro (Dogville)

Página 54 = Dook (Cidadão Kane)

Página 55 = Vicking (A Lula e a Baleia)

Página 57 = Juliocf (Se7en – Os Sete Crimes Capitais)

Página 59 = Enxak (Embriagado de Amor)

Página 59 = Jailcante (Huckabees – A Vida é uma Comédia)

Página 60 = ltrhpsm (O Homem que não estava lá) 

Página 61 = silva (Crepúsculo dos Deuses)

Página 62 = Troy Atwood (Beleza Americana)

Página 63 = Noonan (Herói)

Página 68 = Alexei (Blow Up - Depois Daquele Beijo)

Página 70 = Fernando (Moulin Rouge - Amor em Vermelho)

Página 71 = Thico (Sonata de Outono)

 

Sugestões e Dúvidas

Tratar com

Ou pelo tópico

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bem Dook' date=' se Psicose II é o filme do Gus Van Sant, eu vi sim!

Se for outro...meu Deus, tem outro? 0906

 

E acho interessante mesmo a idéia de explorar filmes "marginais"; eu leria com prazer um texto sobre Sexta-Feira 13! 06
[/quote']

 

Psicose teve 3 continuações (Psicose 2 de 1983, Psicose 3 de 1986 e Psicose 4 - O Início de 1990), além da refilmagem de 1998, dirigida pelo Gus.

 

Considero as continuações bem melhores que a refilmagem (o Psicose 2 então, nem tem como comparar).

 

P.S.: Sou suspeitíssimo para falar mas o texto do Dook para o Sexta-feira 13 é:13131313
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois de enviar a minha crítica de O Homem Que Não Estava Lá' date=' confesso ter sumido - e estou devendo com tantos e tantos colegas de Cineclube. Li, apenas, os textos de Troy Atwood (Beleza Americana) e Noonan (Herói), e pretendo revê-los num futuro não muito distante, para voltar às discussões, em essencial, de Beleza, porque é um filme recheado de detalhes e sobre o qual eu tenho uma opinião um pouco abaixo do esperado (filme bom, quase ótimo, longe de obra-prima, foi minha primeira impressão), além de ter publicado a crítica para o outro filme de Sam Mendes - Estrada Para a Perdição. Portanto, era mais do que tempos de voltar: e num momento oportuníssimo eu aqui entro novamente, com um texto nada menos do que perfeito (quiçá, um dos cinco ou três melhores que eu já li por este tópico) do Thico, após uma participação controversa com A.I. - Inteligência Artificial, filme que eu adoro. E, é engraçado, novamente, eu não encontrei a obra-prima pintada em Sonata de Outono.

A beleza dos dois filmes de Bergman aos que eu assistira recentemente - O Sétimo Selo, que me fez ficar acordado das 4:00 às 6:00, sem pregar o olho, e Morangos Silvestres, cativante - foram outros incentivos para buscar a obra. Deparei-me com um filme bonito, porém que demora para alavancar. Talvez fosse esta a intenção de Ingmar, fazendo uma analogia à queda devagar das folhas no período, contudo ela não me atinge, por um fator até aborrecedor: recitações disparadas pelas personagens, sozinhas, como se o roteiro não fosse capaz de fazer-nos adequar às impressões das personagens durante a conversa sensacional que se desenrola a partir dos quarenta e cinco minutos (ainda estou encucado para saber como e qual foi o trabalho de Ingrid, Ingmar e Liv Ullman - por sinal, eu fiquei encantado com a Ullman, que chega a encobrir Mrs. Bergman, no seu disparate sobre a infância) e acho que Sonata tem os melhores flashbacks que eu já vi na história do cinema (pouca, é verdade) e o modo como o Thico dissertou-os me sua resenha foi o momento do ápice em minha leitura. A propósito, a leitura do Thico foi magistral, destrinchando o filme, sem necessariamente aborrecer ou soltar spoilers. Ouso dizer que, talvez, superior ao próprio filme em debate. Mas, está aí, eu vou precisar rever (mal conheci) a carreira de Ingmar Bergman todinha.

 
[/quote']

 

Demorou pra sair uma resenha de Fanny e Alexander...como deixar a OP dele de fora???1310
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ihhh' date=' então perdão pela gigantesca ignorância! 090909

[/quote']

 

Chamar o remake de Gus de Psicose II não é gigantesca é HERCÚLEA... 060606

 

E realmente, comparar o Psicose de Gus com Psicose II nem tem como... o filme do desconhecido Richard Franklin esmaga sem dó nem piedade o remake frame-a-frame de 1998...  
Link to comment
Share on other sites

Agenda Cineclube 

 

PRÓXIMOS FILMES

Casa de Areia e Névoa (by Th@th@ Patty) – 30 de abril<?:NAMESPACE PREFIX = O /><?:NAMESPACE PREFIX = O /><?XML:NAMESPACE PREFIX = O />

A Criança (by Garami) – 7 de maio

 Touro Indomável (by The Deadman) – 14 de maio

O Novo Mundo (by J. de Silentio) – 21 de maio

Os Bons Companheiros (by Veras) – 28 de maio [/quote']

 

 

Oba! Vi todos... estou particularmente curioso com o texto do Garami para A Criança dos Dardenne... mas de qualquer modo, essa safra aí promete.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ihhh' date=' então perdão pela gigantesca ignorância! 090909

 

Terei que buscar por estes filmes! 0306 

[/quote']

 

Ok. Mas não vá com tanta sede ao pote. Psicose 2 é realmente muito bom, mas o 3 e 4 são guilty pleasure meus...08

 

Pode deixar, vou com calma! 0306
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...