Jump to content
Forum Cinema em Cena

Episódio VII: O Despertar da Força


Sith
 Share

Recommended Posts

  • Members

nosssa...graaande novidade...ninguem sabia disso  :lol:  essa franquia ta ficando óbvia demais :angry:

Revelada a possível identidade de Rey

star-wars-personagens.jpg?resize=640%2C3

Atenção para possíveis spoilers do filme!
Rey (Daisy Johnson), a heroína de Star Wars: O Despertar da Força, pode ter tido sua identidade revelada em um game do filme.Em um gameplay de Star Wars: The Force Awakens Disney Infinity, o vilão Kylo Ren entrega seu parentesco com Rey ao gritar para a heroína: “Me enfrente, primo!”. A Disney ainda não se pronunciou sobre o possível spoiler.No filme, nenhuma relação familiar entre Kylo Ren e Rey chegou a ser estabelecida. Veja por volta da marca 20:30 do vídeo mais abaixo a revelação de que os personagens são primos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

não apareceu agora, mas aparece no proximo episodio... ja tava rolando esses boatos do novo elenco

Anakin Skywalker poderia ter aparecido no filme; saiba como

anakin.jpg?resize=640%2C360

Rumores sobre o retorno de Anakin Skywalker/Darth Vader na nova trilogia de Star Wars circulam há algum tempo. Chegou a ser noticiado que Hayden Christensen estaria treinando para voltar à pele do vilão em Star Wars: Episódio 8, mas segundo o Making Star Wars foram feitos planos para trazer Anakin de volta em Star Wars: O Despertar da Força.A informação foi sugerida no livro de artes conceituais do filme, que traz imagens – veja mais abaixo – de Anakin Skywalker ao lado de seu filho Luke (Mark Hamill). Tudo indica que Anakin apareceria como um fantasma para Luke durante o isolamento auto-imposto pelo Jedi, mas, de alguma forma, essa ideia acabou sendo descartada durante a produção de Star Wars 7.
anakinfantasma.jpg?resize=640%2C360
HAYDEN-1.jpg?w=640
HAYDEN-2.jpg?w=640
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Roteirista de Poder Sem Limites critica Star Wars: O Despertar da Força!

Max Landis é um roteirista, escritor de quadrinhos e fanboy, mas tem algumas queixas muito graves contra o Episódio VII de Star Wars dirigido por J.J. Abrams.

“Eu não sei o que dizer, vocês tiveram uma sensação diferente da minha quanto ao filme,” disse o escritor. “A grande maioria vai ver o filme e absolutamente amar Star Wars Episódio VII. No entanto, um filme não é nada sem as críticas: A conveniência de encontrar a Millennium Falcon e o sabre de luz de Luke no momento certo. A capacidade de Rey de lutar contra Kylo Ren em pé de igualdade sem nenhum treinamento”.

Landis também afirmou que “Há uma reciclagem da Trilogia Original no filme. Alguns dizem que essa reciclagem é necessária para preencher a lacuna entre a geração antiga e a nova, já que os jovens fãs estão sendo introduzidos agora”.

Depois de apresentar sua opinião contrária, o escritor foi severamente criticado nas redes sociais, sendo chamado de sexista, racista e privilégiado. Landis respondeu o seguinte: “Lembrem-se, se eu não amei um filme que vocês gostaram, é porque eu sou um riquinho sexista, um fraude, filho de um diretor, e não porque eu simplesmente não gostei”.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fã é preso após ameaçar atirar em garoto que deu spoilers do filme

Um homem de Montana, nos EUA, ameaçou atirar em um garoto após ele ter revelado spoilers de Star Wars: O Despertar da Força no Facebook.Uma das subtramas do filme foi revelada durante uma conversa online, cujo teor aborreceu Arthur Charles Roy, de 18 anos, que ameaçou uma retaliação, enviando uma foto dele segurando uma arma Colt 1911 e ameaçando ir até o colégio do menino para atirar nele.A ameaça gerou pânico no colégio da cidade de Helena, que chegou a ser temporiamente fechado, após muitos dos alunos expressarem seus medos de um possível ataque de Roy.O jovem de 18 anos foi condenado pela ameaça esta semana e está aguardando pela sentença na prisão, com fiança estipulada em 10 mil dólares. Não está claro se Roy teve a chance de assistir ao filme, mas tendo em vista sua reação radical, isso parece improvável.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoiler alert!

