Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

 

 

O King usou a palavra certa' date=' a questão é a: Desconfiança. Por exemplo, eu desconfio de pessoas aparentemente suspeitas e que gostam de deixar a camiseta por cima da calça, usa boné e etc. Junte isso a modas relaxadas e mais aquilo que o Rafal explicou, e terei um motivo para desconfiar. Mas acho que isso não é preconceito, é apenas uma condição que nos exige desconfiança num país tão violento. Onde muitas vezes precisamos de elementos para tecer perfis, e dessa forma tentar evitar algumas situações como assaltos por exemplo.
[/quote']

 

 

 

A pessoa precisa se vestir de um modo que cause desconfiança naqueles que o cercam? Não. Por isso disse que elas causam o preconceito contra elas mesmas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Infelizmente, a maioria dos pretos é burra e não sabe "lutar" contra o preconceito da maneira correta. A maioria dos brancos é igualmente burra, mas não precisa lutar contra preconceito.

 

O problema é que existem duas posturas mais comuns adotadas pelos pretos:

 

1) Tem vergonha da própria raça e tenta a qualquer custo se desqualificar como preto. Tipo, "Eu não sou preto, sou pardo".

 

2) Assume uma posição de guerrilha e, assim como os insuportáveis crentes, só falam de sua negritude, como se isso fosse um estado de espírito. Ex: Spike Lee, MV Bill, etc, etc

 

A melhor forma dos pretos combaterem o preconceito é ignorar que são pretos. Parar de fazer que a raça seja fator predominante de sua personalidade e forma de agir.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Infelizmente' date=' a maioria dos pretos é burra e não sabe "lutar" contra o preconceito da maneira correta. A maioria dos brancos é igualmente burra, mas não precisa lutar contra preconceito.O problema é que existem duas posturas mais comuns adotadas pelos pretos:1) Tem vergonha da própria raça e tenta a qualquer custo se desqualificar como preto. Tipo, "Eu não sou preto, sou pardo". 2) Assume uma posição de guerrilha e, assim como os insuportáveis crentes, só falam de sua negritude, como se isso fosse um estado de espírito. Ex: Spike Lee, MV Bill, etc, etcA melhor forma dos pretos combaterem o preconceito é ignorar que são pretos. Parar de fazer que a raça seja fator predominante de sua personalidade e forma de agir.

 

[/quote']

 

 

 

Pois é peruca. Hoje é socialmente proibida a palavra preto. Ela se tornou ofensiva. Quando vamos descrever alguém negro, dizemos que é morena, escura, parda. Mas ela é negra! Por que tanto problema com uma palavra que é a definição correta?

 

 

 

E esses fanáticos de guerrilha, além de irritantes, são tão preconceituosos quanto os brancos. Se um negro veste só preto e uma camisa escrito "100% preto", ele está defendendo sua raça. Se um branco faz o mesmo, é preconceituoso. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nunca foi certo dizer que alguém é preto, preto é cor, cacete...06

 

Vocês são mais cagões que preconceituosos' date=' pelo que se pode ver.06 [/quote']

 

Com essa cara de Brinquedo Assassino fica fácil. 06

 

childs-play-chucky-sneering.jpg

 

Será que eu sou chamado pra fazer o personagem quando ele FINALMENTE conseguir se transportar para o corpo de um humano?06

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Scofield' date=' estou analisando as coisas por meio de observações, de modo técnico. Agora, se você não concordou com minha colocação, poderia refutá-la. Seria melhor do que ir logo colocando religião, que não tem nada a ver com o que estamos falando, no meio.

 

 

 

É que aqui é um comportamento incoerente de acordo com os princípios de amor intrínsecos à religiosidade, né, Rafal. Nesse caso se aplica um paradoxo, por isso há validade na comparação. Putz, tem que desenhar pro povo aqui.

 

 

 

14.gif

 

 

 

Conheça-me, depois julgue-me. Eu não escrevi que você é uma dessas pessoas que andam como bandidos e depois se consideram vítimas de preconceito. Porque não te conheço. Você poderia fazer isso também.

Sim, de modo técnico julgando e falando que é culpa do próprio negro, um lixo de afirmativa. Claro que tem a ver...ou a religião pra você é só ir a igreja e ficar rezando? De que adianta você pregar o amor que acredita se não pratica ele falando besteiras e agindo com preconceito como esses que citou? Ou o preconceito está na bíblia também?

