Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Aí eu já não concordo. Se liberar geral aí vai ter vagabunda abortando por esporte. Agora' date=' em casos como esse, é até ridículo questionar.[/quote']

 

Mas no contexto religioso, o assassinato/homicídio/aborto é um pecado gravíssimo. Esse é o ponto. Por isso é condenado dessa forma, principalmente quando se tratam de vidas inocentes (crianças abortadas).
É, melhor que crianças estupradas e obrigadas à serem mães do fruto dessa violência com menos de dez anos. Perto disso a morte nem parece tão ruim.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Aí eu já não concordo. Se liberar geral aí vai ter vagabunda abortando por esporte. Agora' date=' em casos como esse, é até ridículo questionar.[/quote']Se elas pagarem seus abortos, qual o problema?
O problema não é o preço. É banalizar algo que é sem dúvida questionável.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Aí eu já não concordo. Se liberar geral aí vai ter vagabunda abortando por esporte. Agora' date=' em casos como esse, é até ridículo questionar.[/quote']Se elas pagarem seus abortos, qual o problema?
O problema não é o preço. É banalizar algo que é sem dúvida questionável.

 

Tudo é questionável. Mas por que isso faria diferença no caso do aborto?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Hein? O direito à vida do ser ainda por vir é "questionável"?

 

Na minha opinião esse direito nem existe.

 

Não nasceu, não tem direitos.

 

Tem direito à vida SE não puser a saúde física e psicologica da mãe em risco, SE a mãe não quiser abortar, SE conseguir se desenvolver até o dia do parto e SE sobreviver ao parto.

 

No caso de bebês acéfalos nem com todas essas condições eu considero que eles tem direito à vida.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Condição humana? O conceito de humano para vocês deve ser bem amplo...

 

E apenas por ser humano tem direito à vida? E um embrião já é um ser humano no conceito de vocês? Caso seja sim para ambas as perguntas, então NUNCA se pode concordar com aborto. Nem em casos especiais.

 

A vida humana (no conceito de vocês) é valiosa ou não é? Embriões e fetos tem direito a vida ou não tem? Decidam-se.

 

Nostromo2009-03-17 00:09:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Empresa de Santa Catarina lança água "100% Jesus" para público evangélico

 

Com a campanha "hidrata o corpo e a alma", um empresário de Santa Catarina vai lançar no próximo mês a água mineral "100% Jesus". De olho no público evangélico, as garrafas terão mensagens bíblicas.

Por enquanto, há oito tipos de rótulos disponíveis: quatro para água sem gás e outros quatro para água com gás. Um deles leva o salmo 23: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma [...]". A água não tem nenhum poder de cura. É uma água comum.

"Se Deus quiser, vai ser um sucesso", diz Christian Cavalcanti, 38, evangélico e proprietário da marca. "Como o mercado de água é um mercado muito competitivo e existem milhares de marcas, pensei em algo diferente. Daí, veio a ideia, até por eu ser evangélico, de criar alguma coisa focada no público evangélico."

Cavalcanti conta que a embalagem foi escolhida em uma enquete feita com 1.500 fiéis de diversas igrejas evangélicas."Evangélicos mais extremos foram contra a marca. Respondi comentários como: 'mais um para tirar o dinheiro da gente'. Outros falaram que não deveríamos usar o nome de Jesus em vão. Mas foi a minoria."

O lançamento deve ocorrer no 27º Encontro Internacional de Missões dos Gideões, encontro evangélico, em Balneário Camboriú, que começa no dia 25 de abril. A produção começa com 500 mil garrafas de 500 ml, a partir de R$ 0,50. A pretensão dele é vender o produto nacionalmente.

Em maio, Cavalcanti diz que quer lançar o refrigerante "100% Jesus" e, em junho, o macarrão instantâneo evangélico (com um jogo de perguntas sobre temas religiosos), leite longa vida, arroz e feijão.

"A minha intenção é colaborar com a evangelização e levar a palavra às pessoas", afirma ele, que pertence à Igreja Pentecostal do Caminho, de Santa Catarina.

Segundo Cavalcanti, 10% de tudo o que for vendido será doado a igrejas evangélicas, que estão sendo cadastradas (uma espécie de dízimo). Ele diz ter registrado a marca 100% Jesus no país e que pretende registrá-la mundialmente.

