Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Infalível pq ex cathedra supõe-se que é qd ele fala inspirado pelo Espírito Santo... daí tu tb tem que supor que o papa, ainda que humano, teria esse "dom", poder ou algo que o valha.

 

Acho que isso era mais considerado qd se julgava que o papa fosse o porta voz de Deus aqui na Terra.
[/quote']

Não é bem isso. Ele é infalível quando ensina como Vigário de Cristo. E isso tem base na Bíblia, quando Pedro recebe o poder de Deus para ensinar à Igreja sobre Fé ou Moral.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que eram ensinamentos de fé e costumes.

Que Pedro pregava, mas não seguia, algo assim.

É sobre os gentios


Gálatas 2:14 Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Pedro, em presença de todos: Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que eram ensinamentos de fé e costumes.

Que Pedro pregava, mas não seguia, algo assim.

É sobre os gentios


Gálatas 2:14 Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Pedro, em presença de todos: Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus?
[/quote'] 

Isso não é uma contestação dos ensinamentos, mas da atitude de Pedro. E isso não contraria a infabilidade. Infabilidade é diferente de impecabilidade. Portanto, Pedro (ou Papa) pode pecar e continuar infalível quando ensina à Igreja.
-THX-2009-04-01 02:00:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Shy, então você deve citar contradições em matéria de fé ou moral, proclamada e ensinada como verdade (e condenando o contrário) pela Igreja, que derrube o princípio da infalibilidade... Claro que você deve separar erros pessoais, por isso já adianto que citar erros cometidos por membros no decorrer da história, não anula esse princípio.
-THX-2009-04-01 11:20:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não dá muito p/ separar, pq ele dizem que se proclamam ex cathedra eles afirmam o que dizem e contestam ferrenhamente o contrário.

E ainda mais qd se trata de assuntos como fá e costumes.

 

Concordo ctgsobre o erro humano de Pedro não anula a infabilidade em assuntos tais.

Mas ainda assim soa paradoxal num Papa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se você concorda sobre a infalibilidade de Pedro, também pode concordar com a infalibilidade do Papa....

 

Pedro era perfeito? Não.

O Papa é perfeito? Não.

 

Negar a infalibilidade é duvidar da salvação pelo conhecimento da verdade através da Igreja e em Cristo. Se fosse assim, pra quê Revelação Divina, se não tivéssemos garantia da infalibilidade no Magistério para ensinar e orientar?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

O que eles dizem deles mesmos não me interessa' date=' até pq posição deles sobre eles mesmos é opinião pura e simples e não doutrina. Egocentrismo já é nojento. No meio religioso então, nem se fala...[/quote']

 

Se eles lideram e você como fiel é "liderado", está ali ouvindo-os falar, como a opinião deles não te interessa? As opiniões de nossos líderes sempre são importantes. Ou só lhe interessa o que ele fala da doutrina? Se for assim, você nem mesmo precisa dele. Mais fácil ficar em casa estudando a bíblia e orando com a família.

 

Opiniões dos líderes, seja que líder for, seja sobre que assunto for, são sempre importantes. Por mais que eles tentem ser imparciais, as opiniões pessoais influenciam muito tudo que eles defendem ou condenam.

 

Quanto ao que a minha "religião" fala sobre os líderes' date=' digo que a BÍBLIA não diz que eles são infalíveis e incapazes de errar. Líderes cristãos desempenham funções de liderança, simples assim. Isto não significa que o líder espiritual/religioso é infalível.[/quote']

 

O Papa não é um líder cristão?

 

Aliás' date=' as Escrituras estão cheias de exemplos de líderes crentes que erraram e erraram feio.[/quote']

 

Isso não tem relevância para mim. Apenas para você que acredita. A maioria deles não pode ser confirmado como realmente tendo existido e realmente cometido tais erros. Pessoas fictícias cometendo erros fictícios...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se você concorda sobre a infalibilidade de Pedro' date=' também pode concordar com a infalibilidade do Papa....

 

Pedro era perfeito? Não.

O Papa é perfeito? Não.

 

Negar a infalibilidade é duvidar da salvação pelo conhecimento da verdade através da Igreja e em Cristo. Se fosse assim, pra quê Revelação Divina, se não tivéssemos garantia da infalibilidade no Magistério para ensinar e orientar?