 

 

Esse não prestou atenção no filme... O Finn não libertou o Poe porque "era a coisa certa a fazer", ele o libertou o Poe, porque precisava de um piloto pra fugir dali (ele não ouviu esse diálogo entre os 2?).

 

Sobre a parte em negrito: Pois é, a situação do Finn era essa. Alguém que foi jogado ali, mas não queria fazer parte daquilo, e só pensava em fugir dali. O filme deixou isso claro várias vezes.

 

 

O cara me escreve um textão e nem prestou atenção direito no filme...

 

 

Fala sério gente...

 

 

 

O filme entrou em detalhes suficiente. Rey foi de achar que Luke era uma lenda, não saber direito que era um Lightsaber, para espadachim badass literalmente com 1 piscar de olhos. E sim ela foi treinada no passado, se não era esse o plano certamente será um bom retcon, mas não muda a muletagem que foi aquele momento, quando tinha uma opção escancarada lá para ser utilizada ao invés do Sabre.

 

E Kylo é bom o suficiente para acabar com Finn na brincadeira.

 

 

 

O grande problema do Kylo x Finn e Rey é justamente o fato dele poder usar a força que foi capaz de parar um mega ultra blaster a seu favor, e o fato do Finn ter PERDIDO pra um Trooper qualquer

 

Porém, sobre o avanço rapido da Rey, tem um pouco de mimimi. Mozart que o diga.

 

Ela pode ter tido uma facilidade com o dia a dia dela de luta, escavação, e luta pela sobrevivência, o que a facilitou para quando tivesse percebido a força ao seu redor já tinha as habilidades que a permitisse ter um certo avanço.

 

Pode ter tido treinamento com o Luke e apagado a memória...

 

pode ter tido um monte de coisa, portanto...

 

E ela pode ter tido a sensibilidade de perceber e usar a força após o Kylo ter entrado na mente dela.

 

mimimi de quem acha que a pessoa tem que subir o Everest para ser fodão...

 

Agora o filme poderia ter deixado ,claro alguma dessas possibilidades (seria perfeito se o filme deixasse claro que o fato da Ren ter forçado o Kylo a sair da mente dela tenha a feito despertar pra força que a circunda, aliado a bela explicação da personagem interpretada pela Lupita, por exemplo).

 

É verdade que é conflitante a luta entre sabres e o uso da força telecinética, mesmo mestres fodões nao demonstraram ter facilidade de fazer uso desses dois meios ao mesmo tempo. Só que o Kylo poderia ter feito o Finn dançar sem mesmo tocar nele. 

 

É verdade que o Kylo podia ser um fodão no uso da força, telecinética, principallmente, mas fraco no combate com sabres, porém, se ele era fraco nesse combate, então mais um motivo pra ele fazer o Finn dançar só com o uso da força foderosa capaz de parar um ultra mega blaster.

 

O que o filme deixou CLARÍSSIMO foi que, além de estar muito ferido, o Kylo estava muuito inseguro, muito indeciso, sem foco, meio que duvidando.. e que isso, ao meu ver, é a melhor explicação pra ele ter perdido a luta, pois todo e qualquer ser vivo, ser humano especialmente, é preciso ter foco e objetivo bem firmado para realizar qualquer tarefa. 

 

E outra coisa, uma coisa é um predador querendo matar uma presa pra comer, e a outra é a presa querendo fugir pra sobreviver.  O predador se tiver com muita fome, certamente ele terá muita determinação e foco em obter a presa, mas se não, ele terá pouca motivação e foco. Já a presa SEMPRE terá motivação e foco pra fugir, pois trata da sua SOBREVIVÊNCIA.

 

A Ray e o Finn estavam lutando pela sua sobrevivência, e de um e outro. Já o Kylo (ferido e ainda indefinido) estava lutando pra se manter focado e forte. O nível de determinação obviamente é bem diferente entre eles. É como um estudante fazendo vestibular pra medicina mas ainda em dúvida se é isso que ele quer fazer mesmo contra um que tá fazendo vestibular pra medicina pois precisa ter uma profissão rentável pra sustentar sua família. O nível de determinação tenderá a ser bem distinto entre os dois. 

 

Mas eu achei o filme do nível da velha trilogia, melhor que o retorno de jedi, e tão bom quanto uma nova esperança.