Cara, não faz nenhum sentido isso. Você mesmo disse isso (quer que eu repita o início de seu post?), não estou o julgando pelo que não sei, estou achando uma grande besteira o que falou.

Quanto a falar de ser ou não bandido, viajou. Eu não disse nada disso. Onde leu isso? O pessoal estava brincando. E não achei que estivesse se referindo a mim, acho essa postura retrógada no geral mesmo. 09

E quanto a te conhecer ou não, viajou mais ainda. Você mesmo disse as palavras, não estou deduzindo nada.

Olha, vou ser muito sincero. Não acho que qualquer tipo de preconceito seja justificável. Procurar justificativas botando culpa no outro é uma besteira sem fim. Você pode ter preconceitos (todo mundo tem, inclusive eu - arrisco até a dizer que são naturais...horrível dizer isso, mas é), agora tentar justificá-los seja por qualquer motivo é uma tolice sem precedentes.

 

 

 

Mr. Scofield2008-07-01 23:29:50

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

Infelizmente' date=' a maioria dos pretos é burra e não sabe "lutar" contra o preconceito da maneira correta. A maioria dos brancos é igualmente burra, mas não precisa lutar contra preconceito.

 

O problema é que existem duas posturas mais comuns adotadas pelos pretos:

 

1) Tem vergonha da própria raça e tenta a qualquer custo se desqualificar como preto. Tipo, "Eu não sou preto, sou pardo".

 

2) Assume uma posição de guerrilha e, assim como os insuportáveis crentes, só falam de sua negritude, como se isso fosse um estado de espírito. Ex: Spike Lee, MV Bill, etc, etc

 

A melhor forma dos pretos combaterem o preconceito é ignorar que são pretos. Parar de fazer que a raça seja fator predominante de sua personalidade e forma de agir.

 

[/quote']

Peruca, suas idéias são boas, mas o problema é que você está se esquecendo que tais eventos são cíclicos, não podem ser simplificados de tal maneira. Se você observar bem, verá que há causas para essas atitudes (e mesmo que haja uma origem, o ciclo dificilmente se findará). Senão vejamos: O negro tem vergonha da própria raça JUSTAMENTE por estar associada a pobreza, marginalidade, sujeira e mesmo reflexos comportamentais de grupos sociais à sua volta. A sociedade o "desqualifica". Então obviamente ele não quer pertencer a essa classe.  Você pode aceitar e se qualificar como negro, preto, etc. e sofrer preconceito do mesmo jeito. Lamento, mas não creio que essa medida vá mudar algo. A causa e o efeito tem que mudar...simultaneamente. Mas como não acho que isso seja possível, então a maneira efetiva disso mudar e o ciclo se romper é quebrando A ASSOCIAÇÃO com pobreza e marginalidade e isso só pode partir de quem "legitima" essa idéia. E convenhamos, é muito difícil fazer isso se o negro (ou preto, como diz) encontra olhares que o medem de cima a baixo por onde anda, ou opiniões como essa do King, que consegue TRANSFERIR a culpa do preconceito de quem o pratica para quem é vítima (o cúmulo do absurdo).

A afirmativa dois só pode ser vista como consequência. Não deve ser fácil sofrer preconceito e ver muitos de seus amigos e irmãos sofrerem ou apanhar na rua por confronto com brancos - e aqui, é muito importante lembrar que a situação nos Estados Unidos é muito diferente da do Brasil, essa questão é muito mais séria culturalmente (eu, graças a Deus sofri preconceito poucas vezes em minha vida porque tenho algumas características que se destacam de forma "positiva" para a maioria das pessoas). Se essas pessoas passam a se destacar é natural que queiram dar voz a outras. É certo? É errado? Não sei. Mas temos que situar essa problemática no contexto. Provavelmente se eu morasse nos States e fosse marginalizado vivendo em um bairro negro e tivesse uma grande oportunidade que vários de meus amigos não tiveram acesso talvez eu compreendesse melhor porque transmitir essa "bandeira".

Você entende o que quero dizer? Estamos analisando consequências. Combatê-las não adianta se não combatermos e investigarmos as causas e não acho sinceramente que uma mudança de postura das vítimas de preconceito vai mudar algo.