Para Ciro Eustáquio, da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, a iniciativa do empresário é uma "forma de divulgar o evangelho" e "despertar as pessoas para uma verdade".

Ben Wade2009-03-17 01:46:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Empresa de Santa Catarina lança água "100% Jesus" para público evangélico

 

 

06

 

Até isso. Depois do ringue de vale tudo agora água abençoada, aprece até o Bispo Rodolf:

 

http://www.youtube.com/watch?v=her_Xqzr-QY

 

"E se tiver algum aparelho eletronico com defeito, o Senhor irá concerta-lo"

 

" Este vídeo contém os melores momentos bíblicos, contém mais de 10 penteados de Jesus Cristo, contém como separar a água e o oleo e no final ainda tem receitas mirabolantes"06

 

"O que são 175 dólares para salvar sua alma? isso mesmo, são 9 vezes e 175 dólares!"06

 

Mas quanto custa a sua alma? A sua alma não tem preço! A sua alma é do Senhor, mas este video é meu e pode ser seu, basta ... pagar!"06

 

"Que deus esteja com voce e que essa água purifique seu corpo até ser urinada"06

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Empresa de Santa Catarina lança água "100% Jesus" para público evangélico

 

 

06

 

Até isso. Depois do ringue de vale tudo agora água abençoada' date=' aprece até o Bispo Rodolf:

 

http://www.youtube.com/watch?v=her_Xqzr-QY

 

"E se tiver algum aparelho eletronico com defeito, o Senhor irá concerta-lo"

 

" Este vídeo contém os melores momentos bíblicos, contém mais de 10 penteados de Jesus Cristo, contém como separar a água e o oleo e no final ainda tem receitas mirabolantes"06

 

"O que são 175 dólares para salvar sua alma? isso mesmo, são 9 vezes e 175 dólares!"06

 

Mas quanto custa a sua alma? A sua alma não tem preço! A sua alma é do Senhor, mas este video é meu e pode ser seu, basta ... pagar!"06

 

"Que deus esteja com voce e que essa água purifique seu corpo até ser urinada"06

 

 

 

 

 

 

 

[/quote']

 

Mas quanto custa a sua alma? A sua alma não tem

preço! A sua alma é do Senhor, mas este video é meu e pode ser seu,

basta ... pagar!"

 

Essa é fantástica. 06

 

Link to comment
Share on other sites

 

Eu' date=' sinceramente, não vejo nada de "complexo" na questão do aborto.

 

Se a mãe quer abortar, aborte. O direito dela, na minha opinião, está acima dos não nascidos.

[/quote']

 

Claro que se você não é uma infeliz, menor de idade e sem rumo na vida... não deve ser nada complexo mesmo.

 

 

Condição humana? O conceito de humano para vocês deve ser bem amplo...

 

E apenas por ser humano tem direito à vida? E um embrião já é um ser humano no conceito de vocês? Caso seja sim para ambas as perguntas' date=' então NUNCA se pode concordar com aborto. Nem em casos especiais.

 

A vida humana (no conceito de vocês) é valiosa ou não é? Embriões e fetos tem direito a vida ou não tem? Decidam-se.

 

[/quote']

 

Ainda bem que sua mãe pensou diferente não? Aparentemente ela achou que você, ainda embrião, tinha algum direito.

 

A vida humana deve ser valiosa no conceito de qualquer um.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Condição humana? O conceito de humano para vocês deve ser bem amplo...

E apenas por ser humano tem direito à vida? E um embrião já é um ser humano no conceito de vocês? Caso seja sim para ambas as perguntas' date=' então NUNCA se pode concordar com aborto. Nem em casos especiais.

A vida humana (no conceito de vocês) é valiosa ou não é? Embriões e fetos tem direito a vida ou não tem? Decidam-se.
[/quote']

 

É facil dizer isso, Nostromo.. Entretanto, sou da opiniao q compete 'a mulher fazer/decidir o q é melhor pra ela,  seja aborto ou nao.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

As mulheres devem ter direitos sobre seu corpo, mesmo porque o aborto é  prática 'legal' entre as mulheres com poder aquisitivo alto, já que elas tem acesso às clínicas particulares, enquanto as mulheres pobres recorrem às aborteiras, chás, agulhas de croché, etc.. o que muitas vezes traz como consequência infecções e em casos mais graves a  morte.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu' date=' sinceramente, não vejo nada de "complexo" na questão do aborto.

