Jump to content
Forum Cinema em Cena

Capitão América 2 - O Soldado Invernal (04/04/2014)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

Na quinta, com certeza! Sorte que aqui na minha cidade os ingressos acabam cedo apenas pra sessão de Harry Potter heheh

 

Até queria ir na 5ª, mas vou com minha sobrinha e ela só pode ir na 6ª.

 

*Tô até pensando em ver na 5ª mesmo, e depois na 6ª vejo de novo com ela...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ler a critica do Pablo que achei bem regular, mas ele reconheceu os trabalho do elenco como Chris Evans, Scalett, Redofrd etç a trama e tal mas meteu o pau nas cenas inchadas de ação e nos cliches de reviver os mortos e deixar algumas pontas soltas pensando no Guardiões e Vingadores 2. E interessante ter uma opinião contraria da critica unanime do filme assim você vai com uma expectativa normal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ler a critica do Pablo que achei bem regular, mas ele reconheceu os trabalho do elenco como Chris Evans, Scalett, Redofrd etç a trama e tal mas meteu o pau nas cenas inchadas de ação e nos cliches de reviver os mortos e deixar algumas pontas soltas pensando no Guardiões e Vingadores 2. E interessante ter uma opinião contraria da critica unanime do filme assim você vai com uma expectativa normal.

 

lembrando q, contrariamente, o Pablo inflacionou o coro dos paga-pau pro Padilha no mediano remake do Robocop...

 

 

CAPITAO AMERICA O SOLDADO INVERNAL  3-5

O Capitão América nunca foi um dos meus heróis favoritos. Ao contrário: de certa maneira, cresci nutrindo certa antipatia por um personagem que parecia se definir, através do uniforme e do nome, como um indivíduo concebido e desenvolvido como pura propaganda ufanista – algo que também comentei ao escrever sobre o primeiro filme. Aliás, também como o capítulo anterior, este O Soldado Invernal me surpreendeu ao se revelar o mais maduro dos longas produzidos pela Marvel, embora eventualmente acabe se perdendo na necessidade de incluir elaboradas sequências de ação e de ser um “filme de super-herói” em vez de insistir na ideia de ser um filme sobre um humano que tem superpoderes.

Escrito pelos mesmos Christopher Markus e Stephen McFeely do capítulo passado, este novoCapitão América continua a explorar a ideia da SHIELD como organização inchada e complexa voltada para proteger a ordem mundial e que, encabeçada por Nick Fury (Jackson), se mete em tantos assuntos paralelos envolvendo artefatos poderosos e criaturas mágicas que as interferências externas acabam se tornando inevitáveis. Enfrentando traições e conspirações, Fury pode contar apenas com o Capitão América (Evans) e com a Viúva Negra (Johansson) em suas tentativas de impedir que uma perigosa arma – criada pela própria SHIELD, vale apontar – seja usada de forma destrutiva. E à medida que o lançamento do armamento se aproxima, torna-se meio absurdo perceber como os demais Vingadores jamais são convocados para ajudar, embora o filme faça questão de mencioná-los esporadicamente a fim de despertar arrepios de prazer nos fãs.

Preocupando-se em criar uma trama que, de forma pouco sutil, remete às denúncias de espionagem da NSA, aos drones e ao conceito deturpado de patriotismo que marcou a política externa norte-americana depois do 11 de Setembro (alegorias também empregadas em O Cavaleiro das Trevas), Capitão América 2 é intrigante por, em sua primeira metade, contrapor o amor do personagem-título por seu país à sensação preocupante de que este sentimento é unilateral: enquanto é útil para destruir “os inimigos da América”, o Capitão é abraçado, sendo contudo imediatamente descartado quando passa a questionar noções básicas de justiça como a de evitar punir alguém por um crime que nem foi cometido ou planejado. Assim, quando vemos o herói visitando o Smithsonian em busca de um momento de reflexão, percebemos que o filme está sugerindo que o próprio conceito de “ética” parece pertencer a um museu em vez de ter lugar nas práticas contemporâneas do governo e seus representantes – e, portanto, é prazeroso notar como aqueles personagens se entregam a longas discussões que refletem suas preocupações e inseguranças.