 

E sobre ter o mesmo roteiro, ser quase que uma cópia fiél, eu achei isso importantíssimo pra manter a lenda da sociedade contemporânea que SW se tornou. Todos os povos, incluindo o nosso, possui lendas, contos, histórias tradicionais e fidedignas a seu próprio universo, lineares. Manter o mesmo padrão foi importante para manter a lenda em conexão com todo o universo criado e alçado pelos fãs, a ponto de poder se tornar uma grande história mítica da nossa sociedade contemporânea. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O grande problema do Kylo x Finn e Rey é justamente o fato dele poder usar a força que foi capaz de parar um mega ultra blaster a seu favor, e o fato do Finn ter PERDIDO pra um Trooper qualquer

 

Porém, sobre o avanço rapido da Rey, tem um pouco de mimimi. Mozart que o diga.

 

Ela pode ter tido uma facilidade com o dia a dia dela de luta, escavação, e luta pela sobrevivência, o que a facilitou para quando tivesse percebido a força ao seu redor já tinha as habilidades que a permitisse ter um certo avanço.

 

Habilidades ela tem muitas, nenhuma com sabre, até que roteiro precisa.

 

Pode ter tido treinamento com o Luke e apagado a memória...

 

pode ter tido um monte de coisa, portanto...

 

E ela pode ter tido a sensibilidade de perceber e usar a força após o Kylo ter entrado na mente dela.

 

Pode ter sido 1 milhão de coisas, até o papai noel. Não é esse o ponto. Vão explicar isso nas sequencias, ou no canon estendido, e se não pretendiam antes tenho certeza que agora olham isso como uma boa ideia.

 

É esse meu problema? Não. Como disse anteriormente, é a muletagem para andar história, a conveniência desnecessária, enquanto tinha opções melhores abertas e até preparadas anteriormente.

 

mimimi de quem acha que a pessoa tem que subir o Everest para ser fodão...

Não, critica leve de fã que prefere não ignorar os negativos e que foi tirado do filme algumas vezes pelas conveniências.

 

É verdade que o Kylo podia ser um fodão no uso da força, telecinética, principallmente, mas fraco no combate com sabres, porém, se ele era fraco nesse combate, então mais um motivo pra ele fazer o Finn dançar só com o uso da força foderosa capaz de parar um ultra mega blaster.

 

Isso é você que está dizendo. Filme não mostra isso. Ele parece bastante confortável com o próprio sabre, fazendo certos giros ornamentais antes da briga com Finn.

 

O que o filme deixou CLARÍSSIMO foi que, além de estar muito ferido, o Kylo estava muuito inseguro, muito indeciso, sem foco, meio que duvidando.. e que isso, ao meu ver, é a melhor explicação pra ele ter perdido a luta, pois todo e qualquer ser vivo, ser humano especialmente, é preciso ter foco e objetivo bem firmado para realizar qualquer tarefa.

Argumentaria o contrário, Kylo nunca esteve mais motivado do que aquele momento.

Sua dúvida e insegurança morreu junto com Solo.

 

 

Mas eu achei o filme do nível da velha trilogia

De acordo, ainda que não ache tão bom quanto Empire ou A New Hope, acho melhor que Return.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas no início do filme quando kylo para é olha o finn ainda com máscara de stormtrooper,não dá a entender que ele sentiu presença da força?

Achei uma cena gratuita ali só pra deixar mais a surpresa de que a rey até seria a jedi.

Mancada.

concordo com Mozts no restante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas no início do filme quando kylo para é olha o finn ainda com máscara de stormtrooper,não dá a entender que ele sentiu presença da força?

Achei uma cena gratuita ali só pra deixar mais a surpresa de que a rey até seria a jedi.

Mancada.

concordo com Mozts no restante.

Eu tava na impressão que Kylo deu aquele olhar só por que o Finn não estava atirando como os outros troopers.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu to achando a maioria das criticas negativas muito gratuita, coisa de fanzoide que no caso do star war e um terreno fértil e vão caçar pretexto e algo irregular que o filme tem mesmo. Mais acho que e buscar cabelo em ovo este comparação entre Rey com Luke e Kylo Ren e Darth Varder ja que Rey e Kylo trazem novas facetas, estilo e uma carga emocional muito grande nesta obra que está em aberto e pode trazer ainda boas mudanças.