 [/quote']

Não acho que Pedro era perfeito pq era humano.

Não acho que o papa seja perfeito pq tb é um humano.

Não acho ainda que ele seja santo e nem porta voz de Deus aqui na Terra.

É apenas um humano que estudou teologia e mais engajado em questões religiosas.

 

Pode-se ser infalível em questões de fé, por ser esta orientada pelo Espirito Santo, mas isso não o torna infalível em todas as outras questões.

 

By the way, sendo herege, não sei se há garantias de que todos os  assuntos proferidos em ex cathedra seja realmente inspirados.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se eles lideram e você como fiel é "liderado"' date=' está ali ouvindo-os falar, como a opinião deles não te interessa? As opiniões de nossos líderes sempre são importantes. Ou só lhe interessa o que ele fala da doutrina? Se for assim, você nem mesmo precisa dele. Mais fácil ficar em casa estudando a bíblia e orando com a família.

Opiniões dos líderes, seja que líder for, seja sobre que assunto for, são sempre importantes. Por mais que eles tentem ser imparciais, as opiniões pessoais influenciam muito tudo que eles defendem ou condenam.[/quote']

 

Nostromo, qual a parte do "a opinião deles sobre eles mesmos não me interessa" vc não entendeu?

 


O Papa não é um líder cristão?

 

Não sou católico.

 


Isso não tem relevância para mim. Apenas para você que acredita. A maioria deles não pode ser confirmado como realmente tendo existido e realmente cometido tais erros. Pessoas fictícias cometendo erros fictícios...

 

De novo, qual a parte da conversa "líderes religiosos não são infalíveis" (sendo fictícios ou não) vc não entendeu?

 

O exemplo da Bíblia foi apenas para demonstrar que os líderes ali descritos NÃO eram infalíveis. Se nem a Palavra de Deus, como assim é chamada, diz que líderes são impecáveis, não há razão para acreditar que fora deste contexto a figura do líder infalível exista.

 

Espero que tenha ficado claro agora.
Dr. Calvin2009-04-01 21:02:04
Link to comment
Share on other sites

 

 

Só mudando um pouco a conversa' date=' segue abaixo uma lista do que uma Testemunha de Jeová não pode:

 

Celebrar o dia das mães.

Celebrar o dia dos pais.

Celebrar aniversários.

Celebrar ação de graças.

Celebrar a véspera ou o dia de ano novo.

Celebrar o natal.

Celebrar o dia das bruxas.

Celebrar a páscoa.

Celebrar o dia da bandeira.

Celebrar o dia de independência.

Celebrar "qualquer" feriado.

Cantar qualquer canção de feriado.

Comer um peru no dia de ação de graças.

Ser um escoteiro.

Comprar biscoitos de escoteiro.

Ser um bailarino.

Assistir a reuniões de classe (Nenhuma associação "mundana").

Jogos esportivos escolares (Nenhuma competição permitida).

Jogos esportivos profissionais.

Unir-se a qualquer organização com laços no cristianismo.

Filiar-se ao exército da salvação.

Contribuir com a Cruz Vermelha.

Unir-se ao exército.

Se tornar um policial.

Ajudar os Alcoólatras Anônimos.

Ter qualquer trabalho que use armas.

Saudar a bandeira.

Cantar o hino nacional.

Aprender karatê.

Fazer campanha para um candidato.

Se candidatar à presidente de classe.

Participar em festas de feriado na escola.

Jogar na loteria.

Não poderá trabalhar em outra Igreja.

Aceitar sangue.

Doar sangue.

Armazenar seu próprio sangue antes de uma operação.

Usar qualquer tipo de cabelo comprido se você for um homem.

Usar barba.

Ter qualquer tatuagem.

Dizer palavras de maldição.

Não poderá ser hipnotizado.

Se divorciar, a não ser pelas escrituras (adultério ou fornicação).

Se você se divorciar não poderá recasar a menos que o/a ex fornique primeiro.

Bebidas de torrada (origem pagã).

Lançar arroz em um casamento (origem pagã).

Dizer quando alguém espirrar "Deus te abençoe".

Dizer "que sorte" ou " me "deseje sorte" ou "eu tive sorte ou "você teve sorte".