Neste aspecto, a performance de Chris Evans é essencial ao sugerir uma sinceridade incontida por parte de Steve Rogers e seus esforços para tentar encontrar uma posição que seja justa e pragmática ao mesmo tempo – o que se contrapõe, por exemplo, aos modos endurecidos e determinados de Nick Fury, que Samuel L. Jackson encarna como um homem que há muito parou de se questionar sobre o que é “certo” e se entregou apenas ao que é “efetivo”. E se Robert Redford surge excelente ao viver um homem de postura ambígua que leva o espectador a oscilar entre a confiança e a cautela, Scarlett Johansson finalmente tem a oportunidade de transformar a Viúva Negra em algo mais do que uma modelo de roupas de couro, já que aqui pode retratar a personagem como uma mulher prática, mas também aberta a questionamentos éticos que podem conduzi-la a ações contrárias aos seus próprios interesses.

Já como representante do gênero “ação”, Capitão América 2 não se sai tão bem quanto ao explorar seus personagens: sim, é eficiente trazer Rogers saltando de um avião com uma postura casual (algo que já seria impressionante mesmo se não soubéssemos que ele estásem paraquedas) e, da mesma maneira, os diretores Anthony e Joe Russo ilustram bem a competência e a força do herói ao trazê-lo em sequências como a invasão ao navio (quando testemunhamos seu silêncio ao agir e sua velocidade) e aquela na qual persegue um alvo enquanto derruba várias portas que insistem em atrapalhá-lo; por outro lado, sempre que se concentram em algum confronto físico (lutas, tiroteios, perseguições), os Russo entregam o fato de terem trabalhado apenas em comédias como Tudo por um SegredoDois é Bom, Três é Demais e a série Community (o que explica a ponta sem sentido de Danny Pudi), atrapalhando-se terrivelmente e criando momentos visualmente confusos que se tornam ainda piores na versão em 3D em função dos cortes rápidos e incompreensíveis. Além disso, é meio patético perceber como a solução recorrente encontrada por heróis encurralados é simplesmente abrir um buraco no chão, o que acontece em dois momentos da narrativa e parece tentar estabelecer o conceito absurdo do cavus ex machina.

Decepcionante também ao investir em imensos cenários digitais povoados por figurantes igualmente binários (como o galpão da SHIELD) que tornam a experiência ainda mais artificial e enfraquecem a sensação de que o mundo está realmente em perigo (a tensão em Capitão América 2 é nula, infelizmente), o longa ainda peca por se perder pontualmente na interação entre seus personagens, como ao sugerir uma subtrama romântica entre a Viúva e o Capitão que jamais chega a lugar algum e é rapidamente descartada. Da mesma forma, o hábito dos quadrinhos de matar e reviver personagens sem se preocupar muito com a plausibilidade é algo que diminui o envolvimento do espectador, ressaltando que, de fato, ninguém está correndo muito risco – e à medida que a trama desta continuação vai se complicando, os personagens vão se tornando realmente cada vez menos importantes, passando a agir como meros bonecos de ação.

Moderadamente divertido em seus esforços cômicos (a referência a Pulp Fiction funciona por ser rápida), Capitão América 2 finalmente frustra por, como todos os seus colegas de franquia, chegar a um quase fim, já que tem a necessidade de manter o espectador ansioso para comprar novos ingressos para as produções ambientadas no universo da Marvel – o que, somado com as cenas pós-créditos (são duas), me deixa um pouco farto do hábito destes longas de nunca encerrar verdadeiramente suas tramas, sugerindo que estamos sempre pagando por experiências incompletas.

Ou pior: por uma droga que tenta obrigar o consumidor a comprar novas doses não em função de seu efeito, mas por sempre entregar menos quantidade do que aquela prometida na embalagem.

Observação: como já dito, há duas cenas adicionais: uma durante os créditos finais e outra ao fim destes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só lerei (ou não) a crítica do Pablo depois de ver o filme (ele costuma colocar spoilers nas críticas e tals).

 

Acabei de ler a critica do Pablo que achei bem regular, mas ele reconheceu os trabalho do elenco como Chris Evans, Scalett, Redofrd etç a trama e tal mas meteu o pau nas cenas inchadas de ação e nos cliches de reviver os mortos e deixar algumas pontas soltas pensando no Guardiões e Vingadores 2. E interessante ter uma opinião contraria da critica unanime do filme assim você vai com uma expectativa normal.

