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Forum Cinema em Cena

Superman Returns


goldsmith
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Superman - O retorno quebra barreira dos 100 milhões de dólares

 

 

poster_taiwanp.jpgCom o feriadão prolongado nos Estados Unidos (ontem foi Dia da Independência por lá), Superman - O retorno somou 21,5 milhões de dólares aos 84,53 milhões que já havia conseguido de quarta a domingo. No total o filme já fez 106 milhões, superando a barreira dos 100 milhões em menos tempo que Batman begins.

Dan Fellman, presidente de distribuição da Warner Bros., comemorou. "Juntar-se ao clube dos 100 milhões em sete dias nos deixa orgulhosos. Batman begins foi um grande sucesso pra nós no ano passado e fez metade disso em sua primeira semana. Estamos satisfeitos".

Mas o mercado garante que os valores decepcionam, afinal, o filme custou astronômicos 260 milhões de dólares. O valor, no entanto, soma os 40 milhões jogados pela janela com as tentativas prévias de tirar o filme do chão na última década.

O filme ainda não abriu fora dos EUA, mas nos países em que ele já está sendo exibido fez 20 milhões de dólares. No Brasil o filme estréia em 14 de julho.

Fonte: omelete.com.br
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Mais uma crítica positiva... do Universo HQ:

O Homem de Aço volta em filme emocionante

Por Sérgio Codespoti (04/07/06)

Superman - O RetornoEm junho de 1938' date=' surgia das mãos de Jerry Siegel e Joe Shuster um dos personagens mais duradouros dos quadrinhos, o Super-Homem.

O Homem de Aço, como também é conhecido, já passou por todo tipo de mídia: revistas em quadrinhos, tiras diárias, desenhos animados, seriados de TV e cinema, filmes longa-metragens, jogos e videogames.

Agora, 68 anos depois de seu nascimento o personagem volta a brilhar nas telonas, num filme emotivo e respeitoso, dirigido por Bryan Singer (de X-Men e X-Men 2), que tem tudo para cativar espectadores de todas as idades, assim como aconteceu com o filme de 1978, de Richard Donner, no qual o falecido Christopher Reeve interpretava o super-herói.

Aliás, Superman - O Retorno é uma bela homenagem ao trabalho de Donner, adotando um roteiro parecido tanto na trama quanto nos conceitos. Outra semelhança está na ótima interpretação do novato Brandon Routh, que tirou de letra tanto Clark Kent, quanto Superman, e que vez por outra lembra a interpretação de Reeve.

Clark Kent De Superman: O Filme, também se aproveitou a ótima música-tema, de John Williams, e algumas imagens e diálogos de Marlon Brandon como Jor-El, o pai do Superman.

Em termos cronológicos, Superman - O Retorno está situado cerca de cinco anos após o término de Superman II, mas não é necessário ter assistido a nenhum outro filme do personagem para entender a história.

Superman retorna após cinco anos de ausência e descobre um mundo que seguiu o seu caminho na ausência de seu maior herói. Até mesmo Lois Lane (interpretada por Kate Bosworth) mudou, tem um filho e vive um longo noivado com Richard White (James Marsden, que também fez o Ciclope, em X-Men), sobrinho de Perry White (Frank Langella), o editor-chefe do jornal Planeta Diário.

Além disso, existem alguns flashbacks da sua infância e a origem do herói é recontada por seu pai, Jor-El.

Lex Luthor Para complicar tudo, Lex Luthor (papel muito bem desempenhado por Kevin Spacey) foi libertado da prisão e "herdou" uma enorme fortuna, que ele utiliza para se vingar do último filho de Krypton.

Superman - O Retorno está longe de ser um filme "parado", mas não é um espetáculo centrado somente na ação. Esta, quando acontece, é espetacular e muito bem integrada à trama.

Talvez o único senão do filme, para alguns espectadores, seja a ausência de um vilão mais físico, alguém com quem Superman pudesse trocar uns bons sopapos. Mas é quase certo que isto irá ocorrer na seqüência.

A despeito disso, os efeitos especiais são sensacionais e a cena do acidente com o avião vai entrar para a história como uma das mais emocionantes (e bem feitas) dos filmes de aventura.

Há também aqueles que certamente irão reclamar do romance entre Superman e Lois Lane, mas isto é parte intrínseca do personagem e de sua mitologia, e Singer soube explorar muito bem o tema, sem exageros.