A família Skylwalker sempre foi o espinha dorsal da saga e os seus conflitos existenciais que foram eclodir no episodio 5 e 6 quando o Luke descobre que tem que enfrentar o próprio pai, e vemos um tetando converter o outro para o lado sombrio e  outro para a luz e o mais difícil não tentarem se matar no processo foi algo bem complexo mas foi bem resolvido no Retorno do Jedi.

 

 

ads_kylo1.jpg

Mas no caso do Kylo Ren já nasce com este conflito interno, sendo herdeiro direto de Leia,Han e Luke e optar a abraçar as trevas do seu avo e um grande dilema e o fato de ele sentir as luzes dentro dele e fácil acredito que ele sinta Leia e Luke que também tem a força estão o chamando de volta para a família, como o próprio Solo o fez pessoalmente e quase conseguiu por um instante já que o vilão praticamente encontra o Han Solo 2 vezes no filme e o evita  mesmo recebendo a ordem fatal de a Lorde do Snoke só o enfrenta o Han porque ele insiste na sua redenção e o outro implora a sua ajuda e vemos o velho mercenário Solo  triste e desarmado fazendo o seu ultimo gesto carinho no seu filho,e como a Leia também Kylo sente e muito a morte de Han e pela a força que o Kylo tem (ele impediu um tiro direto da arma do Poe o piloto) ele se deixar a ser abatido pelo Chewie e depois ele mesmo bate diversas vezes com braço no ferimento antes de enfrentar Finn e Rey não está so sangrando, mas emocionalmente instável com raiva e frustado ainda mais quando o sabre de luz de Varder vai para a Rey no confronto final, abalando totalmente sua convicção de ser o único ser herdeiro de Varder  além de Luke por isto acho plausível ele perder a luta para a Rey que se mostrou determinada  e abraçou a força com convicção resolução.

 

Mas mesmo assim achei o novo sith fantástico Ben Solo ou Kylon Ren brutal, angustiado que gosta de ser cruel e implacável e esta disposto a enfrentar a própria família coisa inversa do seu avo , todo mundo idolatra o Darth Vader mas foi seu amor e perda da mãe,Padme e filhos que o fizeram ele abraçar o lado sombrio definitivamente e quando descobriu a existência de Luke com muito dificuldade ele se redimiu e antes de morrer diz que existia o conflito nele também.

 

rey.png

 

Agora a Rey a mina foi abandonada a própria sorte, sonhado em ser buscada pela família aprendeu a se defender sozinha especialmente com o bastão, tem as mesma empatias como em pilotar naves e armas com Anakim e Luke e quando ele tocou aquele sabre pra mim foi seu despertar, já que inúmeras imagens do seu passado misterioso e Luke e Kylo Ren na sua cabeça, tanto que a Maz Kanata diz que aquele e seu legado como a força e o Kylo a rapta-la e interroga-la com a força ela inverte o jogo e descobre que ele está dividido e que ela pode manipular mentes e usar o sabre nada mais natural sabendo que ela tem a força, ela não e tão crua e inocente quanto Luke que foi criado por tios, estão falando que copiou a nova esperança demais e quando o terceiro ato final o vilão inseguro perde para aprendiz jedi que algo novo estão reclamando e outra foi sabia decisão deixar o Luke de fora já que ele vai o cumprir o papel de mentor que seja no próximo filme que todo mundo agora esta doido para ver.

 

Bem o titulo O Despertar da Força e excelente e faz juz não só a Rey a grande protagonista mas sim ao outros personagens como o simpático Finn que abandona a nova ordem, Han solo que volta a ajudar a resistência, R2 D2 que volta a ativa e estava catatônico ,e o recluso mestre jedi Luke Skywallker que parece disposto a tudo e o grande despertar do publico que abraçou lindo este novo star war como reapresentante de uma nova e velha geração também, e os críticos que são supostamente os chatos de plantão estão felizes como Pablo Villaça, Erico Borgo, Ricardo Rente, Isabela Boscov, Thiago Belloti e etç foi como um presente de natal para todos nos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

rapidinhas... :P

 

Star Wars: O Despertar da Força quase teve outro título
Star Wars: O Despertar da Força por pouco não ganhou o subtítulo de Shadow of the Empire (Sombra do Império). A informação foi revelada por um executivo do departamento criativo da Lucasfilm, Pablo Hidalgo, durante conversa com o editor do Jedi News no Twitter.“Durante muito tempo, O Despertar da Força teve o mesmo título de um antigo romance, mas felizmente isso mudou :) Com tantos livros, é inevitável [um novo título]”, disse o executivo.Shadow of the Empire foi uma obra lançada em 1996 por Steve Perry, que depois se estendeu para outras mídias, ganhando uma minissérie em quadrinhos pela Dark Horse Comics e um game para Nintendo 64.
 