Contar estórias de fantasmas.

Praticar Ioga.

Dizer "foi o destino" ou mencionar qualquer coisa que ver com "destino".

Se ocupar de qualquer ato arriscado como: vôo livre.

Não poderá participar da comemoração da morte de Jesus, comendo o pão sem fermento ou bebendo o vinho,só permitido aos 144.000 (Se você for um, ok, então pode).

Uma mulher não pode ocupar um cargo de responsabilidade na congregação.

Usar ou possuir uma Cruz.

Comparecer a outra Igreja (fornicação espiritual).

Associar-se regularmente com não crentes.

Associar-se com membros expulsos ou dissociados.

Falar com desassociados.

Processar outra Testemunha de Jeová.

Casar com um não crente (Se fizer, será duramente julgado pela congregação).

Casar em outra Igreja ou assistir a um casamento em outra Igreja.

Assistir a um funeral em outra Igreja.

Estudar outros artigos religiosos que não da Sociedade.

Ler informação negativa sobre a Sociedade.

Questionar a Sociedade em qualquer coisa.

Exercitar sua consciência se for contra a religião.

Questionar a Sociedade ou a Organização.

Se você é uma mulher, não pode rezar em voz alta na presença de homens, sem cobrir a cabeça.

Associar-se com vizinhos mundanos.

Freqüentar uma faculdade (A Sociedade iluminou um pouco isso).

Filosofia erudita, sociologia, psicologia, que são encarados como alimento não espiritual.

 

[/quote']

Não conheço quase nada de religiões, mas isso não posso deixar de comentar...que horror, Russell. Isso procede mesmo, galera? Quais as justificativas para tanta repressão (pergunto porque para que as pessoas se submetam a tantas condições deve haver uma justificativa muito forte para os seguidores)? É como se tudo isso desviasse do caminho de Deus?

Mr. Scofield2009-04-04 10:25:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conheço de perto alguns TJs e alguns dos preceitos citados acima eles não seguem, foram abolidos... ou sei lá... pq alguns batem de frente com a lei dos homens.

 

Anyway, há sim radicalismo em outros, no que se referem exclusivamente a religião o bicho pega feio!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só mudando um pouco a conversa' date=' segue abaixo uma lista do que uma Testemunha de Jeová não pode:

 

Celebrar o dia das mães.
Celebrar o dia dos pais.
Celebrar aniversários.
Celebrar ação de graças.
Celebrar a véspera ou o dia de ano novo.
Celebrar o natal.
Celebrar o dia das bruxas.
Celebrar a páscoa.
Celebrar o dia da bandeira.
Celebrar o dia de independência.
Celebrar "qualquer" feriado.
Cantar qualquer canção de feriado.
Comer um peru no dia de ação de graças.
Ser um escoteiro.
Comprar biscoitos de escoteiro.
Ser um bailarino.
Assistir a reuniões de classe (Nenhuma associação "mundana").
Jogos esportivos escolares (Nenhuma competição permitida).
Jogos esportivos profissionais.
Unir-se a qualquer organização com laços no cristianismo.
Filiar-se ao exército da salvação.
Contribuir com a Cruz Vermelha.
Unir-se ao exército.
Se tornar um policial.
Ajudar os Alcoólatras Anônimos.
Ter qualquer trabalho que use armas.
Saudar a bandeira.
Cantar o hino nacional.
Aprender karatê.
Fazer campanha para um candidato.
Se candidatar à presidente de classe.
Participar em festas de feriado na escola.
Jogar na loteria.
Não poderá trabalhar em outra Igreja.
Aceitar sangue.
Doar sangue.
Armazenar seu próprio sangue antes de uma operação.
Usar qualquer tipo de cabelo comprido se você for um homem.
Usar barba.
Ter qualquer tatuagem.
Dizer palavras de maldição.
Não poderá ser hipnotizado.
Se divorciar, a não ser pelas escrituras (adultério ou fornicação).
Se você se divorciar não poderá recasar a menos que o/a ex fornique primeiro.
Bebidas de torrada (origem pagã).
Lançar arroz em um casamento (origem pagã).
Dizer quando alguém espirrar "Deus te abençoe".
Dizer "que sorte" ou " me "deseje sorte" ou "eu tive sorte ou "você teve sorte".
Contar estórias de fantasmas.
Praticar Ioga.
Dizer "foi o destino" ou mencionar qualquer coisa que ver com "destino".
Se ocupar de qualquer ato arriscado como: vôo livre.
Não poderá participar da comemoração da morte de Jesus, comendo o pão sem fermento ou bebendo o vinho,só permitido aos 144.000 (Se você for um, ok, então pode).
Uma mulher não pode ocupar um cargo de responsabilidade na congregação.
Usar ou possuir uma Cruz.
Comparecer a outra Igreja (fornicação espiritual).
Associar-se regularmente com não crentes.
Associar-se com membros expulsos ou dissociados.
Falar com desassociados.
Processar outra Testemunha de Jeová.
Casar com um não crente (Se fizer, será duramente julgado pela congregação).
Casar em outra Igreja ou assistir a um casamento em outra Igreja.
Assistir a um funeral em outra Igreja.
Estudar outros artigos religiosos que não da Sociedade.
Ler informação negativa sobre a Sociedade.
Questionar a Sociedade em qualquer coisa.
Exercitar sua consciência se for contra a religião.
Questionar a Sociedade ou a Organização.
Se você é uma mulher, não pode rezar em voz alta na presença de homens, sem cobrir a cabeça.
Associar-se com vizinhos mundanos.
Freqüentar uma faculdade (A Sociedade iluminou um pouco isso).
Filosofia erudita, sociologia, psicologia, que são encarados como alimento não espiritual.