Jimmy Olsen, Perry White e Lois Lane

A versão atual do Super-Homem cinematográfico é conceitualmente muito fiel ao filme de Richard Donner, e também à Era de Ouro do personagem nos quadrinhos.

Está tudo lá: Superman usa sua Visão de Raios-X, o Super Sopro, a Visão de Calor, isso sem falar nos poderes mais óbvios e típicos de alguém capaz de voar enquanto carrega toneladas.

Action Comics Ele é uma espécie de bom moço, um escoteiro, um sujeito de altos valores morais e enorme senso de dever. Curiosamente, os jovens de hoje, costumam reclamar que o personagem é meio "bobo". Superman é o oposto de Wolverine, um dos ícones modernos dos quadrinhos. Este retorno do personagem aos cinemas é como uma viagem no tempo, que trará muitas e boas lembranças a quem se emocionou assistindo ao filme de Reeve, em 1978.

Quem lê quadrinhos vai sair do filme se perguntando por que o primeiro dos super-heróis anda sendo tão mal escrito e mal aproveitado nas HQs, se tem um potencial para histórias tão superiores, como Bryan Singer acaba de provar.

Superman - O Retorno é imperdível e deve ser assistido no cinema - a telona é prato cheio para os belíssimos efeitos especiais. O filme estréia no Brasil dia 14 de julho.

Homenagem à Action Comics

Superman - O Retorno

Superman - O Retorno

Superman - O Retorno

http://www.universohq.com/quadrinhos/2006/n04072006_09.cfm

[/quote']

 

eu ja acho a critica do Sergio suspeita, ate pq o conehco pessoalmente (trampei com ele numa agencia).. é dificil ele achar qq adaptacao de super-heroi ruim..

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São Paulo terá sua primeira sala de cinema em 3D

A partir dessa idéia surgiu a rede de cinemas Imax -com formato gigante

e exibições em 3D, hoje presente em 36 países-, da qual Steers é o

representante no Brasil, onde a primeira sala do gênero será aberta em

setembro do ano que vem, em São Paulo.

 

"Se você tem uma tela tão

grande que o público não consegue enxergar seus limites, ele se sente

dentro da imagem", resume Steers. Além das proporções da tela, o

formato Imax prevê também maior grau de inclinação da platéia, para que

o espectador tenha visão total da tela e sinta-se próximo dela.

 

Ou seja, o formato Imax é um empreendimento caro, com reflexo no preço

dos ingressos, acima da média dos demais cinemas. Depois de sete anos

de conversas, Steers convenceu o exibidor Adhemar Oliveira, das redes

Espaço Unibanco e Unibanco Arteplex, de que era hora de abrir um Imax

no Brasil.

 

A sala, com custo estimado em US$ 1,5 milhão (R$ 3,2

milhões), será construída no futuro Shopping Bourbon Pompéia, onde

Oliveira abrirá também outras dez salas comuns, repetindo o perfil dos

seus cinemas Arteplex. O preço dos ingressos que serão cobrados no Imax

ainda não está definido.

 

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62098.sht ml

 

---

 

É... poderemos ver Superman numa reprise! hehe

 

 

 

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Aproveitando o embalo do filme, vários quadrinhos vão pintar agora em julho.
Dentre eles a adaptação oficial do filme:

Superman: O Retorno – Adaptação Oficial do Filme

Julho é o mês do Homem de Aço! Junto com a estréia de SupermanO Retorno, a Panini Comics lança duas edições que preparam todo mundo para o filme: Prelúdio para Superman – O Retorno: De Krypton à Terra (incluindo a aventura que conta o que aconteceu com Martha Kent) e Lex Luthor (incluindo a aventura que mostra o que aconteceu com Lois Lane) e também a adaptação oficial do longa!

E também um dos melhores quadrinhos do Super de todos os tempos, As Quatro Estações... quem puder conferir, vale muito a pena:

Grandes Clássicos DC 8: Superman – As Quatro Estações

Antes da lenda… antes do ícone… antes do Homem de Aço… havia Clark Kent, um jovem aprendendo a lidar com o poder incrível que o destino lhe concedeu. Seja uma testemunha dessa história magnífica que mostra a transformação de um simples garoto do interior no maior herói do mundo! Superman – As Quatro Estações. Uma história de Jeph Loeb e Tim Sale, a dupla vencedora do prêmio Eisner e responsável por obras como Batman: O Longo dia das Bruxas e Batman – Vitória Sombria, com a espetacular colorização de Bjarne Hansen.