Mr. Scofield2008-07-01 23:28:59

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Scofield, eu de forma alguma acho que não existe preconceito e que a única forma de combate-lo é a que eu disse. É claro que outras medidas devem ser tomadas para que essa postura possa ser o padrão. Acontece que a falta de inteligência da maior parte da população mundial (seja de que raça for) impede que essa postura exista em ambientes em que o preconceito é menor.

 

Um exemplo claro de postura deturpada e estúpida é os adolescentes negros (e brancos tbém) americanos idolatrarem 50 Cents da vida, que se orgulham de serem cafetões e anti-policiais.

 

Pra deixar claro, eu não acho que os culpados pelo preconceito são os que sofrem o mesmo, mas acho que eles não se ajudam como poderiam e, por mais paradoxal que seja, a melhor forma de fazerem isso é esquecer de que cor são.

 

Perucatorta2008-07-01 23:56:49

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, e aí está uma grande problemática das coisas que eu disse: quando falo em "quem legitima o preconceito", estou me referindo a grande parte dos negros também (e não só aos brancos, como pode parecer a princípio).

 

E, cara, entendo o que quer dizer e até concordo, mas acredito que é muito difícil e exige muito preparo psicológico você se esquecer de sua cor quando a sociedade a todo tempo faz questão de fazê-lo lembrar disso a todo momento.

Mr. Scofield2008-07-02 00:01:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members


É que aqui é um comportamento incoerente de acordo com os princípios de amor intrínsecos à religiosidade' date=' né, Rafal. Nesse caso se aplica um paradoxo, por isso há validade na comparação. Putz, tem que desenhar pro povo aqui.
[/quote']
Me diga,em que vai mudar este comentário?
Novidade para você:Cristãos não são seres perfeitos.

Você é detetive??? Da CIA ou FBI??? 
 
Ou é que você escreve A GENTE junto toda vez por erro mesmo??? 
 
 

Queria ser,esse era meu sonho.Mas valeu pela correção aí.Não sabia desta diferença

----------------
Sobre o assunto.Concordo.Brancos também sofrem preconceito.
falam que não pode chamar de preto por preto é cor e não raça.Tá,e branco?Não é cor não?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Scofa .

Antes de mais nada , poderia me esclarecer algumas dúvidas ?

Você sofre preconceito no seu dia a dia ?

A que classe social você pertence ?

Eu sempre tive uma teoria que o preconceito em relação ao negro é muito mais social que racial .Negro sofre preconceito não exatamente por ser negro , mas por estar associado a pobreza , miséria , favela etc...

Posso até estar enganado , mas noto que negros bem sucedidos são muito mais respeitado que brancos pobres .

Nuca vi um negro ser desrespeitado ao chegar num carro importado em um restaurante de luxo estando trajando um terno impecavelmente talhado .

Porém já vi , e diversas vezes , brancos serem tratados com certo desdém em alguns lugares por estarem "aparentando" serem pobres .

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Scofa .

Antes de mais nada ' date=' poderia me esclarecer algumas dúvidas ?

Você sofre preconceito no seu dia a dia ?

A que classe social você pertence ?

Eu sempre tive uma teoria que o preconceito em relação ao negro é muito mais social que racial .Negro sofre preconceito não exatamente por ser negro , mas por estar associado a pobreza , miséria , favela etc...

Posso até estar enganado , mas noto que negros bem sucedidos são muito mais respeitado que brancos pobres .

Nuca vi um negro ser desrespeitado ao chegar num carro importado em um restaurante de luxo estando trajando um terno impecavelmente talhado .

Porém já vi , e diversas vezes , brancos serem tratados com certo desdém em alguns lugares por estarem "aparentando" serem pobres .

 
[/quote']

É o que falei.

Não que eu tenha preconceito contra negros.Mas todos os "tipos" de pessoas que tenho preconceito,por coincidência ou não,em sua grande maioria,são negras.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você é detetive??? Da CIA ou FBI??? 
 
Ou é que você escreve A GENTE junto toda vez por erro mesmo??? 
 
 

Queria ser' date='esse era meu sonho.Mas valeu pela correção aí.Não sabia desta diferença[/quote']

 

Acho tudo isso de mudarem meu nick nas postagens.... 06 06 06

 

Não sabia?? Você não está na faculdade??? 17 17

 

agente

| s. m. | adj. 2 gén.