 
[/quote']
Não conheço quase nada de religiões, mas isso não posso deixar de comentar...que horror, Russell. Isso procede mesmo, galera? Quais as justificativas para tanta repressão (pergunto porque para que as pessoas se submetam a tantas condições deve haver uma justificativa muito forte para os seguidores)? É como se tudo isso desviasse do caminho de Deus?

 

o foda é q nao pode td isso.. mas trepar pode 'a vontade..06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou arriscar alguns, pois o Rafal já tinha comentado alguns itens aqui:

 

Celebrar aniversários - há uma passagem no livro de Eclesiastes que diz assim: "melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem por consideração". Os TJs, por meio de seu corpo governante, entendem que esta é uma ORDEM para não se comemorar aniversários, pois "melhor é o dia em que se morre do que o dia em que se nasce". Nada mais incorreto, pois o texto foi tirado de seu contexto. O livro de Eclesiastes foi escrito por Salomão, filho de Davi, velho, fazendo uma reavaliação de sua vida e medindo o que valeu a pena e o que não valeu. Sim, a morte deve ser levada em consideração, como o versículo diz, justamente para fazer EU pensar sobre o que tenho feito da minha vida e de que a cada dia vivido é MENOS um dia na minha vida. Este é o contexto...

 

Celebrar o Natal - os TJs alegam que Cristo não mandou comemorar o seu nascimento (verdade, mas também não proibiu). Somado a isto, o Natal como hoje é comemorado está carregado de características pagãs (o que também é verdade, mas não significa eliminar o momento de convívio familiar que o Natal promove).

 

Saudar a bandeira / Cantar hino nacional - No entendimento dos TJs, saudar a bandeira ou cantar o hino denota idolatria à pátria, sendo que somos exortados a prestar adoração a Deus (embora a parte da adoração a Deus proceda, isto não significa que, ao saudar a bandeira, eu esteja sendo idólatra)

 

Celebrar a Páscoa - Mesmo motivo do Natal -> características pagãs envolvidas na comemoração (o que também é verdade, mas Cristo MANDOU que comemorássemos sua morte e ressurreição, que ocorreu na Páscoa que é uma festa judaica)

 

Aceitar sangue / Doar sangue - Os TJs entendem que o sangue é a vida (eles não acreditam na existência da alma). Portanto sangue não deve ser misturado. Além disso, há o entendimento de que o princípio bíblico "abstenham-se de sangue" aplica-se também à doação e transfusão de sangue. Ou seja, se vc depender de um TJ para doar sangue, vc VAI morrer.