 

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Direto do Bluetights.net

 

106 milhões

 

Superman's Returns

posted by Justin on 07/04/06

 

Well, I wanted to wait to write up anything about Superman Returns' earnings until the full holiday opener was complete, and we're finally here. Of course there are a few more showings going on tonight, but estimates for tuesday are in, and overall, Superman was really solid. BoxOfficeMojo is reporting that it looks like SR is going to come in at around 106 million domestically for the 7-day holiday opener, with another 20 million internationally - that's anything but a bad start. A couple people have sent me messages asking if it's really that good of a start, so look at it like this - the seven-day opening of Superman Returns is tracking higher than the first seven days of Fellowship of the Ring, Pirates of the Caribbean, Chronicles of Narnia, Finding Nemo, and Batman Begins, all of which went on to VERY successful runs. You couldn't ask for a better opening than that. For something a little more recent, SR is ahead of X3's opening earnings internationally. Also, don't forget that at 5 million dollars, Superman Returns is the highest-grossing IMAX opening on record. Super, indeed. Let's keep the Superman Returns fever going throughout the summer!

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Aproveitando a onda:

 

Lista de poderes toscos do Superman e kryptonianos:

 

Superman II:

 

levitação: Zod levita a arma do sherife usando a "força".

Beijo mágico: o beijo que apaga a memória da Lois

Holograma e estátua: Superman cria hologramas de si mesmo e até uma estátua de pedra na fortaleza da solidão.

Simbolo celofane: Na fortaleza da solidão, Superman tira uma réplica do simbolo do peito e joga contra um dos kryptonianos, ele cresce e vira um superpapel celofane que enrola o bandido, desaparecendo depois.

Raio branco: os kryptonianos soltam um raio branco da ponta do dedo e atacam superman, que contém o raio com a palma da mão e devolve aos bandidos.

 

Vale dizer que esses poderes manifestados na fortaleza da solidão como os hologramas e o papel celofane gigante em forma do simbolo podem muito bem ser armadilhas criadas pelo Super enquanto estava na fortaleza da solidão esperando os kryptonianos, então podem ser consideradas tecnologia kryptoniana e não poderes do Superman.

 

Superman IV:

 

"A força": Ele usa a mente para reconstruir a muralha da china e quando está no quarto de hotel com Lois e Lacy, ele, com a mente, toca a campainha e elas abrem a porta, logo depois chega Clark.

 

Vale dizer também que em Superman II ele tem um certo desvio de caráter, pois é fato que Superman nunca mata, isso já foi explorado nos nos quadrinhos e fica bem claro no primeiro filme. Ele pode até matar, mas somente em circunstâncias em que não tem outra alternativa. Então quando ele transforma os kryptonianos em humanos, ele esmaga a mão de Zod e o joga na parede, fazendo-o cair no precipício, depois os outros dois caem também de forma ridícula e Superman poderia ter salvo todos três se quisesse.

dornas2006-7-5 11:37:44

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Aproveitando a onda:

Lista de poderes toscos do Superman e kryptonianos:

Beijo mágico: o beijo que apaga a memória da Lois

Sempre achei esse beijo muito maneiro... quer dizer' date=' eu sei que é meio tosco, mas remonta às histórias do príncipe encantado onde o beijo faz a donzela acordar... e depois, em outros tempos, a mocinha desmaiva com o beijo do galã e no Super, o beijo é tão poderoso, leva Lois tão para longe que faz ela esquecer de tudo... é claro que eu não sei se eles pensavam nisso quando fizeram...smiley36.gif

Holograma e estátua: Superman cria hologramas de si mesmo e até uma estátua de pedra na fortaleza da solidão.
Simbolo celofane: Na fortaleza da solidão, Superman tira uma réplica do simbolo do peito e joga contra um dos kryptonianos, ele cresce e vira um superpapel celofane que enrola o bandido, desaparecendo depois.
Raio branco: os kryptonianos soltam um raio branco da ponta do dedo e atacam superman, que contém o raio com a palma da mão e devolve aos bandidos.

Vale dizer que esses poderes manifestados na fortaleza da solidão como os hologramas e o papel celofane gigante em forma do simbolo podem muito bem ser armadilhas criadas pelo Super enquanto estava na fortaleza da solidão esperando os kryptonianos, então podem ser consideradas tecnologia kryptoniana e não poderes do Superman.