 

Bitch, please...  <_<

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do "subgênero" adaptações de quadrinhos, é um dos melhores roteiros até aqui!

 

A direção comete o mesmo erro de "O homem de aço", saturando algumas boas idéias, como, por exemplo, em relação aos momentos de ação. 

Há um probleminha com o uso das locações na hora de fazer aquilo parecer real, mas não entrarei em detalhes para não comprometer.

 

A invasão do navio no início é extremamente boa!

 

O filme é cheio de boas sacadas e de plots bem amarrados. Dá orgulho de ser fã de quadrinhos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nem comentarei muito porque adorei demais. Única reticência pra mim, seria a cena de ação final. Meio inchada mesmo, chega a dar uma cansada. De resto, tá redondinho, redondinho. Mas quem não curte filmes da Marvel vai continuar não curtindo. Esse filme não vai mudar isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Gostei bastante do filme.

 

 O SOLDADO INVERNAL tem um elenco bem dirigido e um roteiro bem estruturado, que consegue dar atenção devida aos seus coadjuvantes ao mesmo tempo em que dá prosseguimento ao desenvolvimento de Steve Rogers, que embora já esteja bastante acostumado as questões práticas dos dias modernos, ainda não consegue (e nem quer) se adequar as questões morais de um mundo mais cínico e cinza daquele onde cresceu. Para reforçar isso, o filme faz um contraste interessante entre o herói e figuras como Nick Fury e Viúva Negra, para quem os fins justificam os meios. Todos muito bem defendidos por seus intérpretes, que surgem mais confortáveis do que nunca em seus respectivos papéis.

 

  É interessante perceber também o salto de gênero dado pela franquia. Enquanto o filme de 2011 era uma grande homenagem retro as matinês de aventura da década de 40, este filme é um competente thriller de espionagem (claro que com doses super heroicas de ação), e simboliza isso com a escalação de Robert Redford, que estrelou grandes filmes de espionagem na década de 70, para viver Alexander Pierce, secretário geral da Shield.

 

  As cenas de ação são muito bem dirigidas pelos irmãos Russo, principalmente no que diz respeito aos combates corpo a corpo, que valem-se muito da câmera na mão. Destaques aqui para a sequência do invasão do navio e o crescendo de tensão na cena do elevador.

 

  Entretanto, nem tudo são flores. Os diretores e seu montador parecem encontrar um problema no clímax, quando o filme tem que desenvolver várias ações paralelas, mas não consegue fazer isso de forma plenamente satisfatória.

 

  Ainda assim, CAPITÃO AMERICA: O SOLDADO INVERNAL é pra mim o melhor filme solo da Marvel até aqui, ficando atrás apenas de OS VINGADORES. Tem um roteiro muito bem amarrado, atores bem dirigidos, e um clima de conspiração que consegue realmente envolver o publico, como todo bom filme de espionagem deve fazer. É bom tanto para quem é fã do universo Marvel como um todo (que sofre uma mudança realmente significativa após esse filme) como para quem só quer ver um filme do Capitão de forma isolada, já que as referências soam de forma totalmente orgânica e não comprometem o andamento da trama.

 

  No geral, bastante recomendado. Que venha o já anunciado 3º filme, que terá os Irmãos Russo novamente na direção.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nem comentarei muito porque adorei demais. Única reticência pra mim, seria a cena de ação final. Meio inchada mesmo, chega a dar uma cansada. De resto, tá redondinho, redondinho. Mas quem não curte filmes da Marvel vai continuar não curtindo. Esse filme não vai mudar isso.

 

Cara eu vou discordar disso.

Nao sou nada fa do "piadinha, cena de acao, draminha, piadinha e acao de novo" que marvel vive repetindo em seus filmes, mas este Capitao e bem diferente, roteiro bacana, cenas de acao copo a corpo otimas, e que maravilha, sem piadinha corta tensão. Acho que teve umas tres gracinhas no filme todo e todas bem colocadas. 

 

De longe o melhor filme da marvel pra mim e me da esperanças de ver coisas realmente boas daqui pra frente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa eu assisti o filme e ontem a tarde e numa sessão cheia para minha surpresa e todo a badalação positiva em torno do Capitão America 2 e verdadeira, os críticos e o publico estão certíssimos, o filme e o melhor da Marvel sim, só com um adendo depois dos Vingadores claro que e excelente.