 

Comparecer à outra igreja - Os TJs entendem que uma pessoa só pode ser salva, entre outros motivos, se for SOMENTE na igreja deles. Fora da igreja dos TJs não há salvação (e a Bíblia é clara: salvação só em Cristo, INDEPENDENTE de religião ou igreja)

 

Questionar a Sociedade em qualquer coisa / Ler informação negativa sobre a Sociedade - Os TJs entendem que as pessoas que formam o corpo governante de sua religião são infalíveis e, portanto, não estão passivas ao erro. Questionar a sociedade constituiria rebelião e ler informação negativa sobre eles denotaria que você está fraco na fé ou rebeldia por duvidar, a princípio, da infalibilidade do corpo governante, o que não procede biblicamente. O Novo Testamento exorta o cristão inúmeras vezes sobre a existência de falsos mestres dentro das igrejas, pessoas que dizem pregar o Evangelho, mas pregam outra coisa; enfim, as Escrituras são claras em dizer que não existem mestres infalíveis.

 

 

Acho que já dá pano pra manga, por enquanto... o Russell é ex-TJ então ele pode acrescentar mais camadas grossas aí no caldo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exato, Shy! Tem umas coisas ai nessa lista que é risivel, não tem nada a ver com o que seguimos.

a

 

Scofa, não é repressão alguma. Claro, as inventadas da lista nao posso comentar pq nao conheçoi, mas muitas outras é normal, ué. Por exemplo excercito, policial, usar armas. Nós pregamos o que Jesus ensinou, de nao haver mais a guerra, viver em paz, etc, e ai trabalhamos com armas? Incoerencia, nao? Ou servir ao excercito, a mesma coisa, pq terei de servir e ficar apto para a batalha se nao irei batalhar com ninguem? Nao é pq eu sou brasileiro e o inimigo do pais em guerra seja alemão que eu vou la matar ele, guerrear contra ele. É coerencia com o que Jesus ensinou. Só pra citar uns daquela lista. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Conheço de perto alguns TJs e alguns dos preceitos citados acima eles não seguem, foram abolidos... ou sei lá... pq alguns batem de frente com a lei dos homens.

 
[/quote']

 

Mas nem a lei dos homens eles seguem! A lei dos homens diz que, como cidadão da nação, uma vez passado pelo exército, vc precisa jurar bandeira.

 

Pra eles isso é idolatria. Detalhe que idolatria é qualquer prática que coloque outra coisa como prioridade na vida da pessoa que não Deus.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Conheço de perto alguns TJs e alguns dos preceitos citados acima eles não seguem, foram abolidos... ou sei lá... pq alguns batem de frente com a lei dos homens.

 
[/quote']

 

Mas nem a lei dos homens eles seguem! A lei dos homens diz que, como cidadão da nação, uma vez passado pelo exército, vc precisa jurar bandeira.

 

Pra eles isso é idolatria. Detalhe que idolatria é qualquer prática que coloque outra coisa como prioridade na vida da pessoa que não Deus.

 

Bom, primeiro, se informa um pouquinho. Como advogado, vc deve ter a Constituição ai, nao? Leia ela e verá que a lei tem essa abertura, de vc se recusar a servir o excercito, se estiver de acordo com o que a Lei determina. ta la, é só ler um pouquinho. E não, nem todos precisam jurar justamente por essa Lei.E mesmo que não tivesse essa abertura (muitos paises, como a Coreia, aos 18 anos o jovem vai direto pra cadeia e fica la 2 anos, que seria o tempo do excercito), lembra o que Pedro disse? Temos de obedecer a Deus antes de aos homens!03

 

E não é idolatria? Vc jurou bandeira? Lembra os dizeres la? Ja ouvi o que os caras tem de jurar la, algo com "Estou pronto para ficar na reserva e caso o pais precise de mim irei honrar, dar minha vida e bla bla bla para servir a nação e bla bla bla"
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu conheço a Constituição mais que vc, guri... E esse dispositivo de excusa do serviço militar foi criado justamente para RESPEITAR o DIREITO que vcs tem de seguir uma religião que distorce a Bíblia. E isso se dá pq vivemos em uma DEMOCRACIA.

 

Ou seja, o governo secular, dirigido pelo diabo, que rege o seu país pensa mais em vocês do que o seu corpo governante. 
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...