De todos os poderes toscos, eu sempre achei que esses realmente eram artimahas usadas na Fortaleza da Solidão... por isso ele atrai os outros kryptonianos para lá.

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Aproveitando a onda:

Lista de poderes toscos do Superman e kryptonianos:

Beijo mágico: o beijo que apaga a memória da Lois

Sempre achei esse beijo muito maneiro... quer dizer' date=' eu sei que é meio tosco, mas remonta às histórias do príncipe encantado onde o beijo faz a donzela acordar... e depois, em outros tempos, a mocinha desmaiva com o beijo do galã e no Super, o beijo é tão poderoso, leva Lois tão para longe que faz ela esquecer de tudo... é claro que eu não sei se eles pensavam nisso quando fizeram...smiley36.gif

[/quote']

gosto tbm desta cena... Algo de mágico que funcionou naquela época que hj não sei se ficaria legal!

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 A quem possa interessar... Comentários retirados do site do REF e seu "cupincha" (Christopher Chen). Se metade das impressões dele forem verdadeiras e perceptíveis do modo como apresenta na sua crítica, temo que vem bomba por aí...

(Apesar de saber que em muitos, muitos casos, o REF parece um Roger Ebert piorado...)

By REF:  

"...Brandon Routh que é um clone de Christopher Reeve, piorado sem dúvida e prejudicado pelos efeitos digitais. Seu rosto principalmente sofreu um banho de digitalização de tal forma que ele virou um boneco, uma animação, perdendo suas características humanas. Não dá nem para dizer que ele é bom ou mau ator porque foi forçado a fazer uma imitação canhestra de Reeve. Sem personalidade. "

"Em vez disso, temos uma narrativa lenta, com relativamente pouca ação."

"...Lex Luthor, agora vivido por Kevin Spacey, que como disseram os críticos americanos faz uma imitação de Gene Hackman..."    

"Como ação o filme tem logo no começo uma boa seqüência (...) Mas dali em diante é tudo rotina e não especialmente engenhoso ou divertido."

"Uma coisa importante: apesar das restrições, o novo Superman dá para ser visto sem problemas. É mais que razoável. Embora com teimosia, eu ainda fique com Smallvile."

Caralho!!! Fudeu! Eu acho Smallville super (sem trocadilho) irregular à despeito do ator Tom Welling ter progredido no personagem e o cara ainda me vem com essa!!     

By Christopher Chen:

"Nada é original neste filme que fica reciclando tramas icônicas do Superman, o filme, por tantas vezes até que nos aborrece."

"Parece como um rotineiro filme de James Bond: novos rostos, novas cenas de ação, mas as situações, o design visual, até mesmo figurinos e musica permanecem a mesma, o que virtualmente se torna um problema para pessoas procurando por novo material dentro de uma franquia revivida."

"Superman Returns é essencialmente Superman III version 2.0." - Aqui, encaro isso com uma certa alegria... smiley1.gif  

"O problema maior deste novo Superman é que se trata de uma alongada homenagem ao primeiro filme. (...) Infelizmente este é um caso em que “lealdade” e “devoção” ao filme originalmente se torna um obstáculo (handicap) para este filme. Mas, essencialmente, o filme é altamente assistível, apesar de não ser uma obra-prima que tinha o potencial de ser. Por isso a frustração do público."

 

 

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Pra variar o REF falando dos atributos físicos do autor.smiley36.gif

Eu até gosto dele, ele saca pra caramba, mas ele sempre é chato com blockbusters.
Mas o que esperar de um sujeito que prefere Smallville, ou mesmo Tom Welling como ator?smiley5.gif

Rrocha2006-7-5 14:27:20
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Smallville tem 4 episodios que valhem a pena por temporada. É uma série bem ruinzinha, embora esteja a anos-luz de Lois & Clark.

 

Uma pena que a atuacao de Kevin Spacey seja tao calcada na de Gene Hackman. smiley11.gif

 

Alias, é uma pena que o roteiro de Kevin Smith nao tenha sido usado. Pelo o q eu li ate agora sobre SR, esse filme tá muito mais focado em homenagear os filmes antigos do que trazer o heroi para os dias de hj, como Batman Begins que deu novo folego à franquia.

 

Ainda assim o filme parece ter mais pontos positivos que negativos e com certeza valerá à pena. O Super é um dos meus herois favoritos e Singer tem um respeito muito grande pela estoria.