Explicado como C-3PO conseguiu o braço vermelho
Star Wars: O Despertar da Força não explicou a origem do braço vermelho de C-3PO, mas um livro complementar do filme acabou com o mistério (em parte).Uma das páginas – veja mais abaixo – diz que “C-3PO é atipicamente quieto quando se trata de discutir o braço danificado, que é uma lembrança do sacrifício de outro droide”. Tal sacrifício não foi detalhado pelo livro.
vRhtoXH.jpg?w=640
 
Visual de Maz Kanata foi inspirado em professora de J.J. Abrams
J.J. Abrams revelou em entrevista via The Palisadian Post ter se inspirado em Rose Gilbert, sua professora de colégio, para o visual de Maz Kanata, personagem de Star Wars: O Despertar da Força.
“Eu queria que a história do filme tivesse a sensação de ser autêntica, apesar de ser uma grande fantasia. Eu mencionei Rose numa das primeiras reuniões sobre o roteiro como uma figura atemporal e sábia, que fez parte da minha vida”, afirmou o diretor.Gilbert, cujos óculos largos e similares em tamanho e aspecto com os de Maz, foi professora do Palisades Charter High School desde sua abertura em 1961. Ela se aposentou aos 94 anos em 2013 como a professora mais velha em atividade deste distrito de Los Angeles.
J.J. Abrams esperava mostrar o visual de Maz Kanata para Rose Gilbert, mas ela faleceu aos 95 anos, durante o desenvolvimento do filme. O diretor e Rick Carter, designer de produção de Star Wars 7 e que estudou com Abrams, chegaram a comparecer ao funeral em janeiro de 2013.
maz_gilbert.jpg?resize=300%2C223
 
Harrison Ford ganhou 50 vezes mais que os colegas de elenco
Harrison Ford recebeu uma bolada para reprisar o papel de Han Solo em Star Wars: O Despertar da Força.Segundo a Variety, o ator ganhou entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões para coestrelar o filme, valor 50 vezes superior que o cachê dos novos protagonistas, Daisy Ridley e John Boyega, de US$ 100 mil a US$ 300 mil.Ford foi mais “recompensado” provavelmente pelas condições que envolvem sua participação no filme – clique aqui para saber mais detalhes, mas esteja alerta para GRANDES spoilers!
Outros atores do elenco original, como Mark Hamill e Carrie Fisher, também conseguiram polpudos cachês, que variam entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões. Os dois, assim como Harrison Ford, ainda terão direito a participação nos lucros do filme, caso sua bilheteria ultrapasse US$ 1 bilhão – algo praticamente certo.Entre os novos rostos do elenco, Adam Driver (Kylo Ren) e Oscar Isaac (Poe Dameron) se deram melhor por já terem nomes estabelecidos no mercado. Os dois ganharam de US$ 500 mil a US$ 900 mil.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu to achando a maioria das criticas negativas muito gratuita, coisa de fanzoide que...... críticos que são supostamente os chatos de plantão 

Taí alguém que não aceita opinião contrária e não se furta do direito de alfinetar quem pense diferente  :wacko: Bem, eu já nao vejo dessa forma tao simplista assim. Vi a produção na condição (critica) de fã da trilogia original mas que assume as cagadas deste filme e não as edulcora (ou justifica) pela conveniência. Em tempo, a trilogia se empenhou em criar uma mitologia e é natural que se espere algum respeito áquilo construido, principalmente pelo fato deste filme ser "remake" de The Last Hope. :rolleyes:  Por exemplo, NINGUEM ja nasce jedi sem ter academia e mestre, coisa que a trilogia cansou de esfregar na nossa cara. "Pode" ser que a Rey tenha tido ensinamento, mas tudo não passa de suposição (alias, pode ser muitas coisas), logo até lá não deixa de ser uma situação esquisita, algo fora do baralho e incoerente. Catso, dificil aceitar isso? Isso se reforça no fato da pé-rapada-catadora-de-lixo NÃO acreditar nos jedis, mas de uma hora pra outra controla a mente do stormptropper com mais habilidade que o Charles Xavier e empunha sabre com destreza. :angry: Isso pq nem mencionei o fator Kylo.. :D

Em tempo: o filme é bão, inferior a Last Hope e Imperio...mas superior de longe a ultima e medonha trilogia

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Habilidades ela tem muitas, nenhuma com sabre, até que roteiro precisa.