 

Se a mãe quer abortar, aborte. O direito dela, na minha opinião, está acima dos não nascidos.

[/quote']

 

Claro que se você não é uma infeliz, menor de idade e sem rumo na vida... não deve ser nada complexo mesmo.

 

Sorte minha. 06

 

 

Condição humana? O conceito de humano para vocês deve ser bem amplo...

 

E apenas por ser humano tem direito à vida? E um embrião já é um ser humano no conceito de vocês? Caso seja sim para ambas as perguntas' date=' então NUNCA se pode concordar com aborto. Nem em casos especiais.

 

A vida humana (no conceito de vocês) é valiosa ou não é? Embriões e fetos tem direito a vida ou não tem? Decidam-se.

 

[/quote']

 

Ainda bem que sua mãe pensou diferente não? Aparentemente ela achou que você, ainda embrião, tinha algum direito.

 

A vida humana deve ser valiosa no conceito de qualquer um.

 

Primeiramente, minha mãe não levou a gravidez a frente por achar que o embrião, que viria a se tornar eu, tinha direito à vida. Levou a frente porque queria um filho.

 

Segundo, não vejo motivo para o "ainda bem". Se ela pensasse diferente e abortasse, eu simplesmente não existiria. O não existente nada sente, com nada se incomoda, com nada se preocupa, logo, não seria problema não ter nascido.

 

Sobre a vida humana ser valiosa, há vidas e vidas. Não coloco todas elas em pé de igualdade. Algumas valem bem pouco para mim. Embriões valem nada já que nem os considero seres humanos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

É facil dizer isso' date=' Nostromo.. Entretanto, sou da opiniao q compete à mulher fazer/decidir o q é melhor pra ela,  seja aborto ou nao.
[/quote']

 

Então somos dois. Eu penso exatamente a mesma coisa.

 

Estou apenas tentando entender a idéia de alguns usuários que prezam tanto a vida de embriões, mas apoiam abortos com tanta facilidade em alguns casos. Quero entender qual o parâmetro que faz de repente a vida do embrião se tornar descartável. E porque tal parâmetro não é usado o tempo todo.

Nostromo2009-03-17 14:44:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nostromo,

 

Acho que apóiam em caso de estupro, risco de morte para a mãe, ou má formação do feto no caso de apresentar sérias complicações para a criança depois. E sinceramente, eu apoio em alguns casos, mas tem que analisar isso com cuidado.

 

Só para constar, os métodos de aborto podem variar. Para crianças de até três meses elas são mortas por esquartejamento. E crianças de até cinco meses, são retiradas violentamente com misoprostol e depois ficam expostas até morrer...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

bem, um embrião pode ter a alma humana(consciência)?

 

eu acredito que, quando o sistema nervoso estiver em funcionamento, sim, a criança tem uma certa consciência, e quando se dá isso? quando o cérebro começa a funcionar?

 

então, a partir do momento que o cérebro começa a funcionar, já ai é inquestionavel o direito a vida!

 

mas eu vou mais além, se o filho não causa males a mãe, e nem ao filho, então o aborto é execravel mesmo!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
bem' date=' um embrião pode ter a alma humana(consciência)?

 

eu acredito que, quando o sistema nervoso estiver em funcionamento, sim, a criança tem uma certa consciência, e quando se dá isso? quando o cérebro começa a funcionar?

[/quote']

A Igreja entende que embriões são seres humanos. Os embriões se desenvolvem, têm estrutura de um vertebrado, e informações genéticas. Não é apenas um conjunto de células que sofrerá uma grande mudança, pois fica evoluído.

 


mas eu vou mais além' date=' se o filho não causa males a mãe, e nem ao filho, então o aborto é execravel mesmo!
[/quote']
Só porque não vai causar males à mãe ou ao filho ele deixa de ser apenas um conjunto de células? O problema está em decidir eliminar um ser humano, não porque vai causar males a alguém ou porque veio de uma maneira indesejável, mas porque ele tem direito à vida.
-THX-2009-03-17 22:56:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members
bem' date=' um embrião pode ter a alma humana(consciência)?

