Members fe_bing Posted September 25, 2007 Members Report Share Posted September 25, 2007 Eu diria que a direcao e' mais influente que o roteiro, mas nao necessariamente mais importante. Isso porque a direcao esta mais proxima do resultado final do filme... Da mesma forma, a edicao e' ainda mais proxima do resultado final que a direcao, e se for mal-feita pode arruinar o filme todo, mas nao quer dizer que seja o passo mais importante. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Plutão Orco Posted September 25, 2007 Members Report Share Posted September 25, 2007 Sorry pal... o site do orkut é aqui ó: www.orkut.com Boa. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> A direção é à base de um filme, um roteiro não dá conta de maus atores (especialmente se for um Orlando Bloom da vida), péssima direção de arte, cenografia, trilha sonora e porque não... até mesmo efeitos especiais. Em fim, é quem coordena tudo que é o maior responsável, pelo sucesso do filme. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Plutão Orco Posted September 25, 2007 Members Report Share Posted September 25, 2007 Pra desenterrar... pra quem diz que o roteiro é mais importante na realização de um grande filme' date=' cito aqui um exemplo:O Iluminado "roteiro"de Stephen King, dirigido por Stanley KubrickO Iluminado "roteiro"de Stephen King, dirigido por Mick GarrisAlguém tem dúvida de qual o melhor?[/quote'] Os fãs do escritor vão preferir o segundo por incrível que pareça. E isto já aconteceu por aqui, quando comentaram sobre O Iluminado. Postaram que Kubrick estragou a estória do livro. Esses tipos de comentários cabulosos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted September 25, 2007 Members Report Share Posted September 25, 2007 Isso prova que os fãzóides de King não entedem de cinema, ponto. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Lucy in the Sky Posted January 12, 2008 Members Report Share Posted January 12, 2008 Qnd eu vi Tubarão pela segunda vez, enxerguei claramente a importância da direção. No final, qnd dá pra perceber q o tubarão vai explodir, eu fiquei desconfiada, pq mentalmente eu transformei em imagens o q iria acontecer, e ficou ridículo. Mas o resultado foi diferente do q eu havia imaginado. Spielberg conseguiu dar dignidade a uma cena q tinha tudo pra ficar idiota. Outro exemplo q indica como o diretor faz diferença, ao invés de ser uma coisa inútil, como muita gente pensa, são os filmes de Tim Burton. Eles têm um estilo em comum, mas os roteiros foram escritos por pessoas diferentes. Sendo assim, a única explicação para o fenômeno é a direção: Burton imprime seu estilo aos filmes q dirige. Lucy in the Sky2008-01-13 15:33:25 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted July 28, 2008 Author Members Report Share Posted July 28, 2008 Ressuscitando... Alguém gostaria de trazer uma outra luz para o assunto? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Rayden Posted July 29, 2008 Members Report Share Posted July 29, 2008 A direção é mais importante' date=' logicamente. Até porque o diretor pode mudar o roteiro como bem entender.[/quote']Concordo, um bom exemplo é o Marlon Brando. No começo ele era desacreditado pelos produtores, ninguém queria apostar nele porque ele sempre foi um fanfarrão. O Coppola foi quem quis ele pro Poderoso Chefão, esse Don Corleone que ele fazia, com o modo de falar, as bochechas, ele que improvisou isso tudo, aí o Coppola veio, filmou o que pra ele era só um teste e mostrou pros produtores, senão ele nem teria sido contratado. O que ia ser triste porque o primeiro filme é ele em essência. O cara é reverenciado assim porque veio de uma escola de interpretações que qualquer coisa que está ao alcance (como o gato que tava passando no estúdio e ele foi lá e botou no colo), pode ser um elemento de criação, era algo de encarnar o personagem que ele tava vivendo. O Al Pacino, Robert De Niro, Dustin Hoffman, também eram assim. No filme Sindicato de Ladrões numa cena com ele e a Eva Marie Saint no parque ela deixa a luva cair no chão, ele pega, começa a brincar e usa como elemento dramático sem ninguém sugerir nada. O Elia Kazan que foi o primeiro diretor dele, sabia que ele era assim, então toda vez que começava a filmar não tinha hora pra parar enquanto ele não parasse, todo diretor que soube tirar isso do cara fez ótimos filmes com ele, agora aqueles que queriam mandar, que ele seguisse o script/roteiro da maneira que fosse, não deram certo.Rayden2008-07-29 00:03:31 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members agsts Posted August 15, 2008 Members Report Share Posted August 15, 2008 Tem muito diretor de cinema que saiu do ostracismo por causa de ótimos roteiros. Por isso que na minha opinião, mesmo sendo um diretor ruim ou mediano, se vc pegar um bom roteiro, com certeza vai ser um bom filme. Existem "n" exemplos. Paul Grengrass, Gore Verbinski, Peter Jackson e muitos outros. Abcs Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 15, 2008 Author Members Report Share Posted August 15, 2008 Desenvolva... de quem são os "excelentes" roteiros que tiraram Paulinho Gramaverde, Verbinski (!!) e PJ (!!!!!) do "ostracismo"... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members agsts Posted August 15, 2008 Members Report Share Posted August 15, 2008 Greengrass: Trilogia Bourne (quase trilogia né, já que ele dirigiu só 2) Verbinski: Trilogia Piratas Quero ver vc conseguir me dizer um bom filme desses dois antes deles dirigirem esses filmes. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 15, 2008 Author Members Report Share Posted August 15, 2008 Greengrass dirigiu Domingo Sangrento, BEM ANTES dos Bourne. Não fosse este filme (tido por muitos como o seu melhor e insuperável), ele jamais dirigiria Bourne. Verbinski dirigiu O Chamado em 2002 e transformou a colcha de retalhos escrita por Ehren Kruger numa experiência fascinante, único remake de terror japa que deu certo (aliás, O Chamado é outro exemplo claro em que a direção salva o roteiro escrito de qualquer jeito). O sucesso artístico o projetou para fazer Piratas em 2003. Tente de novo... E ainda falta o Peter Jackson. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members agsts Posted August 15, 2008 Members Report Share Posted August 15, 2008 Certas pessoas tem de rever certos conceitos viu. Só em dizer que O Chamado pode ser ser considerado uma experiencia fascinante, já paro por aqui. Só tenho a lamentar. Seria uma boa discussão e com bons argumentos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Angelo Voorhees Posted August 15, 2008 Members Report Share Posted August 15, 2008 O Som do Trovão é um exemplo de um roteiro interessante que caindo em mãos erradas vira um lixo. E não vejo exemplo melhor para um roteiro simples nas mãos de um grande diretor do que Encurralado.Angelo Voorhees2008-08-15 14:30:04 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted August 15, 2008 Members Report Share Posted August 15, 2008 Claro que a direção é mais importante. Aliás, isso uma das coisas que separa alguém que realmente gosta de cinema de alguém que vê filmes eventualmente. Perucatorta2008-08-15 14:44:02 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 15, 2008 Author Members Report Share Posted August 15, 2008 Certas pessoas tem de rever certos conceitos viu.Só em dizer que O Chamado pode ser ser considerado uma experiencia fascinante' date=' já paro por aqui.Só tenho a lamentar. Seria uma boa discussão e com bons argumentos.[/quote'] Filho, esqueça então o Verbinski (já que vc é incapaz de mostrar outros argumentos sem partir para o ad hominem) e refute o Greengrass... Ainda estou esperando o exemplo do Peter Jackson. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Rob Gordon Posted August 16, 2008 Members Report Share Posted August 16, 2008 Vale lembrar que Paul Greengrass dirigiu tb Vôo United 93....um brilhante filme principalmente por causa de seu trabalho de direção. Qto a Gore Verbinski, admito que tenho alguma ressalva com ele por causa do Piratas 2 e 3, o primeiro é mto bem feito, mas os outros foram prejudicados demais pelos seus roteiros, então no fim das contas a culpa nem é (somente) dele, mas concordo que O Chamado foi um filme bem realizado que em outras mãos viraria uma bosta sem tamanho (vide O Grito, The Eye e trocentas outras refilmagens). Além disso, Verbinski fez um ótimo trabalho no modesto O Sol de Cada Manhã e um bom trabalho no infantil Um Ratinho Encrenqueiro. É um diretor por vezes irregular, mas competente...está apredendo. Peter Jackson é um caso a parte...Almas Gêmeas, O Senhor dos Anéis, Fome Animal, King Kong são filmes extremamente bem dirigidos na minha opinião. E há de se lembrar que o cara é 3 em 1...roteirista, produtor e diretor de seus filmes. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 16, 2008 Author Members Report Share Posted August 16, 2008 Pois é Rob... mas daí aqueles que SABEM do que estão falando são orientados por aqueles que acham que sabem alguma coisa a "reverem seus conceitos". Ignorância e burrice deveriam ser crimes apenados com tortura e seviciação. Dr. Calvin2008-08-16 10:35:10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Thiago Lucio Posted August 16, 2008 Members Report Share Posted August 16, 2008 Considerando o filme como um todo, acho que cada elemento dá a sua contribuição, mas se nos apegarmos exclusivamente a esses dois elementos em discussão considero a direção como sendo "mais" importante, o que não tira a relevância do roteiro é claro. Mas, sem generalizar, creio que é o diretor que confere personalidade ao filme. O roteiro pode ser o "ó do borogodó", mas sem alguém no "comando" pra fazer o filme engrenar, nada feito... o diretor dá vida ao filme... Na trilogia Bourne mesmo vc pode ver como a direção do Greengrass faz a diferença se comparado ao primeiro. "Piratas do Caribe" na mão de um Michael Bay pararia no primeiro ... imagina se ele tivesse dirigido "King Kong", o que ia ter de macaquinho "tremendo" na tela ... "Kd o macaquinho gigante? Piscou, perdeu..." Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted August 16, 2008 Members Report Share Posted August 16, 2008 Só um detalhe, Transformers é muuuuito melhor que o Piratas 2, 3 e tudo no 1 exceto o Depp. Verbinski é ruim demais, sou mais o Bay, que também é ruim, quase sempre... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted August 16, 2008 Members Report Share Posted August 16, 2008 Ou triplo... Perucatorta2008-08-16 21:07:33 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Audrey Posted August 16, 2008 Members Report Share Posted August 16, 2008 Tá, eu tenho noção de que a minha opinião deve ser um tanto ingênua e radical, mas pensando só nesses dois aspectos da produção de um filme que tem como objetivo contar uma história, ou seja tirando filmes de arte da conversa: o mais importante é o roteiro. A história tem que ser boa o suficiente para merecer ser contada por imagens. Um bom roteiro não deixa tanto espaço para o diretor interferir. É claro que, como produto final, o filme é uma visão do diretor daquela história - roteiro - pois é ele que dá a palavra final na trilha, na foto, nas locações, nos atores (aqui tb deixando de lado as possiveis interferências da produtora e do orçamento) e é ele que puxa a melhor interpretação dos atores, e que o filme seria diferente com um outro diretor, mas o roteiro tem que ser bom porque ele é a base do filme. O que existe e muito são roteiros mal escritos, e roteiristas ruins. O roterista tem que pensar em imagens, de forma que ao ler o roteiro as imagens apareçam fechadas na nossa cabeça. Sim, eu vivo num mundo cor de rosa em que todo mundo, roteirstas e diretores, tem que ser geniais e apaixonados por cinema e saber tudo, bem como qualquer outro membro da equipe de um filme. Eu gosto do meu mundo cor-de-rosa, não me tirem dele. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Questão Posted August 16, 2008 Members Report Share Posted August 16, 2008 Pessoalmente eu acho direção mais importante, pois afinal de contas, muitas vezes o diretor pode alterar o roteiro, mas o roteirista não pode interferir na direção. Sem falar, q o diretor tem q saber se o roteiro é bom, pois ele é o capitão do barco Mas tambem não chamo de ignorancia o fato de alguem pensar o contrario,como tem feito alguns arrogantes por aqui , pois o cinema não é uma arte exata afinal de contas. Valeu Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted August 16, 2008 Report Share Posted August 16, 2008 Certas pessoas tem de rever certos conceitos viu. Só em dizer que O Chamado pode ser ser considerado uma experiencia fascinante' date=' já paro por aqui. Só tenho a lamentar. Seria uma boa discussão e com bons argumentos. [/quote'] Agsts, gostaria de saber o que você vê de problemas na versão norte americana de O Chamado (eu nunca vi o The Ring japonês, mas pessoalmente gosto muito do filme de Verbinski). Fazendo um adendo, adoro o gênero terror e dos filmes que vi, na maior parte das vezes, tanto o roteiro quanto a direção costumam ser muito fracos (o terror é disparado para mim o campeão de títulos com os piores filmes de todos os tempos, muito embora seja fã). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted August 17, 2008 Members Report Share Posted August 17, 2008 Não lembro ao certo da natureza do meu discurso antigamente (e há grandes chances de ser pura bosta, então nem quero saber), mas forma >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> conteúdo. Sempre, sempre, sempre, sempre. FATO (estuprando aquela velha conhecida). Forasteiro2008-08-17 02:19:10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Investigador L Posted August 17, 2008 Members Report Share Posted August 17, 2008 Peter Jackson foi sda, ué, alguém tem alguma dúvida? ALGUÉM ALOU Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.