 

So pra constar, ja que eu falo tanto no quao mais interessante o roteiro do Smith é, vou posta-lo aqui, seguido do medonho roteiro que Tim Burton queria filmar.

 

 

Superman Lives: O roteiro de Kevin Smith

 

Por

Marcus Vinicius de Medeiros

 

23/8/2002

 

ks.jpg

 

Kevin Smith

<>

Em Superman lives,

roteiro escrito por Kevin

Smith em 1997 e recusado por Tim Burton (leia matéria

sobre isso, aqui),

encontramos elementos das sagas A Morte do Super-Homem

e O Retorno do Super-Homem - dois momentos importantes dos quadrinhos

do herói - com um diferente e complexo pano de fundo para a presença de Apocalypse

e o motivo de seu confronto com o Super-Homem.

BRAINIAC E A EXPLOSÃO DE

KRYPTON

Na trama preparada por Smith,

o sistema de inteligência artificial Brainiac foi introduzido em Krypton,

vindo de Colu, com o aparente propósito de policiar o planeta. No entanto, Jor

-El descobriu seu verdadeiro intento com a ajuda do Erradicador,

um computador vivo que ele sua mulher, Lara, haviam criado. Deu-se conta,

então, que Krypton estava mesmo condenado, não por motivos naturais, mas porque

Brainiac absorvia toda sua energia a fim de criar um corpo para si.

Agora, sorvendo também os

recursos do Erradicador, o vilão teria uma fonte inesgotável de força. Seu plano,

todavia, foi frustrado quando as erupções começarem antes do previsto. A interrupção

do processo resultou num Brainiac sem o poder do computador de Jor-El e sem

o corpo inteiramente formado. <>

O cientista e sua companheira

conseguiram salvar o filho Kal-El, transformando o Erradicador num foguete

que o levou para a Terra quando Krypton explodiu. Em nosso planeta, o pequeno

sobrevivente foi adotado pelos Kents, desenvolveu poderes muito superiores aos

dos humanos e tornou-se seu maior protetor, o Super-Homem.

A ALIANÇA DOS SUPERVILÕES

Assessorado pelo robô L-Ron

- que os leitores conhecem da Liga da Justiça Internacional, de Keith Giffen

- Brainiac tornou-se um parasita espacial, sugando a energia de pequenas naves

para manter sua miserável forma antropomórfica, enquanto rastreava sinais do

Erradicador. Sua sorte mudou quando seus receptores captaram uma mensagem da

Terra, enviada por Lex Luthor. Nela, o inescrupuloso milionário dono

da LexCorp mencionava um certo kryptoniano.

Em Metrópolis, o

magnata empenhava-se na aprovação do Wertham Act, projeto de lei

para restringir a atuação de vigilantes uniformizados, mais especificamente

do Super-Homem. Com este detalhe de roteiro, Kevin Smith pretendia "homenagear"

o famigerado psiquiatra Fredric Wertham, que, nos anos cinqüenta, fez

campanha contra os quadrinhos nos Estados Unidos.

Como a governadora Bree

era contrária à lei, Luthor contratou para que a matasse o Pistoleiro,

velho inimigo de Batman e personagem cultuada por quem acompanhou o Esquadrão

Suicida, de John Ostrander.

O resgate de Bree

marcou a primeira aparição do Homem de Aço no roteiro numa situação que mostra

bem como Kevin Smith contornava as limitações impostas por <>Jon

Peters. O produtor não queria, de forma alguma, que

o herói voasse. Então, no texto, as cenas de vôo são descritas como um estrondo

sônico seguido por um borrão azul e vermelho, imagem a que os leitores de

quadrinhos estão habituados.

A MORTE DO SUPER-HOMEM

Quando Luthor e Brainiac

finalmente se encontraram, um plano foi arquitetado. A estação espacial da Lexcorp,

que deveria servir como condutor de energia solar a ser comercializada pela

empresa, teve alterada sua função. Modificada pelo vilão espacial, a estrutura

passou a bloquear a luz do Sol. Desta maneira, ao enfrentar o bestial Apocalypse,

cria de Brainiac, Super-Homem esteve desconectado da sua fonte de poderes.

A morte do herói enfrentando a criatura irracional, portanto, é bem mais convincente

no roteiro de Smith do que nos quadrinhos.