 

eu acredito que, quando o sistema nervoso estiver em funcionamento, sim, a criança tem uma certa consciência, e quando se dá isso? quando o cérebro começa a funcionar?

[/quote']

A Igreja entende que embriões são seres humanos. Os embriões se desenvolvem, têm estrutura de um vertebrado, e informações genéticas. Não é apenas um conjunto de células que sofrerá uma grande mudança, pois fica evoluído.

 


mas eu vou mais além' date=' se o filho não causa males a mãe, e nem ao filho, então o aborto é execravel mesmo!
[/quote']
Só porque não vai causar males à mãe ou ao filho ele deixa de ser apenas um conjunto de células? O problema está em decidir eliminar um ser humano, não porque vai causar males a alguém ou porque veio de uma maneira indesejável, mas porque ele tem direito à vida.

 

a primeira resposta, depende da epoca do embrião, uma blastula é um conjunto de celulas, todas as celulas, seja ela bacteriana, protista, ou mesmo multicelular, tem informações geneticas, e evoluem, sofrem mudanças

 

quanto a segunda, bem, concordo com você, mas quando causa males a alguém que já tem sua vida conquistada, uma vida que já é um SER, a humanidade dentro dela, com desejos, sonhos, e esperanças, isso tem que se evitar sim, abortando se for do interesse do proprietário. Não podemos acabar com uma consciência em prol de um apunhado de possibilidades inconscientes

 

Quem é você ou a igreja para dizer a fulana que não pode abortar? Deus? se não for, perdão, próximo...

 

agora, se é para respeitar a vida, então por que matas bacterias?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

caso de estupro

 

Por que o embrião resultante de sexo forçado tem menos direito a vida que os embriões derivados de sexo consensual ou inseminação artificial?

 

Por que a vontade da mulher estuprada está acima do direito à vida desse embrião?

 

O estupro justifica o aborto? Um crime justifica outro?

 

risco de morte para a mãe

 

Qual o parâmetro para determinar que a vida da mãe é mais valiosa que a do filho? Por que essa mãe merece viver mais do que o filho?

 

má formação do feto no caso de apresentar sérias complicações para a criança depois.

 

Má formação do organismo tira o direito à vida? E quem pode julgar isso?

 

Só para constar' date=' os métodos de aborto podem variar. Para crianças de até três meses elas são mortas por esquartejamento. E crianças de até cinco meses, são retiradas violentamente com misoprostol e depois ficam expostas até morrer...[/quote']

 

Correção: fetos de até 3 meses... Não vamos igualar crianças a fetos que nem sobrevivem fora do corpo de suas mães.

 

E morte é morte... depois que está morto, tanto faz qual foi o método utilizado. Então o método do aborto, para mim, não faz diferença alguma.

 

 

 

Eu acho que é importante começar a pensar no que é e no que não é um ser humano antes de sair distribuindo direitos.

 

Espermatozóides e óvulos são seres humanos? Óvulos recém fecundados são? Embriões são? Fetos? Se não tem cérebro, nenhum sinal de raciocínio, é humano? Apenas ter o dna humano já permite classificar como ser humano? Qual a diferença entre um corpo humano e um ser humano?

 

 

 

Além dessas questões mais algumas: Quem é contra o aborto está disposto a adotar crianças rejeitadas por seus pais? Está disposto a pelo menos sustentar essas crianças? Quem é contra o aborto e está em condições de ajudar, já fez algo por crianças abandonadas?

 

 

 

Muitas perguntas em um post só. Acho que exagerei, mas vou deixar assim mesmo.

Nostromo2009-03-19 16:15:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Além dessas questões mais algumas:

 

1) Quem é contra o aborto está disposto a adotar crianças rejeitas por seus pais?

 

2) Está disposto a pelo menos sustentar essas crianças?

 

3) Quem é contra o aborto e está em condições de ajudar' date=' já fez algo por crianças abandonadas?
[/quote']

 

1) Sim, claro. Não vejo qualquer problema nisso.

 

2) Idem acima, se eu puder sustentar alguma criança neste estado.

 

3) Eu ajudo entidades assistenciais que auxiliam crianças abandonadas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só retomando alguns pontos aqui que acho mais importantes...

