Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members
Lindo' date=' lindo, lindo!!! 1010

 

Blow-Up é uma das melhores coisas que já vi na vida. Simplesmente arrebatador. É mais uma evidência da importância da imagem sobre a historinha no resultado final que vemos na tela. A análise deu vontade de ver o filme mais uma vez...

 

0505

 
[/quote']

 

Lá vamos nós de novo...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Lindo' date=' lindo, lindo!!! 1010

 

Blow-Up é uma das melhores coisas que já vi na vida. Simplesmente arrebatador. É mais uma evidência da importância da imagem sobre a historinha no resultado final que vemos na tela. A análise deu vontade de ver o filme mais uma vez...

 

0505

 
[/quote']

 

Olha, em primeiro lugar...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brincadeira.06 Bem, se vocês me perdoam a redundância, porque qualquer coisa diferente disto seria mentira, a resenha está primorosa, daquele jeito todo impreciso que tornou o Alexei um dos princiais nomes do Cineclube. Jogou Blowup ao topo da lista dos filmes que preciso ver urgentemente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meus agradecimentos ao Forasteiro e ao Dook, por prestigiar Blowup. Esse é um daqueles filmes que precisam de um certo tempo para maturar na cabeça e atenção para certas sutilezas que revelam sua genialidade.

Um exemplo de como Antonioni dialoga com o espectador é a condução da câmera quando Thomas está investigando a possível cena do crime, seja através de suas fotos, seja in loco. Geralmente o cineasta faz planos semi-abertos ou fechados em Thomas, e depois corta para as fotografias ou para o jardim do parque. Isso nos faz pensar que aquela é a visão do personagem, mas após o movimento da câmera, percebemos que era a visão de uma terceira pessoa, ou seja, do próprio Antonioni. O diretor está sempre relativizando a perspectiva, colocando múltiplos olhares sobre a mesma cena. É um negócio tão discreto quanto bonito e que quase não dá perceber da primeira vez. Blowup deve ser revisitado sempre.

 

Dook, o DVD é nacional, apesar de ter legendas até em indonésio (!). Esse extra que eu falei - o comentário do Peter Brunette - é uma coisa indispensável não só para os fãs de Antonioni (como eu) mas também a cinéfilos em geral, por suas explicações sobre a dinâmica da feitura de um filme.

 

Líder da semana no BBBCeC
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi o filme nesse vermelho da Warner, e os únicas extras eram o trailer.

 

Sobre o filme, é maravilhoso. O Alexei escreveu muito, muito bem suas impressões sobre ele; e reúne um pouco sobre a experiência bizarra que é assistir a Blowup. Eu quando assisti fiquei completamente abobado sem nem saber por quê. A dualidade entre o diretor e o protagonista é evidente; tanto que um dos comentários freqüentes de Blowup é que o filme é tão verdadeiro quanto as fotografias de Thomas na Swinging London; que o filme brinca com os fakes e que nem chega a importar se realmente aconteceu um assassinato em um parque.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que consta no Submarino e Saraiva é esse aqui:

 

 

254071.jpg

 

Sinopse

 

O fotografo profissional Thomas não viu nada e viu tudo. Ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal revelam um assassinato em progresso. Revelam mesmo? Ganhador dos prêmios de Melhor filme e Diretor em 1966 pela Nacional Society of Film Critics' date=' "Depois daquele beijo" de Michelangelo Antonioni é um estudo influente e cheio de estilo sobre a paranóia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. David Hemmings interpreta o fotografo cansado, estimulado pelo mistério de suas fotografias. Vanessa Redgrave é a mulher evasiva mostrada nas fotos. Mas cabe a você resolver o que há de verdade naquilo que você vê, naquilo que você não vê e aquilo que só a câmera consegue enxergar.

 

Informações Especiais: Comentários - Trailer de cinema - Menu interativo.

Warner Home Video

 

Tempo: 111 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004
Recomendação: livre
Região do DVD: Região 4
Legenda: Inglês, Português, Espanhol, Japonês, Chinês, Tailandês, Coreano, Bahasa-Indonésio
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Mono
Português - Mono

 

[/quote']

 

O DVD está esgotado nos dois sites...04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu, Rubysun!

