Jump to content
Forum Cinema em Cena

Christopher Nolan


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Não vai dar certo' date=' O Aviador é um filme completo, tanto que é um dos favoritos do Scorsese.

 

Nolan vai sofrer com as comparações, como Kubrick sofreu com Nascido Para Matar que chegou depois do perfeito Platoon.

 

[/quote']

 

Não dá pra comparar Platoon com O Aviador. Além disso, é como o Questão afirmou, há filmes de personagens iguais com histórias diferentes como nos exemplos postados.

Nightcrawler2011-02-18 08:00:18

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

TOP NOLAN:

 

CINCO ESTRELAS 

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - 10/10

A ORIGEM - 10/10

O GRANDE TRUQUE - 10/10

AMNÉSIA - 10/10

FOLLOWING - 9.5/10

 

QUATRO ESTRELAS

BATMAN BEGINS - 9/10

INSÔNIA - 8/10

 

FOLLOWING - 9.5/10 - É a arrebatadora estréia de Christopher Nolan na direção de um longa-metragem com uma narrativa arrojada e não-linear que acompanha um jovem e frustrado escritor que passa a seguir aleatoriamente estranhos na rua até que encontra um ladrão misterioso que lhe convence a participar das invasões e roubos residencias que pratica. A tensão é crescente, estabelecida gradativamente pela força dos diálogos e pelo desenvolvimento de personagens tão melancólicos quanto meticulosos. Os personagens funcionam como peças de um jogo de xadrez na intrincada trama proposta em que a movimentação é constante, mas o espectador fica alheio assistindo a outro filme até que o clímax reserva ótimas surpresas, orgânicas, intrigantes e inteligentes. Xeque-Mate!
Thiago Lucio2011-04-22 20:22:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com certeza essa opiniao foge do gosto geral daqui do forum mas,

 

Para mim Following o mais interessante e original trabalho do Nolan.

 

cinema, ao meu ver mais bem feito e expressivo que os atuais que apesar de serem bons se sustentam -excessivamente - nas muletas de efeitos especiais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1. Memento

 

...

 

2. Insonia

 

3. Batman Begins

 

4. O Cavaleiro das Trevas

 

...

 

5. Inception

 

6. O Grande Truque

 

 

 

O único dele que eu mencionaria numa lista de preferência seria Memento. Pra mim, Nolan é superestimadíssimo.saulomeri2011-04-24 18:07:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1- Batman - O Cavaleiro das Trevas - 5/5

2- Amnésia - 4,5/5

3- Insônia - 4,5/5

4- A Origem - 3,5/5

5- O Grande Truque - 3,5/5

6- Batman Begins - 3/5

 

Não sou o maior fã do Nolan, mas O Cavaleiro das Trevas é um filme tecnicamente perfeito e Amnésia é incrível. Já Batman Begins não funcionou muito comigo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Christopher Nolan vai produzir suspense sobrenatural

Inglês supervisionará projeto do diretor Keith Gordon

christopher%20nolan

Christopher Nolan pegou gosto pela produção. Depois de Superman - O Homem de Aço, o primeiro longa-metragem que ele produz sem ser o diretor, ele agora supervisionará outro projeto dentro da Warner Bros., um suspense sobrenatural.

Keith Gordon (The Singing Detective), que ultimamente tem dirigido episódios de séries como The Killing e Dexter, escreve o roteiro e será o diretor do filme, ainda sem nome. Segundo o Deadline, o suspense é uma adaptação literária, mas o livro que serve de base não foi revelado.

A empresa de Nolan, a Syncopy, produz o filme.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Eu acho que os filmes do Nolan, são pra ver apenas uma vez.

 

Cada vez que eu revejo alguma obra dele, pra mim o filme vai perdendo o encanto.

 

É impactante, mas perde muito o brilho pra ser um clássico.

 

 

 

Colocaria

 

Insonia, amnesia, TDK, Grande truque, Origem, Begins nesta ordem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que os filmes do Nolan' date=' são pra ver apenas uma vez.

 

Cada vez que eu revejo alguma obra dele, pra mim o filme vai perdendo o encanto.[/quote']

 

 

 

Essa é minha maior impressão do cinema dele, todo filme dele que porventura eu havia gostado, ao rever caiu drasticamente, tanto é que depois de ver A Origem três vezes, até o headfone do Joseph Gordon-Levitt já sumiu, imagina o que mais posso detectar por aí.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Estou começando a achar, infelizmente, que os filmes deles são para se ver uma vez apenas. Nenhum funcionou bem comigo depois de uma revisão, dos que revi, com exceção de Batman Begins. Batman - O Cavaleiro das Trevas vem caindo seriamente no meu conceito. A montagem parece corrida, cheia de porcarias desnecessárias. É de um amadorismo ridículo mostrar o rosto de um monte de figurantes no meio da sequência, quase sempre com diálogos pavorosos ("Okay that's not good!"), para logo depois serem descartados. Nolan também parece incapaz, nesse filme, de criar ao menos um plano mais elaborado, entregando sempre um arroz com feijão sem sal. Suas composições visuais são pobres e desinteressantes. Não há nada que justifique as indicações ao Oscar em direção de arte e montagem, já que ambas se mostram como sendo apenas o suficiente para contar a história. E com um orçamento desses chega a ser um insulto.