 

 


Será que é uma "matrix"? Não sei e' date=' como não tenho meios de saber, não me importo.

Eu acredito que é real? Não. Apenas vivo de acordo com esse mundo. Seja ele real ou não.[/quote']

 

Estranho... não sabe dizer se é real ou não, mas "vive de acordo com esse mundo" = pra mim é o mesmo que acreditar que é real.

 

Mas enfim...



Crença baseada em uma avaliação racional de determinada situação' date=' com as informações disponíveis (ainda que limitadas) para poder tomar uma decisão. [/quote']

 

 

Definição interessante. Vamos aplicar isso a Deus:

 

Eu tenho um livro escrito que revela a existência Dele, este livro relata alguns eventos históricos comprovados (dominação pelo império babilônico, dominação pelo império egípcio, dominação pelo império romano, existência de um povo que está aí até hoje - os judeus), citação a personagens históricos sobre os quais não existem dúvidas sobre sua existência, etc.

 

É... pode-se presumir que a fé cristã é resultado de uma avaliação racional de determinada situação com as informações disponíveis (no caso, a Bíblia), ainda que limitadas (a Bíblia não responde tudo sobre todas as áreas do conhecimento humano) para poder tomar uma decisão.   



Ninguem é auto-suficiente' date=' mas isso não é motivo para crer que há um deus ou procurar ter uma "relação" com ele.[/quote']

 

Mas eu não disse que o meu motivo é aplicável a todos. É o MEU motivo, é o que me levou a tomar a minha decisão.  

 

 


Além disso' date=' você está presumindo que os ateus e outros religiosos que não são cristãos, quando são honestos, íntegros, solidários, etc. o são falsamente, apenas por esperarem recompensa após a morte. O que é uma contradição no caso dos ateus e preconceito no caso dos outros religiosos.[/quote']

 

Nunca disse isso, nem dos ateus, nem dos outros religiosos. É você quem distorceu o que foi dito (pessoas que são íntegras honestas e solidárias esperando algo em troca), dizendo que isto implica em falsidade por parte dessas pessoas.

 

A integridade, honestidade e solidariedade genuínas não são desqualificadas só pq a pessoa espera uma coisa em troca. Não é crime fazer algo esperando alguma coisa em troca. Apenas afirmei que isto não é suficiente para a salvação de alma humana de acordo com o cristianismo.

Eu volto a repetir que ninguem precisa de crença em divindades para ser uma pessoa de bem. Ninguem precisa estar esperando recompensa no além para se comportar adequadamente.

 

Eu nunca disse o contrário. Para você ter repetido esse chavão' date=' só posso crer que você não está compreendendo o que estou dizendo.



A aposta de Pascal presume q o deus cristão é o deus "certo", o único, o todo poderoso criador do universo. O que não tem sentido, pois não se pode verificar tal coisa de maneira alguma.

 

Por isso que se chama "aposta". Em um cenário onde você tem vários deuses, incluindo aí o Deus Cristão, Pascal apostou Nele.

 

Se se pudesse verificar que o deus cristão é o "certo", único, da forma como você exige, deixaria de ser aposta. 

Se no lugar do seu deus estiver Zeus' date=' Odin, Osíris ou qualquer outro? As possibilidades estão aí. Você é que as elimina do seu raciocínio sabe-se lá porque...[/quote']

 

Aí para que eu pudesse considerar Zeus, Odin, Osíris na possibilidade da "roleta", eu teria que submetê-los a determinados elementos.

 

1) Nenhum deles prega a salvação da alma humana por obra deles, mas se pregam algum tipo de redenção, o fazem com base no mérito humano. Só o cristianismo afirma que o homem é incapaz de salvar-se a si mesmo, precisando que Deus atue no processo.

 

2) A crença nos três caiu em desuso com o passar dos séculos. A crença neles não tem capacidade de influenciar o comportamento de nenhuma cultura hoje em dia. Ao contrário do cristianismo que, onde cai, fica e gruda.