 

agente

transparent.gif



do Lat. agente

s. m.,

tudo o que age, que actua;

o que cuida de negócios por conta alheia;

o autor, o promotor;

a causa;

o que dirige uma agência;

adj. 2 gén.,

que age;

que opera.

a gente é um termo popular, horrível por sinal, usado para substituir nós...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre o assunto discutido das formas de preconceito sofridos, e como mudar e tudo mais, se trocar as palavras negro e preto por trans, travesti, vocês entenderão bem também como é conosco, pois é exatamente igual, principalmente a postagem do Marko...

Chega uma bonita, feminina, impercepitivel, que só se nota sua transexualidade ao assinar um cheque ou cartão de crédito, com um carro popular ou sem carro, vira motivo de comentários sobre, mas se chega uma que se identifica fácil, mas de carrão, toda arrumada, perfumada, a sexualidade já fica em 2º plano, sendo ai seu poder aquisitivo o motivo de discussão....
KSYVICKIS2008-07-02 12:28:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa, boas surpresas nesse tópico: A começar pelo cara que é preconceituoso e virgem ao mesmo tempo. Eu prefiro transar e não ter preconceito algum, mesmo pq do ponto de vista religioso ambas as condições estariam erradas.

 

No Poderoso Chefão III tem uma passagem interessante, quando o bispo que faz a confissão de Corleone ilustra a condição do cristianismo ao pegar aquelas pedras que ficam dentro das fontes. Ele as quebra e mostra a Michael que elas apesar de ficarem anos dentro da água, são secas por dentro. É como o cristão que vai na igreja, se diz o cara mais santo do mundo e tem esse tipo de preconceito. Ele fala de Jesus, respira Jesus, mas Jesus não penetrou no seu íntimo. Lamentável e arrisco a dizer que cristianismo tem muito mais a ver com quebra de preconceitos e amor ao próximo do que com esse legalismo que não serve pra nada!

 

Pois bem, voltando ao assunto do tópico: O preconceito, seja em que forma for, é execrável.

 

Seja por raça, seja por opção sexual, seja por uso de drogas.

 

Eu sou usuário exporádico de drogas (fumo um beck de vez em quando), portanto se alguém quiser, pode começar a ter preconceito comigo! I don't care!

 

Contudo, creio que o preconceito mais doloroso seja aquele sofrido por parte de quem é negro.

 

Se você é gordo, vc pode emagrecer. Se você é gay, você pode fingir ser hétero. Se você fuma maconha, você pode deixar de fumar. Mas...se você é negro, não há o que se fazer.

 

Não ajo diferentemente com quem é negro ou não, pra mim não há diferença. Tanto é que, quando me refiro a um, o chamo de negro. Pra mim, chamar de "moreno" é algo bem mais hipócrita, pois vc usando uma frase "atenuada" está sendo conivente com o problema.

 

Acho que a hipocrisia brasileira é uma forma muito ruim de se lidar com o problema e o pior, ela é bi-lateral: O branco finge que não tem e o negro vive fazendo questão de se colocar como vítima. Não falo do negro comum, mas sim, de grupos que tem maior proeminencia na sociedade.

 

O que fazer pra mudar? O mais difícil de tudo: Cada um fazer sua parte!
Albergoni2008-07-02 12:31:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aff! Não sei se entendi 17... mas tu não se definiria com um racista?

[/quote']

Tipo.....tenho preconceito contra favelados(Não quem mora em favela,mas pessoa favelada) e a maioria deles são negros.

Não gosto de quem têm cara de bandido,e a maioria são negros...etc,etc,etc....

Entendeu?Não tenho preconceito necessáriamente contra a cor da pessoa.Mas os tipos de pessoas que não gosto costumam ser negras.

Acho tudo isso de mudarem meu nick nas postagens.... 06 06 06

 

Não sabia?? Você não está na faculdade??? 17 17

 

agente

| s. m. | adj. 2 gén.

 

agente

transparent.gif



do Lat. agente

s. m.,

tudo o que age, que actua;

o que cuida de negócios por conta alheia;

o autor, o promotor;

a causa;

o que dirige uma agência;

adj. 2 gén.,

que age;

que opera.

a gente é um termo popular, horrível por sinal, usado para substituir nós...

[/quote']

É muito diíficil digitar este teu nick06

Sim,estou na faculdade.....quem disse que faculdade é sinal de sabedoria?06

Não costumo usar a gente quando estou na minha versão "profissional".mas falo bastante quando estou apenas batendo um papo...