 

Há também um sério problema com a estrutura do roteiro, que acaba diminuindo o impacto da trama. Não vemos os raptos de Rachel/Dent, ou o sumiço de Batman depois do desmaio na moto. Você simplesmente é jogado no meio da situação e pimba: lá estão os herois, numa situação crucial, mas que você não faz nem ideia de como aconteceu, e Nolan está pouco interessado nisso. Com exatos 152 minutos de duração, tais falhas, novamente, são um insulto.

 

Chegamos agora à criação de Duas Caras, no hospital, pelo Coringa. A retórica utilizada pelo palhaço é tão capenga que chega ao ridículo constatar que o civilizado e inteligente Dent seja capaz de cair numa conversinha escrota para convencê-lo de que o óbvio mandante do crime não tem nada a ver com o ocorrido, mas sim o competente e dedicado Gordon! E o promotor ainda decide no cara ou coroa se mata ou não o Coringa, o ÓBVIO mandante do crime. É impossível acreditar que ao ter metade do rosto queimada e a namorada assassinada pelo Coringa, o homem que está na sua frente, pedindo pra tomar um tiro na testa, Dent concluir, num momento de Chapolin Colorado, que o culpado é Gordon! Porra, é o mesmo caso do corno que pega a mulher com outro no sofá de casa e decide vender o sofá, para ver se impede o ato novamente.

 

Lembremos ainda os furos do roteiro abismais. Batman e Wayne vão a Hong Kong, e provavelmente são vistos, ao menos pelos pilotos dos dois aviões (o que leva Wayne e o que resgata Batman, já que são aviões diferentes). Ok. Agora o piloto tem que ser muito burro para não perceber que ele leva Bruce Wayne, o mundialmente famoso bilionário, e Batman ataca no mesmo período (algo que deve ter sido noticiado), na mesma cidade! É só ligar os dois pontinhos e perceber que ele levou secretamente Wayne à Hong Kong e Batman estava, concidentemente, ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Beira o infantil, Sr. Nolan.

 

Outro ponto absurdo é a destruição causada pelo batmóvel e pela moto, que explodem carros inocentemente estacionados, mas que poderiam estar com alguém dentro, e que o morcego explode sem dó nem piedade. Os garotinhos brincando de tiro são um bom exemplo disso. Desconto, no entanto, o absurdo mínimo que é Dent detonar um monte de policiais e a Máfia (cof cof) com uma enferrujada revólver Taurus calibre .38 cano curto. Sério. Juro que nem Chuck Norris faria melhor. Só se ele matou de tétano aquele povo todo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Os filmes do Nolan tem tendencia a cair nas revisitadas mesmo. No meu caso, Os unicos que não sofrem desse mal são O GRANDE TRUQUE e THE DARK KNIGHT.

 

 INDIANA JONES, acho que é um pouco de exagero da sua parte quando fala do trecho de Hong Kong. Não vejo furo abismal de roteiro nisso ai. Sinceramente, seria gasto inutil do tempo do filme o Nolan ficar explicando essas minuciasinhas (grande erro dele em BEGINS, alias). O piloto não reconheceu o Wayne e ponto. Ou Wayne desceu em outro ponto da China. Tem mil explicações pra isso, mas realmente não vejo por que o filme precisaria dá-las. Não é realmente necessario. E pelo que me lembro, oficialmente Wayne nem estava em Honk Kong.

 

  Agora, Batman destruindo todos aqueles carros com a moto sempre me incomodou, e isso desde a 1ª vez que eu ví o filme.

 

   
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão não é ser ou não um gasto inútil de tempo, mas a duração excessiva do filme. Nolan perde tempo com muitas bobagens, nos momentos Law and Order, e deixa de investir no que deveria. Reitero que ainda gosto bastante do filme, mas as falhas começaram a me preocupar, mas nada que retire os méritos conseguidos pelo obra. O arco dramático continua sendo forte, em especial do vivenciado pelo próprio Batman, interpretado por Bale de forma contida, numa performance subestimada. Dent também passa por um processo interessante de transformação, apesar do momento da transição carecer de um maior talento de Nolan como diretor e roteirista.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Revisto AMNÉSIA

amn%C3%A9sia-202x300.jpg

 

 

  Leonard (Guy Pearce) é um investigador de seguros que busca vingança pelo assassinato de sua esposa (Jorja Fox). O problema é que Leonard sofre de perda de memória recente, adquirida no mesmo ataque que vitimou a sua esposa, o que dificulta a sua vingativa investigação.