 

Pois é... Um ser perfeito' date=' onisciente, onipotente, onibenevolente, onipresente se deu ao trabalho de fazer criaturas limitadas com suposto livre-arbítrio. Então ordena que acreditem nele, mesmo sem ele se mostrar. Aí quando uma dessas criaturas, que ele por ser criador onisciente, onipotente, etc, etc... já sabia muito bem que não ia crer nele, não crê, ele a condena a uma eternidade de castigos. Bela forma de um pai levar seus filhos à maturidade. 1006[/quote']

 

Mas não é Deus que condena o homem... o homem condena-se a si mesmo. Você nasce separado de Deus, já sentenciado à condenação e, portanto, se morre separado, ocorre apenas a efetivação da condenação que sempre existiu.

 

Aí a questão fica ainda mais bizarra. Sacrificar um inocente não limpa a ficha de um criminoso. Ter fé nesse sacrifício como fonte de salvação é insano e ilógico.

 

Outro ponto que escapou à sua percepção. O "criminoso" a que me refiro o é em sua ESSÊNCIA. Como um criminoso pode remir-se a si mesmo por algo que ele é? Se não mudar por dentro' date=' não adianta mudar o restante.

 

 


Nem todas as pessoas querem comprar uma salvação. Algumas pessoas de outras religiões, que você denomina "faça você mesmo", agem de acordo com o que acham que seus deuses querem. Não por esperar salvação, vida eterna no paraíso ou reencarnação como ser humano rico. Mas sim por respeito a essa força divina que ela acredita existir e zelar por suas criações.

Infelizmente você está, novamente, presumindo que todos que não creem na salvação pela fé, querem apenas comprar um terreninho no céu.

 

Quem está presumindo é você. A expressão "faça você mesmo" não tem qualquer conotação perjorativa, apenas a função de explicar que todas as outras religiões, ao contrário do cristianismo, pregam uma série de rituais e comportamentos que, executados ao longo da vida da pessoa, a levam a salvação após a morte. O cristianismo prega apenas UM ato por parte da pessoa, um ato bem simples, e sua alma estará salva, logo após aquele ato, pois todo o restante já foi feito por Deus.  



Depende de quais são essas questões chaves que você diz. Muitas delas podem ser justamente o que nos faz humanos. Se forem características ligadas ao código genético' date=' por exemplo, vai levar ainda muitos milhões de anos para mudar. Se forem ligadas exclusivamente ao nosso modo de pensar podem mudar a qualquer momento. Basta um evento de grande impacto.[/quote']

 

Problemas de ordem moral são de genética? Se for, aí a sua explicação tem sentido.

 

Se é modo de pensar, não poderia discordar mais. A humanidade já testemunhou eventos de grande impacto no decorrer de sua História. E alguns problemas básicos da natureza humana ainda permanecem. 


P.S.: Estou lendo o conteúdo da comunidade que você indicou. Tive que fazer um perfil só para isso' date=' pois não frequento Orkut (14). Comecei pelo primeiro tópico, de 2006, sobre Gênese. Já adianto que tem muita física usada de forma errada ou distorcida. Outros tópicos simplesmente não desmentem nada. Além de algumas ofensas contra os ateus e os que questionam.
[/quote']

 

Curioso você ter apontado isso... Nos links que vc postou há algumas ofensas aos cristãos e religiosos em geral...
Dr. Calvin2009-03-19 17:00:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Estranho... não sabe dizer se é real ou não' date=' mas "vive de acordo com esse mundo" = pra mim é o mesmo que acreditar que é real.

 

Mas enfim...[/quote']

 

 

 

Viver de acordo com algo não significa acreditar que esse algo é real.

Eu poderia viver de acordo com as tradições e princípios judeus,

deixando de comer carne de porco, orando na cinagoga, etc.  se eu visse

alguma vantagem nisso. E continuaria não acreditando na mitologia deles...

 

Crença baseada em uma avaliação racional de determinada situação' date=' com as informações disponíveis (ainda que limitadas) para poder tomar uma decisão. [/quote']

 

 

Definição interessante. Vamos aplicar isso a Deus:

 

Eu tenho um livro escrito que revela a existência Dele, este livro

relata alguns eventos históricos comprovados (dominação pelo império

babilônico, dominação pelo império egípcio, dominação pelo império

romano, existência de um povo que está aí até hoje - os judeus),

citação a personagens históricos sobre os quais não existem dúvidas

sobre sua existência, etc.