E estranho ver aqui que muitos estão  contidos em seus comentários, talvez por  causa dos spooilers  que serão e inevitáveis mas saúdo o Questão por quebrar um pouco o gelo, pois o filme poe o Capitão como protagonista não só do longa mas como a figura mais icônica do universo marvel, que esteva sendo ofuscado pelo divertido Tony Stark do Downey Jr e sim isto era um erro.

Tanto que o Stark ganhou mais destaque nos Vingadores e acredito que isto deva mudar um pouco e por a casa em ordem, pois Homem Ferro  2 era bom mas desperdiçou os seus vilões em favor do humor e o Stark por mais estivesse doente foi ficando chato e egoísta agindo só quando ameaçado pessoalmente, sua continuação que e muito melhor perdeu o impacto novamente com a revelação do Mandarim ser uma farsa e estragou que seria o grande confronto com seu maior inimigo.

 

Mas este filme do Capitão acerta todos estes erros, corta o humor e traz a verdadeira tensão e inimigos clássicos do super-soldado Arnin Zola,Batroc, Ossos Cruzados,Soldado Invernal e a temível Hydra numa revelação surpreendente e me arrebatou completamente, tudo de maneira maneira simples e natural e fascinante e alternado em suspense e cenas de ações ótimas,

 

Chris Evans foi a escolha perfeita consegue transmitir uma humanidade e simplicidade e ser protagonista nos momentos chaves ao peitar o cinismo da Viúva Negra e dualidade do Nick Fury  sem excessivamente patriótico ou demagogo o cara arrasa. e ele em combate e um dos pontos altos do filme ele agora e um lutador de primeira linha que se cuidem Homem Aranha e Wolverine.

 

O filme tem poucos furos que  vou explorar mais pra frente, mas quero ver mais resenhas para discutir isto e amigos quem não viu vai com o sorriso no rosto, pois foi assim que eu sai da sessão lamento a critica dura do Pablo que disse estes filmes da marvel não tem final real e parece uma droga viciante fazendo a gente querer mais e mais

 

Ate que ele tem razão kkkkkkkkkk

 

capitao_____.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Eu entendo que o Pablo quis dizer e acho quer muita gente também e acho que ele tem razão em dizer que é chato o filme não terminar nunca, ser uma obra aberta sempre com cenas pós créditos dando continuidade, parece aquelas séries de TV que começam super bem e depois vão esticando a série até ninguém aguentar mais e eles acabam matando-a. Espero que eles tenham folego para muitos filmes, pois enquanto estiverem fazendo bons filmes ninguém vai reclamar não é mesmo? Temos exemplos no próprio cinema de filmes que ganham continuações e mais continuações, vide 007.

 

Já foi até discutido aqui no fórum recentemente que os filmes não precisam mais serem trilogias. desde que tenham um começo meio e fim podem fazer 4, 5, 6 filmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas o filme teve final... Achei a história que propôs a contar teve um início, meio e fim. O que ficou aberto no filme? SPOILER O Capitão indo atrás do Soldado Invernal e a investigação do Nick na Europa sobre a Hidra FIMDOSPOILER. Mas isso já é outra parte da história mesmo, que não necessariamente tem que se mostrar aqui. Não considero que o filme ficou sem final por isso. Já a cena do Mercúrio e Feiticeira, nem achei tão atochado assim no filme, era coisa pro Vingadores mesmo. Cena bônus.

 

Considero ele similar ao De Volta Para o Futuro 2 nesse sentido. Que pode não ter um início e fim aparente, mas tem sim uma história ali com começo, meio e fim. E o filme sobrevive sozinho, sem precisar dos outros filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara eu vou discordar disso.

Nao sou nada fa do "piadinha, cena de acao, draminha, piadinha e acao de novo" que marvel vive repetindo em seus filmes, mas este Capitao e bem diferente, roteiro bacana, cenas de acao copo a corpo otimas, e que maravilha, sem piadinha corta tensão. Acho que teve umas tres gracinhas no filme todo e todas bem colocadas. 

 

De longe o melhor filme da marvel pra mim e me da esperanças de ver coisas realmente boas daqui pra frente.