 

 AMNÉSIA foi o filme que colocou o hoje aclamado diretor Christopher Nolan no mapa de Hollywood. Com roteiro escrito pelo irmão Jonathan Nolan (e baseado em conto de sua própria autoria) a história é literalmente contada de trás pra frente, em pequenos nuclêos narrativos que cobrem os periodos de memória de Leonard, antes das memórias se perderem. Revisto hoje. depois de tanto tempo, o filme continua um interessante exercício narrativo, embora eu veja coisas que me passaram totalmente despercebidas na primeira visita (algo comum quando Nolan vale-se da estrutura narrativa de "quebra cabeça", e que guardada as devidas proporções, surgiria de forma ainda mais elegante no excelente O GRANDE TRUQUE). 

 

  Mas diferente de O GRANDE TRUQUE, confesso que AMNESIA perde um pouco da graça depois que se conhece os seus "segredos". Há uma clara tentativa do diretor de evocar um clima noir, tendo direito inclusive a uma femme fatale na figura de Natalie (Carrie Anne Moss), embora tal figura acabe sendo sabotada pela incapacidade do diretor em lidar com este tipo de personagem. Guy Pearce é um ator carismático, e consegue nos fazer simpatizar com o atormentado protagonista, embora as vezes a pose "detetive noir" conferida ao personagem vá contra aquilo que deveria ser a sua essencia, que é um homem com a memória danificada em busca de vingança pela morte da esposa. Fechando o elenco principal, Joe Pantoliano cria um personagem divertido e enigmatico, sendo o melhor em cena na minha opinião.

 

 A fotografia de Wally Pfister, colaborador habitual do diretor, é bastante eficiente e inteligente, dando um tom amarelado quase estourado as sequências coloridas (lembrando um pouco as fotografias polaroids tiradas pelo protagonista) ao mesmo tempo em que confere um ar sombrio ás sequências em preto e branco (referenciando os já citados filmes noir).

 

  Enfim, apesar de um defeito e outro, AMNÉSIA continua sendo um excelente entretenimento, contado de forma bastante inusitada.

 

TOP NOLAN

 

 1) TDK

 

 2) O GRANDE TRUQUE

 

 3) TDKR

 

 4) AMNÉSIA

 

 5) BATMAN BEGINS

 

 6) INSÔNIA

 

 7) A ORIGEM

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

Bom, na TNT está passando a Origem, quase que diariamente e vi novamente.

E cada vez piora. Tem tanto furo no roteiro, que me sinto um imbecil vendo essa bomba.

 

A última nhaca que reparei. Todo a preparação que eles fazem pra poder entrar na mente do filho zilionário lá, envolve uma droga que não acorda com tapas, mas não se perde o senso de vertigem, tanto é que o "quick" pra voltar é a queda.

Daí o japa lá toma o tiro, eles querem matar o cara e tem todo aquele dilema de que eles não podem matá-lo, por que ele não acorda, e que não podem fazer nada por causa da proteção da mente dele que está bem armada, que a ÚNICA OPÇÃO ERA TERMINAR A MISSÃO, quando era só pularem da janela que tava todo mundo livre!

 

clap clap nolan.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Revisto INSÔNIA

 

 Insomnia-2002-movie-poster.jpg

 

 

 

    Na trama, Will Dormer (Al Pacino) é um detetive que viaja juntamente com seu parceiro Hap Eckhart (Martin Donovan) para uma pequena cidade do Alasca para investigar o assassinato de uma garota. Entretanto, durante uma cilada para o criminoso que dá errado, Will acaba acidentalmente atirando em seu próprio parceiro, matando-o. Para piorar a situação, o assassino (Robin Williams) testemunhou o incidente, e passa a chantagear o detetive. Atormentado pela culpa e pela insônia provocada pelo verão do Alasca, onde o sol não se põe, Will se vê em um dilema que pode destruir tudo no que sempre acreditou.

 

 INSÔNIA talvez seja o filme menos lembrado de Christopher Nolan. Este remake de uma produção norueguesa (que não vi) não possui o caráter épico com personagens icônicos da "Trilogia Batman", o quebra cabeça narrativo presente em filmes como AMNÉSIA e O GRANDE TRUQUE, ou o aparato supostamente complexo de A ORIGEM. Em tese, esta produção de 2002 trata-se de uma simples história detetivesca envolta em uma jornada de remorso (metáfora clara da insônia do título). Ainda assim, INSÔNIA conseguiu um feito raro pra mim dentro da filmografia do Nolan, não apenas manteve o nível da primeira vez que eu o assisti, como cresceu consideravelmente nesta revisitada.