 

É... pode-se presumir que a fé cristã é resultado de uma avaliação

racional de determinada situação com as informações disponíveis (no

caso, a Bíblia), ainda que limitadas (a Bíblia não responde tudo sobre

todas as áreas do conhecimento humano) para poder tomar uma decisão.

 

 

 

Nenhum dos fatos históricos confirmados é evidência do seu deus.

 

 

 

Exemplo: Se houve mesmo uma fuga do egito isso é evidência de que havia

um deus zelando pelo povo escravizado? Não. Só é evidência de que os

escravos se revoltaram e foram inteligentes e fortes o suficiente para

fugir bem no momento em que uma praga enfraqueceu o império.

 

 

 

Acho que você está forçando demais para encaixar divindades na história humana.

 

Ninguem é auto-suficiente' date=' mas isso não é motivo para crer que há um deus ou procurar ter uma "relação" com ele.[/quote']

 

Mas eu não disse que o meu motivo é aplicável a todos. É o MEU motivo, é o que me levou a tomar a minha decisão.

 

 

 

Evidência anedótica. Então não há motivos para discutirmos isso.

 

 

 

 

Nunca disse isso' date=' nem dos ateus, nem dos outros

religiosos. É você quem distorceu o que foi dito (pessoas que são

íntegras honestas e solidárias esperando algo em troca), dizendo que

isto implica em falsidade por parte dessas pessoas.

 

A integridade, honestidade e solidariedade genuínas não são

desqualificadas só pq a pessoa espera uma coisa em troca. Não é crime

fazer algo esperando alguma coisa em troca. Apenas afirmei que isto não

é suficiente para a salvação de alma humana de acordo com o

cristianismo.[/quote']

 

 

 

E eu continuo questionando como alguem pode ser salvo de algo, salvo

sei lá do que, por acreditar simplesmente. Exigir adoração em troca de

salvação não é diferente de exigir sacrifícios humanos em troca de

salvação. É tão absurdo quanto.

 

 

Por isso que se chama "aposta". Em um cenário onde você tem vários deuses' date=' incluindo aí o Deus Cristão, Pascal apostou Nele.

 

Se se pudesse verificar que o deus cristão é o "certo", único, da forma como você exige, deixaria de ser aposta. [/quote']

 

 

 

E passaria a ser uma atitude bem mais sensata do que mudar sua vida por algo que você nem sabe se existe.

 

para que eu pudesse considerar Zeus' date=' Odin, Osíris na possibilidade da

"roleta", eu teria que submetê-los a determinados elementos.

 

1) Nenhum deles prega a salvação da alma humana por obra deles,

mas se pregam algum tipo de redenção, o fazem com base no mérito

humano. Só o cristianismo afirma que o homem é incapaz de salvar-se a

si mesmo, precisando que Deus atue no processo.

 

 

2) A crença nos três caiu em desuso com o passar dos séculos. A

crença neles não tem capacidade de influenciar o comportamento de

nenhuma cultura hoje em dia. Ao contrário do cristianismo que, onde

cai, fica e gruda.[/quote']

 

 

 

1 - E daí? Por que a necessidade de um deus agindo no processo torna a salvação

dos cristãos mais crível que a salvação de qualquer outra grupo

religioso?

 

 

 

2 - Se muitos acreditam, se a modinha do momento é essa, o seu deus se

torna mais crível que qualquer outro? Isso não é argumento. Isso se

chama falácia ad numerum. Vários panteões de deuses foram ou

ainda são adorados por muitas pessoas e durante períodos de tempo até

maiores que o do seu deus. Nem por isso eles são mais ou menos dignos de

crença.

 

 

Mas não é Deus que condena o homem... o homem

condena-se a si mesmo. Você nasce separado de Deus' date=' já sentenciado à

condenação e, portanto, se morre separado, ocorre apenas a efetivação

da condenação que sempre existiu.[/quote']

 

 

 

Aham... ele é maravilhoso. Ele nos criou assim, mas não é

responsabilidade dele... Ele fez o universo todo, mas se aparece algo

de ruim nunca é culpa dele.  06

 

Outro ponto que escapou à sua percepção. O

"criminoso" a que me refiro o é em sua ESSÊNCIA. Como um criminoso pode

remir-se a si mesmo por algo que ele é? Se não mudar por dentro' date=' não adianta mudar o restante.[/quote']

 

 

 

Então o sacrifício do filho inocente foi inútil. Porque todos ainda

podem simplesmente não mudar. Foi um teatrinho muito bem encenado. Isso

se tiver mesmo acontecido, é claro.