Durante o funeral, temos

uma pequena participação de Batman, transmitindo, diretamente da batcaverna,

uma mensagem de alento para a população de Metrópolis.

O RETORNO

Em seguida, veio a fraude

orquestrada pelos vilões. Luthor apresentou ao povo Brainiac, dizendo

ser ele o mestre do falecido Super-Homem e a única esperança da Terra contra

a invasão de uma suposta frota alienígena. Na verdade, naves invasoras falsas

haviam sido projetadas nos céus pelo equipamento da LexCorp e todos foram levados

a crer que apenas a escuridão decorrente do bloqueio dos raios solares livrava

o planeta de um ataque.

<>Com o plano em andamento,

Luthor tornou-se o único fornecedor de energia do mundo e Brainiac, transformado

em herói, não se deparava mais obstáculos para atingir seu verdadeiro intento,

apossar-se da energia infinita do Erradicador.

Neste ínterim, o Erradicador

despertou. Programado por Jor-El para que protegesse seu filho, o computador

vivo foi ativado pela morte do Super-Homem. Imediatamente, detectou a presença

de Brainiac na Terra. Conseguiu, então, teleportar o corpo do herói para a Fortaleza

da Solidão e trazê-lo de volta à vida. Paralelamente, Lois Lane e Jimmy

Olsen, do Planeta Diário, investigaram a fraude de Luthor e Brainiac, dispostos

a expor ao mundo a verdade sobre seus pretensos salvadores.

CHEWBACCA É FOFO

A elaboração intricada do

roteiro mostra como Kevin Smith aprimorou a saga da Morte e do Retorno

do Super-Homem, mesmo tendo de enfrentar a interferência de Jon Peters.

"Algumas vezes, tive

de sucumbir à estupidez, fazendo, por exemplo, Brainiac lutar contra ursos polares

perto Fortaleza da Solidão. Era constrangedor", esclareceu o roteirista."Ele

(Peters) vivia dizendo que Brainiac devia dar um cachorro espacial para Luthor.

Eu dizia: 'Esse elemento não acrescenta nada à história. Por que você quer isso?'

E ele: 'Porque quero um Chewie'. Era época do relançamento de Star Wars, e Peters

dizia 'Chewie é fofo, cara. Podemos fazer um brinquedo'".

Smith prossegue contando

que, após assistir a Procura-se Amy, Peters comentou: "aquele

negro no seu filme fez um excelente trabalho. É o que precisamos em Superman.

Precisamos desse tipo de atitude, dessa voz. Que tal L-Ron? Ele não pode ter

uma voz assim? O robô não pode ser gay? Eu quero uma versão gay do R2D2<>".

A despeito das intervenções

de Peters, Kevin Smith conseguiu concluir o roteiro e elaborar uma história

emocionante e fiel ao espírito da personagem. Mesmo de uniforme negro, sem poderes

ou trajando o Erradicador na forma de vestimenta especial, seu Super-Homem é,

do início ao fim, o verdadeiro Homem de Aço. Talvez aí, no esforço deste autor,

apaixonado pelas HQs, esteja a prova de que um filme definitivo do herói ainda

pode ser realizado e que os únicos obstáculos são os interesses de certos produtores

de Hollywood.

Para o alto e avante.

 

 

 

 

Superman Lives: O fiasco de Tim Burton

 

Por

Marcus Vinicius de Medeiros

 

23/8/2002

 

superman_lives.jpg

Quando

foi contratado pela Warner Bros. para escrever o roteiro de Superman

lives, em 1996, Kevin

Smith estava longe de ser o nome reconhecido que é hoje. Havia lançado

apenas O

balconista e Barrados

no shopping. O filme Procura-se

Amy, que realmente o consagrou junto a público e crítica, ainda

estava em preparação. Apesar disso, a empolgação do então jovem cineasta ao

comentar o projeto contagiava os fãs do Maior Herói de Todos os Tempos. O ex-balconista

de loja de conveniência prometia uma das melhores adaptações dos gibis para

as telas grandes, citando vilões cult do Universo DC e criticando o desenvolvimento

das personagens do filme Batman eternamente, de Joel Schumacher. Dizia

também que seu objetivo era escrever uma revista mensal da DC Comics. Em resumo,

estava provado que Kevin Smith era grande fã dos quadrinhos de super-heróis,

e que seu roteiro agradaria em cheio aos apreciadores do gênero. <>

O roteiro completo

de Smith, que precisou batalhar muito para excluir as idéias risíveis e infrutíferas

do produtor de estimação da Warner, Jon Peters, foi bem recebido pela

companhia; e já estava tudo pronto para iniciar a produção no verão de 1997.