 

E?

 

Você já lutou com um sabre de luz pra saber o que é preciso?

 

pois pelo que eu vejo, é basicamente uma espada, um bastão já te daria uma habilidade básica para manusea-lo 

 

 

Pode ter sido 1 milhão de coisas, até o papai noel. Não é esse o ponto. Vão explicar isso nas sequencias, ou no canon estendido, e se não pretendiam antes tenho certeza que agora olham isso como uma boa ideia.

 

É esse meu problema? Não. Como disse anteriormente, é a muletagem para andar história, a conveniência desnecessária, enquanto tinha opções melhores abertas e até preparadas anteriormente.

 

 

Não, critica leve de fã que prefere não ignorar os negativos e que foi tirado do filme algumas vezes pelas conveniências.

 

N filmes adorados, e aposto que muitos deles até por você, tem esses "erros" que são passado em branco. Mas como somos seletivos aquilo que gostamos ou não...

 

 

Isso é você que está dizendo. Filme não mostra isso. Ele parece bastante confortável com o próprio sabre, fazendo certos giros ornamentais antes da briga com Finn.

O filme nem mostra que ele é bom e nem mostra que ele é ruim no sabre.

 

Fazer piruetas não quer dizer nada em saber lutar com espadas. Acho que um pouco de conhecimento de artes marciais cairia bem aqui, ou mesmo o conhecimento de um certo ator que é o melhor em competições de exibição de golpes de kong full mas ridículo em competições de combate corpo a corpo.

 

 

Argumentaria o contrário, Kylo nunca esteve mais motivado do que aquele momento.

Sua dúvida e insegurança morreu junto com Solo.

 

 

Isso  é você quem está dizendo, motivação de estar em uma determinada ideologia, em um determinado grupo, em uma determinada cultura, ou em uma determinado trabalho não se esvai em um só momento, porque justamente envolve bases simbólicas dos quais é preciso o indivíduo estar seguro. 

 

O Kylo pode ter decidido após matar o Han a ficar no lado sombrio. Mas isso nem de longe é foco e determinação. É só uma escolha consciente, ainda falta acreditar nessa escolha, e depois fazer com que essa escolha seja ele até nos mais profundos neurônios de seu cérebro.

 

E ainda mais sendo um personagem imaturo e com treinamento incompleto como era o Kylo, e a própria mitologia do Star Wars deixa claro n vezes isso, como por exemplo, o medo do Yoda em treinar o Anakin, medo de que ele, já velho, possa ficar em dúvida de que lado ficar e ser tentado, assim, a ir pro lado sombrio... Ele velho não teria tempo suficiente para treina-lo completamente a ponto de faze-lo estar convicto da sua posição alinhada ao lado da luz.

 

E ainda, continua o fato de que Finn e Rey estarem lutando pelas suas vidas, enquanto o Kylo pela sua decisão.

 

 

 
Por exemplo, NINGUEM ja nasce jedi sem ter academia e mestre, coisa que a trilogia cansou de esfregar na nossa cara.

 

 

Porque assim acreditavam os Mestres que tinham o conhecimento e o seu uso. Mas como tudo na vida, como todo o conhecimento na história de qualquer espécie, novos conhecimentos são adquiridos, e muito do que acreditávamos ser verdade, não era. 

 

A trilogia 1 2 e 3 mostrou bem os equívocos dos Jedi, essa ideia de que ninguem se torna jedi sem ter academia ou mestre justamente pode ser uma crença errada, antigamente acreditava-se que pra poder fazer com que uma pessoa ligada a força desenvolva a habilidade de usa-la seria preciso ter um treinamento adequado. 

 

O treinamento adequado pode ser um catalizador, mas talvez não seja uma coisa determinante se vai ou não usa-la, como a Rey acabou de provar. O conhecimento antigo estava incompleto, ou então os Jedis assim pensavam (que era preciso de uma academia) porque temiam que uma pessoa desenvolvendo a habilidade com a força possa por si só ir pro lado sombrio.