Dook, como te informei via MP (e o post do Jailcante confirmou isso), o DVD que eu aluguei, de 2004, tem os comentários do Peter Brunette nos extras. Talvez sua cópia seja mais antiga.

 

Fiz uma procura rápida e não encontrei essa versão disponível para venda. Parece que a Warner desprezou o poder de compra dos cinéfilos ou subestimou o público brasileiro, pois Blowup é uma aula de cinema, no sentido literal do termo - independentemente de suas grandes qualidades, se aprende muito sobre técnicas e recursos cinematográficos vendo o filme, e os comentários do Brunette potencializam isso.

 

Aproveitando a oportunidade, comunico que a Penny Lane também está com problemas de tempo para finalizar seu texto. Como as coisas aqui não devem ser à fórceps, muito pelo contrário, tivemos uma pequena modificação na agenda do Cineclube. Ficamos assim:

 

Sonata de Outono (by Thico) – 16 de abril<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Moulin Rouge (by Fernando) – 23 de abril

Casa de Areia e Névoa (by Th@th@ Patty) – 30 de abril

A Criança (by Garami) – 7 de maio

 Touro Indomável (by The Deadman) – 14 de maio

O Novo Mundo (by J. de Silentio) – 21 de maio

Os Bons Companheiros (by Veras) – 28 de maio

O próximo filme na pauta do Cineclube é, portanto, o excelente Höstsonaten, de Ingmar Bergman. Um belíssimo filme de 1978 (meu preferido desse ano, aliás) e um dos últimos trabalhos da atriz sueca Ingrid Bergman.

 

Líder da semana no BBBCeC
Alexei2007-04-11 12:09:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiz uma procura rápida e não encontrei essa versão disponível para venda. Parece que a Warner desprezou o poder de compra dos cinéfilos ou subestimou o público brasileiro' date=' pois Blowup é uma aula de cinema, no sentido literal do termo - independentemente de suas grandes qualidades, se aprende muito sobre técnicas e recursos cinematográficos vendo o filme, e os comentários do Brunette potencializam isso.

[/quote']

 

Não é q ela desprezou o público brasileiro... é q realmente não dá lucro lançar esse tipo de filme no mercado nacional, o nicho dele é mto pequeno, bem menor até q 2mil cópias, as distribuidoras lançam uma tiragem no lançamento, pq o contrato obriga na maioria das vezes, e vendo q não tem retorno, eles não repõem o estoque, e fazem apenas edições especiais para locação na maior parte... Se eu fosse empressario de uma grande distribuidora como a Fox/Warner/Universal/Sonny... não iria gostar de ter prejuizo com um re-lançamento q já deu preju uma vez... infelizmente o mercado brasileiro é assim...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E blockbuster presta' date=' no meu bairro a locação do lançamento custa 7,50 e catálogo 5,00. Além disso, são puquíssimos os filmes catálogos, não consegui achar muitos que não tenha visto.[/quote']

 

Bernardo, desculpe perguntar, mas vc não é de Campo Grande? Porque tinha um cara ai que era delá e agora não me lembro direito se era vc06...

Porque se for, eu posso atestar que NÃO EXISTE locadora com grande acervo em CG. Já fui nas maiores e não encontrei nenhum dos clássicos que procurava. Eu sei que na blockbuster de POA tem bastante coisa pq minha prima que morava lá, falou. Na minha cidade não tem...pelo preço, não digo, eu me refiro mais ao acervo. Talvez nem todas as blocks sejam iguais, porque essa ai de POA eu sei que é bem "legalzinha".02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mal posso expressar o meu contentamento ao ler a análise do Alexei para o genial BLOW UP, um brilhante estudo sobre o papel do diretor e da realidade...ops, olha eu repetindo tudo o que o Alexei disse no texto dele. Sim, porque ele não deixou nada de fora, uma análise completa e brilhante, sem nenhum tipo de exagero de minha parte.

Agradeço imensamente a ele por ter escrito um texto tão bem estruturado e por ter me feito rever a obra prima do Antonionni.