 

 
Problemas de ordem moral são de genética? Se for' date=' aí a sua explicação tem sentido.

 

Se é modo de pensar, não poderia discordar mais. A humanidade já

testemunhou eventos de grande impacto no decorrer de sua História. E

alguns problemas básicos da natureza humana ainda permanecem. [/quote']

 

 

 

Depende de qual problema moral.

 

 

 

Já houve eventos de grande impacto? Quais? Guerras? Isso sempre foi

rotina. Desastres naturais? Rotina... Não houve nada de grande impacto

realmente. Algo capaz de virar de cabeça para baixo toda a base do

pensamento humano e sua visão sobre o mundo e seu lugar nele.

 

 

Curioso você ter apontado isso... Nos links que vc postou há algumas ofensas aos cristãos e religiosos em geral...

 

 

 

Eu nunca disse que os links apontados por mim estavam livres da

presença de pessoas mal educadas. Alias' date=' acho bem previsível que links

ateus tenham manifestações ofensivas aos crentes. Indesejável, porém

previsível, já que eles não estão presos a princípios de amor

incondicional ao próximo, por exemplo.

 

 

 

Curioso mesmo é que os seguidores do deus cristão, que deveriam amar a

todos como a eles mesmos, se comportem dessa maneira em suas

comunidades.

 

 

 

De qualquer forma, as ofensas nem são o grande destaque. E sim o

relativismo moral, as inúmeras falácias e os erros ao tentar usar

conceitos científicos nas explicações místicas.

 

 

 

Além dessas questões mais algumas:

 

1) Quem é contra o aborto está disposto a adotar crianças rejeitas por seus pais?

 

2) Está disposto a pelo menos sustentar essas crianças?

 

3) Quem é contra o aborto e está em condições de ajudar, já fez algo por crianças abandonadas?

 

1) Sim' date=' claro. Não vejo qualquer problema nisso.

 

2) Idem acima, se eu puder sustentar alguma criança neste estado.

 

3) Eu ajudo entidades assistenciais que auxiliam crianças abandonadas[/quote']

Finalmente encontrei alguem contrário ao aborto e que não é hipócrita. 10

 

Boa sorte e paciência quando for adotar, porque a burocracia é muito grande.

Nostromo2009-03-19 19:38:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 


a primeira resposta' date=' depende da epoca do embrião, uma blastula é um conjunto de celulas, todas as celulas, seja ela bacteriana, protista, ou mesmo multicelular, tem informações geneticas, e evoluem, sofrem mudanças
[/quote']

Pode ser discutível, mas não depende do estágio, é considerado ser humano na concepção. Ele já tem estrutura genética e é um organismo completo. Quais são as mudanças, elas são radicais? Porque não pode ser considerado apenas um processo de desenvolvimento?

 


quanto a segunda' date=' bem, concordo com você, mas quando causa males a alguém que já tem sua vida conquistada, uma vida que já é um SER, a humanidade dentro dela, com desejos, sonhos, e esperanças, isso tem que se evitar sim, abortando se for do interesse do proprietário. Não podemos acabar com uma consciência em prol de um apunhado de possibilidades inconscientes
[/quote']

Só acho que os "males" devem ser analisados de forma bem criteriosa.

 


Quem é você ou a igreja para dizer a fulana que não pode abortar? Deus? se não for' date=' perdão, próximo...
[/quote']
No âmbito religioso, a base para dizer a fulana que não pode abortar, é o mandamento "Não Matarás".


agora' date=' se é para respeitar a vida, então por que matas bacterias?
[/quote']
Desnecessário comparar, mas se até mesmo para algumas espécies do mundo animal não há tanta preocupação... A questão é apenas em relação a seres humanos.


E morte é morte... depois que está morto' date=' tanto faz qual foi o método utilizado. Então o método do aborto, para mim, não faz diferença alguma.
[/quote']
Ora, nem precisava ter feito tantas perguntas. Então tanto faz o direito à vida, tanto faz se tem má formação, tanto faz se é feto ou criança...
-THX-2009-03-19 21:11:55
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...