 
E me desculpe, mas isso o filme não precisa explicar. Basta qualquer Ser Humano estar inserido na nossa cultura ocidental e ter um milésimo de conhecimento da nossa história para saber que os saberes de ontem não são os saberes de hoje, seja ele vindo de mestres ou de ignorantes. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E me desculpe, mas isso o filme não precisa explicar. Basta qualquer Ser Humano estar inserido na nossa cultura ocidental e ter um milésimo de conhecimento da nossa história para saber que os saberes de ontem não são os saberes de hoje, seja ele vindo de mestres ou de ignorantes. 

Isso é você que ta afirmando, Gustavão. Lucas deixou patente desde o inicio que baseou a saga na Jornada do Heroi (do Campbell).Com referencia a cultura oriental e não ocidental, no caso, a japonesa (de onde ate tirou o capacete do Vader). A Força, fé, credo ou seja lá como você chame sempre precisou de catalisador, mestre, treino, etc.. pra ser aprimorada (passo 4 do livro do Campbell). Isso em qualquer cultura. A trilogia original apenas desenhou isso sem nunca dar indicios de auto-didatismo. Se ele ta mudando os padrões de tudo que construiu são outros quinhentos. E tudo são apenas suposições nesse âmbito, ou seja, a trilogia original toda jogada no lixo apenas pra favorecer o roteiro mais cool e bacana. :rolleyes:

8a029fe65097c9fd01bda4bdb9b5c915bc266315

 

pra descpontrair um poko

 

B13x_5qIcAAtLCh.jpg

original.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso é você que ta afirmando, Gustavão. Lucas deixou patente desde o inicio que baseou a saga na Jornada do Heroi (do Campbell).Com referencia a cultura oriental e não ocidental, no caso, a japonesa (de onde ate tirou o capacete do Vader). A Força, fé, credo ou seja lá como você chame sempre precisou de catalisador, mestre, treino, etc.. pra ser aprimorada (passo 4 do livro do Campbell). Isso em qualquer cultura. A trilogia original apenas desenhou isso sem nunca dar indicios de auto-didatismo. Se ele ta mudando os padrões de tudo que construiu são outros quinhentos. E tudo são apenas suposições nesse âmbito, ou seja, a trilogia original toda jogada no lixo apenas pra favorecer o roteiro mais cool e bacana. :rolleyes:

8a029fe65097c9fd01bda4bdb9b5c915bc266315

 

pra descpontrair um poko

 

B13x_5qIcAAtLCh.jpg

original.jpg

 

Concordo que Lucas se baseou na cultura oriental e não ocidental.

 

Mas a questão é que seja na ocidental seja na oriental, o conhecimento sempre é mudado, o que se sabia antes hj sabe-se que é outra coisa e assim por diante.

 

Tipo, o lance do mestre ficou bem claro no empério contra-ataca quando o Luke teve dificuldades no uso da força, mas na verdade, qualquer conhecimento pode ser adquirido pelas próprias pernas. Hoje em dia já se sabe que o aprendizado social é um atalho, um catalizador, que potencializa o aprendizado.

 

Eu entendo o lance do Yoda e da necessidade dos mestres, não para que a pessoa ligada a força aprenda a usa-la, ela pode aprender a usa-la por conta própria. A necessidade do mestre (ou do meio social, que foi o caso da Ray, que foi despertada através da interação entre ela e o Kylo) é despertar a percepção da pessoa a existência da força, é aprimoramento de estimulo ( stimulus enhancement), e como melhor utiliza-lo para alcançar objetivos maiores, de forma mais rápida (o aprendizado) e mais harmônica (e ai tem a ver com o lado sombrio e da luz).

 

Mas isso tudo pode ser aprendido sozinho, com menor potencial e menor velocidade. A Ray só teve SURTOS de uso da força, ela aprendeu através das interações com a pessoa que existe a força (e a parte que a Ray fecha os olhos após o Kylo convida-a a se unir a ele pra aprender a usar a força, é uma clara menção ao que a personagem da Lupita falou, fechar os olhos e sentir a força que circunda tudo que está vivo), e em momentos de apuro começou a usa-la sem muita precisão, mas as vezes com muita intensidade.

 

Mas ainda assim, ela tá usando sem controle nenhum, sem objetivos, sem planejamento, sem foco. É apenas habilidades específicas sem um conhecimento do que é aquilo e o que fazer com aquilo de forma mais ampla e geral. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...