 

  O diretor é hábil ao mostrar toda a transformação passada por Will, de um veterano extremamente confiante nas próprias habilidades no momento em que chega a cidade, para um homem que vai sendo corroído tanto pela culpa quanto pela insônia. A câmera do diretor consegue retratar boa parte dos sintomas que a insônia prolongada provoca em uma pessoa, quem sofre deste transtorno de sono com certeza vai reconhecer. Além disso, Nolan consegue criar planos belos e ao mesmo tempo simbólicos, como aquele em que dois personagens se encaram através da água. Entretanto, percebe-se que o cineasta enfrenta alguns problemas que se refletem até os dias de hoje, como a sua incapacidade em lidar com o sexo. Em certo momento, o filme sugere que Will transou com Rachel Clement (Maura Tierney), algo que sem uma insinuação mais explícita fica totalmente sem sentido dentro da trama. Podia-se aqui culpar o roteiro, mas percebe-se que era algo que claramente poderia ter sido anulado se o diretor quisesse, revelando aqui certa indecisão do cineasta. Mas nada que prejudique o conjunto da obra.

 

  E a produção esta cercada de excelentes profissionais. Al Pacino se mostrou a escolha perfeita para o papel do Det. Dormer (não, a ligação com a palavra "dormir" não me escapou). Com o seu ar cansado e melancólico, Pacino entrega uma atuação intensa, gerando momentos de dar pena ao herói, como a cena em que ele desesperadamente tenta cobrir as janelas do seu quarto, para impedir que a claridade entre. Pacino dá a Will a respeitabilidade que o personagem exige, nos fazendo compreender como ele se tornou uma lenda na polícia, ao mesmo tempo em que nos permite ver isso desmoronar. Em uma escalação curiosa, Robin Williams constrói um vilão instigante, numa representação mais fria de um psicopata, como um homem capaz de alta dissimulação e zero remorso por seus crimes, em um contraste interessante com o protagonista. Fechando o elenco principal, Hillary Swank não tem muito o que fazer com a sua típica policial idealista, que vê em Dormer um exemplo.

 

  O diretor de fotografia Wally Pfister, que fez a foto de quase todos os filmes do diretor, trabalha aqui com a sua competência habitual, emulando levemente o estilo dos thrillers policiais nórdicos, e conferindo uma luz baixa e fria, que casa perfeitamente com o tom melancólico da historia, tom esse coroado pela belíssima trilha sonora de David Julyan, outro colaborador habitual de Nolan. 

 

  No geral, INSÔNIA é um ótimo filme, que cresceu bastante nesta revisitada.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

CHRISTOPHER NOLAN ALERTA HOLLYWOOD PARA PRESERVAR OS FILMES EM PELÍCULA

 

Diretor reforça que o mercado precisa descobrir um jeito de os modos tradicionais de fazer longas e as novas tecnologias possam co-existir

09/03/2015 - 12:43 - ANDRÉ ZULIANI

christopher_nolan.jpg

Em entrevista durante um evento no domingo, o diretor Christopher Nolan (trilogia O Cavaleiro das Trevas Interestelar ) reforçou a importância de salvar os filmes em película e ajudar a produção de longas em grande escala.

Nolan destacou que os estúdios não podem ficar reféns das novas tecnologias e valorizar a escolha criativa. "Precisamos de projetores e de cópias de filmes. Se você quer a escolha, é muito importante apoiar os filmes agora. Cineastas estão fugindo de sua maneira de filmar e de falar sobre isso. Quero ver um mundo onde há essa escolha. É importante preservar isso para as gerações futuras e encontrar uma maneira de fazer o modo tradicional co-existir com as novas tecnologias".

A artista visual Tacita Dean aumentou o coro do diretor. "As insituições de arte devem projetar uma obra de arte, de modo que ela possa ser vista na forma em que foi feita. Temos que persuadir algumas insituições. Nós temos dois meios [tradicional e digital] e eles querem que nós voltemos a usar apenas um deles. Diferenças criativas e estéticas foram completamente perdidas nessa discussão sobre a qualidade da imagem".

No mês passado, a Kodak, companhia de produção de filmes em grande escala, acertou um acordo com vários estúdios como Disney, Fox e Paramount para não acabarem com a produção de filmes em película. Em julho do ano passado, Nolan, Quentin Tarantino e J.J. Abramstambém firmaram um acordo com a empresa.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um documentário muito interessante sobre esse assunto, chamado side by side, dirigido e produzido pelo Keanu Reeves, que discute o cinema em película e o digital.

Com entrevista de uma série de diretores e diretores de fotografia.

Muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...