 

Não falei que não-fãs vão continuar não gostando dos filmes Marvel por causa da fórmula que ela usa nos filmes. A questão que eu senti é que o filme começa numa vibe meio Bourne, e quem não é fã pode ficar seduzido, de início, esperando um filme mais sóbrio, mas no meio do filme (mais precisamente quando é revelado quem é o vilão), o filme meio que volta a fórmula/estilo quadrinhos/HQ. Então, creio que muitos vão ficar com esse gosto de que o filme começa de um jeito, mas depois vira outra coisa,  e vão continuar com a "birra" com os filmes Marvel.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu entendo que o Pablo quis dizer e acho quer muita gente também e acho que ele tem razão em dizer que é chato o filme não terminar nunca, ser uma obra aberta sempre com cenas pós créditos dando continuidade, parece aquelas séries de TV que começam super bem e depois vão esticando a série até ninguém aguentar mais e eles acabam matando-a. Espero que eles tenham folego para muitos filmes, pois enquanto estiverem fazendo bons filmes ninguém vai reclamar não é mesmo? Temos exemplos no próprio cinema de filmes que ganham continuações e mais continuações, vide 007.

 

Já foi até discutido aqui no fórum recentemente que os filmes não precisam mais serem trilogias. desde que tenham um começo meio e fim podem fazer 4, 5, 6 filmes.

 

E preferível nao ter fim ou ter reboot como em Homem Aranha??

Eu fico com a primeira, fora que o que as Marvel trouxe de novidade e esta se provando muito correto e justamente este link entre os filmes, Pablo pode nao gostar, mas o mundo esta gostando....tanto que ate a DC/warner que seguia esta formula velha de "inicio, meio e fim" esta tentando correr atras do atraso. HQs nao tem fim e estao ai ate hoje, mangas possuem fim, mas as vezes duram 20 anos, entao nao vejo pq isso cansaria no cinema, basta ser bem feito.

Eu quero ver a continuidade das sagas, o surgimento de novos herois e inimigos num universo interligado de verdade, e nao de mentirinha como era antes do Soldado Invernal. Por isso nao entendo esta critica, justamente no filme onde realmente acontece algo que muda todo o universo criado, ate a a serie de TV(fraquinha), ele e criticado??

 

Nao tenho como concordar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não falei que não-fãs vão continuar não gostando dos filmes Marvel por causa da fórmula que ela usa nos filmes. A questão que eu senti é que o filme começa numa vibe meio Bourne, e quem não é fã pode ficar seduzido, de início, esperando um filme mais sóbrio, mas no meio do filme (mais precisamente quando é revelado quem é o vilão), o filme meio que volta a fórmula/estilo quadrinhos/HQ. Então, creio que muitos vão ficar com esse gosto de que o filme começa de um jeito, mas depois vira outra coisa,  e vão continuar com a "birra" com os filmes Marvel.

 

Jason Bourne com super poderes, pra mim e isso que o filme e.....curti bastante esta ideia e acho que tem muito haver com o Capitao.

Quem nao gosta de filme de heroi ta indo ver o filme errado, ate pq nos filmes de HQs sóbrios da Warner tb tem muita viagem, o legal e o meio termo, curto isso....nem muita farofa e piadinha como o HF2/3 e nem tao serio como Batman Begins.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jason Bourne com super poderes, pra mim e isso que o filme e.....curti bastante esta ideia e acho que tem muito haver com o Capitao.

Quem nao gosta de filme de heroi ta indo ver o filme errado, ate pq nos filmes de HQs sóbrios da Warner tb tem muita viagem, o legal e o meio termo, curto isso....nem muita farofa e piadinha como o HF2/3 e nem tao serio como Batman Begins.

 

Também considero esse Capitão diferente dos demais da Marvel, mas difere, continuando dentro do padrão Marvel. Ele não chega a virar outra coisa que não seja um filme da Marvel.

 

É que tem muita gente que torce o nariz e espera que a Marvel não seja a... Marvel. Os filmes dela já tem características específicas. Quem curte, curte, quem não curte, vai continuar não curtindo. Com esse Capitão 2, não vejo ele mudando esse quadro (e ele nem tinha essa obrigação. O filme ficou do que jeito que tinha que ser).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...