Fico pensando no pobre coitado que terá que colocar seu texto em substituição ao do Alexei aqui no Cineclube. Opa, esse pobre coitado sou eu! :(

hahahahhaha
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minha análise de Psicose II será a melhor de todos os tempos do Cineclube... 0505

 

(o mais convencido... 06)

 

06

 

Bem, se for levar em conta as que eu escrevi, é bem provável. Mas cá pra nós Dook, esse texto do Alexei ficou basicamente irretocável: preciso, sem rodeios ou erros quaisquer...fino!

 

Se você conseguir mais que isso falando de tão bela peça cinematográfica (deixemos a discussão para a época da publicação 03), serei o primeiro a arrancar meu chapéu com tenaz voracidade (uia). 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bem' date=' se for levar em conta as que eu escrevi, é bem provável. Mas cá pra nós Dook, esse texto do Alexei ficou basicamente irretocável: preciso, sem rodeios ou erros quaisquer...fino! (1)

 

Se você conseguir mais que isso falando de tão bela peça cinematográfica (deixemos a discussão para a época da publicação 03), serei o primeiro a arrancar meu chapéu com tenaz voracidade (uia). 06 (2)
[/quote']

 

1) Totalmente... é a melhor até agora (toma essa Foras... hahahahaha)

 

2) Forget it... meu comentário convencido na verdade é uma reafirmação da genialidade do texto do Alex... Só que de uma forma completamente subversiva...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bem' date=' se for levar em conta as que eu escrevi, é bem provável. Mas cá pra nós Dook, esse texto do Alexei ficou basicamente irretocável: preciso, sem rodeios ou erros quaisquer...fino! (1)

 

Se você conseguir mais que isso falando de tão bela peça cinematográfica (deixemos a discussão para a época da publicação 03), serei o primeiro a arrancar meu chapéu com tenaz voracidade (uia). 06 (2)
[/quote']

 

1) Totalmente... é a melhor até agora (toma essa Foras... hahahahaha)

 

2) Forget it... meu comentário convencido na verdade é uma reafirmação da genialidade do texto do Alex... Só que de uma forma completamente subversiva...

 

06

 

06

 

Mas eu fui o primeiro a elogiar o texto do Alexei. Antes mesmo de ele ser postado, inclusive.06

 
Forasteiro2007-04-13 10:09:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais uma vez, obrigado pelas palavras elogiosas, Thico, Dook, Fernando e Foras. Acerca da possível competição, eu li o post do Dook como uma brincadeira mesmo. Talvez seja porque não vejo o Cineclube como um ambiente de disputa, mas sim de superação - as pessoas reconhecem o bom trabalho daqueles que analisaram filmes anteriores e se empenham para manter o altíssimo nível que o tópico vem apresentando.

 

Provavelmente esse é meu último post aqui por algum tempo, por isso só retorno mais tarde com a nova resenha, que será feita pelo Thico. Certamente será outro grande momento do tópico, como ocorreu com os textos até o momento postados.

 

A discussão sobre Blowup, no entanto, prossegue sem mim. E isso vale para filmes que tenham sido resenhados anteriormente mas que o eventual interessado só tenha visto agora.

 

Líder da semana no BBBCeC
Alexei2007-04-13 18:42:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda bem que a minha resenha saiu antes da do Alexei,senão estaria na mesma situação que o Thico...06

 

Minha análise de Psicose II será a melhor de todos os tempos do Cineclube... 0505

 

(o mais convencido... 06)

 

O sucesso no "Festival Hitchcock" subiu a cabeça, Dook??06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Minha análise de Psicose II será a melhor de todos os tempos do Cineclube... 0505

 

(o mais convencido... 06)

 

Depois não há competição no Cineclube...06 Mas isso é saudável' date=' só temos a ganhar, todos nós. E cuidado pra não subir demais, Dook, se cair...1906
[/quote']

 

Mas sempre houve uma pequena pontinha de competição no Cineclube. Talvez não exatamente de competição, mas o fato de que todos quererem manter o nível de excelência das resenhas por aqui. Por isso, acho que todos se esforçam ao máximo para conseguir esse objetivo. E isso é ótimo!!!!16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...