A PEDRA NO CAMINHO

Passados os anos,

convém expor o que deu errado e por que Superman lives nunca foi para

a frente. O maior responsável pelo fiasco, que teve influência mais negativa

do que a de Jon Peters ou do diretor executivo da Warner, Lorenzo DeBonaventura,

foi o diretor escolhido para a película, Tim Burton. Contratado por conta

de seu trabalho bem sucedido em Batman e Batman: o retorno, que

deram nova vida aos super-heróis nos cinemas, rejeitou o roteiro de Kevin Smith,

acredite, por considerá-lo muito fiel aos quadrinhos (!).

NÃO É UM PÁSSARO,

NÃO É UM AVIÃO... NÃO É O SUPER-HOMEM

Tim Burton e Jon

Petes estavam determinados a apresentar um Super-Homem desfigurado e irreconhecível

aos olhos de qualquer fã. Peters considerava o uniforme azul e vermelho, o mais

tradicional e emblemático da história dos quadrinhos, "muito alegre, muito

afeminado", e preferia trajes negros. Também achava que o herói não deveria

ter a habilidade de voar, pois detestara as cenas de vôo nos filmes anteriores,

não importando se é esta uma das habilidades mais conhecidas da personagem e

um sonho antigo da humanidade.

Demonstrando desprezo

pelos quadrinhos, Burton defendia o mesmo que Peters e chegou a definir sua

visão da personagem. Em vez de voar, o Super-Homem teria um Supermóvel. Burton

preferia o grande "S" estilizado da fase do herói com poderes elétricos, e apresentou

vários planos para o uniforme, alguns inacreditáveis, como uma roupa transparente

que deixaria visíveis os órgãos internos do Super, e uma armadura negra de aparência

alienígena, cruzando Edward Mãos-de-Tesoura com um borg de <>Jornada nas estrelas.

Os fãs de Burton - óbvio - aprovaram tudo.

INVULNERÁVEL E

HOMICIDA

E o pior é que

as ignomínias não param por aí. Para o papel de Super-Homem, Peters queria Sean

Penn, pelos seus "olhos de assassino e o carisma de um animal enjaulado";

qualidades (?) inerentes ao último kryptoniano, sob a ótica distorcida do produtor.

Quando o papel

foi transferido para Nicolas Cage, Peters continuou a série de impropérios.

Afirmou que "ser um estranho e sentir-se renegado são a essência do Super-Homem",

e que, por isso, Cage interpretaria bem o lado alienígena do Super. Burton,

por sua vez, asseverou, em entrevista a uma rádio do Texas, que seu objetivo

era trabalhar um inexistente "lado mais sombrio e homicida do Super-Homem",

e esperava que Cage estivesse à altura do desafio.

Embora a escolha

de Nicolas Cage para o papel título do filme cause estranheza e nunca tenha

agradado aos fãs do herói, é importante dizer que o ator foi um dos maiores

oponentes de Burton nos bastidores, combatendo suas idéias esdrúxulas e exigindo

o uniforme tradicional e o poder de vôo.

VENCE O BOM SENSO

Roteiros ridículos

como os que mostravam Jor-El criando Brainiac e desprezando o

computador por ocasião do nascimento de seu filho Kal-El; o perverso cérebro

eletrônico destruindo Krypton por ressentimento; sua fusão, na Terra, a Lex

Luthor a fim de formar o vilão amálgama Lexiac, que deixavam Burton

pulando de felicidade, foram sucessivamente recusados pela Warner.<>

No final de 1998,

Burton foi finalmente afastado pela companhia, que mostrou não ser totalmente

desprovida de bom senso.

Embora seja um

diretor de talento e tenha realizado ótimos filmes como Edward Mãos-de-Tesoura,

A lenda do cavaleiro sem cabeça e a refilmagem de Planeta

dos macacos, devemos agradecer ao deus Rao pelo cancelamento de seu

projeto com o Super-Homem. Certamente, seria a mais ofensiva transposição de

um super-herói dos quadrinhos para o cinema, motivo para que Burton continue

afastado da personagem e de qualquer outro super-herói da DC Comics.

 

 

 

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