E não,não sabia desta diferença06

Mas o termo "a gente" não é errado....a menos que se usa da forma correta,ou seja,com o verbo no singular06

Senão fica "a gente vamos"06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nossa' date=' boas surpresas nesse tópico: A começar pelo cara que é preconceituoso e virgem ao mesmo tempo. Eu prefiro transar e não ter preconceito algum, mesmo pq do ponto de vista religioso ambas as condições estariam erradas.

 

No Poderoso Chefão III tem uma passagem interessante, quando o bispo que faz a confissão de Corleone ilustra a condição do cristianismo ao pegar aquelas pedras que ficam dentro das fontes. Ele as quebra e mostra a Michael que elas apesar de ficarem anos dentro da água, são secas por dentro. É como o cristão que vai na igreja, se diz o cara mais santo do mundo e tem esse tipo de preconceito. Ele fala de Jesus, respira Jesus, mas Jesus não penetrou no seu íntimo. Lamentável e arrisco a dizer que cristianismo tem muito mais a ver com quebra de preconceitos e amor ao próximo do que com esse legalismo que não serve pra nada!

 

Pois bem, voltando ao assunto do tópico: O preconceito, seja em que forma for, é execrável.

 

Seja por raça, seja por opção sexual, seja por uso de drogas.

 

Eu sou usuário exporádico de drogas (fumo um beck de vez em quando), portanto se alguém quiser, pode começar a ter preconceito comigo! I don't care!

 

Contudo, creio que o preconceito mais doloroso seja aquele sofrido por parte de quem é negro.

 

Se você é gordo, vc pode emagrecer. Se você é gay, você pode fingir ser hétero. Se você fuma maconha, você pode deixar de fumar. Mas...se você é negro, não há o que se fazer.

 

Não ajo diferentemente com quem é negro ou não, pra mim não há diferença. Tanto é que, quando me refiro a um, o chamo de negro. Pra mim, chamar de "moreno" é algo bem mais hipócrita, pois vc usando uma frase "atenuada" está sendo conivente com o problema.

 

Acho que a hipocrisia brasileira é uma forma muito ruim de se lidar com o problema e o pior, ela é bi-lateral: O branco finge que não tem e o negro vive fazendo questão de se colocar como vítima. Não falo do negro comum, mas sim, de grupos que tem maior proeminencia na sociedade.

 

O que fazer pra mudar? O mais difícil de tudo: Cada um fazer sua parte!
[/quote']

Quanto ataque.....tu é maconheiro também?Legal tu hein03

É...prefiro ficar com meus preconceitos(Que NÃO SÃO CONTRA A COR DA PESSOA) do que ser fornicador e maconheiro....

 

Como já falei.Meus preconceitos são contra certo tipos de pessoas e,por coincidência ou não,elas costumam ser negras.03

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho tudo isso de mudarem meu nick nas postagens.... 06 06 06

 

Não sabia?? Você não está na faculdade??? 17 17

 

agente

| s. m. | adj. 2 gén.

 

agente

transparent.gif



do Lat. agente

s. m.,

tudo o que age, que actua;

o que cuida de negócios por conta alheia;

o autor, o promotor;

a causa;

o que dirige uma agência;

adj. 2 gén.,

que age;

que opera.

a gente é um termo popular, horrível por sinal, usado para substituir nós...

[/quote']

É muito diíficil digitar este teu nick06

Sim,estou na faculdade.....quem disse que faculdade é sinal de sabedoria?06

Não costumo usar a gente quando estou na minha versão "profissional".mas falo bastante quando estou apenas batendo um papo...

E não,não sabia desta diferença06

Mas o termo "a gente" não é errado....a menos que se usa da forma correta,ou seja,com o verbo no singular06

Senão fica "a gente vamos"06

 

Mas não precisa digitar... Ele aparece ali sozinho.... 17 17

Sim, você falou certo sobre o uso, falar a genta vai ao cinema não está errado, mas os amantes da lingua consideram feio, demonstração de ignorância... O mais correto é dizer nós vamos, e tentar usar o máximo nós, e o mínimo de a gente....

Sei que faculdade não é sinônimo de sabedoria, mas sempre achei que escola era justamente para nos ensinar essas sútis diferenças, afinal nosso idioma é realmente difícil em sua escrita totalmente correta... 03
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...